Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Os procedimentos abaixo devem ser realizados para atualização do pacote do eSocial expedido no dia 22/06/2018, para os produtos TAF e TSS.


Clientes Microsiga Protheus


Expandir
titleObtendo os arquivos de atualização via Portal do Cliente TOTVS (clique para expandir)

Atualização de Produto


Acessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto e-SOCIAL:



1. Selecionar a opção correspondente ao MICROSIGA PROTHEUS, e baixar o pacote do release desejado.


2. Ao baixar o pacote, está contido:

- Arquivos:


- Estes arquivos acima contém toda a atualização necessária para entrega do eSocial desde o RH Protheus (SIGAGPE), a diferença deles é o idioma; trata-se de um conjunto único de atualização. Conteúdo:


- Descompactar o pacote selecionado e utilizar no passo a passo de atualização


ATENÇÃO!

Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível;


Atualização de Framework (LIB)


Aviso
titleFramework

Realizar download do pacote de atualização de Lib. Link: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000006/368/TFLIB/



Expandir
titlePasso a passo de atualização (clique para expandir)
Expandir
titleAtualização do TAF (clique para expandir)
Expandir
titleAtualização do repositório de objetos (clique para expandir)
Expandir
titleExecução via IDE de Desenvolvimento (TDS)

• O repositório de dados é utilizado para armazenar todas as funcionalidades desenvolvidas para o TAF, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.

• Para realizar a atualização do repositório de dados é necessário copiar o arquivo com extensão “. PTM” contido no pacote de atualização e aplicá-lo no ambiente do produto TAF, conforme abaixo:

• Abra o TDS (Totvs Developer Studio) e selecione o botão “Aplicar Patch”, para mais detalhes sobre o TDS acesse Como Instalar o Totvs Developer Studio :





• Indique o servidor, ambiente e o diretório onde se encontra o arquivo com extensão “. PTM”:

• Após selecionar o arquivo selecione o botão avançar:


• Na próxima tela serão exibidos todos os programas que serão atualizados no repositório de dados, selecione o botão concluir e a atualização será realizada:


Nota
titleLIB

Deve ser aplicado também o pacote da última LIB do Protheus disponível no Portal.

A LIB é outro pacote .ptm que deve seguir o mesmo processo de atualização comentado neste tópico.

Expandir
titleExecução via IDE de Desenvolvimento (DevStudio)

• O repositório de dados é utilizado para armazenar todas as funcionalidades desenvolvidas para o TAF, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.

• Para realizar a atualização do repositório de dados é necessário copiar o arquivo com extensão “. PTM” contido no pacote de atualização e aplicá-lo no ambiente do produto TAF, conforme abaixo:


Abra o DevStudio localizado na pasta \bin\smartclient\ no diretório de instalação do sistema:


Clique na opção Configurações em Arquivo, e depois em Adicionar, para criar novo ambiente de atualização:



Na tela de criação, dê um nome ao ambiente através do campo Descrição. No campo Ambiente informe o ambiente criado na instalação e a respectiva conexão do Client ao Server (padrão: ambiente = TAF e conexão = TCP):


Clique em OK e verfique se o ambiente foi criado com sucesso:


Selecione o ambiente criado conforme imagem abaixo:


Clique na opção Atualização de Repositório em Ferramentas:


Informe o usuário e senha do administrador:


Selecione o patch (*.ptm) para aplicação. Observe que o arquivo de extensão .ptm precisa estar em alguma pasta no diretório de instalação do sistema:



Nota
titleLIB

Deve ser aplicado também o pacote da última LIB do Protheus disponível no Portal.

A LIB é outro pacote .ptm que deve seguir o mesmo processo de atualização comentado neste tópico.

Expandir
titleAtualização do dicionário de dados (clique para expandir)

a) Copiar os arquivos sdfbra.txt e sx2.unq para a pasta \systemload\ do diretório de instalação do sistema

b) Executar o compatibilizar de dicionário de dados (UPDDISTR)


Será solicitado a seleção dos Grupos de Empresa que devem ser atualizados:


• Nas telas iniciais serão exibidas as informações de ambiente e o propósito do compatibilizador, selecione o botão “Avançar”:


• Após o processamento do compatibilizador o dicionário do TAF estará atualizado:



• Para verificar se houve alguma inconsistência durante a atualização do dicionário de dados, clique em "Consulta LOG":



• Então clique em "Filtrar" e selecione o campo "Tipo do evento" como "Critical Error".



• Caso o filtro retorne algum evento de "Critical Error", significa que foram encontrados problema na base de dados e nenhuma atualização foi efetivada no ambiente. Neste caso o UPDDISTR não tem autonomia para corrigir e os ajustes devem ser realizados pelo Administrador do Sistema.

 • Para maiores detalhes de utilização da ferramenta UPDDISTR acesse Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR.

Nova execução

Neste momento, ao concluir a execução desta atualização, deve ser avaliado a necessidade de nova execução do UPDTAF, conforme informado no início do tópico III. Atualizar o Dicionário de Dados ( UPDTAF )


Segunda etapa de atualização de dicionário de dados

• Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar novamente o UPDTAF para realizar demais ajustes de ambiente:


• Quando a varredura do sistema identificar que não há necessidade de execução do UPDDISTR, será apresentada uma lista de ajustes que devem ser realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:

• Selecione as atualizações, por release, que devem ser realizadas.

Status

A coluna 'Status' informa quais atualizações ainda são necessárias. Caso todas estejam com o Status "Executado", este procedimento pode ser ignorado.


• Após realizar a seleção, clique em 'Processar' e aguarde o término da execução.

• No final do processamento serão apresentadas os ajustes realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:

Expandir
titleAtualização do TSS (clique para expandir)

Atualização do repositório de objetos: TSS0009_Procedimento_para_Aplicação_de_Patch_no_TSS

Atualização dos arquivos de schema: TSS0010_Procedimento_para_Atualização_de_Arquivo_Schema_xsd_no_TSS

Atualização dos arquivos de URL: TSS0012_Procedimento_para_Troca_de_url_no_TSS / TSS0044_O que é o arquivo TSSATUURL.JSON ?


Clientes DATASUL e RM


Obtendo os arquivos de atualização via Portal do Cliente TOTVS (clique para expandir)
Expandir
titleConteúdo do pacote recebido via chamado Obtendo os arquivos de atualização via Portal do Cliente TOTVS (clique para expandir)

Atualização de Produto


Acessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto e-SOCIAL:

TAF

Arquivos recebidos:

Image Removed

Image Added



1. Selecionar a opção correspondente ao DATASUL ou RM, e baixar o pacote do release desejado.

Image Added

2. Ao baixar o pacote, está contido:

- Arquivos:

Image Added

- Estes arquivos acima contém toda a atualização necessária de TAF e TSS para entrega do eSocial, a diferença deles é o idioma; trata-se de um conjunto único de atualização. Conteúdo:

Image Added

- Descompactar o pacote selecionado Descompactar e utilizar no passo a passo de atualização:

Image Removed

TSS

Image Removed

Expandir


ATENÇÃO!

Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível;

Image Added

title





Acessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto TAF:


1. Selecionar a opção correspondente ao release que está utilizando e o tipo de atualização que deseja fazer.


1.1. Repositórios: Contém o pacote de atualização do repositório de objetos (fontes):


1.2. Dicionário de dados: Contém o pacote de atualização do metadados do sistema:


1.3. Help de Campos: Contém o pacote de atualização dos arquivos de help de campos do sistema (F1):


1.4. Menus: Contém o menu atualizado do sistema


ATENÇÃO!

Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível;

Expandir
titlePasso a passo de atualização (clique para expandir)
Expandir
titleAtualização do TAF (clique para expandir)
Expandir
titleAtualização do repositório de objetos (clique para expandir)

Substituir o arquivo tttp120.rpo na pasta \apo\ do diretório de instalação do sistema

Aviso
titleImportante!

Faça um backup do arquivo antes de substituí-lo!

Expandir
titleAtualização do dicionário de dados (clique para expandir)

a) Copiar os arquivos sdfbra.txt e sx2.unq para a pasta \systemload\ do diretório de instalação do sistema

b) Executar o compatibilizar de dicionário de dados (UPDDISTR)


Será solicitado a seleção dos Grupos de Empresa que devem ser atualizados:


• Nas telas iniciais serão exibidas as informações de ambiente e o propósito do compatibilizador, selecione o botão “Avançar”:


• Após o processamento do compatibilizador o dicionário do TAF estará atualizado:



• Para verificar se houve alguma inconsistência durante a atualização do dicionário de dados, clique em "Consulta LOG":



• Então clique em "Filtrar" e selecione o campo "Tipo do evento" como "Critical Error".



• Caso o filtro retorne algum evento de "Critical Error", significa que foram encontrados problema na base de dados e nenhuma atualização foi efetivada no ambiente. Neste caso o UPDDISTR não tem autonomia para corrigir e os ajustes devem ser realizados pelo Administrador do Sistema.

 • Para maiores detalhes de utilização da ferramenta UPDDISTR acesse Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR.

Nova execução

Neste momento, ao concluir a execução desta atualização, deve ser avaliado a necessidade de nova execução do UPDTAF, conforme informado no início do tópico III. Atualizar o Dicionário de Dados ( UPDTAF )


Segunda etapa de atualização de dicionário de dados

• Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar novamente o UPDTAF para realizar demais ajustes de ambiente:


• Quando a varredura do sistema identificar que não há necessidade de execução do UPDDISTR, será apresentada uma lista de ajustes que devem ser realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:

• Selecione as atualizações, por release, que devem ser realizadas.

Status

A coluna 'Status' informa quais atualizações ainda são necessárias. Caso todas estejam com o Status "Executado", este procedimento pode ser ignorado.


• Após realizar a seleção, clique em 'Processar' e aguarde o término da execução.

• No final do processamento serão apresentadas os ajustes realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:

Expandir
titleAtualização do TSS (clique para expandir)

Atualização do repositório de objetos

Substituir o arquivo tttp120.rpo na pasta \apo\ no diretório de instalação do TSS


Arquivo do pacote


Arquivo do sistema à ser substituído.

Aviso
titleImportante!

Faça um backup do arquivo antes de substituí-lo!



Atualização dos arquivos de schema: TSS0010_Procedimento_para_Atualização_de_Arquivo_Schema_xsd_no_TSS

Atualização dos arquivos de URL: TSS0012_Procedimento_para_Troca_de_url_no_TSS / TSS0044_O que é o arquivo TSSATUURL.JSON ?