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Produto:

Framework

Versões:

11.XX; 12.1.XX

Ocorrência:

Manual Gestão de Conteúdo - Portal WEB

Ambiente:

Portal WEB - Gestão de Conteúdos

Passo a passo:

1. Acessando o Portal:

Na máquina que está instalado o Portal, digite http://localhost/Corpore.Net



1.1. Primeira tela do Portal apresentada.

a. Para continuar, deve-se informar um usuário cadastrado nos sistemas RM.

b. A senha é a mesma utilizada para logar em qualquer sistema RM.

c. O campo Alias configurado, fica no arquivo Alias.dat na pasta RM.NET.


1.2. Remoção de Menu




Para alteração em algum menu do Portal, precisaremos editar o arquivo MENU.XML presente no diretório do Corpore.NET 

Vamos fazer um exemplo removendo o menu Educacional. 

   1- Abra o arquivo C:\CorporeRM\Corpore.Net\Menu.XML
   2- Localize a TAG <ID>MainEducacional</ID>
   3- Comente a mesma usando os caracteres
  <!-- <ID>MainEducacional</ID> -->
   4- Salve o arquivo e atualize a página do Portal. 

Você consegue identificar um Menu quando a tag (linha de comando) é um

<ID> Main ______</ID> . Os ID seguido de um Main é um Menu da Página Principal do Portal exceto para MainPortal e MainProcessos. 

Aviso
Observação: Para versões superiores à 12.1.16, não é mais possível realizar a inibição do menu através do arquivo Menu.xml. Essa alteração deve ser realizada pelo “Menu Portal” no módulo Gestão de Conteúdos:

          


Mais detalhes sobre as customizações utilizando o Menu Portal, acesse o link abaixo:


Customização Portal Corpore RM - Menu Portal


1.3. Criação doAutoLogin

O Portal WEB, não utiliza o Login Unificado, como é feito nas outras aplicações. Porém é possível criar um autologin para que um mesmo usuário autentique no portal.  

Para que o cliente não precise informar sempre o usuário e senha no RM Portal, o mesmo pode integrar o RM com o AD e utilizar a opção de AutoLogin.
Obs. Para isso o mesmo deve realizar a chamada do Portal dentro de um site que o usuário já esteja autenticado.

Segue abaixo o arquivo  AutoLogin como exemplo:

AutoLogin

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN"[ "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd|http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd ]">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" >
<head>
<title>Corpore RM.net - Auto Login</title>
</head>
<body>
<span style="font-family:Verdana; background-color:#cecece; border:solid 1px
#000000">O Login será feito via javascript em 5 segundos.</span>
<form action="http://localhost/corpore.net/login.aspx?AutoLoginType=ExternalLogin" method="post">
<input type=hidden name="user" value="mestre" />
<input type=hidden name="pass" value="rm sistemas" />
<input type=hidden name="alias" value="CorporeRM" />
<input type=submit value="Fazer o Login agora" />
</form>
<script language=javascript>
function AutoLoginOnLoad()
{
window.setTimeout("ScriptDoLogin()", 5000);
}
//Se quiser fazer o login ao carregar basta chamar esta função function ScriptDoLogin()
{
document.forms[0].submit();
}
AutoLoginOnLoad();
</script>
</body>
</html>



1.4. Remoção dos Links na página de Login
Para alteração na página de Login, será necessário alterar o arquivo WEB.CONFIG. Nas tags indicadas, colocar o valor "false" para remoção.

Para remoção do Link Currículo:


<!--Informa se o link para o currículo está visível na página de login-->

<add key="LoginCurriculoVisible" value="true"/>


Para remoção do Link Cotação On-line:


<!--Informa se o link para a cotação está visível na página de login-->

<add key="LoginCotacaoVisible" value="true"/> 


Para remoção do Link Executor Web:


<!--Informa se o link para o executor está visível na página de login-->

<add key="LoginExecutorVisible" value="true"/>


Para remoção do Link Processo Seletivo:


<!--Informa se o link para processo seletivo está visível na página de login-->

<add key="LoginProcSeletivoVisible" value="true"/> 


Para remoção do Link Esqueceu sua senha?:


<add key="RecoverPassVisible" value="true"/>

<!--Informa se o controle "Esqueceu sua senha" estará visivel na página de login.–>


Para remoção da Seleção de Alias:


Indica se o seletor de alias estará visível para o usuário. Esse recurso deve ser utilizado com a TAG DefaultAlias-->

<add key="HideAliasSelector" value="true"/>


Informa o Alias padrão quando utilizada a opção HideAliasSelector. Esse recurso é complementar à utilização da TAG HideAliasSelector-->

<add key="DefaultAlias" value="CorporeRM"/>

Aviso

Obs: Por exigência do MEC, o link "Pesquisar acervo" deve estar visível, pois qualquer pessoa deve poder fazer essa pesquisa na Instituição.



1.5.Alteração do Logo da página inicial
Para alteração na imagem de fundo do RM Portal, acesse o arquivo C:\CorporeRM\Corpore.Net\Images\LoginBG.JPG 

Após fazer um back-up da Imagem, faça a alteração nesse arquivo colocando a nova imagem desejada. Exemplo:


Aviso

Na versão 11.82.35.118 ou superior, o caminho para alteração da imagem do RM Portal é:

C:\totvs\CorporeRM\Corpore.Net\Images\login

Arquivo:

fwlgn_bg_web.png

Após a alteração, reinicie o Serviço do Host, o IIS e limpe o Histórico de Navegação no Browser.


1.6. Outras configurações do WEB.CONFIG

Algumas configurações no portal, são feitas através do arquivo WEB.CONFIG, presente no diretório \CorporeRM\Corpore.NET. 

1- Configurando o Fale Conosco: 

<!--Configurações do link "Fale Conosco": Ativa ou desativa o fale conosco.;

Em ContactAddress é definido o endereço que será enviado o e-mail. Caso este parâmetro esteja vazio o e-mail é enviado para o responsável pela
localidade. -->
<add key="EnableCallUs" value="true" />
<add key="ContactAddress" value="" />

2.Gestão de Conteúdo e Ferramentas

A parte de Gestão de Conteúdo, é toda aquela que está dentro do Item Portal:



A parte de Ferramentas, é onde se encontram o Cubo de Decisão, Relatórios e Consultas SQL:



2.1.Cubos de Decisão



Para configuração do CUBO para emissão no Portal WEB, siga as instruções abaixo: 

2.1.1.Configuração daextensão .CUB

No Painel de Controle | Ferramentas Administrativas, clique na opção

Internet Information Services

Nas propriedades do Corpore.NET, diretório virtual do Portal RM, acesse a aba Cabeçalhos HTTP;



Localize a opção de Tipos de arquivos para incluir um novo tipo MIME; 
Clique no botão Novo Tipo;


 Preencha os campos conforme figura abaixo, e clique em OK;



No Painel de Controle | Ferramentas Administrativas, clique na opção Fontes de dados (ODBC);
Selecione a guia Fonte de Dados do Sistema ou System DSN, clique em Adicionar ou ADD para criar uma nova fonte de dados;




Selecione um driver para o qual deseja configurar uma fonte de dados, em seguida clique em Finalizar ou Finish
Informe o Nome da fonte de dados ODBC, obrigatoriamente CORPORERMCOM, e o Servidor onde a base de dados está localizada, depois clique em Próximo ou Next



 Selecione a opção de autenticação do Banco de Dados (Exemplo com SQL Server) com LoginID e Senha fornecidos pelo usuário, informe o Login ID e Senha RM/rm, respectivamente, e clique em Próximo ou Next



Marque a opção Alterar o Banco de Dados Padrão e selecione a base de dados desejada, em seguida clique em Próximo ou Next



 Marque a opção Usar configurações regionais ao exibir unidade monetária, números, datas e horas, em seguida clique em Finalizar ou Finish




Clique no botão Testar Fonte de Dados;



Clique no botão OK após o teste ter sido concluído com sucesso; 



Verifique que o ODBC CORPORERMCOM foi criado, em seguida clique no botão OK para concluir;



Nas opções - parâmetros - RM BIS e defina a fonte de dados ODBC conforme abaixo:



Após Configuração acima,é importante verificar as questões abaixo.
  Entrar no IIS > selecionar pasta CorporeRM > Propriedades 



Em disco virtual clicar em configuração 



  Na tela abaixo verificar se há alguma formato de Cubo. Se sim pode excluir 



3.Configuração de Ambiente



Alterando o contexto do Portal WEB, você poderá definir a Coligada, a Filial e demais parâmetros. 

3.1.Para configurar a Localidade.

O usuário deverá ter acesso a Localidade através do Portal EXE (Via Mdi, contexto Gestão de Conteúdos) dentro do Menu Cadastros \ Permissões dos usuários:



Acesse o usuário desejado e entre nos PROCESSOS. 
Esse Cadastro é feito dentro de Cadastros \ Localidade:



3.2. Para configurar Filial




4. Configurando Classificados.



Para criar novos classificados, acesse o link Portal->Administrar->Classificados. 

Clique na opção "Novo", para abrir uma nova página.

 Preencha os campos conforme o exemplo abaixo.

Na aba filtros, defina as localidades que irão ver esse classificado, os grupos de usuários e os usuários. 



Após salvar o classificado, o mesmo deve ser aprovado para que apareça no Portal. 



4.2 Configurando Aniversariantes
Para inclusão de aniversariantes, é necessário a inclusão de uma nova WebPart que acesse o recurso Aniversariante dentro do Portal 



Para inclusão da WebPart, abra a página de Administrar o Portal. Proceda da mesma forma para inclusão da WebPart de Notícias do Item 4.1. 



Defina o Título da WebPart e qual o Controle que será usado.

Defina também o Filtro, de quem terá acesso a essa WebPart. 

Quando configurado a WebPart dentro da página Principal os aniversário deverão aparecer seguindo os seguintes critérios: 

1- Funcionário dentro do Labore tem data de aniversário, hoje, de ontem ou de amanha.
2- Usuário que está acessando o Portal, estar na mesma localidade do funcionário aniversariante. 

OBS: Vale ressaltar que a localidade é configurada dentro do Portal como feito no item 3.1


4.3 Configurando Enquetes
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Para criar novas Enquetes, acesse o link Portal->Administrar->Criar Enquetes.
Clique na opção "Novo", para abrir uma nova página.
Preencha os campos conforme o exemplo abaixo. 
Na aba filtros, defina as localidades que irão ver essa enquete, os grupos de usuários e os usuários. 
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Após salvar a Enquete (Novo Registro), ficará visível a opção "Anexos", onde poderão ser criadas as Perguntas e respostas usadas nessa enquete. 
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Ao incluir uma Pergunta, será permitido escolher a forma de resposta da mesma: 
Permitir a escolha de uma única opção como resposta
Permitir a escolha de várias opções como resposta
Permitir uma resposta aberta pequena
Permitir uma resposta aberta grande 
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Após salvar a pergunta da enquete, a mesma poderá ser visualizada da mesma forma que irá aparecer ao acessar o Portal RM. 
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Através do Link "Apuração da Enquete", estará disponível a quantidade de resposta e detalhes dos votos, caso o mesmo não seja "Sigiloso". 
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Dica
A tabela que armazena as informações das enquetes é a NENQUETE.

4.4 Configurando Fóruns

Para criar um novo Fórum, acesse o link Portal->Administrar->Fóruns. 

Clique na opção "Novo", para abrir uma nova página.

Preencha os campos conforme o exemplo abaixo. 

Na aba filtros, defina as localidades que irão ver esse Fórum, os grupos de usuários e os usuários. 



4.5 4 Configurando Vagas

Para inclusão de vagas, é necessário a inclusão de uma nova WebPart que acesse o recurso Vagas dentro do Portal.



Para inclusão da WebPart, abra a página de Administrar o Portal. Proceda da mesma forma para inclusão da WebPart de Notícias do Item 4.1. 

Após a inclusão da WebPart para exibir as vagas, acesse o Link Portal->Administrar->Vagas.



Clique na opção "Novo", para abrir uma nova página. 

Preencha os campos conforme o exemplo abaixo.

Na aba filtros, defina as localidades que irão ver essa Vaga, os grupos de usuários e os usuários. 



O campo Localidade de Atuação, será para descriminar no Portal, onde a vaga está disponível. 


 5. Fale Conosco


No arquivo Web.config (C:\totvs\CorporeRM\Corpore.Net) no bloco <!--Configurações do link "Fale Conosco":

Poderá definir um e-mail para o qual serão enviadas as notificações do Fale Conosco:

Em ContactAddress é definido o endereço que será enviado o e-mail. Caso este parâmetro esteja vazio o e-mail é enviado para o responsável pela localidade. -->

                        <add key="EnableCallUs" value="true"/>

                        <add key="ContactAddress" value="informeaquioemail"/>


Para incluir ou alterar os dados do responsável pela localidade, acesse o RM Gestão de Conteúdos (RMPortal.exe), menu Cadastros -> Localidades -> edite a localidade desejada, no campo “Código do Usuário Responsável”. Selecione esse usuário, será apresentada a tela de cadastro de usuários, confirme e /ou altere o campo e-mail.

Observações: