Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O risco é um cadastro utilizado na maioria das rotinas presentes no módulo de Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) tornando a rotina de Riscos (MDTA180) essencial para operação do módulo e suas diversas funcionalidades. Inicialmente será registrado o cadastro de agentes, que determinarão as características básicas do agente causador para que, então, seja feita sua efetiva identificação.

A estrutura de Identificação do risco é feita sobre os campos de Centro de Custo, Departamento, Função e Tarefa, sendo que é permissivo a informação de um valor específico, identificando com isso a especificidade deste item, ou a informação de um “*” que representaria todos dentro deste item. Por exemplo, ao definir um Risco Físico para o Centro de Custo de Manufatura, onde os demais campos estariam com *, todos os funcionários alocados na Manufatura estariam expostos aquele risco. Desta forma é possível realizar inúmeras combinações, permitindo gerar exposições tanto abrangentes como mais refinadas.

Outro ponto importante é que, normalmente, o cadastro de Tarefas ou é utilizado para dar liberdade a área de Segurança, permitindo a montagem de um GHE de exposição ou é utilizado como diferenciador da exposição do risco, desta forma ao vincular uma Tarefa específica ao risco, posso definir os demais campos como Todos (“*”), garantindo uma aplicabilidade de GHE, ou definir as informações dos demais campos, garantindo uma especificidade de exposição para somente os funcionários que estão executando aquela tarefa.
Logo, a exposição ao risco se dá pela combinação destes campos, podendo ser informado apenas o campo que deseja especificar ou realizar uma combinação destes campos para gerar a exposição.

Também merece destaque o fato de que os riscos que não possuem data de avaliação são riscos apenas identificados como existentes dentro da empresa, mas, por não terem sofrido quantificação, não são passíveis de aplicação de controle ou de necessidades de monitoramento, logo, não serão considerados para alguns processos do sistema.

Objetivo

Possibilitar o registro de riscos existentes na empresa e suas características principais tais como: fonte geradora, agente, intensidade e localização exata do risco.

...