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A rotina de

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Faturas a Receber
permite aglutinar vários títulos em outros, com diversas parcelas, para o mesmo cliente, sendo possível gerá-los apenas para a loja do título principal ou para todas as lojas do cliente. Estas transações atendem empresas que emitem ou recebem várias notas e apenas uma fatura.

O sistema permite gerar uma fatura de um cliente para outro, desde que o campo Cliente Fat. do Cadastro de Clientes esteja em uso. Esta opção é utilizada na geração de faturas para administradoras de cartão de crédito.

Nesta operação, novos títulos são gerados. O sistema solicita o código da condição de pagamento, permitindo assim que o vencimento da fatura seja redefinido e que ela possa ser desdobrada em múltiplas faturas, baixando os títulos originais.

 

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Image RemovedDica:

O parâmetro MV_1DUP sugere se o desdobramento de duplicatas será alfanumérico A ou numérico 1, 2,....

O tipo do título pode ser modificado no momento da inserção de dados para geração da fatura. Os títulos são sugeridos para aglutinação conforme a especificação do período de emissão, código do cliente e valor total da fatura.

 

...

Image RemovedImportante:

  • É importante observar que os dados referentes a prefixo, tipo, número e natureza na tela inicial são referentes aos títulos que serão gerados. Já os campos emissão, valor da fatura e fornecedor, são utilizados para filtrar os títulos.
  • A rotina Faturas a Receber não gera movimentação bancária.

(FINA280 - SIGAFIN)
Faturas a Receber (FINA280 - SIGAFIN)

Parâmetros envolvidos

  • MV_FATOUT: Tempo que o usuário tem para selecionar o registro.
  • MV_MSGTIME: Mensagem de aviso ao usuário informando que o tempo para utilização da tela está se acabando.
  • MV_JURFAT: Permite indicar se os juros do título original compõe o valor da nova fatura.

Procedimentos

Para incluir faturas a receber:

  1. Em Faturas a Receber, pressione a tecla [F12] para realizar a parametrização específica da rotina.

O sistema apresenta a tela de parâmetros.

2. Observe o parâmetro:

    • Considera Lojas?

Este parâmetro indica se a loja do cliente deve ser considerada na filtragem dos registros a serem compensados. Desta forma, se escolhida a opção Não, os títulos de todas as lojas do cliente serão trazidos para a confirmação da compensação. Se selecionada a opção Sim, somente os títulos da loja do título principal são exibidos para seleção.

3. Configure o parâmetro e confirme.

4. Em seguida, escolha a opção Selecionar.

O sistema abre a tela de inclusão de faturas a receber.

5. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.

6. Confira os dados e confirme.

O sistema abre uma janela solicitando confirmação dos dados.

7. Confirme.

O sistema exibe uma tela com todos os títulos que pertencem aos dados digitados anteriormente, marcados com .

Nesta tela, o sistema informa os dados da fatura que será gerada, ou seja: prefixo, número, natureza e moeda. Ao lado esquerdo da tela é apresentado o valor da fatura, o valor selecionado e o total de títulos selecionados. É importante observar que o valor selecionado é modificado à medida que os títulos são marcados. Da mesma forma, o número de títulos selecionados também é atualizado.

8. Selecione os títulos desejados para a geração da fatura e confirme.

9. Para desmarcar um título, posicione o cursor sobre ele e dê um duplo clique.

O sistema solicita a condição de pagamento.

10. Informe o código da condição de pagamento e confirme.

O sistema exibe uma tela para confirmação dos vencimentos gerados para a fatura.

11. Confirme.

O sistema apresenta a tela referente aos lançamentos contábeis.

12. Informe os dados e confirme.

Veja também

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