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Controle de Formulários - Equador
Controla a impressão dos documentos fiscais, conferindo se as informações das faturas, notas de venda, entre outros, estão de acordo com aquelas devidamente autorizadas e cadastradas na Tabela Controle de Formulários (SFP), contendo as particularidades da Legislação do Equador.
Nesta rotina são cadastrados os formulários autorizados pelo governo e seus respectivos identificadores, tais como a série, espécie e numeração para a data de emissão.
Quando um documento é lançado, o Sistema verifica automaticamente se há autorização para aquela emissão.
Também é preciso que a empresa utilize formulários pré-impressos por gráficas autorizadas pelo governo.
Esta operação pode envolver as seguintes rotinas:
Principais Campos e Controles
Conheça a seguir os principais campos desta rotina com sua respectiva descrição. No momento do cadastro, o Sistema realiza o tratamento a partir do preenchimento:
Dta. Validade
O lote autorizado traz uma data de validade, que limita a emissão do documento fiscal;
Série
Série do documento fiscal para o qual foi autorizada a impressão;
Espécie
Espécie do documento fiscal
Filial de Uso
Informação utilizada na composição da chave de pesquisa da tabela de Controle de Formulários. Serve para a definição da filial que utilizará o controle de formulários dentro do Sistema;
Num. Inicial
Número do formulário inicial para o qual foi autorizada a impressão, sendo que os 4 primeiros caracteres se referem ao ponto de venda e os 7 números restantes se referem ao número da nota fiscal.
Número Final:
Número do formulário final para o qual foi autorizada a impressão, sendo que os 4 primeiros caracteres se referem ao ponto de venda e os 7 números restantes se referem ao número da nota fiscal.
Num. Autoriz:
Número de autorização de impressão, remetido pelo Servicio de Rentas Internas SRI;
Ativo
Série Ativa. Selecione \"Sim\" ou \"Não\".
Razão Social
Razão social da gráfica.
RUC
RUC da gráfica.
Importante: Caso haja a tentativa de emitir um documento que contenha uma série ou espécie não cadastrada no Controle de Formulários ou um data de emissão que esteja fora do limite cadastrado, o Sistema retorna uma mensagem de erro, pois não permitirá a utilização no documento fiscal. |
Importante: Para excluir uma range de formulários cadastrados na Tabela Controle de Formulários, o Sistema verifica se houve a emissão de algum documento sob a numeração que se deseja excluir. Em caso positivo, o Sistema não permite a exclusão do range. |
Apenas os seguintes tipos de documentos possuem a verificação do Controle de Formulários:
• | Nota Fiscal; |
• | Nota de Crédito Cliente; |
• | Nota de Débito Cliente; |
• | Nota de Débito Interna; |
• | Nota de Crédito Interna; |
• | Guia de Remision; |
• | Liquidação de Compras; |
• | Nota de Venda. |
Procedimentos
Para gerar uma fatura é preciso cadastrar um range de fólios. Para isso, siga as instruções:
1. | Acesse o módulo Fiscal. |
2. | Clique em Atualizações/Cadastros/Controle de Formulários e na opção Incluir. |
3. | Cadastre um range de formulários, preenchendo os campos listados anteriormente. |
4. | Em seguida, acesse o módulo Faturamento e cadastre o produto clicando em Atualização de Produtos. |
5. | O próximo passo é cadastrar o Cliente. Localize a rotina do cadastro no submenu de Incluir. |
6. | Lance uma nota fiscal de saída manual, com produto e cliente cadastrados, indicando o TES, a série, a espécie e a numeração dentro do range cadastrado. |
7. | Confirme a inclusão. |
Importante: Caso ocorra alguma falha na geração da fatura, certifique-se de não ter ocorrido algum dos seguintes erros:
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