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PRE-FATURA
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus® | ||||||||||
Segmento: | Supply Chain - Logística | ||||||||||
Módulo: | Gestão de Transportes - SIGATMS | ||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||
Cadastros Iniciais: | Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito. | ||||||||||
Parâmetro(s): | Informe os parâmetros utilizados. | ||||||||||
Ponto de Entrada: | Informe o ponto de entrada relacionado (link). | ||||||||||
Tickets relacionados | Informe o(s) chamado(s) relacionado(s). | ||||||||||
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado): | Informe o requisito relacionado (Issue). | ||||||||||
País(es): | Brasil | ||||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos | ||||||||||
Tabelas Utilizadas: | Informe as tabelas utilizadas. | ||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Todos | ||||||||||
Pacote: | Informe o [linkdopacote] |
Descrição
Pré-fatura “Cliente”: O Cliente gera a pré-fatura, e quando importada para o TMS a fatura é criada conforme as regras do cliente. O layout deve ser padrão Proceda. Diferença do valor é desconsiderada uma vez que a emissão é sobre a seleção dos documentos de frete emitidos, e descontos serão aplicados quando necessário.
Pré-fatura: Está sendo criada, para que a equipe de faturamento crie esse arquivo e o importe realizando assim o faturamento dos serviços de transporte.
Para os arquivos “Pré-fatura – Cliente” o usuário importará os arquivos para que os dados estejam gravados na tabela de PRÉ-FATURA deve:
- Efetuar validação para verificar se tem algum conhecimento faturado ou que não seja da transportadora.
- Se o cliente mandar um conhecimento que está em RO (Restrição Orçamentária), deverá ser verificado na configuração do próprio cliente se pode ou não faturar um conhecimento com RO (Restrição Orçamentária).
- Deve ser aberta uma tela apresentando as críticas que foram identificadas nos conhecimentos. Nesta tela aparecerão as pré-faturas que não tem crítica e as que tem critica. Se alguma pré-fatura tem crítica o usuário poderá visualizar os detalhes dessa crítica e, desmarcar aquele(s) conhecimento(s) criticados e que não deve(m) fazer parte da fatura. O usuário também pode decidir não querer gerar a fatura.
- O sistema precisa identificar que um arquivo de pré-fatura já foi processado para que não seja processado novamente.
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
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- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável: | Informe o Nome da Variável |
Tipo: | Informe o Tipo |
Descrição: | Informe a Descrição |
Valor Padrão: | Informe o Valor Padrão |
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte | (X1_PERGUNT) |
Nome | |
Grupo | (X1_GRUPO) |
Ordem | (X1_ORDEM) |
Tipo | (X1_TIPO) |
Tamanho | (X1_TAMANHO) |
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B04 (X2_CHAVE) | Dente/Região (X2_NOME) | C (X2_MODO) | N (X2_PYME) |
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave | Ex.: AR |
Descrição | Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras |
4. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela DUO - Perfil do Cliente:
Campo | DUO_PREFAT |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | |
Formato | @! |
Título | Fat Pre-Fat |
Descrição | Fat. somente com Pre-Fat |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | 1=Sim;2=Não |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Faturamento somente com pré-fatura. |
Campo | DUO_FATAUT |
Tipo | Carácter |
Tamanho | 1 |
Decimal | |
Formato | @! |
Título | Imp Pre-Fat |
Descrição | Importação Aut Pré-Fatura |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | 1=Sim;2=Não |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Geração automática de fatura a partir da importação da pré-fatura. |
Campo | DUO_VALFAT |
Tipo | Carácter |
Tamanho | 1 |
Decimal | |
Formato | @! |
Título | Val. Faturar |
Descrição | Valor a Faturar |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | 1=Pre-Fatura;2=Valor do TMS |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Permite configurar para o que possuir pré-fatura, se o valor a ser faturado será sempre o da pré-fatura ou sempre o do TMS. |
Campo | DUO_TIPTOL |
Tipo | Carácter |
Tamanho | 1 |
Decimal | |
Formato | @! |
Título | Tip. Valores |
Descrição | Tipo Tol. de Valores |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | 1=Percentual;2=Valor;3=Não Considera |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Tolerância de Valores. Este campo poderá ser preenchido com as opções "percentual", "valor" ou "não considera". A analise da diferença de valores será efetuada conhecimento a conhecimento. |
Campo | DUO_VALTOL |
Tipo | Carácter |
Tamanho | 10 |
Decimal | |
Formato | @! |
Título | Tol. Valores |
Descrição | Tolerância de Valores |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Exemplo: se o tipo de tolerância é "Valor" o valor da tolerância é R$ 0,50 contudo se o tipo de tolerância e % o valor da tolerância é 0,50%,. Se o tipo de tolerância estiver preenchido com "não considera" este campo não deve ser preenchido. |
Campo | DUO_QBRPRF |
Tipo | Carácter |
Tamanho | 1 |
Decimal | |
Formato | @! |
Título | Ger Qtd Fat |
Descrição | Gerar Qtd pre-fatura |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | 1=Sim; 2=Não |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Permite configurar se um cliente aceita que sejam geradas várias faturas para uma única pré-fatura. Se preenchido com Não, o sitema só gerará a fatura quando a pré-fatura estiver com todos os documentos aptos. Se preenchido com Sim, caso existam documentos não aptos ao faturamento, o sistema gerará uma fatura para os documentos aptos e, os não aptos, ficarão aguardando uma nova tentativa de faturamento |
Campo | DUO_TPVENC |
Tipo | Carácter |
Tamanho | 1 |
Decimal | |
Formato | @! |
Título | Tip. Vencto |
Descrição | Tipo do Vencto Pre-Fatura |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | 1=Vencto Pre-Fatura;2=Vencto Perfil do Cliente |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Permite configurar se, para as faturas geradas através de uma pré-fatura, o sistema deve considerar a condição de pagamento cadastrada no Cliente ou então a data de vencimento que porventura esteja preenchida no arquivo de Pré-fatura fornecido pelo cliente. Importante ressaltar que, caso o campo “Tipo de vencimento da fatura” esteja preenchido com a opção de “vencimento conforme a pré-fatura” e o campo “Permite gerar mais de uma fatura para uma pré-fatura” esteja preenchido com “Não”, no momento da geração da fatura a partir da pré-fatura, o sistema só permitirá a geração da fatura se todos os documentos da pré-fatura estiverem preenchidos com a mesma data. |
Tabela DEB - EDI Pre-Fatura:
Campo | DEB_PREFIX |
Tipo | Carácter |
Tamanho | 3 |
Decimal | |
Formato | @! |
Título | Prefixo Fat |
Descrição | Prefixo Fatura |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Prefixo da Fatura |
Campo | DEB_NUMFAT |
Tipo | Carácter |
Tamanho | 9 |
Decimal | |
Formato | @! |
Título | Num Fatura |
Descrição | Numero da Fatura |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Numero da Fatura |
Campo | DEB_TIPO |
Tipo | Carácter |
Tamanho | 91 |
Decimal | |
Formato | @! |
Título | Num Fatura |
Descrição | Numero da Fatura |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | 1=Percentual;2=Valor;3=Não Considera |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Numero da Fatura |
Campo | DEB_PARCEL |
Tipo | Carácter |
Tamanho | 2 |
Decimal | |
Formato | @! |
Título | Num Fatura |
Descrição | Numero da Fatura |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Parcela da Fatura |
Campo | DEB_VLRDOC |
Tipo | Numerico |
Tamanho | 2 |
Decimal | |
Formato | @E 999,999,999.99 |
Título | Vlr Doc |
Descrição | Valor Documento |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Valor do Documento Unitário |
Campo | DEB_VLRDES |
Tipo | Numerico |
Tamanho | 2 |
Decimal | |
Formato | @E 999,999,999.99 |
Título | Vl Desconto |
Descrição | Valor do Desconto |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Valor do Desconto |
Campo | DEB_VLRACR |
Tipo | Numerico |
Tamanho | 2 |
Decimal | |
Formato | @E 999,999,999.99 |
Título | Vl Acrescimo |
Descrição | Valor Acréscimo |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Valor do Acréscimo |
Campo | DEB_STATUS |
Tipo | MEMO |
Tamanho | |
Decimal | |
Formato | |
Título | Status |
Descrição | Status Documento |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Status documento da Pré-Fatura – importado, faturado, não apto, não encontrado na base (dt6). Motivo do não apto. Exemplo de um não apto: se um conhecimento já foi faturado numa pré-fatura, caso ele venha noutra pré-fatura ele ficará como não apto na segunda pré-fatura e o motivo vai estar escrito neste campo. |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias | (XB_ALIAS) |
Tipo | (XB_TIPO) |
Sequência | (XB_SEQ) |
Coluna | (XB_COLUNA) |
Descrição | (XB_DESCRI) |
Contém | (XB_CONTEM) |
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | AA1 |
Ordem | 6 |
Chave | AA1_FILIAL+AA1_CODVEN |
Descrição | Cod. Vendedor |
Proprietário | S |
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | (X6_VAR) |
Tipo | (X6_TIPO) |
Descrição | (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2) |
Valor Padrão | (X6_CONTEUD) |
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo | Informe o conteúdo do (X7_CAMPO) |
Sequência | Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC) |
Campo Domínio | Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN) |
Tipo | Informe o conteúdo do (X7_TIPO) |
Regra | Informe o conteúdo do (X7_REGRA) |
Posiciona? | Informe o conteúdo do (X7_SEEK) |
Chave | Informe o conteúdo do (X7_CHAVE) |
Condição | Informe o conteúdo do (X7_CONDIC) |
Proprietário | Informe o conteúdo do (X7_PROPRI) |
Permite configurar se um cliente aceita que sejam geradas várias faturas para uma única pré-fatura.
Se preenchido com Não, o sitema só gerará a fatura quando a pré-fatura estiver com todos os documentos aptos. Se preenchido com Sim, caso existam documentos não aptos ao faturamento, o sistema gerará uma fatura para os documentos aptos e, os não aptos, ficarão aguardando uma nova tentativa de faturamento
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | |
Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab