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...

Relatórios Padrão

Visão Geral do Programa

...

O Sistema oferece a opção de relatórios padronizados dos cadastros e movimentações.


A partir dos relatórios propostos, o usuário pode definir critérios para apresentação dos dados, através das opções de configuração.



[Tela 1]

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

...

Campo:

Descrição

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 


Pasta Ordem

Objetivo da tela:

Selecionar os campos que irão definir a organização do relatório. A ficha Ordem é posicionada automaticamente.

Nem todos os relatórios possuem esta pasta de configuração.


Procedimentos:

Para definir a organização dos dados:

  1. Clique na pasta Ordem.
    O Sistema apresenta na tela as possibilidades da ordem de impressão dos relatórios:
  2. Posicione o cursor sobre a ordem desejada e clique em Ok para confirmar, ou clique em outra pasta para prosseguir com as configurações do relatório.

Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Definir o formato e o meio de impressão do relatório.


Procedimentos:

Para definir a impressão do relatório:

1. Na janela relatórios, clique na pasta Impressão.
    O Sistema apresenta na janela as possibilidades de configuração da impressão.

2. Configure a impressão, conforme descrição a seguir:

    • • Título
      Caso queira alterar a opção sugerida pelo Sistema, digite o cabeçalho do relatório.
    • Formato de Impressão
      Selecione o formato de impressão, clicando em uma das opções Retrato ou Paisagem, fazendo assim que o relatório seja impresso na orientação vertical ou horizontal, respectivamente.
    • Tipo Impressão
      Selecione o meio de saída do relatório, clicando em uma das opções:
    • Em Disco
      O relatório será gravado em disco, no diretório determinado na senha do usuário, sendo este sempre no servidor (padrão \RELATO\).
    • Via Spool
      Direciona o relatório para impressão via configuração do Windows®.
    • Direto na Porta
      Envia o relatório para a porta (LPT1, LPT2), utilizando os drivers padrão do Sistema.
    • E-mail
      Envia o relatório por e-mail (Internet). Para isto, devem ser configurados os seguintes parâmetros no Módulo Configurador:
    • MV_RELACNT
      Define a conta de e-mail para identificar a proveniência dos relatórios.
      Exemplo:
      relprotheus@microsiga. com.br
    • MV_RELPSW
      Define a senha da conta de e-mail para envio dos relatórios.
    • MV_RELSERV
      Define o servidor da conta de e-mail para o envio do relatório.
      Exemplo:
      smtp.microsiga.com.br

3. Quando selecionado este botão, deve-se informar, no campo Para, o e-mail para o qual o relatório deve ser remetido.
4. Após preencher todos os dados necessários e clicar em OK para enviar o relatório, o Sistema apresentará a janela de nova mensagem, com as seguintes informações:

    • Assunto
      Neste campo será apresentada a sugestão de nome para o relatório.
    • Descrição
      Informa o relatório que será impresso.
    • Receber cópia do e-mail
      Selecione esta caixa para receber uma cópia do e-mail que será enviado do relatório.
    • Formato HTML
      Selecione esta caixa para enviar o relatório em formato HTML (relatório formatado), caso essa opção não seja selecionada, o relatório será enviado no formato TXT (texto sem formatação).
      Além disso, os relatórios emitidos no formato HTML podem ser ampliando ou reduzido na visualização e para impressão.

5. Após selecionar as opções desejadas, deve-se clicar em OK para enviar o relatório.
6. Para as impressões Direto na Porta e com Windows® pode-se escolher entre imprimir no Servidor ou na Estação de trabalho.

    • Ambiente
      Selecione o módulo de impressão Servidor ou Cliente, direcionando a emissão do relatório.
    • Arquivo
      Neste campo é apresentado o nome do programa de relatório.
      Se a opção de impressão for Em Disco, o arquivo será gravado com o nome apresentado neste campo.

7. Na caixa de listagem de cortina Porta, selecione em qual porta de saída sua impressora está conectada. Esta opção é habilitada somente quando a forma de impressão escolhida for Direto na Porta.
8. Na caixa de listagem de cortina Opções, selecione a impressora onde será impresso o relatório, caso a opção de impressão seja Via Spool.
9. Clique em Ok para iniciar a impressão ou clique em outra pasta para prosseguir com as configurações do relatório.

Dica
titleDica:
As opções da caixa de listagem de cortina de impressão podem ser pré-configuradas na janela de senhas do usuário, no módulo Configurador, para tornar automática a escolha das opções de impressão.


Pasta Dicionário

Objetivo da tela:

Selecionar quais campos devem ser apresentados em alguns relatórios e em que ordem (nem todos os relatórios possuem esta pasta).


Procedimentos:

Para habilitar ou desabilitar um campo no relatório:

  1. Na janela de relatórios, clique na pasta Dicionário.
    O Sistema apresenta na tela as possibilidades de configuração do dicionário de dados para impressão do relatório.
  2. Dê um duplo clique sobre o campo do arquivo que se deseja habilitar/desativar ou clique na caixa de verificação Usado.
    Se for ativado, o campo apresenta a marca de um x , caso contrário, a área da marcação ficará em branco .
  3. Para marcar ou desmarcar todos os campos de uma vez, clique na caixa de verificação Todos.
  4. A caixa Ordem apresenta a seqüência de exibição do campo posicionado no relatório. Informe outro número caso queira alterar a ordem de apresentação do campo.
  5. Clique em Ok para iniciar a impressão ou clique em outra pasta para prosseguir com as configurações do relatório.


Pasta Filtro

Objetivo da tela:

Definir critérios para o relatório, restringindo os dados a serem impressos.


Procedimentos:

Para definir filtros para o relatório:

1. Na janela de relatórios, clique na pasta Filtro.
    O Sistema apresenta na tela as possibilidades de configuração do filtro de dados para impressão do relatório.

2. A partir das caixas de listagens de cortina Campos, Operadores e Expressão, o usuário pode compor o filtro para restringir as informações a serem consultadas.

Exemplo:

Para apresentar somente os registros do Banco 383, deve-se definir a seguinte operação:

Campo

Operador

Operando

Banco

igual a

383

3. Após a seleção dos elementos da operação, clique em Adiciona.
   Os elementos escolhidos são apresentados na área de Filtro.

4. Para informar mais de uma operação utilize os botões de formação de operações lógicas:

Botões

Descrição

(   )

Utilizado para agrupar as operações, estabelecendo a ordem em que devem ser executadas.

e

O Sistema permite a informação de mais uma expressão para composição do filtro. Quando se utiliza o operador E, somente são exibidos os registros que atendam a duas ou mais condições especificadas.

ou

O Sistema permite a informação de mais uma expressão para composição do filtro. Quando se utiliza o operador OU, são exibidos os registros que atendem a qualquer uma das condições especificadas.

Exemplos:

Fornecedores do Estado de SP que possuem Tipo igual a J.

(Estado igual a SP) (Tipo igual a J)

Assim o Sistema monta a expressão na área Expressão. Se ocorrerem erros na montagem da sua expressão, você pode iniciar novamente com o botão Limpa Filtro.

5. Clique em Expressão caso queira definir uma condição para consulta utilizando uma expressão em linguagem AdvPl.

Exemplo:

SUBSTR(A1_COD,3,3)=001

6. O sistema apresenta a tela para digitação da expressão.

7. Quando finalizada, clique em Adiciona para que a expressão seja transportada para a área de Filtro, ou Cancela para retornar à tela de geração de filtros.

8. Clique em Ok para iniciar a impressão ou clique em outra pasta para prosseguir com as configurações do relatório.




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Links dos principais conceitos e processos.

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