Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Capital Humano, C&P e Educacional

Módulo:

MFP - Folha Pagamento

Função:

FP1500 - Funcionário, FP9840 - Validação e Carga eSocial - FP1840 - Transferência de Funcionarios, FP1850 - Transferência Coletiva de Funcionários

Situação/Requisito:

Funcionário foi admitido por transferência entre empresas e depois teve transferência entre estabelecimentos, sendo que estas transferências são anteriores ao início do eSocial.

Ao efetuar a carga para eSocial, o evento S-2200 deste funcionário não identifica que houve a transferência entre empresas, e considera que o tipo de admissão é 1 - Admissão.

Para corrigir esta situação foi orientado que no FP1500, pasta Cadastral, o campo Admissão Funcionário fosse informado como "Transferência de CNPJ com Outra Raiz" e, no complemento eSocial, o campo Tipo Admissão fosse informada uma das opções de transferência. Desta forma, a pasta Suces Vinc ficará habilitada para que sejam informados os campos relativos ao empregador anterior. No entanto, o programa não deixa salvar estas alterações no complemento eSocial, apresentando a mensagem de erro 55756 - "Tipo Admissão Incorreto - Funcionário possui situação Entrada Transferência entre CNPJ´s Iguais."

Solução/Implementação:

FP1500

  • No programa de complemento eSocial, foi incluído na pasta Suces Vinc o quadro Múltiplas Transferências Anteriores ao eSocial com o campo Início Vínculo. Ele não é obrigatório, devendo ser preenchido apenas quando o funcionário entrou por transferência entre empresas e, depois teve transferência entre estabelecimentos (anteriores ao eSocial). Neste caso, deve ser informada a data em que o funcionário entrou na empresa via transferência. Não pode ser uma data igual ou superior à última entrada por transferência do funcionário.
  • Quando este campo estiver preenchido não será feita a validação do campo Tipo Admissão x Situação de Entrada por Transferência, que resulta na mensagem de erro 55756.

FP9840

  • Ao gerar a mensagem S-2200, o campo sucessaoVinc.dtTransf será atualizado com a data informada no campo Início Vínculo (caso esteja informada no programa de complemento eSocial do FP1500); caso contrário, será atualizado com a data informada no campo Admi Transf (FP1520, pasta Cadastral).
  • Alterado para somente efetuar a validação do campo Tipo Admissão x Situação de Entrada por Transferência, que pode resultar nos erros S-2200-205 ou S-2200-206, quando o campo Início Vínculo (complemento eSocial FP1500) não estiver informado.
  • Caso o campo Início Vínculo esteja informado e seu valor for maior ou igual à data de admissão por transferência do funcionário será gerado o erro S-2200-210.

FP1840 e FP1850

  • Ao efetuar uma transferência entre estabelecimentos, o campo Início Vínculo informado para o funcionário no estabelecimento origem será atualizado para o funcionário no estabelecimento destino.
Orientações:

No envio do cadastro inicial do funcionário ao eSocial (S-2200) são enviadas suas informações cadastrais e contratuais e, em relação as transferências, quando o funcionário veio transferido de outra empresa, antes da entrada do eSocial é necessário enviar também as informações da empresa origem. Neste caso como proceder:

FP1500 - Cadastro Funcionário

  • Pasta Cadastral - campo "Admissão Funcionário": parametrizar como "Transferência de CNPJ com Outra Raiz".

FP1500 - Complemento eSocial

  • Campo Tipo Admissão: informar o tipo da transferência: "Transferência de empresa do mesmo grupo econômico" ou "Transferência de empresa consorciada ou de consórcio" ou "Transferência por motivo de sucessão; incorporação; cisão ou fusão".
  • Pasta Suces Vinc: informar o CNPJ e Matricula eSocial do funcionário referente a empresa de origem, ou seja, empresa da qual ele veio transferido. Informar o CNPJ do estabelecimento matriz, ou seja, empregador.
  • Campo Início Vínculo: somente é obrigatório o preenchimento para funcionários que tiveram várias transferências entre empresas e entre estabelecimentos antes da data de entrada do eSocial. Caso o funcionário tenha apenas uma transferência pode deixar o campo sem a data, o programa buscará no histórico a data..

(ideia) Dicas:

Para obter esta data aconselhamos utilizar a função:

  • FP1602 - Consulta Afastamentos, onde ficam registrados os históricos das transferências, entradas e saídas e no botão Detalhe é possível visualizar os dados da empresa/estabelecimento/matricula; ou
  • FP1442A - Consulta Relacionamento Pessoa, onde é possível visualizar todas as empresas, estabelecimentos e a respectiva matrícula do funcionário nestas empresas; ou
  • Go to Excel, caso possua instalada esta ferramenta, pressione "CRTL + ALT + E" e extraia a planilha destas informações e classifique pela coluna "Adm Transf".

Diante desta consulta é possível verificar a última empresa que o funcionário atuou antes da empresa atual e utilizar estes dados para os campos da pasta "Sucessão Vínculo".

Informações
titleImportante!

Estas configurações são necessárias somente para funcionários que vieram transferidos de outra empresa e depois tiveram transferências entre estabelecimentos com data anterior a vigência do eSocial.

(aviso) Quando o campo "Admissão Funcionário" (FP1500 - Pasta Cadastral) estiver configurado com as demais opções, diferente de "Transferência de CNPJ com Outra Raiz" não é necessário informar estas informações, visto que o campo "Tipo Admissão" (FP1500 - Complemento eSocial) deve ser sempre igual a "Admissão" e, neste caso não são exigidas as informações de sucessãoPara mais informações quanto aos procedimentos e orientações deste processo, consulte a base de conhecimento: DESOCIAL0029 - Como preencher os campos referentes à Sucessão Vínculo - FP1500.