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idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelExpedição/Recebim

Âncora
Expedição/Recebim
Expedição/Recebim

Campo:

Descrição

Operadora Vale Pedágio (MV_GFEOVP)

Indica o emitente a ser considerado como operadora do vale pedágio, sendo que esta operadora será sugerida na inclusão manual dos Romaneios.

Informações
titleImportante

Este campo não é obrigatório.

Se não for informado, o sistema não irá sugerir a operadora do vale pedágio.

Doc Carga x Romaneio (MV_GFETRP)

Indica se é possível alterar o transportador do romaneio de carga que possua documentos de carga vinculados.

Além disso, o parâmetro impede que sejam vinculados documentos de carga que possuem o transportador do primeiro trecho diferente do transportador do romaneio de carga.

Registrar Entrega de Documento de Carga (MV_RENTNP)

Indica como deve ser registrada a entrega do documento de carga:

  1. Somente trechos pagos.
  2. Todos os trechos.
Redespachantes (MV_TREDESP)

Indica como a consulta deve apresentar os emitentes/transportadoras. As opções disponíveis são:

  1. Não Identifica: a situação do Redespachante não é identificada, ou seja, na consulta serão apresentados todos os transportadores.
  2. Opcional: pode identificar a situação do Redespachante, sendo que na consulta serão apresntados tanto os transportadores identificados como os não identificados.
  3. Obrigatório: é necessário identificar a situação do Redespachante, ou seja, na consulta são apresentados somente os transportadores identificados no respectivo campo.
Data de Liberação do Romaneio na Partida da Viagem (MV_DTROMV)

Indica a data de liberação do Romaneio na partida da viagem, que pode ser:

  1. Dt. Criação.
  2. Dt. Liberação.
Envio XML NF-e (MV_NFEENV)

Indica a forma de envio do XML de NF-e aos transportadores, sendo que as opções disponíveis são:

  1. Não enviar.
  2. Automática.
  3. Sob Demanda.
Diretório XML NF-e (MV_NFEDIR)Especificação do iretório dos XML de NF-e para envio aos transportadores.
Card
defaulttrue
id2
labelPátio/Portaria

Âncora
Pátio/Portaria
Pátio/Portaria

Campo:

Descrição

Motivo Cancelamento Agendamento (MV_MOTCAN)

Indica se o motivo para o cancelamento do agendamento deve ser obrigatoriamente informado. As opções disponíveis são:

  1. Obrigatório
  2. Opcional
Permite Relacionar Mais de 1 Romaneio Nas Movimentações (MV_GFEPP04)Quando assinalado, será possível relacionar mais de um romaneio nas movimentações.
Permite incluir veículo na portaria? (MV_GFEPVE)

Indica se será ou não possível incluir veículos na portaria no momento da entrada do veículo, por intermédio da rotina Acesso de Veículos (GFEA522).

Código do veículo (MV_GFECPL)

Indica qual o método a ser utilizado como código do veículo:

  1. Sugerido pelo sistema
  2. Placa do Veículo
Permite incluir motorista na portaria? (MV_GFEPMT)

Indica se será ou não possível incluir motoristas na Portaria, no momento da entrada do veículo, por intermédio da rotina Acesso de Veículos (GFEA522).

% Tolerância PBT (MV_GFEPP01)Inserir o percentual de tolerância aceito para o peso bruto total (PBT).
% Tolerância Peso Minim Doc Carga (MV_GFEPP02)Inserir o percentual de tolerância aceito para o peso mínimo do documento de carga.
% Tolerância Peso Máximo Doc Carga (MV_GFEPP03)Inserir o percentual de tolerância aceito para o peso máximo do documento de carga.
Card
id3
labelTabela de Frete

Âncora
Tabela de Frete
Tabela de Frete

Campo:

Descrição

Regionalização (MV_TIPREG)

Indica o critério para divisão das regiões para formação das rotas das tabelas de frete. As opções disponíveis são:

  • De terceiros (regiões definidas por cada transportador)
  • Própria (regiões definidas pelo Embarcador)
Estrutura de Tabelas de Frete (MV_GFETAB1)

Indica o critério geração das estrutura das tabelas de frete. As opções disponíveis são:

  • Uma por Transportador
  • Sem restrição
Controle de Aprovação (MV_APRTAB)

Indica se haverá controle de aprovação de tabela  de frete, sendo que as opções disponíveis são:

  • Sim.
  • Não.
Envio Aprovação Após Registro Comparativo (MV_APRCOP)

Envio Aprovação Após Registro Comparativo.

Indica se deverá ocorrer o envio automático para aprovação após o Registro Comparativo:

  • 0 - Não enviar.
  • 1 - Automático.
  • 2 - Perguntar.
Informações
titleObservação

Este parâmetro será habilitado somente quando o Controle de Aprovação estiver ativo (Sim).

Serviço por Tipo de Ocorrência (MV_SERVTO)

Indica se permitirá gerar cálculos adicionais de frete por tipo de ocorrência.

  • Sim – Permite relacionar mais de um componente de serviço por tabela de frete e exige que haja de 1 a 3 componentes por tipo de ocorrência de serviço. Permite informar qual o prestador de serviço relacionado ao cálculo adicional.
  • Não – Permite informar apenas um componente de serviço por tabela de frete, por isso não é necessário informar qual o componente nos tipos de ocorrência de serviço. Os cálculos adicionais de serviço por ocorrência podem ser gerados apenas para os transportadores relacionados ao documento de carga.
Card
id4
labelCálculo de Frete

Âncora
Cálculo de Frete
Cálculo de Frete

Campo:

Descrição

Critério Rateio Frete Mínimo Romaneio (MV_CRIRAT2)

Define qual o critério de rateio deve ser utilizado para o rateio da diferença do frete mínimo por romaneio. As opções disponíveis são:

  • Valor do Frete
  • Peso Carga
  • Valor Carga
  • Quantidade Itens
  • Volume Carga
Informações
titleImportante

Essa informação somente será considerada quando no Cálculo do Romaneio (GFEA050) o valor do frete não atingir ao valor do frete mínimo definido para a tabela de frete (GFEA061).

Nessa situação, é necessário definir um critério que permita distribuir o valor necessário para se atingir o valor de frete mínimo.

Valor Usado Rateio/Frete Mínimo por Rateio (MV_CRIRAT3)

Define qual o valor a ser considerado para o rateio da diferença do frete mínimo por romaneio. As opções disponíveis são:

  • Diferença, considera para rateio o valor da diferença entre o frete mínimo e o valor do frete.
  • Total Frete Mínimo, desconsidera o valor inicial de frete e inicia um novo rateio considerando o valor total do frete mínimo.
Critério de Seleção (MV_ESCTAB)

Define qual o critério de seleção a ser utilizado pelo sistema quando mais de uma tabela de frete puder ser utilizada no cálculo do frete. As opções disponíveis são:

  • Pelo Usuário
  • Menor valor de frete
  • Menor prazo de entrega
Critério de Seleção Cálculo Automático (MV_ESCTBAT)

Define qual o critério de seleção a ser utilizado pelo sistema o cálculo de frete estiver definido como automático. As opções disponíveis são:

  • Menor valor de frete
  • Menor prazo de entrega
Informações
titleImportante

O cálculo automático é definido na rotina Cadastro de Tipo de Documento de Carga (GFEA041) por intermédio do campo Cálculo Frete.

Rotas Coincidentes (MV_GFETROT)

Define o comportamento no caso de rotas coincidentes. As opções disponíveis são:

  1. Escolher;
  2. Compor.
Critério de Rateio (MV_CRIRAT)

Indica qual será o critério de rateio do valor do frete entre os itens dos documentos de carga em todas as rotinas do sistema que requeiram essa operação. As opções disponíveis são:

  1. Peso mercadoria.
  2. Valor mercadoria.
  3. Volume.
  4. Quantidade.
Valida Critério Com os Itens do Doc. Carga (MV_CRIVAL)

Indica se realizará ou não uma validação obrigando que a informação selecionada no critério de rateio seja informada ao menos em um item do documento de carga.

Quando o critério de rateio for por peso, e o peso do item do documento de carga estiver zerado, será considerado o valor do documento pela quantidade de itens rateáveis do documento como critério.

Ação Para item Sem Rateio Contábil (MV_ACGRRAT)

Ação Para item Sem Rateio Contábil.

Define qual ação será realizada quando não for encontrado um grupo de conta para rateio dos itens do cálculo:

  • 0 – Nenhuma.
  • 1 - Alertar.
  • 2 – Desfazer Cálculo, padrão 1.
Local de Entrega (MV_TREENTR)

Define a forma de identificação de itinerário que será considerada na negociação do frete:

  • 0 - Origem e destino.
  • 1 - Trechos do itinerário.

Informações
titleObservação
  • Se selecionada a opção "1", o Sistema considera durante as operações de cálculo o itinerário completo, verificando quais grupos são pagos e quais não são, sendo mais efetivo em negociações que possuem faixas de entrega configuradas.
  • Nesses ‘Locais’, são agrupados a unidades de cálculos (que se tornarão os cálculos) e seus documentos.
  • O detalhamento dos locais de entrega identificados pelo Sistema estarão disponíveis na memória de cálculo.
  • Ao ativar este parâmetro serão habilitados o tratamento de componentes por quantidade de entregas tipo taxa, rateando igualmente o valor desse componentes entre os diversos cálculos que compartilharem as entregas pelo local de entrega, ao invés de utilizar o critério padrão de rateio do Sistema.
Unidade Medida para Quilogramas (MV_UMPESO)

Define o código da unidade de medida em que está expresso o peso dos itens dos documentos de carga.

Os valores do sistema que representem peso, quando não possuírem unidade de medida informada, serão considerados nessa unidade de medida.

ICMS Frete (MV_GFECRIC)

Indica se os valores de ICMS referente a frete tem direito a crédito. As opções disponíveis são:

  • Sem Direito a Crédito
  • Com Direito a Crédito
ICMS ST (MV_ICMSST)

Define se o ICMS será creditado quando o Documento de Origem é de uma das seguintes opções:

  • Substituição Tributária
  • Presumido
  • Diferido
PIS/COFINS Frete (MV_GFEPC)

Indica se os valores de PIS e COFINS referente a frete tem direito a crédito. As opções disponíveis são:

  • Sem Direito a Crédito.
  • Com Direito a Crédito.
PIS/COFINS Transferência (MV_PICOTR)

Indica se os valores de PIS e COFINS referente a transferência tem direito a crédito. As opções disponíveis são:

  • Sem Direito a Crédito;
  • Com Direito a Crédito.
Informações
titleImportante
  • O valor padrão é Sem Direito a Crédito.
  • Esse campo será habilitado somente se no campo PIS/COFINS Frete estiver selecionada a opção Com Direito a Crédito.
Alíquota PIS (MV_PCPIS)

Aliquota de PIS a ser usada no cálculo de frete.

O valor de PIS do frete pode ser provisionado e contabilizado separadamente do valor total do frete.

Alíquota COFINS (MV_PCCOFI)

Aliquota de COFINS a ser usada no cálculo de frete.

O valor de COFINS do frete pode ser provisionado e contabilizado separadamente do valor total do frete.

ISS no PIS/COFINS (MV_ISSBAPI)

Permite indicar se o valor calculado do ISS faz parte da base de cálculo de PIS e COFINS. As opções disponíveis são:

  1. Manter - faz parte da base de cálculo de PIS e COFINS
  2. Retirar - não faz parte da base de cálculo de PIS e COFINS
Diretório LOG (MV_DRTLOG)

Diretório aonde os logs de cálculos de frete, rateio contábil e integração EDI são gravados.


Gera Log de Cálculo?

(MV_LOGCAL)

Indica se será ou não gerado o log do cálculo de frete.
Valor Devolução (MV_CALDEV)

Indica se é permitido alterar o valor de frete de cálculo de devolução. As opções disponíveis são:

  1. Permite Alterar
  2. Não Permite Alterar
Valor Reentrega (MV_CALREN)

Indica se é permitido alterar o valor de frete de cálculo de reentrega. As opções disponíveis são:

  1. Permite Alterar
  2. Não Permite Alterar
Valor Serviço (MV_CALSER)

Indica se é permitido alterar o valor de frete de cálculo de serviço. As opções disponíveis são:

  1. Permite Alterar
  2. Não Permite Alterar
Valor Máximo Frete Romaneio (MV_GFELIM1)

Indica o valor máximo de frete permitido por romaneio.

Caso o valor seja excedido será considerada a ação definida no campo Ação Frete Rom Excedido.

Ação Frete Romaneio Excedido (MV_GFELAC1)

Indica a ação do sistema, caso o valor máximo de frete por romaneio seja excedido. As opções disponíveis são:

  1. Nenhum, essa opção determina que não será tomada nenhuma ação por parte do sistema.
  2. Alertar, essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o sistema emite um alerta para o usuário alertando sobre o fato. Esse alerta não é impeditivo para o cálculo.
  3. Desfazer Cálculo, essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o cálculo seja desfeito.
Valor Máximo Frete Cálculo (MV_GFELIM2)

Indica o valor máximo de frete permitido por cálculo.

Caso o valor seja excedido, será considerada a ação definida no campo Ação Frete Calc Excedido.

Ação Frete Cálculo Excedido (MV_GFELAC2)

Indica a ação do sistema, caso o valor máximo de frete por cálculo seja excedido. As opções disponíveis são:

  1. Nenhum, essa opção determina que não será tomada nenhuma ação por parte do sistema.
  2. Alertar, essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o sistema emite um alerta para o usuário alertando sobre o fato. Esse alerta não é impeditivo para o cálculo.
  3. Desfazer Cálculo, essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o cálculo seja desfeito.
% Max Frete/Valor Carga (MV_GFELIM3)

Indica o percentual máximo de frete pelo valor.

Caso o percentual seja excedido, será considerada a ação definida no campo Ação % Frete/Valor Excedido.

Ação % Frete/Valor Excedido (MV_GFELAC3)

Indica a ação do sistema, caso o % máximo frete/valor carga seja excedido. As opções disponíveis são:

  1. Nenhum, essa opção determina que não será tomada nenhuma ação por parte do sistema.
  2. Alertar, essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o sistema emite um alerta para o usuário alertando sobre o fato. Esse alerta não é impeditivo para o cálculo.
  3. Desfazer Cálculo, essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o cálculo seja desfeito.
Val Max Frete/Peso Carga (Ton) (MV_GFELIM4)

Indica o valor máximo de frete por tonelada de carga.

Caso o valor seja excedido será considerada a ação definida no campo ação valor máximo frete/peso carga.

Ação Val Frete/Peso Excedido (MV_GFELAC4)

Indica a ação do sistema caso o valor máximo frete/peso carga seja excedido. As opções disponíveis são:

  1. Nenhum, essa opção determina que não será tomada nenhuma ação por parte do sistema.
  2. Alertar, essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o sistema emite um alerta para o usuário alertando sobre o fato. Esse alerta não é impeditivo para o cálculo.
  3. Desfazer Cálculo, essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o cálculo seja desfeito.
Reajuste Cálculo x Documento de Frete (MV_GFEAJDF)

Identificação da condição para permitir o reajuste do cálculo de frete. As opções disponíveis são:

  1. Somente sem documento de frete.
  2. Sem restrição.

Tipo Veículo Informado

(MV_LOCTVEI)

Define o comportamento de busca de negociações de frete quando for informado, no Romaneio ou no Trecho do documento, um tipo de veículo.

  1. Lotação Fracionada e Fechada: serão consideradas as negociações fracionadas, caso não seja encontrada uma negociação fechada compatível.
  2. Lotação Fechada: as negociações de cargas fracionadas serão desconsideradas somente se for informado o tipo de veículo. Caso contrário, estas negociações serão consideradas normalmente.
Card
id5
labelPré-faturas

Âncora
Pré-faturas
Pré-faturas

Campo:

Descrição

Registro de Entregas (MV_PFENTR)

Critério para seleção de cálculos de frete na geração das pré-faturas. As opções disponíveis são:

  1. Obrigatório (Apenas cálculos de documentos de carga com data de entrega).
  2. Opcional.
Card
id6
labelDoc Frete/Fatura

Âncora
Doc Frete/Fatura
Doc Frete/Fatura

Campo:

Descrição

Cálculo Normal (MV_OBNENT)

Indica se é obrigatório haver um cálculo de frete correspondente na vinculação dos documentos de carga aos documentos de frete do tipo normal. As opções disponíveis são:

  1. Obrigatório
  2. Opcional
Cálculo Redespacho (MV_OBREDE)

Indica se é obrigatório haver um cálculo de frete correspondente na vinculação dos documentos de carga aos documentos de frete do tipo Redespacho. As opções disponíveis são:

  1. Obrigatório
  2. Opcional
Cálculo Complementar (MV_OBCOMP)

Indica se é obrigatório haver um cálculo de frete correspondente na vinculação dos documentos de carga aos documentos de frete dos tipos complementar de valor e complementar de imposto.
As opções disponíveis são:

  1. Obrigatório
  2. Opcional
Cálculo Reentrega (MV_OBREEN)

Indica se é obrigatório haver um cálculo de frete correspondente na vinculação dos documentos de carga aos documentos de frete do tipo reentrega. As opções disponíveis são:

  1. Obrigatório
  2. Opcional
Cálculo Devolução (MV_OBDEV)

Indica se é obrigatório haver um cálculo de frete correspondente na vinculação dos documentos de carga aos documentos de frete do tipo devolução. As opções disponíveis são:

  1. Obrigatório
  2. Opcional
Cálculo Serviços (MV_OBSERV)

Indica se é obrigatório haver um cálculo de frete correspondente na vinculação dos documentos de carga aos documentos de frete do tipo serviço. As opções disponíveis são:

  1. Obrigatório
  2. Opcional
CFOP ICMS Estadual (MV_CFOFR1)Utilizado na importação de documentos de frete via EDI, quando o CFOP da emissão do documento começa com 5 (Venda de Frete Estadual).
CFOP ICMS Interestadual (MV_CFOFR2)Utilizado na importação de documentos de frete via EDI, quando o CFOP da emissão do documento começa com 6 (Venda de Frete Interestadual).
CFOP ISS Mesmo Município (MV_CFOFR3)Código de Operação Fiscal (CFOP) de aquisição de serviço (ISS), no qual o Município da filial é igual ao Município do transportador.
CFOP ISS Outro Município (MV_CFOFR4)Código de Operação Fiscal (CFOP) de aquisição de serviço (ISS), no qual o Município da filial é diferente do Município do transportador.
Identificação Única Doc Frete (MV_GFEVLDT)

Define a unicidade da chave do documento de frete. As opções disponíveis são:

  1. Número - não poderão ter documentos de frete com números iguais independente da série e data de emissão.
  2. Número e Série - não poderão ter documentos de frete com números e série iguais independente da data de emissão.
  3. Número, Série e Data de Emissão - não poderão ter documentos de frete com mesmo número e série e data de emissões iguais.
Transportador Doc Frete (MV_VLCNPJ)

Indica o transportador do documento de frete:

  1. Somente Transp. Nota.
  2. Considera Mesma Raiz CNPJ.
Identificação Única Fatura (MV_GFEVLFT)

Define a unicidade da chave do fatura. As opções disponíveis são:

  1. Número - não poderão ter faturas com números iguais independente da série e data de emissão.
  2. Número e Série - não poderão ter faturas com números e série iguais independente da data de emissão.
  3. Número, Série e Data de Emissão - não poderão ter faturas com mesmo número e série e data de emissões iguais.
Pedágio PIS/COFINS (MV_PDGPIS)

Define se o valor do pedágio deve incidir ou não no valor de PIS/COFINS.

Condição Para Associar Pré-fatura (MV_GFEPF1)

Situação da pré-fatura para que seja possível vincular à fatura:

  1. Confirmada.
  2. Enviada.
Consulta Chave do CTE no Portal SEFAZ (MV_CHVNFE)

Quando assinalado, será realizada a validação da chave do CT-e informada na digitação do documento de frete.

Informações
titleObservação

Este parâmetro já é utilizado pelo ERP Protheus na digitação de notas de entrada e conhecimentos e, por isso, será aproveitado pelo GFE.

Mais informações sobre a chave CT-e, consulte: http://tdn.totvs.com/display/mp/Consulta+chave+de+CTe+na+Sefaz

Calendário Vencimento Fatura Avulsa (MV_GFECVFA)

Indica se o calendário para seleção do vencimento da fatura avulsa deve ser apresentado:

  1. Conforme Cadastro Emitente;
  2. Nunca;
  3. Sempre.
Card
id7
labelAuditoria de Frete

Âncora
Auditoria de Frete
Auditoria de Frete

Campo:

Descrição

Conferir Dados da Carga (MV_DCOUT)

Indica que os dados gerais do documento de frete devem ser considerados na conferência. As opções disponíveis são:

  1. Sim (Confere dados gerais dos documentos de frete)
  2. Não
Valor Detalhado (MV_DCABE)

Indica que os valores detalhados do documento defrete devem ser considerados na conferencia. As opções disponíveis são:

  1. Sim (Confere valores detalhados dos documentos de frete)
  2. Não
Valor Total (MV_DCTOT)

Indica que os valores totais do documento de frete devem ser considerados na conferencia. As opções disponíveis são:

  1. Sim (Confere valores totais dos documentos de frete)
  2. Não
Diferença Máxima de Valor (MV_DCVAL)

Representa qual o valor maximo de tolerancia entreo valor calculado pelo sistema e o valor do documento de frete na conferência.

Diferença Máxima de Percentual (MV_DCPERC)

Representa qual o percentual maximo de tolerancia entre o valor calculado pelo sistema e o valor do documento de frete na conferencia.

Diferença Menor (MV_DCNEG)

Indica que os valores dos documentos de frete menores que os valores calculados pelo sistema não serão considerados como divergência na conferência. As opções disponíveis são:

  1. Aprovar (Aprova automaticamente o documento de frete)
  2. Conferir
Auditoria Frete Combinado (MV_AUDINF)

Indica como será realizada a auditoria do frete combinado. As opções disponíveis são:

  1. Auditar Normalmente;
  2. Exigir aprovação.
Informações
titleImportante

Como padrão, o programa apresenta selecionada a opção 1 - Auditar Normalmente.

Data Vencimento (MV_CFCONPG)

Indica que a data de vencimento das faturas será conferida com a data de vencimento das pré-faturas conforme parâmetros de frequência de pagamento dos transportadores. As opções disponíveis são:

  1. Sim (Confere data de vencimento das Faturas)
  2. Não
Agrupamento (MV_CFAGRUP)

Indica que o agrupamento dos documentos de carga dos documentos de frete será considerado na conferência de Faturas. As opções disponíveis são:

  1. Sim (valida se os documentos de carga dos documentos de frete da fatura são iguais aos documentos de carga dos cálculos da pré-fatura)
  2. Não
Valor (MV_CFVLFAT)

Indica que o valor da fatura será considerado na conferência de Fatura. As opções disponíveis são:

  1. Sim (valida se o valor da fatura é igual ao valor da pré-fatura)
  2. Não

Diferença Máxima de Valor (MV_CFVLVAR)

Variação positiva ou negativa, em valor, que o valor da fatura pode sofrer sem ser bloqueada pelo sistema.
Diferença Máxima de Percentual (MV_CFPCVAR)

Variação positiva ou negativa, em percentual, que o valor da fatura pode sofrer sem ser bloqueada pelo sistema.

PF Obrigatória (MV_PFOBRIG)

Indica se será ou não efetuada a validação da existência de pré-faturas para todos os cálculos vinculados a fatura, bloqueando a fatura por este motivo.

Card
id8
labelContrato Autônomo

Âncora
Contrato Autônomo
Contrato Autônomo

Campo:

Descrição

% Base IRRF (MV_BASIRF)

O percentual a ser aplicado sobe o valor bruto do contrato com autônomo para definir a base de cálculo do IRRF.

INSS Base IRRF (MV_DEDINS)

Indica se o INSS, parte autônomo, sera descontado da base de cálculo do IRRF. As opções disponíveis são:

  1. Descontar (Deduz o valor de INSS Pessoa Física da base de cálculo do IRRF).
  2. Manter.
SEST Base IRFF (MV_DEDSES)

Indica se o SEST/SENAT sera descontado da base de calculo do IRRF. As opções disponíveis são:

  1. Descontar (Deduz o valor de SEST/SENAT da base de cálculo do IRRF).
  2. Manter.
Valor Mínimo IRRF (MV_MINRF)

Valor mínimo de IRRF para desconto no contrato com autônomo.

% Base INSS (MV_BASINS)

Percentual sobre os rendimentos brutos que define a base de calculo do INSS, parte autonomo.

% INSS Autônomo (MV_PCINAU)

Percentual sobre a base de cálculo de INSS, parte autônomo, que define o valor de imposto a ser recolhido dos contratos com autnomos.

Valor Máximo de INSS (MV_VLMXRE)

Valor máximo de INSS, parte autônomo, que pode ser retido do autônomo num período.

% INSS Embarcador (MV_PCINEM)

Percentual sobre os rendimentos brutos que define o valor de INSS, parte empresa, a ser recolhido.

Não deduz do contrato com o autônomo.

% SEST/SENAT (MV_PCSEST)

Percentual sobre os rendimentos brutos que definirão o valor de SEST/SENAT a ser recolhido nos contratos com o autônomo.

Card
id9
labelContabilização

Âncora
Contabilização
Contabilização

Campo:

Descrição

Grupo Contábil 1 ao 7 (MV_TPGRP1)

Define a origem do grupo contábil. As opções disponíveis são:

  1. Nenhum.
  2. Filial do Documento de Carga.
  3. Tipo de Operação do Romaneio de Carga.
  4. Código do Item do Documento de Carga.
  5. Região Comercial do destinatário do Documento de Carga.
  6. Grupo de Emitente do destinatário do Documento de Carga.
  7. Série do Documento de Carga.
  8. Classificação Frete do Item do Documento de Carga.
  9. Tipo de Cálculo de Frete.
  10. Info Contábil 1: Natureza de Operação do Item. *
  11. Info Contábil 2: Canal de Venda do Documento de Carga. *
  12. Info Contábil 3: Grupo de Estoque do Item. *
  13. Info Contábil 4: Família Comercial do Item. *
  14. Info Contábil 5: Família Material do Item. *
  15. Representante.
  16. Unidade de Negócio do Item do Documento de Carga.
  17. CFOP do Item do Documento de Carga.
Informações
titleImportante

Os Info Contábil estão relacionados ao Item do Documento de Carga e não são alimentados por todos os ERPs.

As definições acima são válidas para o ERP Datasul.

Provisão Contábil (MV_PROVCON)

Define se o valor bruto ou o valor líquido dever ser considerado para ser enviado na integração da pré-fatura para provisionamento no Contas a Pagar. As opções disponíveis são:

  1. Despesa Total.
  2. Despesa menos Impostos Recuperáveis.
  3. Despesa menos Impostos.
Data do Último Fechamento (MV_DTULFE)

Data do último fechamento contábil no Frete Embarcador. Esta data serve para impedir novos provisionamentos dentro de um período já realizado.

Informações
titleNota

Essa data deve ser parametrizada pelo usuário.

Tipo de Geração Contábil (MV_TPGERA)

Indica o tipo de geração dos movimentos contábeis. As opções disponíveis são:

  1. Automática
  2. Sob Demanda
Emitente Estimativa (MV_EMIPRO)

Define o emitente da tabela de frete utilizada para o cálculo de estimativa.

Tabela Estimativa (MV_TABPRO)

Define a tabela de frete usada para cálculo dos valores da estimativa.

Negociação Estimativa (MV_NEGPRO)

Define o número da negociação da tabela de frete usada para cálculo dos valores da estimativa.

Estornos Lote Provisão (MV_TPEST)

Define o tipo de estorno provisão:

  1. Total;
  2. Parcial.
Informações
titleImportante

Não é permitido alterar o parâmetro (de Total para Parcial ou vice-versa), se existirem lotes contábeis em aberto (situação diferente de não-enviado ou estornado), sendo apresentada a mensagem: "Não é possível alterar o tipo estorno provisão, pois existem lotes contábeis pendentes".

Somente é permitido informar a opção 2 - Parcial, se o ERP for Datasul, caso contrário, será apresentada a mensagem: "A opção de Estorno Parcial está disponível apenas para o ERP Datasul".

Período Saldo Prov. Normal (Meses) (MV_PEPRONO)

Define a quantidade limite de meses para manter movimentos de Provisão Normal com saldo (considerando o mês atual).

Provisão Normal: cálculos do Tipo Normal, Redespacho, Complementar valor e Imposto.

Exemplo:

Informado período de 3 meses - lotes em aberto no fechamento de outubro: 08/2016, 09/2016 e 10/2016.

Os demais lotes serão automaticamente estornados.

Período Saldo Prov. Estimativa (Meses) (MV_PEPROES)

Define a quantidade limite de meses para manter movimentos de Provisão de Estimativa com saldo (considerando o mês atual).

Provisão Estimativa: cálculos do tipo Estimativa, realizados para notas fiscais que não tiveram saída no mês.

Período Saldo Prov. Adicional (Meses) (MV_PEPROAD)

Define a quantidade limite de meses para manter movimentos de Provisão Adicional com saldo.

Provisão Adicionais: Reentrega, Devolução, Serviços.

Card
id11
labelIntegração EDI

Âncora
Integração EDI
Integração EDI

Campo:

Descrição

Espécie CTR (MV_ESPDF1)

Espécie de Documento de Frete padrão com ICMS utilizado na importação de documentos de frete via EDI.

Essa espécie é utilizada pela rotina de Importação CONEMB (GFEA0115) quando o valor de ICMS for maior que 0 (zero). O valor do ICMS no arquivo fica localizado no registro 322, campo 11, posição 81.

Espécie CT-e (MV_ESPDF3)

Indica uma espécie diferenciada, afim de separar os Conhecimentos de Fretes tradicionais dos Conhecimentos de Fretes Eletrônicos (CT-e).

Essa espécie é utilizada pela rotina de Importação CONEMB (GFEA0115), quando informado a chave do CT-e.

Atualmente o padrão Proceda na versão 3.0 não contempla a chave do CT-e na importação CONEMB. Dessa forma, para cada emitente é necessário definir a posição do CT-e no registro 322. Para mais detalhes consulte o campo Posição CT-e, disponível na pasta Transportador do Cadastro de Emitentes (GFEA015).

Espécie NFST (MV_ESPDF2)

Espécie de Documento de Frete padrão com ISS utilizado na importação de documentos de frete via EDI.

Essa espécie é utilizada pela rotina de Importação CONEMB (GFEA0115) quando o valor de ISS for maior que 0 (zero). O valor do ISS no arquivo fica localizado no registro 329, campo 4, posição 24.

Ocor Entrega (MV_REGOCO)

Define se o sistema registra a data e hora de entrega diretamente no Documento de Carga ou se registra uma Ocorrência para essa finalidade. As opções disponíveis são:

  1. Sem ocorrência.
  2. Com ocorrência.
Cod Ocor Entrega (MV_CDTIPOE)

Código de Tipo de Ocorrência a ser usado nas importações via EDI para as Ocorrências de Entrega, quando o sistema estiver parametrizado para registrá-las.

Tipo de Geração de LOG (MV_GFEEDIL)

Define o tipo de geração do log de integração EDI. As opções disponíveis são:

  1. Não Gerar, não gera arquivo de log de integração.
  2. Normal, gera o arquivo de log.
  3. Modo Debug, gera arquivo de log com informações técnicas destinadas a consultoria e suporte.
  4. Modo Console, gera arquivo de log com informações técnicas destinadas a consultoria e suporte. Nessa opção o arquivo é gerado no diretório geral do Protheus (console.log).

O arquivo de log é gerado no diretório definido na pasta Cálculo de Frete, campo Diretório Log.

Data Retroativa para Ocorrência Entrega (MV_GFEOCO)

Permissão para ocorrências de entrega com datas retroativas a última. As opções disponíveis são:

  1. Não permite data retroativa - Mantém o funcionamento atual e padrão do Sistema, ou seja, não permite inserção de ocorrências com datas retroativas para o mesmo trecho;
  2. Somente ocorrências EDI - Permite ocorrências com data retroativa onde a origem da ocorrências seja 1 = EDI;
  3. Todas ocorrências - Permite ocorrências com data retroativa.
Card
id12
labelIntegração ERP

Âncora
Integração ERP
Integração ERP

Campo:

Descrição

Origem dos Cadastros (MV_CADERP)

Define a origem cadastros (emitente, grupo de emitentes, cidades e contas contábeis). As opções disponíveis são:

  1. ERP - Essa opção desabilita a inclusão, eliminação e alteração de alguns dados nos cadastros de Emitentes, Cidades e Contas Contábeis.
  2. SIGAGFE.
ERP Integrado (MV_ERPGFE)

ERP integrado ao Gestão de Frete Embarcador.

Doc. Frete Fiscal (MV_GFEI13)

Opção de integração do documento de frete com fiscal. As opções disponíveis são:

  1. Sob demanda
  2. Automática
  3. Não integrar
Doc. Frete Custo (MV_GFEI14)

Opção de integração do documento de frete com custos. As opções disponíveis são:

  1. Sob demanda
  2. Automática
  3. Não integrar
Pré-fatura Financeiro (MV_GFEI15)

Opção de integração da pré-fatura com financeiro. As opções disponíveis são:

  1. Sob demanda
  2. Automática
  3. Não integrar
Fatura Financeiro (MV_GFEI16)

Opção de integração da fatura com financeiro. As opções disponíveis são:

  1. Sob demanda
  2. Automática
  3. Não integrar
Contrato Financeiro (MV_GFEI17)

Opção de integração do contrato com financeiro. As opções disponíveis são:

  1. Sob demanda
  2. Automática
  3. Não integrar
Contrato Custo (MV_GFEI18)

Opção de integração do do contrato com custos. As opções disponíveis são:

  1. Sob demanda
  2. Automática
  3. Não integrar
Classificação de Frete Padrão (MV_CDCLFR)

Define a classificação de frete padrão a ser utilizada na integração de documentos de carga com o ERP.

Nota de Rateio no Fiscal (MV_CDCLFR)

Define se conhecimentos relativos a notas de entrada serão atualizados no modulo fiscal pelo SIGAGFE. As opções disponíveis são:

  1. Atualiza pelo SIGAGFE: determina que o SIGAGFE será responsável por atualizar as informações no módulo Fiscal do ERP.
  2. Atualiza pelo Recebimento: determina que o módulo de Recebimento do ERP será responsável por atualizar as informações no módulo Fiscal, quando o documento de frete for atualizado.
Diretório do XML do Totvs Colaboração (MV_XMLDIR)

Define o diretório no qual serão disponibilizados os arquivos XML do Totvs Colaboração e que serão lidos pelas rotinas do Gestão de Frete Embarcador para integração.

URL EAI (MV_EAIURL)

URL dos Web Services do TOTVS ESB.

Porta EAI (MV_EAIPORT)

Informe a Porta dos Web Services do TOTVS ESB.

Utiliza TOTVS Colaboração (MV_SPEDCOL)

Indica se será ou não utilizado o Totvs Colaboração.

Informações
titleObservação

Informações sobre a configuração do Totvs Colaboração, acesse: Configurador Wizard TOTVS Colaboração_THZVM4

Ambiente Neogrid Para Recebimento CT-e (MV_AMBCTEC)

Define qual ambiente da Neogrid o TSS deve utilizar para a solução TOTVS Colaboração para o recebimento da CT-e. As opções disponíveis são:

  1. Produção.
  2. Homologação.
Ambiente Neogrid Para Recebimento NF-e (MV_AMBICOL)

Define qual ambiente da Neogrid o TSS deve utilizar para a solução TOTVS Colaboração para o recebimento da NF-e. As opções disponíveis são:

  1. Produção.
  2. Homologação.
Confirma Todos os Documentos Colaboração (MV_CONFALL)

Indica se será ou não habilitada a confirmação de todos os documentos recebidos via Totvs Colaboração.

Tipos de Documentos Que o TSS Deve Transmitir (MV_DOCSCOL)

Indica os tipo de documentos que o TSS deve transmitir para a solução Totvs Colaboração:

0. Todos.

1. NF-e.

2. CT-e.

3. NFS-e.

4. Somente Recebimento.

URL de Comunicação Com TSS (MV_SPEDURL)

URL do Web Service da nota fiscal de serviço eletrônica.

Quantidade de Registros Por Importação do TSS (MV_NRETCOL)

Quantidade máxima de registros que poderá retornar a cada solicitação do TSS com a Neogrid.

O valor máximo é 50 (cinquenta).

Senha TOTVS Colaboração (MV_PASSCOL)

Informe a senha do Totvs Colaboração.

Usuário TOTVS Colaboração (MV_USERSCOL)

Informe o usuário do Totvs Colaboração.

Card
id13
labelIntegração Protheus

Âncora
Integração Protheus
Integração Protheus

Campo:

Descrição

GFE Ativo (MV_INTGFE)

Indica se a integração do GFE com o Protheus está ou não ativa.

Informações
titleImportante
  • Os cadastros integrados entre ERP Protheus e SIGAGFE permitem inclusão apenas pelo ERP.
  • O SIGAGFE não pemite eliminar os registros de cadastros recebidos do ERP.
  • O SIGAGFE restringe a alteração dos registros de cadastros recebidos do ERP apenas aos campos próprios do SIGAGFE (que complementam os dados recebidos do ERP e são utilizados apenas pelo SIGAGFE).
  • A eliminação de registros de cadastros no ERP altera a situação do registro no SIGAGFE para “Inativo”, sem eliminá-lo.
  • Ao incluir novamente um registro anteriormente eliminado (com a mesma identificação única), a integração retorna o registro no SIGAGFE para a situação “Ativo”. A situação “Inativo” impede que o registro seja relacionado a novos processos no SIGAGFE (um motorista “Inativo” não pode ser informado em uma nova montagem de Romaneio, por exemplo).
  • As operações de inclusão e alteração, dos cadastros integrados, não são completadas se houver erro de validação na integração com SIGAGFE, sendo apresentada mensagens de advertência ao usuário, permitindo que o mesmo avalie o ocorrido e possa proceder corretamente com a operação.
  • A eliminação da Nota Fiscal só é concluída com sucesso se não houver erro de validação na integração com o SIGAGFE. Podem ser requeridos ao usuário procedimentos no SIGAGFE para que não hajam restrições no SIGAGFE (a fim de impedir que sejam canceladas Notas Fiscais que já foram expedida, por exemplo) e a eliminação ocorra com êxito.
  • Os dados gerados pelo SIFAGFE no ERP não pemitem eliminação pelo ERP, somente alteração. A eliminação deve ser solicitada pelo SIGAGFE (que executa a integração para eliminar o registro no ERP e retorna o registro da entidade de origem no SIGAGFE para a situação “Não-integrado”).
  • O SIGAGFE não envia alteração de dados, apenas inclusão e eliminação; no caso de necessidade de quaisquer alterações deve-se acionar a ação “Desatualizar ERP” no SIGAGFE sobre o respectivo registro que dessa forma pode ser alterado e posteriormente enviado novamente para o ERP.

Modo Integração (MV_INTGFE2)

Indica o modo como a integração do Gestão de Frete Embarcador com o Protheus deve ser efetuada. As opções disponíveis são:

  • Direta: possibilita a integração de dados entre rotinas do ERP Microsiga Protheus e o Gestão de Frete Embarcador utilizando comunicação direta entre as rotinas, sem aplicativos intermediários e sem tráfego de dados no formato XML.
  • EAI e ESB: possibilita a integração dos dados entre as rotinas do ERP Microsiga Protheus e o Gestão de Frete Embarcador utilizando comunicação por intermédio do EAI e ESB, trafegando os dados no formato XML.
Informações
titleImportante

Quando estiver definido que há integração do Gestão de Frete Embarcador com o ERP Protheus, há necessidade de efetuar a carga inicial do SIGAGFE, atualizando as informações do ERP Protheus para o SIGAGFE.

Esta carga deve ser efetuada de acordo com o modo de integração.

  • Direta: a carga inicial deve se efetuada pela rotina Carga de Dados GFE (OMSM011).
  • EAI e ESB, Direta: a carga inicial deve se efetuada pela rotina Carga de Dados GFE (OMSM010).

Para executar estas rotinas, acesse Gestão de Frete Embarcador > Miscelânea > Executar Programas, informe o código da rotina e confirme.

Código do Emitente (MV_EMITMP)

Indica qual o tratamento a ser considerado para o código do emitente quando o SIGAGFE possui integração com o ERP Protheus. As opções disponíveis são:

  • CNPJ/CPF: determina que o CNPJ ou CPF do cadastro proveniente do ERP Protheus será considerado como código do emitente.
  • Numeração Própria: determina que o código do emitente terá uma numeração única e sequêncial, onde a identificação do cadastro do ERP Protheus pode ser efetuada por intermédio dos campos Código ERP e Cód Compl. ERP, disponíveis no Cadastro de Emitentes (GFEA015).
Informações
titleImportante

Este campo somente é habilitado quando o modo de integração estiver definido como integração direta.

A opção Numeração Própria somente está disponível após ser executado compatibilizador.

Caso o SIGAGFE esteja em operação e em sua base existam emitentes cadastrados, ao alterar de CNPJ/CPF para Numeração Própria será necessário rodar a rotina de acerto GFEFIX08, que tem a função de refazer a integração de todos os cadastros existentes, onde todos passaram a ter uma numeração única e sequêncial e os campos Código ERP e Cód Compl. ERP do cadastro de Emitentes (GFEA015) serão atualizados.

Esta rotina de acerto também irá refazer todos os relacionamentos das movimentações do emitente em todas as tabelas, alterando o código antigo pelo novo código gerado.

Nota Fiscal de Saída (MV_GFEI11)

Opção de integração de Notas Fiscais de saída com o SIGAFAT do Protheus:

  1. Integrar
  2. Não integrar
Impede Faturamento? (MV_FATGFE)

Indica se a geração de Nota Fiscal deve ou não ser interrompida, quando ocorrer alguma inconsistência de validação na integração com o SIGAGFE:

  1. Sim.
  2. Não.
Valor do Item (MV_GFEVLIT)

Indica se o valor do item que será integrado ao GFE será composto com ad-valorem (valor total) ou apenas o valor bruto:

  1. Valor Bruto
  2. Valor Total (com ad-valorem)
Registrar Entrega (MV_GFEIDTE)

Quando assinalado, indica a data de entrega na nota de saída quando o documento de carga relacionado for entregue. 

  • Valor Padrão .F.
Carga (MV_GFEI12)

Opção de integração do documento de carga com o SIGAOMS do Protheus:

  1. Integrar.
  2. Não integrar.
Origem dos Cadastros OMS (MV_CADOMS)

Define a origem dos cadastros OMS (veículo, tipo de veículo e motorista):

  • SIGAOMS: esta opção desabilita a inclusão, eliminação e alteração de alguns dados nos cadastros de Veículo, Tipo de Veículo e Motorista.
  • SIGAGFE.
Tipo Operação Padrão (MV_CDTPOP)

Define qual o código de operação que será enviado ao SIGAGFE na geração da carga.

Informações
titleImportante

O tipo de operação informado deve ser previamente cadastrado e configurado no SIGAGFE.

Nota Fiscal de Entrada (MV_GFEI10)

Opção de integração de Notas Fiscais de entrada com o SIGAMAT do Protheus:

  1. Integrar.
  2. Não integrar.
Cond. Pagto. Padrão (MV_CPDGFE)

Define a condição de pagamento a ser considerada como padrão para ser utilizada no retorno do documento de frete do SIGAGFE.

Código Produto Registro de Entrada (MV_PRITDF)

Define o código do item do registro de entrada.

TES Doc. Frete (MV_TESGFE)

Indica a forma de integração do documento de entrada:

  1. Atribuído Sistema a TES: será calculada por meio da TES inteligente, de acordo com a tributação do documento de frete.
  2. Informado Pelo Usuário: a TES deverá ser informada manualmente.
Solicita Info Integração (MV_SIGFE)

Indica se será ou não solicitada informações para a integração do documento de frete:

  1. Sim: antes integração do documento como documento fiscal ERP, será apresentada a tela "Integração Protheus" para informar os campos vinculados ao produto (conta, item, centro de custo e TES).
  2. Não: não será apresentada a tela antes da integração. Esta tela poderá ser acessada pelo Parâmetro do Frete Embarcador (GFEX000).
Natureza Título a Pagar (MV_NTFGFE)

Define a natureza a ser considerada como padrão para ser utilizada no retorno da fatura de frete do SIGAGFE.

Utilizar Imposto ISS (MV_GFEISS)

Indica a utilização do Imposto Sobre Serviço de qualquer natureza (ISS):

  1. Sim.
  2. Não.
Utilizar Imposto IRRF (MV_GFEIRRF)

Indica a utilização do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF):

  1. Sim.
  2. Não.
Utilizar Imposto INSS/SEST (MV_GFEINSS)

Indica a utilização do imposto referente ao INSS ou SEST:

  1. Sim.
  2. Não.
Redespachos (MV_TMSGFE)

Opção de integração que permite informar se os redespachos do SIGATMS devem ser integrados com o SIGAGFE:

  1. Integrar: quando o campo está assinalado.
  2. Não integrar: quando o campo não está assinalado.
Ocorrências (MV_TMS2GFE)

Opção de integração que permite informar se as ocorrências entre SIGAGFE e SIGATMS devem ser integradas:

  1. Sim.
  2. Não.
Integração Automática (MV_GFEI22)

Indica se será efetuada a integração automática das ocorrências:

  1. Sim.
  2. Não.
Informações
titleObservação

Esse campo será habilitado apenas quando o campo Ocorrências estiver habilitado (1- Sim).

Viagens (MV_TMS3GFE)

Opção de integração que permite informar quando a viagem SIGAGFE e SIGATMS deve ser integrada:
F - Fechamento da viagem.
S - Saída da viagem.
C - Chegada da viagem.
N - Não integra.

Custos de Transporte (MV_GFEI21)

Indica a forma de integração do custo de transporte com o TMS. As opções disponíveis são:

  1. Sob demanda: a integração somente será efetuada, a partir da ação do usuário, podendo ser via GFEA065 (Documento de Frete), GFEA067 (Integrar Doc Frete) ou GFEX100 (Monitor Integração).
  2. Automática: a integração será efetuada de forma automática, após a aprovação (por usuário ou por sistema) do documento de frete.
  3. Não integrar: desativa a funcionalidade.
Informações
titleObservação

Esse campo é habilitado apenas quando o TMS estiver habilitado.

Despesa de Frete para Doc. Frete Normal (MV_DESGFE1)

Código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Normal.

Despesa de Frete para Doc. Frete Compl. Valor (MV_DESGFE1)

Código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Complementar de Valor.

Despesa de Frete para Doc. Frete Compl. Imposto (MV_DESGFE2)

Código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Complementar de Imposto.

Despesa de Frete para Doc. Frete Reentrega

(MV_DESGFE4)

Código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Reentrega.

Despesa de Frete para Doc. Frete Devolução (MV_DESGFE5)

Código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Devolução.

Despesa de Frete para Doc. Frete de Redespacho (MV_DESGFE6)

Código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Redespacho.

Despesa de Frete para Doc. Frete de Serviço (MV_DESGFE7)

Código da despesa de frete usada na integração de documentos de frete com tipo Serviço.

Card
id14
labelIntegração Datasul

Âncora
Integração Datasul
Integração Datasul

Campo:

Descrição

Nome da Instância (MV_WSINST)

Define nome da instância configurada do Webservice Protheus que realizará a integração do ERP Datasul com o Frete Embarcador.

Ex: WS

Para consultar mais detalhes da configuração do WebService, verifique:

Integração - GFE x Datasul

URL do WebService (MV_WSGFE)

Define ser informada a URL, mais a porta de comunicação do Webservice Protheus que realizará a integração do ERP Datasul com o Frete Embarcador.

Ex: 10.1.1.1:8090

Para consultar mais detalhes da configuração do Web Service, verifique:

Integração - GFE x Datasul

Origem dos Cadastros de Veículos

Define a origem cadastros (Pessoa Física e Veículo). As opções disponíveis são:

  1. Manutenção de Frotas: Essa opção desabilita a inclusão, eliminação e alteração de alguns dados nos cadastros de Pessoa Física e Veículo.
  2. SIGAGFE.
Tipo de Operação Padrão (MV_TPOPEMB)

Define o tipo de operação a ser assumido na sincronização de embarques na criação do romaneio.

Data Integração Recebimento (MV_DSDTRE)

Define o critério para atribuição da data de transação no recebimento. As opções disponíveis são:

  1. Data Corrente
  2. Data Criação
  3. Informada Usuário
Integração Por Item de Transporte (MV_ITEMTRP)

Exibe se permite ou não a integração de itens, agrupados por item de transporte, melhorando a performance em clientes com grande quantidade de itens e que não necessitam ter a visão analítica por item.

Critério de agrupamento:

  • Classificação de Frete;
  • Unidade de Negócio;
  • Rateio Contábil (Sim/Não);
  • Tipo de Item;
  • Trib PIS/COF (Sim/Não);
  • Credita ICMS (Sim/Não);
  • Critério de rateio (Parâmetro do módulo).

Critério de Rateio (parâmetros do módulo) considera apenas os seguintes campos:

  • GW8_INFO1;
  • GW8_INFO2;
  • GW8_INFO3;
  • GW8_INFO4;
  • GW8_INFO5;
  • GW8_CFOP.
Informações
titleImportante

Caso o campo GW8_ITEM fizer parte do critério de rateio, o parâmetro MV_ITEMTRP é anulado, e não ocorre o agrupamento.

Data Transação Documento Fiscal (MV_DSOFDT)

Define o critério para atribuição da data de transação do documento fiscal. As opções disponíveis são:

  1. Entrada
  2. Financeira
  3. Informada
Código Item Documento Fiscal (MV_DSOFIT)

Define o código do item fiscal para integração com Datasul.

Nota de Rateio no Fiscal (MV_ATUCTRC)

Define o critério de qual sistema será o sistema responsável pela atualização da nota de rateio no fiscal. As opções disponíveis são:

  • Atualiza pelo GFE, determina que o GFE é responsável por efetuar o envio e integração das informações do o módulo Fiscal do ERP Datasul. Essa opção é mais voltada para empresas que tenham a característica fiscal de não precisar ratear o valor da apropriação das despesas de entrada. Nesse caso, o conhecimento de transporte está vinculado a notas com a mesma finalidades de compra (matéria-prima para industrialização, materiais para uso e consumo, etc). Caso essa característica não seja atendida, é mais indicado a opção de atualizar pelo recebimento, evitando assim possíveis diferenças que ocorrem devido as características de integração de cada módulo e recálculo de valores.
  • Atualiza pelo Recebimento, determina que o módulo Recebimento do ERP Datasul será responsável pela integração com o módulo Fiscal. Essa opção é voltada para empresas que tenham a característica fiscal de precisar ratear o valor da apropriação das despesas de entrada. Nesse caso, o conhecimento de transporte está vinculado a notas com finalidades de compra diferentes.

Para que a atualização pelo recebimento ocorra corretamente, é necessário que o sistema esteja devidamente configurado para isso. Veja a seguir como o GFE e o ERP Datasul devem ser configurados:

GFE

  1. Na rotina Parâmetros do Módulo (GFEX000), pasta Integrações Datasul, o campo Nota Fiscal de Rateio no Fiscal deve estar igual a Atualiza pelo Recebimento;
  2. Na rotina Documento de Frete (GFEA065), pasta Outros, o campo Sit Fiscal deve estar igual a Não se aplica, pois nesse caso, o documento de frete será atualizado no fiscal por intermédio da nota de rateio gerada no recebimento.

ERP Datasul

  1. Na rotina Parâmetros do SIGAGFE (CD0089), pasta Recebimento, o campo Atualiza Nota Rateio no Fiscal deve estar assinalado;
  2. Na rotina Engine de Regras (CD0024), cadastrar a engine de regras de forma a atender as diferentes situações do embarcador com relação a seus conhecimentos de frete entrada.

As seguintes variáveis estarão disponíveis para serem utilizadas no Engine:

VariávelTipo de DadoSignificado/origem informação

nat-operacao

caracter

CFOP do documento de frete no GFE.
Cod-servico

inteiro

Código de tributação de ICMS no GFE.

Cd-trib-icm

inteiroCódigo de tributação de ICMS no GFE.

aliquota-icm

decimalAlíquota de ICMS do documento de frete no GFE.

nf-nat-oper

caracterNatureza de operação da nota de entrada.

l-iss

yes/noIndica se o conhecimento tem ISS.

l-ativo

yes/noIndica se a nota fiscal de entrada é uma nota de ativo imobilizado.

l-cons-final

yes/noIndica se a nota fiscal de entrada é uma nota para uso e consumo.

l-crdicms

yes/noIndica se a nota fiscal de entrada se creditou de ICMS.

l-difaliq

yes/no

Indica se a nota fiscal de entrada teve cálculo de ICMS Complementar.

l-nat-entrada

yes/noIndicar que as notas ficais rateio serão geradas com a natureza da nota fiscal de entrada.

UfOrigem

caracterEstado de origem do fornecedor da nota de entrada.

UfDestino

caracterEstado do estabelecimento que recebeu a mercadoria.

Os tipos de retornos possíveis são:

Variável

Tipo de DadoSignificado/origem informação
nat-operacao


caracter


Natureza de operação resultante, com a qual será gerada a nota de rateio.

natur-oper
natureza

cod-serviço

inteiroCódigo do serviço da nota de rateio.

l-nat-entrada

yes/noIndica se utiliza a natureza da nota fiscal entrada para a natureza de rateio.

3. Na rotina Natureza de Operação (CD0606), deve ser cadastradas as naturezas de operação para as notas de rateio conforme as diferentes situações fiscais: diferencial de alíquota, credito de impostos, etc. Vale lembrar que é a partir desse cadastro que o sistema passa a considerar os cálculos diferentes entre as notas de rateio. É necessário que para cada uma das naturezas de Nota de Rateio a serem utilizadas na integração com o SIGAGFE, esteja assinalado o campo Gera Obrigações Fiscais, na pasta Atualizações.

Contabilização Frete de Vendas (MV_DSCTB)

Define a forma de contabilização dos fretes de vendas. As opções disponíveis são:

  1. Financeiro: por fatura (o documento de frete integra com Obrigações Fiscais (OF)).
  2. Recebimento: por documento de frete (o documento integra com o Recebimento e este integra com Obrigações Fiscais).
Data Integração Financeiro (MV_DSDTAP)

Define o critério para atribuição da data de transação no financeiro. As opções disponíveis são:

  1. Data Corrente
  2. Data Criação
  3. Informada Usuário
Espécie Fatura (MV_DSESPF)

Define a espécie a ser considerada para a integração de faturas com o financeiro.

Espécie Provisão (MV_DSEPRO)

Define a espécie a ser considerada para a integração de provisão com o financeiro.

Espécie Fatura Avulsa (MV_DSESCT)

Define a espécie a ser considerada para a integração de faturas avulsas com o financeiro.

Cód. Imposto ICMS Retido (MV_DSICCD)

Define o código do ICMS Retido para os documentos de integração com o financeiro.

Classificação ICMS Retido (MV_DSICCL)

Define a classificação do ICMS Retido para os documentos de integração com o financeiro.

Cód. Imposto ISS Retido (MV_DSISCD)

Define o código do ISS Retido para os documentos de integração com o financeiro.

Classifição ISS Retido (MV_DSISCL)

Define a classificação do ISS Retido para os documentos de integração com o financeiro.

Matriz de Tradução Externa (MV_MATREX)

Define a matriz de tradução externa para os documentos de integração com o financeiro.

Espécie Contrato (MV_DSESCO)

Define a espécie a ser considerada para a integração de contratos com o financeiro.

Cód. Imposto IRRF (MV_DSIRCD)

Define o código do IRRF para os documentos de integração com o financeiro.

Classif. IRRF (MV_DSIRCL)

Define a classificação do IRRF para os documentos de integração com o financeiro.

Cód. Imposto INSS Autônomo (MV_DSIACD)

Define o código do INSS para integração de documentos de autônomos com o financeiro.

Classif. INSS Autônomo (MV_DSIACL)

Define o código da classificação do INSS para integração de documentos de autônomos com o financeiro.

Cód. Imposto INSS Embarcador (MV_DSINCD)

Define o código do INSS para integração de documentos de embarcadores com o financeiro.

Classif. Imposto INSS Embarcador (MV_DSINCL)

Define o código da classificação do INSS para integração de documentos de embarcadores com o financeiro.
Adic. INSS Embarc. RE (MV_ADINEM)

Indica se será ou não adicionado o valor referente ao INSS embarcador de um contrato/RPA ao valor do documento a ser integrado com o Recebimento Datasul.

  1. Não - não realiza a soma do valor do INSS embarcador e integra somente o valor de frete ao Recebimento.
  2. Sim - realiza a soma do valor e integra ao Recebimento o valor do frete mais o valor do INSS embarcador.
Cód. Imposto SEST/SENAT (MV_DSSSCD)

Define o código do SEST/SENAT para os documentos de integração com o financeiro.

Classif. Imposto SEST/SENAT (MV_DSSSCL)

Define o código da classificação do SEST/SENAT para os documentos de integração com o Financeiro.

Provisão Contábil

Define se o valor integrado no provisionamento do contas a pagar será bruto ou líquido.

Freight Expenses Fact (MV_GFEBI01)

Define o arquivo de configuração XML gerado pelo BI para o cubo Freight Expenses Fact.

Freight Ocurrence Fact (MV_GFEBI02)

Define o arquivo de configuração XML gerado pelo BI para o cubo Freight Occurrence Fact.

Freight LeadTime Fact (MV_GFEBI03)

Define o arquivo de configuração XML gerado pelo BI para o cubo Freight LeadTime Fact.

Empresa BI (MV_EMPBI)

Código da empresa correspondente no Datasul BI para a extração das informações.

Regra de busca por empresa:

  1. Na seleção das informações será considerado esse campo "Empresa BI" cadastrado com a filial que está sendo impressa.
  2. Mantém a empresa que está sendo impressa.
Filial BI (MV_FILBI)

Código da filial correspondente no Datasul BI para a extração das informações.

Regra de Busca Filial:

  1. Na seleção das informações será considerado esse campo "Filial BI" cadastrado com a filial que está sendo impressa.
  2. Mantém a empresa que está sendo impressa.
Contrato RH (MV_GFEI19)

Opção de integração do contrato com RH Datasul. As opções disponíveis são:

  1. Sob demanda.
  2. Automática.
  3. Não integrar.
Data Saída do Faturamento

Opção de integração que determina que no momento da liberação do romaneio no GFE deverá ou não efetuar a atualização da data de saída das notas fiscais do módulo Faturamento do sistema Datasul. As opções disponíveis são:

  1. Não Integrar.
  2. Automática - possibilita a atualização da data de saída das notas fiscais do módulo Faturamento do sistema Datasul, quando efetuada a liberação do romaneio no sistema GFE.
Data Integração Faturamento (MV_GFEI20)

Opção de integração que determina se deverá ou não efetuar a atualização da data integração das notas fiscais do módulo Faturamento do sistema Datasul. As opções disponíveis são:

  1. Automática - possibilita a atualização da data de integração das notas fiscais do módulo Faturamento do sistema Datasul.
  2. Não Integrar.
Permite Eliminação Cálculo Simulado (MV_DSESIM)

Quando assinalado, permite a exibição e eliminação de cálculos simulados pelo ERP no programa Frete Combinado.

Mantém Numeração Embarque ERP (MV_MTNRERP)

Indica se na integração com Datasul, será ou não mantida a numeração do embarque gerada pelo ERP.

  1. Sim - Ao realizar a integração o número do embarque permanecerá o mesmo que foi gerado no Datasul.
  2. Não - Ao realizar a integração o número romaneio será sequencial, logo, não ficará igual ao número do embarque.

Exemplo:

Quando selecionada a opção "Não", ao incluir um pedido no Datasul, por intermédio do programa PD4000, e no no EQ0506 em embarcar com o número gerado pelo ERP, e depois calcular a nota no FT4001, verificar que caso a opção de cálculo automático esteja informada e o documento seja liberado o romaneio é criado com o próximo número sequencial.

Aprovação de Documentos de Frete via MLA (MV_DFMLA)

Determina se a aprovação de documentos de frete será ou não via MLA. As opções disponíveis são:
Não integra;
Integra com valor doc;
Integra valor diferença prev/realizado.

Aprovação de Faturas via MLA (MV_FTMLA)

Determina se a aprovação de faturas será ou não via MLA. As opções disponíveis são:

  1. Não integra;
  2. Integra com valor doc;
  3. Integra valor diferença prev/realizado.
Integração MLA (MV_TFMLA)

Determina se haverá ou não integração via MLA. As opções disponíveis são:

  1. Sim;
  2. Não.
Integração Tabela de Frete para Consulta Datasul

Determina se haverá ou não integração, para o envio das negociações da tabela de frete para consulta no Datasul. As opções disponíveis são:

  1. Não Integrar;
  2. Integrar.
Informações
titleImportante

Como padrão, o programa apresenta selecionada a opção 1 - Não Integrar.

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