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Integração Protheus x TSA 

Produto:

Microsiga Protheus®

Ocorrência:

A seguir, segue os processos em que há integração com o TSA, bem como um exemplo do procedimento para verificar o processo de integração

Passo a passo:

  • Carga Inicial

É possível escolher quais cadastros serão enviados para o TSA.

A rotina possui uma ordem de execução que NÃO deve ser alterada, mas não há obrigatoriedade de enviar todos os cadastros de uma vez.

Também é possível selecionar quais filiais serão integradas.

Após o término do processo, verificar se os registros foram integrados no TSA.

Parâmetros da integração:
Pré-Requisitos

Ter o TSA instalado

Informações

http://tdn.totvs.com/x/tNdeE

Parâmetros

MV_TSREP: Define se haverá integração entre o modulo SISGAPON e o aplicativo TSA (Totvs Controle de Acesso). Exemplo: .T.

MV_TSASERV: Endereço IP ou nome do servidor da instalação do aplicativo TSA.  Exemplo: 10.0.0.90:8080/tsa-ejb

MV_TSANDIA: Define o No. de dias anteriores a data do sistema para que seja feito o sincronismo dos funcionários demitidos. Exemplo: 30

MV_TSATLOG: Define qual será o tipo de envio do Log de erros da integração do módulo Ponto Eletronico X Aplic. TSA (0=Não Gera,1=E-mail,2=Arquivo,3=Ambos). Exemplo: 3

MV_TSADARQ: Define o nome do diretório onde serão gravados os arquivos de Log de erros gerados da integração do módulo Ponto Eletrônico X Aplicativo TSA. Exemplo: \logwsrhtsa\

MV_TSAMAIL: Endereço de Email para recebimento de mensagens do Log de integração. Exemplo: [email protected]

MV_TSAIURB: Habilita a integração do crachá do funcionário com o TSA. Exemplo: .T.

Passo a passo:


  • Carga Inicial (\Miscelanêa\S.R.E.P.\Integração TSA)

É possível escolher quais cadastros serão enviados para o TSA.

A rotina possui uma ordem de execução que NÃO deve ser alterada, mas não há obrigatoriedade de enviar todos os cadastros de uma vez.

Também é possível selecionar quais filiais serão integradas.

Após o término do processo, verificar se os registros foram integrados no TSA.

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  • Cadastro de Novas Empresas/Filiais

Ao incluir uma empresa/filial no Cadastro de Empresa, deve-se executar novamente o processo de Carga Inicial de Empresa, Unidade e Lotação para atualização da informação da empresa/filial no TSA.

  • Cadastro de Funcionário

Efetue a admissão de um funcionário no Cadastro do Funcionários e verifique se o Cadastro do Usuário no TSA foi atualizado. Realize a alteração no Cadastro do Funcionários e verifique se o Cadastro do Usuário no TSA foi atualizado.

Por meio do parâmetro MV_TSAIURB, é possível definir se será enviado o crachá do funcionário do Protheus para o Cadastro de Usuário do TSA.

  • Cargo/Função

Inclua uma função no Cadastro de Funções e verifique se o cadastro de Cargo no TSA foi atualizado. Exclua a função e verifique se o cadastro de Cargo no TSA foi atualizado.

Realize a troca da função no Cadastro do Funcionário e verifique se o cadastro do Usuário no TSA foi atualizado. O TSA irá manter histórico do Cargo anterior e do atual.

  • Turno de Trabalho

Realize troca de turno de trabalho do Funcionário e verifique se o cadastro do Usuário no TSA foi atualizado. O TSA irá manter histórico do turno anterior e do atual.

Ao incluir um turno de trabalho no Cadastro de Turnos de Trabalho, não haverá integração do turno com o TSA pois é necessário o preenchimento da tabela de horário padrão.

  • Tabela de Horário Padrão

Inclua uma sequencia de horário para o turno na rotina de Tabela de Horário e verifique se o cadastro de Turno no TSA foi atualizado. Inclua uma nova sequencia de horário para o mesmo turno e verificar se o cadastro de Turno no TSA foi atualizado. Observe que haverá dois registros para o turno de trabalho.

Exclua uma sequencia de horário e verifique se houve a exclusão do turno no TSA. Observe se o turno que permaneceu no TSA foi atualizado.

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  • Cadastro de Feriados

Inclua um feriado no Cadastro de Feriados e verifique se o cadastro de Dia Não Trabalhado no TSA foi atualizado. Exclua o feriado e verificar se o cadastro de Dia Não Trabalhado no TSA foi atualizado.

  • Cadastro de Sindicato

Inclua um sindicato no Cadastro de Sindicatos e verificar se o cadastro de Pessoa Jurídica no TSA foi atualizado. Exclua o sindicato e verifique se o cadastro de Pessoa Jurídica no TSA foi atualizado.

  • Exceções

Inclua uma exceção por funcionário/período e verifique se o cadastro de Exceção no TSA foi atualizado. Exclua a exceção cadastrada e verifique se o cadastro de Exceção no TSA foi atualizado.

  • Afastamentos

Inclua um afastamento para o Funcionário e verifique se o cadastro do Usuário no TSA foi atualizado. Exclua o afastamento e verifique se o cadastro do Usuário no TSA foi atualizado.

  • Cadastro de Centros de Custo

Inclua um centro de custo no Cadastro de Centros de Custo e verifique se o cadastro de Centro de Custo no TSA foi atualizado. Exclua o centro de custo e verifique se o cadastro de Centro de Custo no TSA foi atualizado.

  • Transferências

Realize transferência de Centro de Custo e verificar se o cadastro do Usuário no TSA foi atualizado. O TSA irá manter histórico do centro de custo anterior e do atual.

Realize transferência de Filial/Empresa e verifique se o cadastro do Usuário no TSA foi atualizado. O TSA irá manter 2 registros do Usuário (devido mudança na chave externa). Observe que o registro anterior terá data de demissão com 1 dia anterior ao da transferência e o registro atual manterá o crachá do usuário.

  • Cálculo de Férias

Realize o cálculo de férias para um funcionário e verifique se o cadastro do Usuário no TSA foi atualizado com a informação do afastamento. Exclua o cálculo de férias e verifique se o cadastro do Usuário no TSA foi atualizado.

  • Cálculo de Rescisão

Realize o cálculo de rescisão para um funcionário e verifique se o cadastro do Usuário no TSA foi atualizado com a informação do desligamento. Observe que serão gerados dois registros do crachá, um com a data final até às 23:59 do dia da demissão.

Exclua o cálculo de rescisão e verifique se o cadastro do Usuário no TSA foi atualizado. Observe que será incluído um novo histórico do crachá sem data final.

  • Regra de Apontamento

Altere o intervalo móvel de uma regra na rotina de Cadastro de Regras de Apontamento e verifique se o campo Intervalo Flexível do cadastro do Usuário no TSA foi atualizado.

  • Cadastro de Relógios e Leitura de Marcações

Para efetuar a leitura de marcações a partir do TSA, deve-se alterar o cadastro do relógio e informar o conteúdo R no campo Tipo Arquivo (P0_TIPOARQ). Ao iniciar o processo de leitura de marcações, a rotina irá buscar os registros da tabela MSA_CONTROL_MARCAC de determinada data de/até que contém o campo LOG_IMPORT_PRODUT = 0.

Atenção: a leitura de marcações somente irá funcionar se a tabela MSA_CONTROL_MARCAC estiver cadastrada no mesmo banco de dados do Protheus.

Observação: quando o TSA coleta as marcações do relógio REP e grava os registros na tabela MSA_CONTROL_MARCAC, o número do REP gravado no campo COD_REP não possui os “0” (zeros) à esquerda.

Por exemplo, caso o número do REP seja 00005001030033938, o TSA irá gravar no campo COD_REP somente 5001030033938; desta forma é necessário alterar o conteúdo do campo P0_REP do Cadastro de Relógio para 5001030033938 também. E quando o relógio for REP, é obrigatório que o campo P0_NOVO do Cadastro de Relógio esteja cadastrado com conteúdo 1 = Sim. Se este processo não for efetuado, o processo de leitura não conseguirá buscar os registros de marcação da tabela MSA_CONTROL_MARCAC.

Observação: O TSA não grava o horário da marcação em horas e minutos no campo NUM_HORAR_MARCAC_ACES da tabela MSA_CONTROL_MARCAC. É necessário converter o conteúdo para horas e minutos efetuando a seguinte conta:

    1. NUM_HORAR_MARCAC_ACES / 3600 (para encontrar as horas);
    2. Resto da divisão X 60 (para encontrar os minutos);
    3. Resto da divisão X 60 (para encontar os segundos).

Exemplo: NUM_HORAR_MARCAC_ACES = 59730:

    1. 59730 / 3600 = 16,59166666666667;
    2. 0,59166666666667 X 60 = 35,5;
    3. 0,5 X 60 = 30.

Resultado: 16:35:30.

  • Fechamento do Ponto

Realize o fechamento do ponto.

Caso haja alteração na sequencia inicial do turno de trabalho, haverá atualização do cadastro de Usuário no TSA.

Este processo somente será executado caso a nova sequencia inicial do turno seja diferente da anterior.

 

 

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