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Crítica Central:B070
Crítica ANS0410
Descrição

Já existe registro ativo com o mesmo CPF, plano e empresa contratante na operadora.

Está validação ocorre apenas para beneficiários de planos Coletivos/Empresariais.

Solução

Verifique se não existe mais de um cadastro ativo para o beneficiário no mesmo plano, empresa e operadora.

Verifique se a forma de contratação do produto do beneficiário está correta. Se estiver, faça a carga de produtos na Central de Obrigações novamente.

Verificar se os campos na BA1 estão corretamente preenchidos, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar. Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Verifique se o relacionamento entre a BA1 e a BTS está feito corretamente.

O CPF é considerado na ordem: 1 - CPF do Beneficiário, 2 – CPF da Mãe, 3 – CPF do Preposto. A crítica só ocorrerá se os 3 estiverem vazios.

Campo AfetadoB3K_CPF, B3K_CPFMAE, B3K_CPFPRE, B3K_CODPRO, B3K_CODOPE
Origem do dado

BA1_CPFUSR, BA1_CPFMAE, BA1_CPFPRE, BA3_CODPLA+BA3_VERSAO, BA1_CODPLA+ BA1_VERSAO, BA0_SUSEP

Obs.:

Este campo é afetado pelos campos BTS_CPFUSR, BTS_CPFMAE, BTS_CPFPRE. Que pode ser replicado da BTS para a BA1 ao alterar os dados da vida.

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

...

B049
Crítica ANS

...

0902

...

Descrição

...

Número do plano (RPS) e Código do plano (SCPA) não podem ser informados simultaneamente.
Solução

Verifique se apenas um dos campos de Código do plano está preenchido no cadastro do produto do beneficiário (Número do Plano (RPS) ou Código do plano (SCPA)).

Verifique se o beneficiário está com o plano correto informado em seu cadastro.

Faça a carga de produtos na Central de Obrigações novamente.

Verifique se os dados do produto foram carregados corretamente na Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_SUSEP, B3K_SCPA
Origem do dadoBI3_SUSEP, BI3_SCPA

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo Afetado
Origem do dadoCrítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B050
Crítica ANS0903

...

DescriçãoUm dos planos (RPS ou SCPA) é obrigatório
Solução

Verifique se um dos campos de Código do plano está preenchido no cadastro do produto do beneficiário (Número do Plano (RPS) ou Código do plano (SCPA)).

Verifique se o beneficiário está com o plano correto informado em seu cadastro.

Faça a carga de produtos na Central de Obrigações novamente.

Verifique se os dados do produto foram carregados corretamente na Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_SUSEP, B3K_SCPA
Origem do dadoBI3_SUSEP, BI3_SCPA
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

...

B051
Crítica ANS

...

1201

...

Descrição

...

Data de contratação do plano é obrigatória

Preencher a data de contratação de acordo com a data estabelecida no contrato do plano de saúde.

Solução

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar. Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_DATINC
Origem do dadoBA1_DATINC



Crítica Central:B052
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

    B052

Crítica ANS

    1201

Descrição 

1201
Descrição

Data de contratação do plano deve ser posterior ou igual a 01/01/1940.

Preencher a data de contratação de acordo com a data estabelecida no contrato do plano de saúde.

Solução

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar. Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_DATINC
Origem do dadoBA1_DATINC
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

...

B053
Crítica ANS

...

1201

...

Descrição

...

Data de Contratação deve ser posterior ou igual a 01/01/1999, pois o plano informado é RPS

Preencher a data de contratação de acordo com a data estabelecida no contrato do plano de saúde.

Solução

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar. Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Verificar se o plano do beneficiário é realmente RPS. Se não for deve-se ajustar o cadastro do plano e refazer a importação do plano na Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_DATINC, B3K_SUSEP
Origem do dadoBA1_DATINC, BI3_SUSEP
Crítica Central:B054
Crítica ANS1301
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

    B054

Crítica ANS

    1301

Descrição 

Código de relação de dependência é obrigatório

...

Código de relação de dependência é obrigatório

Preencha o Código de relação de dependência conforme regra da ANS: '1' - Beneficiário titular (maior ou menor de idade). '3' - Cônjuge/Companheiro. '4' - Filho/Filha. '6' - Enteado/Enteada. '8' - Pai/Mãe.

Solução

Verificar se o campo Código Sib (BRP_CODSIB) do cadastro de graus de parentesco está preenchido.

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Campo AfetadoB3K_TIPDEP
Origem do dadoBA1_GRAUPA, BRP_CODSIB
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

...

B055
Crítica ANS

...

1302

...

Descrição

Código de relação de dependência não existe no sistema.

Preencha o Código de relação de dependência conforme regra da ANS: '1' - Beneficiário titular (maior ou menor de idade). '3' - Cônjuge/Companheiro. '4' - Filho/Filha. '6' - Enteado/Enteada. '8' - Pai/Mãe.

Solução

Verificar se o campo Código Sib (BRP_CODSIB) do cadastro de graus de parentesco está preenchido e com um valor válido.

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Campo AfetadoB3K_TIPDEP
Origem do dadoBA1_GRAUPA, BRP_CODSIB
Crítica Central:B059
Crítica ANS1601
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

    B059

Crítica ANS

    1601

Descrição 

...

CNPJ e CEI da empresa contratante não podem existir no cadastro simultaneamente

Preencher somente um dos campos (CNPJ ou CEI).

Solução

Verificar se os campos do cadastro da empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se os campos do cadastro do cliente (SA1) informado no contrato/empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se o beneficiário encontra-se no contrato correto.

Obs.: Para beneficiários com contrato tipo Pessoa Jurídica a ordem busca dos dados é: CEI e CNPJ cadastrados no Contrato (BQC), CEI e CNPJ do cliente (SA1) informado no contrato.

Para contratos do tipo pessoa física essa crítica não deve aparecer.

Campo AfetadoB3K_CNPJCO, B3K_CEICON
Origem do dadoBQC_CNPJ, BQC_CEINSS, A1_CGC, A1_CEINSS
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

...

B060
Crítica ANS

...

1602

...

Descrição

CNPJ ou CEI da empresa contratante, um deles deve existir para plano coletivo

Preencher um dos campos (CNPJ ou CEI).

Solução

Verificar se os campos do cadastro da empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se os campos do cadastro do cliente (SA1) informado no contrato/empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se o beneficiário encontra-se no contrato correto.

Obs.: Para beneficiários com contrato tipo Pessoa Jurídica a ordem busca dos dados é: CEI e CNPJ cadastrados no Contrato (BQC), CEI e CNPJ do cliente (SA1) informado no contrato.

Para contratos do tipo pessoa física essa crítica não deve aparecer.

Campo AfetadoB3K_CNPJCO, B3K_CEICON
Origem do dadoBQC_CNPJ, BQC_CEINSS, A1_CGC, A1_CEINSS
Crítica Central:B061
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

    B061

Crítica ANS

    1603

Descrição 

...

1603
Descrição

CNPJ ou CEI da empresa contratante não deve existir para plano individual ou familiar

Não preencher os campos CNPJ e CEI.

Solução

Verificar se o tipo de contrato do beneficiário está informado corretamente.

Campo AfetadoB3K_CNPJCO, B3K_CEICON
Origem do dadoBQC_CNPJ, BQC_CEINSS, A1_CGC, A1_CEINSS
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSolução
Campo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

...

B062
Crítica ANS

...

1604

...

DescriçãoCNPJ da empresa contratante inválido.
Solução

Verificar se os campos do cadastro da empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se os campos do cadastro do cliente (SA1) informado no contrato/empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se o beneficiário encontra-se no contrato correto.

Obs.: Para beneficiários com contrato tipo Pessoa Jurídica a ordem busca dos dados é: CNPJ cadastrados no Contrato (BQC), CNPJ do cliente (SA1) informado no contrato.

Para contratos do tipo pessoa física essa crítica não deve aparecer.

Campo AfetadoB3K_CNPJCO
Origem do dadoBQC_CNPJ, A1_CGC
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

...

B063
Crítica ANS

...

1704

...

DescriçãoCEI da empresa contratante inválido.
Solução

Verificar se os campos do cadastro da empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se os campos do cadastro do cliente (SA1) informado no contrato/empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se o beneficiário encontra-se no contrato correto.

Obs.: Para beneficiários com contrato tipo Pessoa Jurídica a ordem busca dos dados é: CEI cadastrado no Contrato (BQC), CEI do cliente (SA1) informado no contrato.

Para contratos do tipo pessoa física essa crítica não

...

deve aparecer.

Campo AfetadoB3K_CEICON
Origem do dadoBQC_CEINSS, A1_CEINSS

Campo Afetado

...

Origem do dado

BQC_CEINSS, A1_CEINSS

...

Crítica Central

...

Crítica Central:
B064
Crítica ANS

...

1801

...

DescriçãoCampo de Identificação de beneficiário titular é obrigatório para beneficiário dependente.
Solução

Verificar se na família existe um beneficiário com o tipo de usuário (BA1_TIPUSU) igual ao informado no parâmetro MV_PLCDTIT.

Verificar se na família existe um beneficiário com o grau de parentesco (BA1_GRAUPA) igual ao informado no parâmetro MV_PLTRTIT.

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_CODTIT
Origem do dadoBA1_GRAUPA, BA1_FILIAL, BA1_CODINT, BA1_CODEMP, BA1_MATRIC, BA1_TIPUSU, BA1_TIPREG, BA1_DIGITO, BA1_MATANT

...

Crítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica
Central:
Crítica ANSDescriçãoSolução
Campo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

...

B065
Crítica ANS

...

1803

...

Descrição

Campo de Identificação de beneficiário titular não pertence a um titular.

Preencher o campo Código Beneficiário Titular com um Código válido.

Solução

Verificar se na família existe um beneficiário com o tipo de usuário (BA1_TIPUSU) igual ao informado no parâmetro MV_PLCDTIT.

Verificar se na família existe um beneficiário com o grau de parentesco (BA1_GRAUPA) igual ao informado no parâmetro MV_PLTRTIT.

Verificar se os campos na BA1 estão corretamente preenchidos, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_CODTIT
Origem do dadoBA1_GRAUPA, BA1_FILIAL, BA1_CODINT, BA1_CODEMP, BA1_MATRIC, BA1_TIPUSU, BA1_TIPREG, BA1

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dadoCrítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
_DIGITO, BA1_MATANT
Crítica Central:

...

B066
Crítica ANS

...

1804

...

Descrição

Campo de Identificação de beneficiário titular não deve existir no cadastro para beneficiário titular.

Não preencher o campo Código Beneficiário Titular.

Solução

Verificar se na família existe um beneficiário com o tipo de usuário (BA1_TIPUSU) igual ao informado no parâmetro MV_PLCDTIT.

Verificar se na família existe um beneficiário com o grau de parentesco (BA1_GRAUPA) igual ao informado no parâmetro MV_PLTRTIT.

Verificar se os campos na BA1 estão corretamente preenchidos, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_CODTIT
Origem do dadoBA1_GRAUPA, BA1_FILIAL, BA1_CODINT, BA1_CODEMP, BA1_MATRIC, BA1_TIPUSU, BA1_TIPREG, BA1_DIGITO, BA1_MATANT
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica
B081
Crítica ANS


Descrição
Solução
Campo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

    B081

Crítica ANS

Descrição 

...

Campo Afetado

B3K_MUNICI

Origem do dado

BA1_MUNRES

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dadoCrítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo Afetado

Conteúdo do campo Código Município IBGE está incorreto

A regra busca na tabela BID se o Código informado é válido.

Solução

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Verifique se o relacionamento entre a BA1 e a BTS está feito corretamente.

Verifique se o campo origem de endereço (BA1_ORIEND) está indicando a origem do endereço correta do beneficiário.

Verificar se os Códigos de município estão corretamente cadastrados na

...

tabela BID.

Campo AfetadoB3K_MUNICI
Origem do dado

...

BA1_MUNRES
Crítica Central:

...

B001
Crítica ANS

...

3001

...

Descrição

...

CCO é obrigatório.

Para as movimentações Retificação, Cancelamento, Reativação e Mudança contratual o preenchimento do CCO é obrigatório.

Solução

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Caso a inclusão do beneficiário não tenha sido acatada pela ANS ainda, a movimentação desejada (Retificação, Cancelamento, Reativação e Mudança contratual) deverá aguardar até que o CCO seja atualizado.

Campo AfetadoB3K_CODCCO
Origem do dadoBA1_CODCCO

...

Crítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica
Central:
Crítica ANSDescriçãoSolução
Campo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B076
Crítica ANS

...

3001

...

Descrição

...

CCO inválido

Para as movimentações Retificação, Cancelamento, Reativação e Mudança contratual o CCO é obrigatório e deve ser preenchido com 12 caracteres.

Solução

Verificar se o campo na BA1_ CODCCO está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Caso a inclusão do beneficiário não tenha sido acatada pela ANS ainda, a movimentação desejada (Retificação, Cancelamento, Reativação e Mudança contratual) deverá aguardar até que o CCO seja atualizado.

Campo AfetadoB3K_CODCCO
Origem do dadoBA1_CODCCO
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B068
Crítica ANS

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1214

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Descrição

Data de Contratação deve ser anterior ou igual a menor data existente no cadastro: Data Histórico ou Data Cancelamento ou Data Reativação ou Data de Inclusão. Se não tiver havido mudança contratual.

Esta crítica indica que as datas de movimentação do beneficiário não estão na correta ordem.

Solução

Verificar se há um bloqueio ou desbloqueio antes da data de inclusão do beneficiário.

Verificar se o campo na BA1_DATINC está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_DATINC
Origem do dadoBA1_DATINC
Crítica Central:
Crítica ANS
Descrição
Solução


Campo Afetado
Origem do dado

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