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Cancelamentos e Descontos por Agrupador

A emissão do relatório de documentos de saída cancelados e descontos visa dar suporte à área de faturamento com uma relação detalhada, item a item, de todos os documentos de saída que foram cancelados ou tiveram desconto de valor, de acordo com os parâmetros informados ao executar o programa, e ainda, no final, um resumo da relação apresentada.

Base da Extração

A partir do preenchimento dos parâmetros para execução, o sistema coleta, da base de dados, os documentos de entrada pela série, número e emissão. Os documentos de saída são relacionados por cancelamento/ desconto/ perdas, ou seja, são os documentos de entrada, de cancelamento/ desconto/ perdas que tenham a informação de vínculo para um documento de saída original.

Complemento da Extração

Na extração das informações da base de dados, o sistema relaciona as notas fiscais com clientes, produtos, grupo de produtos, contas a receber, pedidos de venda e com os agrupadores.

Corpo do Relatório

As informações impressas no nível de detalhe do relatório são:

...

  • Código e nome do cliente;

...

  • Número/ Série/ Data de Emissão do Documento de Entrada de Cancelamento/Desconto;

...

  • Número/ Série/ Data de Emissão do Documento de Saída;

...

  • Vencimento do Documento de Saída que foi cancelado ou teve desconto;

...

  • O valor do cancelamento (integral), do desconto ou da perda;

...

  • Para os cancelamentos, o valor burto original do documento de saída e, para o descontos, o valor do desconto, o total bruto e o total abatido (o desconto).

Quebras no Nível de Detalhe

Para a geração do corpo do relatório, no nível de detalhe, as informações são geradas obedecendo uma quebra de um nível, por Agrupador.

Esta quebra visa gerar um subtotalizador dos valores de cancelamentos e descontos para cada Agrupador.

Ordenação

O relatório é impresso na seguinte ordem:

...

  • Grupo de Produtos;

...

  • Código do Cliente;

...

  • Loja do Cliente;

...

  • Série da NF Original de Saída;

...

  • Emissão da NF Original de Saída;

...

  • Número da NF Original de Saída.

Resumos

No final do relatório, são gerados dois resumos.

No primeiro, há dois níveis de agrupamento de informações:

...

  • Tipo (de acordo com a série dos Documentos de Entrada);

...

  • Agrupador.

 

Neste resumo, são totalizados os valores dos cancelamentos ou descontos e também é exibido o percentual daquele valor dentro do total geral de descontos e cancelamentos do relatório.

No segundo, é gerado um resumo do mês atual ou anterior e a série, com valor e percentual.

Exemplo:

...

  • Documentos do Mês Corrente – CAN

...

  • Documentos do Mês Corrente – DES

...

  • Documentos do Mês Corrente – PDD

...

  • Documentos do Mês Corrente – PDI

...

  • Documentos dos Meses Anteriores – CAN

...

  • Documentos dos Meses Anteriores – DES

...

  • Documentos dos Meses Anteriores – PDD

...

  • Documentos dos Meses Anteriores - PDI


...

Procedimentos

1.

...

Acesse Relatórios/ Faturamento/ Cancelamentos e Descontos por Agrupador.

2.

...

Clique em Outras Ações/ Parâmetros.

3.

...

Preencha os parâmetros:

...

    • Da Emissão do Documento Saída Original: informe o período inicial para análise.

...

    • Até Emissão do Documento Saída Original: informe o período final para análise.

...

    • Da Emissão do Documento de Entrada: informe a data de emissão inicial do documento de entrada.

...

    • Até Emissão do Documento de Entrada: informe a data de emissão final do documento de entrada.

...

    • Gera planilha detalhada? ao informar Sim, ao término da impressão o sistema pergunta se deseja abrir a planilha, conforme indicado no diretório.

Ao confirmar com Sim, visualize os dados apresentados em Excel.

...

    • Preencha os demais parâmetros de acordo com a sua necessidade.

4.

...

Clique em Ok para confirmar as informações.

5.

...

Na coluna Tipo defina qual será o formato de saída do relatório.

6.

...

Clique em Imprimir.

7.

...

O relatório será gerado de acordo com os parâmetros informados.