Histórico da Página
...
A atividade serviço é utilizada quando se há a necessidade de um script a parte que execute uma integração com um determinado serviço, servindo para realizar a integração com este serviço em específico, porém pode ser utilizado para basicamente qualquer objetivo que envolva a integração de um script a parte com um processo workflow. Existem dois modos de configuração para esta atividade:
- Execução AutomatizadaAutomático
É o modelo de execução assíncrona. Quando uma solicitação entra na atividade de serviço configurada como Automatizada, uma requisição é enviada de maneira assíncrona para o servidor onde se manterá em uma fila para execução. No momento que o servidor capturar esta requisição o script associado a atividade será executado e, em caso de sucesso, a atividade será movimentada automaticamente para a próxima atividade, caso contrário ela será movimentada para o fluxo de erro, indicado pelo Evento Intermediário de Captura de Erro, onde pode ser configurada uma atividade nova para que o usuário possa averiguar seus erros e enviar de volta a atividade de serviço ou então seguir um outro fluxo caso desejado.
Vamos nos ater, nesta página, a este tipo de atividade, já que ele representa bem o objetivo de desenvolver conhecimento sobre como realizar integrações assíncronas por meio de processos Workflow, portanto a partir deste momento toda informação nos tópicos seguintes irão referenciar a atividade de serviço configurada como execução Automatizada.
- Execução ManualExecução Imediato
É o modelo de execução síncrona, onde seu script executa logo após o evento afterStateEntry da solicitação Workflow. Em caso de erro, este modelo simplesmente irá retornar o erro encontrado para o usuário caso não tratado e cancelará a movimentação, exigindo nova interação do usuário ou averiguação dos erros de imediato. Este tipo de execução não é recomendado pelo fluig e está disponível como recurso para suportar workflows elaborados em atualizações anteriores ao fluig 1.5.9, a partir desta atualização recomenda-se a utilização da execução automatizada.
...