Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O Kubernetic (https://kubernetic.com/) é uma ferramenta desktop que ajuda na gestão do cluster de Kubernetes. Caso alguma topologia apresente instabilidade ou mesmo algum monitor esteja alarmado, o primeiro passo é verificar o estado desta topologia no Kubernetic.

Ao abrir o aplicativo, diversas informações referentes ao cluster são exibidas. No entanto, para a resolução de problemas, a opção mais utilizada é o menu Pods, localizado na barra lateral de menu. Ao clicar nesta opção, digite o código do cliente no combo-box localizado no topo da tela. Uma tela conforme a imagem adiante será exibida.


Image Added

Esta tela apresenta todos os processos (ou containers) da topologia do cliente selecionado. As colunas da lista estão descritas adiante.

  • NAME: é o nome do pod associado ao container do processo em questão. O prefixo do nome do pod será sempre o nome do serviço mais um valor hash que varia conforme os pods são reiniciados ou recriados.
  • TYPE: para esta tela sempre será do tipo pod.
  • READY: exibe se o pod está pronto para receber requisições ou não.
  • STATUS: mostra a situação do pod. Qualquer valor diferente de Running indica um problema com o pod. Note que ao lado do status é exibida também a quantidade de restarts do container. Um container pode ser reiniciado automaticamente pelo Kubernetes caso ele fique irresponsivo de acordo com regras de healthcheck do Protheus.
  • AGE: mostra o tempo de vida deste pod.

Para ver mais detalhes de um pod, clique sobre seu nome. Uma tela conforme a imagem adiante será exibida.

Image Added

A partir desta tela é possível realizar várias ações, mas o que nos interessa são duas especificamente.

No link Logs é possível visualizar os logs recentes de um pod. Para logs mais detalhados ou até mesmo para filtros mais complexos de logs, verifique a seção logs deste documento.

No botão Delete é possível deletar o pod. Eventualmente se faz necessário reiniciar um processo da topologia. No Kubernetes isso é feito deletando o pod em questão, pois após a deleção, o Kubernetes irá providenciar a criação de um novo pod automaticamente.

Ai licar no link Pods localizado no topo da tela, retornamos à tela que lista todos os processos da topologia. Note que é possível reiniciar a topologia inteira, selecionando todos os pods e clicando no botão Delete nesta tela, conforme imagem adiante.

Image Added

Logs - logdna

O logdna é um serviço de armazenamento e consulta de logs. Todos os processos da topologia do Smart eSocial enviam seus logs para este serviço. Acesse-o através da URL:

...