Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice

Índice
maxLevel5
outlinetrue
exclude.*ndice
stylenone

Introdução

Segundo a NR-4 itens 4.4.2 e 4.10, os componentes da SESMT são, na maioria das vezes, empregados da empresa que devem exercer somente as atividades descritas no item 4.12 da NR-4. Estes componentes  devem sempre utilizar seu conhecimento técnico para zelar pela saúde e segurança dos demais profissionais no ambiente de trabalho, aplicando soluções para redução e eliminação dos riscos ali existentes, assim como em máquinas e equipamentos. Suas ações (tarefas) tem por objetivo diminuir os acidentes e doenças do trabalho.

Também é o SESMT responsável pelas ações de emergência e primeiros socorros. Nessas situações, o caráter prevencionista dos profissionais está na elaboração de planos emergenciais, formações e treinamentos tanto de brigadas quanto de socorristas. 

Para efetuar o dimensionamento do SESMT de uma empresa, deve-se primeiramente identificar o CNAE presente no cartão de CNPJ desta empresa, ou pesquisar por meio do site do IBGE (https://cnae.ibge.gov.br/). A partir do CNAE é necessário acessar o Quadro I da NR-4 e identificar o grau de risco (potencial para afetar a saúde e segurança do trabalhador). Com esta informação, consulta-se o Quadro II onde o grau de risco é relacionado com o número de empregados, resultando na quantidade de profissionais necessários para o empreendimento.

Objetivo

Definir o usuário(s)/atendente(s) responsável(eis) que tem por objetivo a preservação da saúde e segurança dos demais colaboradores sendo responsável pela elaboração de Laudos Ambientais e na participação da criação de planos emergenciais, treinamentos, CIPA, entre outras medidas relacionadas a saúde e segurança do trabalho presentes no sistema.

Mapa Mental



Página Inicial


Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
idsalvar
labelSalvar

Permite a gravação de informações, como um todo, da Árvore Lógica.

Para que os dados sejam persistentes no bando de dados, é necessário Salvar o conteúdo inserido, modificado ou excluído por meio desta opção Salvar.

Card
idcancelar
labelCancelar

Permite o cancelamento de informações modificadas, alterados ou excluídas na Árvore Lógica.

Esta opção encerrará a rotina. Os dados salvos em buffer serão desconsiderados de modo que o sistema retorne para a ultima gravação efetiva.

Card
idcalculadora
labelCalculadora

Esta função serve como um atalho para abrir a calculadora local do usuário a fim de agilizar os cálculos a serem efetuados.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Calculadora.

Card
idspool
labelSpool

Atalho para apresentar o Spool de impressão com os últimos relatórios gerados.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Spool.

Card
idmashups
labelMashups

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Mashups.

Card
idajuda
labelAjuda

Atalho para acesso à Central de Ajuda (F1).

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Ajuda.

Card
idsalvar2
labelSalvar

Mesma função que o Salvar convencional porém, por meio desta opção Salvar, a rotina não será encerrada.

Com está função, é possível gravar os dados e continuar utilizando a rotina normalmente.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Salvar.

Card
idconfigurar
labelConfigurar

Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Configurar.



Informações
titleNota

A rotina é compartilhada entre 3 (três) módulos, sendo eles Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT), Gestão Ambiental (SIGASGA) e Manutenção de Ativos (SIGAMNT).



Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idgeral
effectTypefade
Card
idmdt
labelMedicina e Segurança do Trabalho

Ao ingressar na Árvore Lógica por meio do módulo de Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) os registros passam a receber, automaticamente, 'X' no campo Usado MDT (TAF_MODMDT) para identificar que tais registros são, exclusivamente, pertencentes ao módulo de Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT).

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idopcoes_mdt
effectTypefade
Card
idgerais
labelGerais

Os itens a seguir são apresentados em qualquer tipo de registro, sendo eles: Identificação, Função, Tarefa e Risco.

Ícone

Função

Descrição

Visualizar

Permite a visualização de informações do item uma vez selecionado.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.


Legenda

Permite habilitar ou desabilitar a apresentação da contagem total de itens referentes ao Nível selecionado.

Informações
titleNota

1 - Habilitado: são apresentadas as informações conforme a imagem abaixo:

2 - Desabilitado: o ícone passa a receber um X sobre o mesmo e, as informações passam a serem ocultadas, conforme a imagem abaixo:

Obs.: Trata-se apenas de visualização da quantidade de registros em cada item.

Card
ididentificacao
labelIdentificação

Com relação a identificação, dos níveis de localização, estão presentes as seguintes funções:

Ícone

Função

Descrição

Identificar

Ícone com finalidade de identificar o nível de localização.

Incluir

Permite a inclusão de uma nova identificação e suas respectivas informações.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Obs.: O primeiro campo, mais precisamente o Nível (TAF_CODNIV) além de ser um campo bloqueado para inserção, é um campo auto-incremental, ou seja, ele recebe um valor com relação ao anterior. Exemplo: Se existir uma identificação com o campo Nível (TAF_CODNIV) igual a 002, o próximo Nível a ser cadastrado receberá, automaticamente, o valor 003.

Alterar

Permite a alteração de informações de uma determinada identificação uma vez já cadastrado.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Obs.: Não é possível alterar o campo Nível (TAF_CODNIV).

Excluir

Permite a exclusão de uma determinada identificação uma vez já cadastrado.

Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

Obs.: Não é permitida a exclusão do 1° item da Estrutura.

Campos Identificação

Campo:

Descrição:

Nível (TAF_CODNIV)

Campo que indica qual o código do Centro de Custos no qual o usuário/atendente será inserido.

Exemplo: ADM

Nome Nível (TAF_NOMENIV)

Campo que apresenta a descrição do Centro de Custos selecionado previamente.

Exemplo: Administração

Responsável (TAF_MAT)
Nome (TAF_NOMERES)
Centro de Custo (TAF_CCUSTO)
Nome C.C. (TAF_NOMCC)
Família (TAF_CODFAM)
Descrição (TAF_DESFAM)
Cód. Amb. (TAF_CODAMB)
Nome Amb. (TAF_NOMAMB)
Departamento (TAF_DEPTO)
Descrição (TAF_DESCDP)
Ind. Conteúdo (TAF_INDCON)

Campo oculto e auto incremental.

Responsável por identificar se o registro será caracterizado como uma Nível de Localização ('2'), Função ('3'), Tarefa ('4') ou Risco ('7').

Exemplo: 2

Card
idfuncao
labelFunção

Com relação às funções presentes nos níveis de localizações:

Ícone

Função

Descrição

Identificar

Permite a visualização de informações de uma determinada identificação uma vez já cadastrada.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais.

Incluir

Permite a inclusão de uma nova identificação e suas respectivas informações.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Obs.: O primeiro campo, mais precisamente o Nível (TAF_CODNIV) além de ser um campo bloqueado para inserção, é um campo auto-incremental, ou seja, ele recebe um valor com relação ao anterior. Exemplo: Se existir uma identificação com o campo Nível (TAF_CODNIV) igual a 002, o próximo Nível a ser cadastrado receberá, automaticamente, o valor 003.

Alterar

Permite a alteração de informações de uma determinada identificação uma vez já cadastrado.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Obs.: Não é possível alterar o campo Nível (TAF_CODNIV).

Excluir

Permite a exclusão de uma determinada identificação uma vez já cadastrado.

Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

Obs.: Não é permitida a exclusão do 1° item da Estrutura.

Campos Função

Campo:

Descrição:

Nível (TAF_CODNIV)

Campo que permite informar o código da endidade de Classe a qual pertence o usuário/atendente.

Exemplo: CRM

Num. Ent. Cl. (TMK_NUMENT)

Campo para informar ou, o número do usuário/atendente na entidade de Classe do qual pertence ou, o número da cédula de identidade do usuário/atendente.

Exemplo: 000000000001.

Ind. Conteúdo (TAF_INDCON)

Campo oculto, responsável por identificar se o registro será caracterizado como uma Nível de Localização ('2'), Função ('3'), Tarefa ('4') ou Risco ('7').

Exemplo: 2

Conteúdo (TAF_CODCON)

Campo que apresenta o código da Identificação do Nível de Localização.

Exemplo: Diretoria.

Card
idtarefa
labelTarefa

Com relação a identificação das localizações, existem as seguintes opções:

Ícone

Função

Descrição

Visualizar

Permite a visualização de informações de uma determinada identificação uma vez já cadastrada.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais.

Incluir

Permite a inclusão de uma nova identificação e suas respectivas informações.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Obs.: O primeiro campo, mais precisamente o Nível (TAF_CODNIV) além de ser um campo bloqueado para inserção, é um campo auto-incremental, ou seja, ele recebe um valor com relação ao anterior. Exemplo: Se existir uma identificação com o campo Nível (TAF_CODNIV) igual a 002, o próximo Nível a ser cadastrado receberá, automaticamente, o valor 003.

Alterar

Permite a alteração de informações de uma determinada identificação uma vez já cadastrado.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Obs.: Não é possível alterar o campo Nível (TAF_CODNIV).

Excluir

Permite a exclusão de uma determinada identificação uma vez já cadastrado.

Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

Obs.: Não é permitida a exclusão do 1° item da Estrutura.

Campos Tarefa

Campo:

Descrição:

Ent. Classe (TMK_ENTCLA)

Campo que permite informar o código da endidade de Classe a qual pertence o usuário/atendente.

Exemplo: CRM

Num. Ent. Cl. (TMK_NUMENT)

Campo para informar ou, o número do usuário/atendente na entidade de Classe do qual pertence ou, o número da cédula de identidade do usuário/atendente.

Exemplo: 000000000001.

Ind. Conteúdo (TAF_INDCON)

Campo oculto, responsável por identificar se o registro será caracterizado como uma Nível de Localização ('2'), Função ('3'), Tarefa ('4') ou Risco ('7').

Exemplo: 2

Conteúdo (TAF_CODCON)

Campo que apresenta o código da Identificação do Nível de Localização.

Exemplo: Diretoria.

Card
idrisco
labelRisco

Com relação a identificação das localizações, existem as seguintes opções:

Ícone

Função

Descrição

Visualizar

Permite a visualização de informações de uma determinada identificação uma vez já cadastrada.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais.

Incluir

Permite a inclusão de uma nova identificação e suas respectivas informações.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Obs.: O primeiro campo, mais precisamente o Nível (TAF_CODNIV) além de ser um campo bloqueado para inserção, é um campo auto-incremental, ou seja, ele recebe um valor com relação ao anterior. Exemplo: Se existir uma identificação com o campo Nível (TAF_CODNIV) igual a 002, o próximo Nível a ser cadastrado receberá, automaticamente, o valor 003.

Alterar

Permite a alteração de informações de uma determinada identificação uma vez já cadastrado.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Obs.: Não é possível alterar o campo Nível (TAF_CODNIV).

Excluir

Permite a exclusão de uma determinada identificação uma vez já cadastrado.

Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

Obs.: Não é permitida a exclusão do 1° item da Estrutura.



Campos Risco

Campo:

Descrição:

Ent. Classe (TMK_ENTCLA)

Campo que permite informar o código da endidade de Classe a qual pertence o usuário/atendente.

Exemplo: CRM

Num. Ent. Cl. (TMK_NUMENT)

Campo para informar ou, o número do usuário/atendente na entidade de Classe do qual pertence ou, o número da cédula de identidade do usuário/atendente.

Exemplo: 000000000001.

Ind. Conteúdo (TAF_INDCON)

Campo oculto, responsável por identificar se o registro será caracterizado como uma Nível de Localização ('2'), Função ('3'), Tarefa ('4') ou Risco ('7').

Exemplo: 2

Conteúdo (TAF_CODCON)

Campo que apresenta o código da Identificação do Nível de Localização.

Exemplo: Diretoria.

Card
id2
labelGestão Ambiental

Permite a alteração de informações de um determinado usuário/atendente uma vez já cadastrado.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Card
id3
labelManutenção de Ativos

Em breve...


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Conteúdos Relacionados

  • Função;

  • Unidade Federativa;

  • Centro de Custos;

  • Calendário;

  • Login de Usuário.

Palavras-chave

  • NR-4 (Norma Regulamentadora para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho);

  • SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho);

  • CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas);

  • IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);

  • NIT (Número de Identificação do Trabalhador);

  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário); 

  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);

  • CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

Referências

http://areasst.com/sesmt/

https://cnae.ibge.gov.br/

http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR4.pdf