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Digitação de Guias no Portal do Prestador

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PPLDIGGUIAS

Digitação de Guias no Portal

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

PLSA090

Rotina de Atendimento

WSPLSXFUN 

WebService
WSPLSXMOVWebService

Cadastros Iniciais:

Definição de regras em Usuários do Portal

Parâmetro(s):

MV_PLSDIGP

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos relacionais homologados.

Tabelas Utilizadas:

BSO - Usuario Portal x Prestador
BCI - Protocolo de Entrega de Guias 
BD5 - Processamento de Contas

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®

Descrição

Foi criado uma nova rotina no Portal do Prestador, onde é possível realizar a digitação de guias retroativas, ou seja, de guias de atendimento já realizados.

É permitida a inclusão das seguintes guias:

  • Honorários
  • Resumo de Internação

Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o seguinte parâmetro:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PLSDIGP

Tipo:

Caracter

Descrição:

Informe o local de digitação que deverá ser usado quando a guia for lançada pelo módulo de Digitação de Guia retroativa.



Procedimento para Utilização 

Usuários do Portal - Definição de Acesso

    1. Primeiramente, o parâmetro MV_PLSDIGP deverá estar com o valor desejado para o local de digitação, que é um número composto de 4 dígitos. Este número deverá ser algum não utilizado pela organização. Para o correto funcionamento, é obrigatório o preenchimento deste parâmetro com o valor desejado pela organização, como por exemplo, com o valor 7585 (isto é apenas um exemplo).

    2. Depois, será necessário definir para quais usuários e RDAs devemos liberar a possibilidade de cadastro retroativo de guias no Portal. Assim, no Protheus, acesse: Atualizações / Portal / Usuários de Portal.

    3. O sistema irá exibir o browser com todos os usuários cadastrados que possuem acesso ao portal. Aqui, selecione o usuário que deseja verificar as autorizações e após, clique no botão Alterar.


    4. Caso o login seja usado para vários prestadores, será necessário definir individualmente para cada um a possibilidade de digitar uma guia retroativa, bem como a quantidade de dias retroativos (ou seja, o limite de dias que pode lançar uma guia, por exemplo, caso tenho o valor 30 e tente lançar uma guia com mais de 30 dias, o sistema irá barrar essa possibilidade).
    5. Para definir o acesso e dias retroativos, basta dar duplo-clique no nome do prestador - aba Prestador -  e em seguida, indicar se pode ou não lançar guias (campo Inc. Guia Ret,) e a quantidade de dias (campo Quantos Dias), conforme imagens abaixo.

      Aba Prestador -> Prestadores atrelados ao login. A permissão é individual e deverá ser realizado para cada prestador desta grid.

      Campos onde definimos se o prestador poderá digitar guias retroativas no portal e a quantidade de dias.

    6. Após o preenchimento destes campos, definimos para quais prestadores é possível o lançamento de guias retroativas, bem como o período desta retroatividade. Desta forma, para cada RDA é possível definir o acesso e quantidade de dias, tornando o sistema mais prático e eficaz nestes controles.

Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Inclusão

GUIA DE HONORÁRIOS


a. O usuário do portal deve acessar a página do prestador em seu Browser, efetuar o login - digitando seu usuário e senha.

b. Após o acesso, deverá clique em Principal / Digitação de Guias.




c. O sistema irá abrir a tela referente a digitação de guias (desde que o usuário possa acessar a rotina). Nesta tela, é possível realizar a inserção de exames, consultas e geração de PEGs - Protocolo de Entrega de Guia.

d. Para inserir uma guia, basta selecionar a RDA desejada no combo Prestador, Local de Atendimento e Regime de Atendimento, selecionar o tipo de guia no combo Tipo de Guia e a Data de Atendimento e por fim, inserir a matrícula do beneficiário para qual a guia será digitada.



e. A tela é semelhante a tela do atendimento, não mudando em nada a sistemática de lançamento de informações. A diferença é que serão abertos para edição os campos para lançar uma Execução diretamente. 

f. No restante, o lançamento de informações é idêntico ao processo existente hoje, bastando apenas entrar com os dados solicitados.

g. No final do processo, o sistema exibirá um pequena janela para o prestador selecionar se deseja mesmo finalizar a guia. Se "sim", esta ficará com o status de Finalizada, pois sua digitação já foi realizada, caso "Não" a guia permanecerá com o status "Em digitação".


Aviso

Importante: A guia de honorários é sempre vinculada à uma guia de internação, sendo assim, é obrigatório a inclusão prévia de uma guia deste tipo.






GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO


a. O usuário do portal deve acessar a página do prestador em seu Browser, efetuar o login - digitando seu usuário e senha.

b. Após o acesso, deverá clique em Principal / Digitação de Guias.





c. O sistema irá abrir a tela referente a digitação de guias (desde que o usuário possa acessar a rotina). Nesta tela, é possível realizar a inserção de exames, consultas e geração de PEGs - Protocolo de Entrega de Guia.

d. Para inserir uma guia, basta selecionar a RDA desejada no combo Prestador, Local de Atendimento e Regime de Atendimento, selecionar o tipo de guia no combo Tipo de Guia e a Data de Atendimento e por fim, inserir o número da solicitação de internação para qual a guia será digitada.




e. A tela é semelhante a tela do atendimento, não mudando em nada a sistemática de lançamento de informações. A diferença é que serão abertos para edição os campos para lançar uma Execução diretamente. 

f. No restante, o lançamento de informações é idêntico ao processo existente hoje, bastando apenas entrar com os dados solicitados.

g. No final do processo, o sistema exibirá um pequena janela para o prestador selecionar se deseja mesmo finalizar a guia. Se "sim", esta ficará com o status de Finalizada, pois sua digitação já foi realizada, caso "Não" a guia permanecerá com o status "Em digitação".




Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Exclusão

Caso o prestador digite uma guia e depois veja que cometeu algum equivoco, é possível Excluir a guia digitada.

Para isto, na tela de digitação de guias, deverá filtrar as guias digitadas da seguinte maneira:

      1. No combo Local de Atendimento e Regime de Atendimento, deverá selecionar a RDA para qual a guia foi digitada (obrigatório);
      2. Selecione o tipo de guia no combo Tipo de Guia (obrigatório)
      3. Defina os parâmetros de pesquisa no fieldset de Parâmetros de Pesquisa, podendo filtrar as guias por data, número da guia e deverá selecionar o Status de Digitação. 
      4. No final, clique no botão Listar Guias.
      5. Clique no ícone "X" para excluir a guia desejada.





Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Edição

Caso o prestador digite uma guia e depois veja que cometeu algum equivoco, é possível Editar a guia digitada.

Para isto, na tela de digitação de guias, deverá filtrar as guias digitadas da seguinte maneira:

      1. No combo Local de Atendimento e Regime de Atendimento, deverá selecionar a RDA para qual a guia foi digitada (obrigatório);
      2. Selecione o tipo de guia no combo Tipo de Guia (obrigatório)
      3. Defina os parâmetros de pesquisa no fieldset de Parâmetros de Pesquisa, podendo filtrar as guias por data, número da guia e deverá selecionar o Status de Digitação. 
      4. No final, clique no botão Listar Guias.
      5. Clique no ícone de edição para alterar a guia desejada




Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Gerar Protocolo de Entrega de Guia (PEG)


Como o local de digitação para as guias lançadas neste módulo é diferente do padrão do sistema, é necessário gerar o Protocolo de Entrega de Guia na própria tela de Digitação.

Para isto, as guias devem estar no status de Finalizadas. Para gerar o protocolo, faça:

      1. No combo Local de Atendimento e Regime de Atendimento, deverá selecionar a RDA para qual a guia foi digitada (obrigatório);
      2. Selecione o tipo de guia no combo Tipo de Guia (obrigatório)
      3. Defina os parâmetros de pesquisa no fieldset de Parâmetros de Pesquisa, podendo filtrar as guias por data, número da guia e deverá selecionar o Status de Digitação como Em conferência.
      4. No final, clique no botão Listar Guias.
      5. O sistema irá exibir as guias encontradas com as opções. Note que o botão Gerar Protocolo para Operadora está habilitado.
      6. Basta selecionar as guias desejadas, marcando no checkbox as guias que deseja gerar PEG.
      7. Após a seleção das guias, clique no botão Gerar Protocolo para Operadora.
      8. O sistema então irá exibir um warning, avisando que o protocolo ficará disponível dentro de alguns instantes na Opção Consulta Protocolos Gerados.

OBS: Uma vez gerado o protocolo, as guias não serão mais exibidas neste grid, pois serão “migradas” do local da PEG de Digitação de Contas – conforme parâmetro MV_PLSDIGP – e serão transferidas para a PEG definitiva, conforme ocorre hoje no processo padrão do sistema. Ou seja, caso no parâmetro MV_PLSDIGP tenha o valor 0003, as PEG’s serão transferidas do local 0003 para a PEG definitiva que estiver aberta para o prestador no sistema, conforme ocorre hoje.



 

Após acessar TISS / Protocolos, clique na aba Consultar Protocolos Gerados, entre com as informações solicitadas desta tela (prestador, data e tipo de guia) e depois, clique no botão Exibir.





Aviso
titleImportante
 
O processo de pagamento só irá considerar as guias Offline após a geração de um protocolo para a mesma, ou seja, para o processo de pagamento o sistema não irá considerar as guias que estiverem no local de digitação configurado no parâmetro MV_PLSDIGP.