Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Campo:

Descrição:

Item

Exibe o código do item, que pode ser um produto acabado, semielaborado ou matéria-prima.

Referência

Exibe a referência do item, quando controlado por referência.

Quantidade Programada

Inserir a quantidade a ser produzida. É a quantidade líquida ajustada para respeitar os lotes do item.

Exemplo:

A quantidade líquida calculada foi de 7 unidades, e o lote mínimo do item é 10. Assim, a quantidade programada será 10 unidades.

Quantidade Líquida

Inserir a quantidade líquida necessária para atender a demanda. É a quantidade demandada menos as quantidades atendidas por estoque ou outras ordens.

Exemplo:

A quantidade da demanda é 12, mas existem 2 unidades em estoque e outras 3 disponíveis, produzidas em outra ordem. Logo, a quantidade líquida é 7 unidades.

Quantidade Demanda

Inserir a quantidade necessária para atender uma demanda ou reserva da ordem.

Exemplo:

Para produzir uma unidade do item A são necessárias 2 unidades de B. Se a quantidade demanda de A é 6 unidades, a quantidade demanda de B será 12.

Data Início mais Cedo

Nas Operações, indica a data mais cedo que a operação pode iniciar. Ou seja, é quando os materiais utilizados pela operação estão disponíveis e as operações predecessoras já liberaram o início da operação. Quanto aos itens (materiais), é a data mais cedo em que estes estarão disponíveis. É calculada na Explosão de Demanda, não considerando assim a carga das máquinas, somente o tempo das operações e rede PERT. Assim, no momento do sequenciamento a operação poderá ser programada para uma data posterior.

Data Início/Disponibilidade

Exibe a data de início da operação ou de disponibilidade do material calculada no processo de sequenciamento ou subordinação.

Data Término

Exibe a data e hora de término prevista para a operação.

Data Emissão

Exibe a data de emissão das ordens de compras calculada na subordinação para as matérias-primas.

Estado

Selecionar Exibe o estado da operação.

  • Não iniciada
  • Iniciada
  • Finalizada

Data mais Tarde

Nas Operações, indica a data mais tarde que a operação pode iniciar. Ou seja, se a operação for iniciada após essa data, implicará em atraso na rede de operações. Quanto aos itens (materiais), indica a data mais tarde que o material deve estar disponível, de forma a não atrasar as demais operações da rede. É calculada na Explosão de Demanda, não considerando assim a carga das máquinas, somente o tempo das operações e rede PERT.

Nota
titleNota:
Este campo é equivalente ao antigo campo “Data Término Inicial” da versão APS 2.0. O nome do campo foi alterado para melhor indicar sua finalidade.

Data Liberação

Exibe a data mais cedo que a operação pode iniciar, já considerando a programação de suas operações predecessoras pelo sequenciamento e liberação dos materiais.

Predecessoras

Exibe a(s) operação(ões) predecessoras a operação analisada.

Sucessoras

Exibe a(s) operação(ões) sucessoras a operação analisada.

Grupo de Máquina

Exibe o grupo de máquina da operação analisada.

Centro de Trabalho

Exibe o centro de trabalho da operação analisada.

Nr Lote

Exibe o número do lote, caso o item programe as operações por lote.

Mais informações em: Manutenção de Itens (DB0106) e Manutenção de Item x Estabelecimento (DB0117).

Nível de Alocação

Informação do GM, indica o nível de alocação das máquinas que fazem parte do GM. É a partir dessa informação que o sequenciamento inicia a busca por operações liberadas e passíveis de alocação.

Valor Despacho

De acordo com a regra de despacho parametrizado para o Grupo de Máquina (DB0107) é definido um valor de despacho. É por esse valor que o sequenciamento sabe qual operação liberada será alocada primeiramente.

Seq Alocação

Indica qual a sequência de alocação da operação, considerando o conjunto de todas as operações do cenário, independente de GM.

Rodada Alocação

O APS realiza o sequenciamento de todas as operações liberadas de um GM (ordenadas pelo Nível de alocação). Chegando ao final das operações liberadas, ele "pula" para o próximo GM, segue sucessivamente até o último GM, e caso exista operações não alocadas, ele volta ao primeiro GM e reinicia o ciclo. Podendo realizar vários ciclos (rodadas) nos mesmos GMs. Esse campo representa em qual rodada do cálculo (independente de GM) a operação foi alocada.

Rodada Liberação

Sempre que uma operação é alocada, ela libera outra(s) operações para alocação. Esse campo representa qual a rodada do cálculo a operação foi liberada.

Rodada Aloc GMRepresenta em qual rodada do GM a operação foi alocada. Ou seja, se no primeiro ciclo do GM alocou todas as operações desse GM, então todas as operações terão a mesma rodada de alocação GM.

...