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Índice


       

Índice
exclude.*ndice:


Objetivo



Este documento tem por objetivo auxiliar os clientes da linha Datasul na instalação e configuração do TAF (TOTVS Automação Fiscal) e TSS (TOTVS Service SOA). 

Introdução



"O TAF - TOTVS Automação Fiscal é a nova plataforma da TOTVS especializada na consolidação dos movimentos fiscais de forma mais compacta para atender as obrigações acessórias impostas pelo Governo, e tem como objetivo suportar o processo tributário permeando as Obrigações Principais e Acessórias pelas Demonstrações, Apurações e Cálculos de Tributos. 

Trata-se de uma plataforma segregada com controles próprios e funcionalidades importantes para conferir as informações e agilizar entregas, reduzindo complexidades, removendo e unificando a carga de manutenção das informações, além de possuir um repositório segregado para histórico das movimentações declaradas.

No eSocial o TAF é a ferramenta da Totvs responsável pela consolidação e transmissão de dados solicitados pelo governo."

Pré-requisitos



Deck of Cards
idPré-requisitos
Card
labelBanco de dados


Para que a instalação do TAF e do TSS seja executada com sucesso, é imprescindível que o ambiente de instalação já possua um SGBD instalado, conforme premissas abaixo:

  • Plataformas homologadas:
    • Para o TAF temos os SGBDs DB2, Informix, MS SQL Server, Oracle e Progress. Para mais detalhes, acesse <<aqui>> e veja as informações dos SGBDs mencionados. Importante verificar e parametrizar o Collation correto.
    • Caso já tenha disponível e pronto para uso uma instalação do sistema de banco de dados com os pré-requisitos acima (SGBD e Collation), pode-se utilizar esta mesma instalação para a base de dados do TAF utilizando um database diferente (específico do TAF);

    • Para o TSS temos os SGBDs DB2, Informix, MS SQL Server, My SQL, Oracle e Progress.
  • Segurança: É necessário que a autenticação de acesso ao banco de dados seja através de uma senha do SGBD ou uma autenticação mista, ou seja, através de uma senha do SGBD ou do SO. A autenticação automática pelo SO impede a inicialização do serviço.
Card
labelJava

Para o correto funcionamento do instalador completo, é necessário que o Java 32 Bits esteja instalado na máquina.

O download pode ser realizado diretamente clicando <<aqui>>. Será efetuado o download da última versão 32 bits que estiver disponível.

Caso queira realizar o download manual, veja abaixo qual arquivo deverá ser baixado:



Criação de Base de dados



Antes de iniciar o processo de instalação deverão ser criadas duas bases de dados vazias no SGBD escolhido, uma para o TAF e outra para o TSS:

TAF e TSS utilizando SQL Server



Deck of Cards
idBase de Dados

Caso o SGBD utilizado seja o SQL Server, segue procedimento para a criação da base de dados.

Card
label1º Passo

Acesse o SQL Server Management Studio, clique com o botão direito do mouse sobre “Bancos de Dados” (Databases) e em seguida em “Novo banco de dados” (New Database).


Card
label2º Passo

Digite o nome da base a ser criada para integração com o TAF:

Card
label3º Passo

Em seguida acesse o menu “Opções” para realizar a alteração do “collation” (Agrupamento).

Obs: O collation a ser utilizado na criação da base de dados é o Latin1_General_BIN e o modo de compatibilidade é o 2008 (100).

Card
label4º Passo

Após a criação da base de dados, execute o script abaixo para criar o usuário padrão:

IF NOT EXISTS(SELECT * FROM MASTER.DBO.SYSLOGINS WHERE NAME = 'esocial')
BEGIN
CREATE LOGIN esocial WITH PASSWORD = 'esocial',CHECK_POLICY=OFF
END
ALTER AUTHORIZATION ON database::TAF TO [esocial];

OBS: O código de usuario esocial é apenas uma sugestão. O script acima criará o usuário com o código e senha que forem passados nos campos NAME e PASSWORD e a permissão no banco TAF que consta em 'database'. Caso utilize outro usuário ou banco, lembre-se de alterar essas informações no script. Também é possível criar e definir a permissão de acesso ao usuário por meio da interface própria de criação de usuários do SQL Server.

Card
label5º Passo

Novamente clique com o botão direito do mouse sobre “Bancos de Dados” (Databases) e em seguida em “Novo banco de dados” (New Database).

Card
label6º Passo

Digite o nome da base que será utilizada para integração com o TSS:

Card
label7º Passo

Em seguida acesse o menu “Opções” para realizar a alteração do “collation” (Agrupamento).

Obs: O collation a ser utilizado na criação da base de dados é o Latin1_General_BIN e o modo de compatibilidade é o 2008 (100).

Card
label8º Passo

Após a criação da base de dados, execute o script abaixo para criar o usuário padrão:

IF NOT EXISTS(SELECT * FROM MASTER.DBO.SYSLOGINS WHERE NAME = 'esocial')
BEGIN
CREATE LOGIN esocial WITH PASSWORD = 'esocial',CHECK_POLICY=OFF
END
ALTER AUTHORIZATION ON database::TSS TO [esocial];

OBS: O código de usuario esocial é apenas uma sugestão. O script acima criará o usuário com o código e senha que forem passados nos campos NAME e PASSWORD e a permissão no banco TSS que consta em 'database'. Caso utilize outro usuário ou banco, lembre-se de alterar essas informações no script. Também é possível criar e definir a permissão de acesso ao usuário por meio da interface própria de criação de usuários do SQL Server.


Criação do ODBC para base de dados SQL Server


Criação e configuração ODBC - TAF e TSS

Deck of Cards
idCriação e configuração ODBC - TAF
Card
label1º Passo

É necessário que o ODBC seja criado em 32 bits, então execute o comando “%WinDir%\SysWoW64\odbcad32.exe” - para TOTVS | DBAccess 32 bits em sistemas operacionais 64 bits.

 

Card
label2º Passo

Após executar o comando, o Windows abre o “Administrador de Fonte de dados ODBC”.

Crie a fonte de dados acessando a aba “Fonte de dados do sistema” e clicando em “Adicionar”:

Card
label3º Passo

Selecione o driver “SQL Server”:

Card
label4º Passo

Informe o nome da nova fonte de dados (por padrão utilizamos o nome TAF) e o nome do servidor onde a base de dados foi criada e clique em “Avançar”:

Card
label5º Passo

Na tela seguinte, informe o usuário e senha de banco de dados que serão utilizados para realizar a conexão. Por padrão, o script criará o usuário “esocial” com a senha “esocial”. Caso tenha alterado o usuário e senha no script para outro usuário, preencha as informações com o usuário e senha que definiu e clique em “Avançar”:

Card
label6º Passo

Na opção “Alterar o banco de dados padrão para”, selecione a base de dados criada para o TAF e marque as opções “Usar identificadores ANSI entre aspas” e “Usar nulos, preenchimentos e avisos ANSI” e clique em “Avançar”:

Card
label7º Passo

Marque a opção “Executar conversão dos dados de caracteres” e clique em “Concluir”:

Card
label8º Passo

Utilize a opção “Testar fonte de dados” para validar as informações passadas na criação do ODBC.

Card
label9º Passo

Após a conclusão do processo de criação do ODBC para a base de dados TAF, vamos realizar o mesmo procedimento para a base TSS.

Crie a fonte de dados acessando a aba “Fonte de dados do sistema” e clicando em “Adicionar”.

Informe o nome da nova fonte de dados (por padrão utilizamos o nome TSS) e o nome do servidor onde a base de dados foi criada e clique em “Avançar”:

Card
label10º Passo

Na tela seguinte, informe o usuário e senha de banco de dados que serão utilizados para realizar a conexão. Por padrão, o script criará o usuário “esocial” com a senha “esocial”. Caso tenha alterado o usuário e senha no script para outro usuário, preencha as informações com o usuário e senha que definiu e clique em “Avançar”:

Card
label11º Passo

Na opção “Alterar o banco de dados padrão para”, selecione a base de dados criada para oTSS e marque as opções “Usar identificadores ANSI entre aspas” e “Usar nulos, preenchimentos e avisos ANSI” e clique em “Avançar”:

Card
label12º Passo

Marque a opção “Executar conversão dos dados de caracteres” e clique em “Concluir”:

Card
label13º Passo

Utilize a opção “Testar fonte de dados” para validar as informações passadas na criação do ODBC.

Card
label14º Passo

Caso o ODBC tenha sido criado corretamente, a mensagem abaixo será apresentada:


TAF e TSS utilizando Oracle



Deck of Cards
idOracle

Caso o SGBD utilizado seja o Oracle, segue procedimento para a criação da instância.

Card
label1º Passo

Abra o assistente de configuração do Banco de dados e selecine a opção “Criar Banco de Dados”

Card
label2º Passo

Na tela modo de criação informe o “Nome do Banco de dados”  o character set deve ser o WE8MSWIN1252 conforme abaixo. Determine uma senha e confirme a mesma.

Obs: Esta senha será atribuída ao usuário ‘sys’. Para criação de outro usuário você pode utilizar após criação da instância o script de criação do usuário que consta na documentação, o indicado é que seja feito. Clique em “próximo”.

Card
label3º Passo

Esta tela apresenta um resumo das informações da instância. Clique em “ Finalizar”.

Card
label4º Passo

Ao ser apresentada a seguinte tela, basta aguardar o processo de criação da instância ser concluído.

Card
label5º Passo

O processo esta finalizado após apresentação da seguinte tela.

Card
label6º Passo

Para criar o tnsnames.ora, acesse o Net Manager e clique em “Configurações do Oracle Net”.

Card
label7º Passo

Espanda até encontrar a opção “Nomeação de Serviço”, selecione a mesma e após clique no ícone de adição.

Card
label8º Passo

A configuração do nome do serviço é feita neste momento, informe o nome desejado.


Card
label9º Passo

Selecione o protocolo de rede e clique em “Próximo”

Card
label10º Passo

Informe neste momento o nome do servidor onde foi criado o banco de dados e o número da porta a ser utilizada.

Card
label11º Passo

Neste caso deve ser informado o mesmo nome da instância já criada.

Card
label12º Passo

Você pode realizar um teste da conexão nesta tela. Caso seja necessário realizar outras validações referentes a conexão criada, clique aqui e acesse o documento no TDN .

Card
label13º Passo

Após a criação da base de dados, execute o script abaixo para criar o usuário padrão:

 

--Criação de tablespaces específicas para o TAF - Motivo: Desempenho e gerenciamento

CREATE TABLESPACE ESOCIAL_DADOS

DATAFILE 'C:\BasesOracle\Taf\ESOCIALDADOS1.DAT' SIZE 120M  AUTOEXTEND ON NEXT 10M

   DEFAULT STORAGE ( INITIAL 8K

                 NEXT    256K

                 MINEXTENTS 1

                 MAXEXTENTS 121

                 PCTINCREASE 50);

CREATE TABLESPACE ESOCIAL_INDICES

   DATAFILE 'C:\BasesOracle\Taf\RMIND1.IDX' SIZE 30M  AUTOEXTEND ON NEXT 10M

   DEFAULT STORAGE ( INITIAL 8K

                 NEXT    84K

                 MINEXTENTS 1

                 MAXEXTENTS 121

                 PCTINCREASE 50);

CREATE TEMPORARY TABLESPACE ESOCIAL_TMP

   TEMPFILE 'C:\BasesOracle\Taf\ESOCIALTMP1.DAT' SIZE 10M  AUTOEXTEND ON NEXT 5M

EXTENT MANAGEMENT LOCAL;

-- Criação de Usuários


CREATE      USER ESOCIAL

      IDENTIFIED BY ESOCIAL

      DEFAULT TABLESPACE  ESOCIAL_DADOS

      TEMPORARY TABLESPACE ESOCIAL_TMP;


GRANT CONNECT,DBA,RESOURCE TO ESOCIAL;

GRANT CONNECT, RESOURCE, CREATE VIEW TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ANY DICTIONARY TO ESOCIAL;

GRANT EXECUTE ON DBMS_SYS_SQL TO ESOCIAL;

GRANT EXECUTE ON DBMS_SQL TO ESOCIAL;

GRANT CREATE TRIGGER TO ESOCIAL;

GRANT DROP ANY TRIGGER TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON V_$SESSION TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON V_$STATNAME TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON V_$SESSTAT TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON V_$INSTANCE TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON SYS.OBJ$ TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON SYS.COL$ TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON SYS.ICOL$ TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON SYS.IND$ TO ESOCIAL;

TAF e TSS utilizando Progress

Nos exemplos a seguir, referenciaremos apenas o banco TAF, mas todos os passos descritos deverão igualmente ser realizados também para o banco TSS.


Deck of Cards
idProgress

Caso o SGBD utilizado seja o Progress, segue procedimento para a criação da base de dados.

Card
label1º Passo

Primeiramente verificar a versão do Progress OpenEdge, pois para utilizar o TAF com banco de dados Progress, deverá ser utilizada a versão 11.7.2 ou superior. Para validar a versão, edite o arquivo version.r localizado na pasta de instalação do Progress (c:\dlc117).

Card
label2º Passo

Será necessário criar Storage Areas separadas para dados e índices. Estas Storage Areas devem ser obrigatoriamente do tipo II. Sugerimos trabalhar com cluster de 64 blocos, mas as outras configurações possíveis são 8, 64 ou 512 blocos. Mais informações sobre o funcionamento e configuração de uma Storage Area tipo II podem ser obtidas neste link: https://cat.totvs.com.br/eConsultor/Pesquisa/kbase_Det.aspx?kbid=61729

Abaixo um exemplo de arquivo de estruturas do banco de dados (.st):

Neste exemplo, criamos um banco de dados chamado "TAF", com as Storage Areas "TAF Dados" e "TAF Indices" com cluster 64, as quais serão utilizadas para armazenar Dados e Índices, respectivamente. Este tamanho de cluster (8, 64 ou 512) determina a quantidade de blocos de dados que serão criados de forma contígua. Quando a tabela é criada, automaticamente serão criados 64 blocos exclusivos para esta tabela. Quando o espaço nestes 64 blocos se esgotar, serão criados novamente mais 64 blocos exclusivos. A cada solicitação de mais espaço para a tabela, será criada a quantidade de blocos relacionada ao tamanho do cluster.
Observação: Para o DBAccess, o nome da Storage Area é case-sensitive. Quando informar o nome das Storage Areas na instalação ou configuração do DBAccess, insira corretamente o nome informado no arquivo.


Card
label3º Passo

Acessar o aplicativo Proenv, posicionar no diretório de banco de dados onde foi criado o arquivo taf.st e executar o comando:

prodb <nome banco> <dir-instalação Progress>/empty8

Abaixo um exemplo do banco criado conforme a estrutura do arquivo taf.st.

Recomendamos também habilitar o large files para o banco. Isto porque os extends do banco Progress tem por padrão o tamanho máximo de 2GB e ao atingir este limite é necessário adicionar um novo extend. É possível configurar o banco para que os extends possam crescer mais de 2GB executando o seguinte comando:

proutil <nome banco> -C enablelargefiles


Card
label4º Passo

Deve-se criar um usuário específico para o banco TAF. O usuário "PUB" não deverá ser utilizado.

Neste ponto, além do usuário sysprogress recomendamos criar um usuário chamado "TAF", para facilitar o entendimento e administração deste banco de dados.
Os usuários deverão ser criados através do Data Administration, menu Admin > Security > Edit User List seguindo o processo abaixo:

Card
label5º Passo

O usuário TAF deverá possuir permissões de DBA, as quais são fornecidas através do SQL Explorer.

Conectar via SQL Explorer o banco com o usuário "sysprogress" e dar permissões de DBA para o usuário "taf", através dos comandos abaixo:
sqlexp -db <nome banco> -H <nome servidor banco> -S <porta do broker SQL> -user sysprogress -password sysprogress

DICA: A porta do broker é a porta definida para o parâmetro "-S" ao carregar o banco com o parâmetro “-ServerType SQL”.

grant dba to <nome banco>;

commit;

Card
label6º Passo

Carga do banco de dados:

O banco de dados deverá ser iniciado com um segundo broker de login, para os acessos SQL provenientes da conexão ODBC. Abaixo um script de carga utilizado para a carga deste banco de dados:

set dlc=c:\dlc117
set path=c:\dlc117\bin;%path%

call sql_env.bat

call c:\dlc117\bin\proserve "C:\totvs\banco\taf\taf" -B 20000 -spin 10000 -bibufs 400 -L 200000 -Mm 4096 -N tcp -S 32000 -Ma 10 -Mn 11 -Mpb 2 -n 101

call c:\dlc117\bin\proserve "C:\totvs\banco\taf\taf" -m3 -S 32001 -ServerType SQL -Ma 10 -Mpb 8


A linha "call sql_env.bat" deverá ser inserida antes da carga do banco de dados. Este script é utilizado para configurar as variáveis de ambiente do Java, as quais são utilizadas para a execuções de procedures SQL. Se esta linha não for inserida, ocorrerão erros na utilização do TAF.

Card
label7º Passo

Ativação de Índices:

ATENÇÃO: Este passo deverá ser realizado somente após a instalação e inicialização do TAF ter sido concluída.

Durante o processo de inicialização do TAF, alguns índices são criados inativos. Após realizar o processo de inicialização, recomendamos proceder com a ativação destes índices. Este processo deve ser realizado através do comando proenv do Progress, com o utilitário "idxbuild". Abaixo um exemplo de sua execução:

proutil <nome banco> -C idxbuild all



Este procedimento deve ser executado com o banco de dados Offline.

Criação do ODBC para base de dados Progress


Criação e configuração ODBC - TAF e TSS

Deck of Cards
idCriação e Configuração ODBC - TAF
Card
label1º Passo

É necessário que o ODBC seja criado em 32 bits, então execute o comando “%WinDir%\SysWoW64\odbcad32.exe” - para TOTVS | DBAccess 32 bits em sistemas operacionais 64 bits.

Card
label2º Passo

Após executar o comando, o Windows abre o “Administrador de Fonte de dados ODBC”.

Crie a fonte de dados acessando a aba “Fonte de dados do sistema” e clicando em “Adicionar”:

Card
label3º Passo

Selecione o driver “Progress OpenEdge 11.7 Driver”:


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label4º Passo

Utilize nesta conexão a porta de conexão definida no broker identificado com o "-ServerType SQL", e os dados de autenticação do usuário que foi previamente criado.

Observações:

  • Todos os passos acima devem ser feitos também para o banco TSS, atentando-se para o usuário, nome do banco e porta de conexão definidos para o banco TSS.
  • O vídeo contido neste link (https://cat.totvs.com.br/eConsultor/Pesquisa/kbase_Det.aspx?kbid=63418) traz informações adicionais a respeito da configuração de conexões ODBC para o banco de dados Progress OpenEdge. Nele serão encontradas também informações sobre a carga de um segundo broker para conexões SQL, criação de usuário no banco de dados, concessão de privilégios para o usuário e configuração da conexão ODBC.


TAF e TSS utilizando Informix


Nos exemplos a seguir, referenciaremos apenas o banco TAF, mas todos os passos descritos deverão igualmente ser realizados também para o banco TSS.

Deck of Cards
idInformix

Caso o SGBD utilizado seja o Informix, segue procedimento para a criação da base de dados.

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label1º Passo

Em Informix, é obrigatório utilizar o collation 1252 para criação dos bancos. Para isto, utilize os comandos export ou set para setar as variáveis abaixo de acordo com o sistema operacional do servidor do banco.

Em Linux:

export DB_LOCALE=en_US.1252

export CLIENT_LOCALE=en_US.1252

Em Windows:

set DB_LOCALE=en_US.1252

set CLIENT_LOCALE=en_US.1252

Card
label2º Passo

Para criar o banco de dados, acesse o DBAccess do Informix

Card
label3º Passo

Acesse o menu Database > Create

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label4º Passo

Crie o banco de dados informando o nome que desejar para armazenar as informações do TAF. Exemplo: taf ou taf_prod.

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label5º Passo

Selecione o DBSpace onde será criado o banco de dados.

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label6º Passo

Após definir o DBSpace acessar o menu Exit e confirmar a opção Create-new-database.

OBS: Este mesmo procedimento (1º ao 6º passos) deverão ser realizados para criação do banco de dados TSS do TAF.


Criação do ODBC para base de dados Informix



Criação e configuração ODBC - TAF e TSS


Deck of Cards
idCriação e Configuração ODBC - TAF
Card
label1º Passo

É necessário que o ODBC seja criado em 32 bits, então execute o comando “%WinDir%\SysWoW64\odbcad32.exe” - para TOTVS | DBAccess 32 bits em sistemas operacionais 64 bits.


Card
label2º Passo

Após executar o comando, o Windows abre o “Administrador de Fonte de dados ODBC”.

Crie a fonte de dados acessando a aba “Fonte de dados do sistema” e clicando em “Adicionar”:

Card
label3º Passo

Selecione o driver IBM Informix ODBC Driver”.


Card
label4º Passo

Informe o nome da nova fonte de dados.

Card
label5º Passo

Informe os dados para conexão com a base de dados e os dados de autenticação do usuário no Informix ou outro usuário caso tenha sido criado.


Card
label6º Passo

Na aba Environment, confirme se as informações estão conforme tela abaixo:

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label7º Passo

Na aba Advanced, confirme se as opções estão conforme tela abaixo e OK para Finalizar.

Observação:

  • Todos os passos acima devem ser feitos também para o banco TSS.


Instalação do TAF


Após a realização dos procedimentos anteriores é hora de iniciar a instalação do TAF.

Primeiramente deve-se baixar a mídia de instalação do Portal de Suporte seguindo a seleção abaixo. Haverá sempre a última mídia disponível, mas caso apareça mais de uma, utilizar sempre a última liberada (verificar coluna Data).

Primeira parte - Execução do instalador



Deck of Cards
idInstalação do TAF
Card
labelDownload

Para iniciarmos a instalação do TAF, extraia o conteúdo do instalador baixado e execute. A tela referente ao Contrato de Licença de uso será apresentada. Após a leitura e aceite do mesmo, clique na opção “Avançar”:

Card
label1º Passo

Selecione o diretório onde o sistema será instalado e clique em “Avançar”. Por padrão, a instalação é sugerida no caminho C:\TOTVS\TAF mas pode ser alterado:

Card
label2º Passo

Nesta tela são apresentados os componentes que serão instalados. Selecione o DbAccess a ser instalado e clique em avançar, sem desmarcar nenhuma opção:

Card
label3º Passo

Selecione o diretório para a criação de atalhos e clique em “Avançar”:

Card
label4º Passo

A tela abaixo será apresentada com as informações referentes aos componentes selecionados para serem instalados. Clique em instalar para iniciar o processo: 

Card
label5º Passo

Durante a instalação as seguintes telas serão apresentadas. Este processo leva alguns minutos:

Card
label6º Passo

Após a finalização da configuração da instalação, o assistente será apresentado. Clique em avançar para prosseguir com a instalação:

Card
label7º Passo

Selecione a opção de SGBD que foi configurado no início do procedimento e informe o nome da conexão que foi criada no ODBC.

Desça a tela utilizando a barra de rolagem e informe usuário e senha que foram criados para o banco.

Caso tenham sido criados utilizando o script padrão do início do documento, digite:

Usuário = esocial
Senha = esocial

Importante: Caso a base de dados seja Oracle, selecione o caminho da oci.dll criada na instalação do Oracle. Para facilitar, a DLL está localizada na pasta bin da home do Oracle.

Clique em “Avançar” para que o assistente faça as configurações necessárias no ambiente. 

Card
label8º Passo

Após a criação dos arquivos de configuração do DbAccess, a mensagem informando que a configuração foi efetuada corretamente será apresentada. Clique em “Fechar” para que a instalação do TAF seja iniciada: 

Caso seja apresentada a mensagem abaixo referente a falha de conexão, finalize o sistema, reinicie o serviço do DbAccess (Taf-DbAccess) e execute o sistema novamente. Além disso, valide a conexão criada utilizando o DbMonitor. (Veja no menu "Configuração DbMonitor", como realizar a validação através do aplicativo.)

Card
label9º Passo

Neste momento a instalação do TAF será iniciada. Informe a porta para comunicação com o Smartclient HTML. Por padrão, a 8095 é apresentada na instalação. Caso seja necessário, realize a alteração. (Verifique a aba de dicas para verificar se a porta está liberada.)

Caso seja possível que outras máquinas atualizem o aplicativo que está sendo instalado, informe os IP’s das mesmas utilizando o campo *Opcional apresentado na tela e clique em “Avançar”:

Card
label10º Passo

Na tela que será apresentada, informe o IP e a porta do servidor de licenças, para que seja feita a validação e o consumo das mesmas. 

Card
label11º Passo

Após fornecer as informações referentes ao License Server, será apresentada a tela para a seleção dos “Menus” a serem instalados. Orientamos que todos sejam selecionados, para evitar a necessidade de reinstalação, caso algum outro módulo seja integrado com o TAF em sua empresa. Clique em “Avançar” para prosseguir com a instalação:

Card
label12º Passo

Após a seleção dos menus a serem instalados, será apresentada a tela abaixo com alguns links úteis para maiores informações sobre o TAF e os componentes da sua instalação. Clique em “Finalizar” para que a instalação seja iniciada:

Durante a execução do instalador, a tela abaixo permanecerá aberta.

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label13º Passo

Após a finalização do processo, a tela abaixo será apresentada e os atalhos serão criados na área de trabalho. Finalize o assistente de instalação para que a configuração inicial do sistema seja realizada.

Caso a instalação executada tenha sido a “Instalação Completa – TAF + TSS”, conforme orientado no início do processo, aguarde alguns instantes para que a instalação do TSS seja iniciada. Caso a tela não seja apresentada, execute o comando Alt+Tab e verifique se o ícone abaixo será apresentado e selecione o mesmo.

Card
labelDicas!

Dica1: Para verificar se a porta está em uso, utilize o comando netstat -n -a | find ":8095" (onde 8095 é a porta que está sendo testada) no prompt. No exemplo abaixo, a porta está sendo utilizada:

No exemplo abaixo nenhum status foi apresentado, portanto a porta está liberada:


Configuração DbMonitor



Deck of Cards
idConfiguração DbMonitor
Card
label1º Passo

Para realizar a validação da conexão do TAF com o DbAccess, acesse o caminho de instalação do mesmo para a realização do teste. Por padrão, o mesmo é instalado em "C:\totvs\TAF\TafDbAccess32".

Neste diretório, localize o arquivo "dbaccess.ini" e abra com um editor de texto. Nele será possível identificar a porta que foi utilizada para realizar a comunicação entre os sistemas.


Card
label2º Passo

Após identificar a porta, execute o aplicativo "DbMonitor.exe", localizado no mesmo diretório. Informe o nome da máquina em que a instalação está sendo realizada e a porta que foi identificada no passo anterior e clique em "Ok":

Card
label3º Passo

Acesse a aba “Configurações” e depois selecione a aba de acordo com o SGBD utilizado para a criação da base de dados. Clique em novo para configurar a conexão que será validada no teste.

Importante: Caso seja Oracle, Progress (OpenEdge) ou outro banco, utilize a aba correspondente ao SGBD.

Card
label4º Passo

Informe o nome da conexão criada no início (Por padrão, a conexão foi criada como TAF) e clique em “Ok”:

Card
label5º Passo - SQL

Selecione o ambiente, informe o usuário e a senha definidos para o banco de dados e clique em "Salvar".

(Se foi utilizado o script de criação do usuário padrão, informar Usuário: esocial e senha: esocial)

Card
label5º Passo - Oracle

Selecione o ambiente, informe o usuário e a senha de banco de dados e clique em "Salvar".

Image Modified

Card
label5º Passo - Progress

Selecione o ambiente, informe o usuário e a senha de banco de dados e clique em "Salvar".

Image Added

Card
label5º Passo - Informix

Selecione o ambiente, informe o usuário e a senha de banco de dados e clique em "Salvar".

Image Added

Card
label6º Passo

Após fornecer as informações, selecione a aba “Assistentes” e em seguida a opção “Validação de Conexão”:

Card
label7º Passo

A tela de boas-vindas do assistente será apresentada. Clique na opção “Avançar” para que a tela de seleção de banco de dados seja apresentada:

Card
label8º Passo

Selecione o banco de dados utilizado para a criação das bases de dados e clique em “Avançar”:

Card
label9º Passo

Informe o nome da conexão que será testada e clique em “Finalizar”:

Card
label10º Passo

Caso a configuração da conexão esteja correta, a mensagem abaixo será apresentada:




Instalação do TSS



Deck of Cards
idInstalação do TSS

Após a instalação do TAF, utilizando a opção de instalação completa, a instalação do TSS será iniciada automaticamente. Siga os procedimentos abaixo para realizar a parametrização:

Card
label1º Passo

Selecione o idioma de instalação e clique em “OK”:

Card
label2º Passo

A tela de “Boas Vindas” será apresentada. Clique em “Próximo” para prosseguir com a instalação:

Card
label3º Passo

A tela referente ao Contrato de Licença de uso será apresentada. Após a leitura e aceite do mesmo, clique na opção “Avançar”:

Card
label4º Passo

** Selecione o caminho para instalação e clique em “Próximo”. Por padrão, a instalação é realizada no caminho C:\totvssped, porem orientamos que o caminho seja alterado para "C:\TOTVS\TSSTAF" ou "C:\TOTVS\TAF\totvssped" para facilitar a manutenção de arquivos:

Obs: Após a definição do caminho a ser utilizado, a mensagem abaixo será apresentada. No exemplo foi utilizado o caminho padrão:

Card
label5º Passo

Na tela seguinte, mantenha a opção referente a instalação do TOTVS Service SOA “Online” marcada e clique em “Próximo”:

Card
label6º Passo

Nesta tela, iremos utilizar algumas informações que já foram configuradas anteriormente:

Sobre as configurações do TSS, informe o nome da máquina em que o mesmo foi instalado e a porta HTTP que será utilizada para a comunicação.

Nas informações pertinentes ao banco de dados que será utilizado pelo TSS, utilize as mesmas configurações que foram preenchidas ou identificadas no DbMonitor (nome da máquina, alias e porta)

Card
label7º Passo

Como o DbAccess já foi instalado junto com o TAF, apenas mantenha as opções que foram marcadas como Default e clique em "Próximo":

Card
label8º Passo

Nesta tela, apenas altere a porta TCP caso a porta Default já esteja sendo utilizada e clique em "Próximo":

Card
label9º Passo

Neste momento, o sistema será instalado. Aguarde a conclusão do processo e clique em "Próximo":

Card
label10º Passo

Agora, vamos definir as preferências em relação a utilização do sistema e a criação de atalhos. Após realizar a seleção, clique em "Próximo":

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label11º Passo

O sistema irá realizar as configurações finais da instalação e iniciar os serviços utilizando as mesmas. Clique em "Próximo" para concluir o processo:

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label12º Passo

Clique em "Pronto" para finalizar o wizard:




Configuração inicial do TAF (primeiro acesso)



Deck of Cards
idConfiguração inicial do TAF (primeiro acesso):
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label1º Passo

Localize o atalho criado na área de trabalho e execute o aplicativo:

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label2º Passo

Informe o usuário “admin”, deixe o campo referente a senha vazio e clique no botão “Entrar”:

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label3º Passo

Na tela de boas-vindas ao usuário, verifique as informações apresentadas e clique novamente em “Entrar”:

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label4º Passo

Selecione a localização e clique em “Ok”:

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label5º Passo

A tela referente a criação das tabelas do sistema será apresentada:

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label6º Passo

Selecione o diretório dos arquivos de dados (C:\totvs\TAF\data) e clique em abrir: 

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label7º Passo

Novamente a tela de criação de tabelas na base de dados será apresentada:

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label8º Passo

Ao finalizar a criação das tabelas, será apresentada a tela de cadastro de moedas. Apenas clique em “Confirmar”:

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label9º Passo

Neste momento será apresentada a tela informando que existe uma divergência nas informações. Clique em "Avançar" para corrigir/atualizar a informação.

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label10º Passo

Clique no menu "Efetuar amarração dos Estabelecimentos" para iniciar o procedimento:

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label11º Passo

Na tela abaixo, de um duplo clique no campo "Código Complementar" ou acione a tecla F8 até que apareça a informação 99 (onde 99 equivale ao Grupo de Empresa) + 01 (onde 01 equivale ao Código da Filial).

Neste caso ficaria 9901. Após alterar as informações, clique em "Confirmar" para prosseguir.

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label12º Passo

Aguarde o termino do processamento das informações, conforme tela abaixo e posteriormente clique em finalizar. Neste momento será necessário efetuar um novo login no TAF.


Configuração inicial do TAF (segundo acesso)



Deck of Cards
idConfiguração inicial do TAF (segundo acesso):
Card
label1º Passo

Após efetuar o segundo login no sistema, a tela de apresentação do processo de configuração do TAF será apresentada. Clique em “Avançar”:

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label2º Passo

Na tela de seleção do Grupo para processamento, selecione as empresas habilitadas para processamento e clique em “Avançar”:

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label3º Passo

Selecione as opções marcadas abaixo e clique em “Avançar”:

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label4º Passo

Na opção “Porta de Conexão do DbAccess” a informação deverá ser a mesma que foi utilizada no início da instalação. (Verifique a informação conforme a configuração realizada no DbMonitor):

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label5º Passo

Na tela seguinte, por padrão a “Porta de conexão do Web Services” vem como 8080, porém essa porta geralmente já é usada no RM Portal. Orientamos que utilize a porta 8090, caso a mesma não esteja em uso. Clique em “Avançar” após o preenchimento das informações:

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label6º Passo

Clique em “Processar as configurações realizadas neste assistente” para finalizar a configuração:

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label7º Passo

Será exibida a tela de status do processamento das informações.

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label8º Passo

Ao finalizar o procedimento solicitado, será exibida a tela anterior com o log de execução:

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label9º Passo

Clique em finalizar e reinicie o sistema para prosseguir com as parametrizações:

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label10º Passo

Ao finalizar o wizard, um resumo das configurações utilizadas será apresentado. Apenas confirme as informações e clique em "Sair":

Informações
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Informações
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Produto: TAF e TSS

Informações
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Versão: 12.1.XX

Informações
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Processo: Instalação e configuração do TAF - TOTVS Automação Fiscal e TSS - TOTVS Service SOA.

Informações
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Informações
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Status: Publicado

Informações
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Data:  

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Autores:

Karen de Freitas Machado