Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Documento: CPC 25: Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes (IAS 37)

Objetivo

Este artigo tem o objetivo de apresentar as principais ferramentas que auxiliam a operação da norma contábil CPC 25 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, equivalente a norma contábil internacional IAS 37.

Resumo da Norma Contábil

O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 25 é o de assegurar que sejam aplicados critérios de reconhecimento e bases de mensuração apropriados a provisões, passivos contingentes e ativos contingentes e que seja divulgada informação suficiente nas notas explicativas, para permitir que os usuários entendam a sua natureza, oportunidade e valor.

Esse Pronunciamento Técnico determina o tratamento contábil e os requisitos de divulgação para todas as provisões, passivos e ativos contingentes, exceto: (a) os que resultem de contratos a executar, exceto quando o contrato for oneroso. Contratos a executar são contratos pelos quais nenhuma parte cumpriu qualquer das suas obrigações ou ambas as partes só tenham parcialmente cumprido as suas obrigações em igual extensão. (b) os cobertos por um outro Pronunciamento Técnico.

Aplicação no Sistema

Implementada no cadastro de Ativos (ATFA010) a opção para incluir novos bens como  V-Provisão de Despesa por meio do campo Classificac. (N1_PATRIM) da tabela SN1 – Ativo Imobilizado.

...

Também disponibilizada para o módulo Ativo Fixo (SIGAATF), a opção de seleção de filtro de classificação patrimonial, que facilita a extração e análise de dados, de acordo com a classificação patrimonial dos bens.

Funcionalidades Relacionadas

  • Cadastro de Ativos (ATFA010)
  • Classificação Patrimonial: V - Provisão

Links Relacionados

Pronunciamento CPC 25 ( Acesso 13/06/2013 )