Histórico da Página
Índice | ||
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Configurando
Importando Dados
As etapas Beneficiários e Produtos, só será necessária sua execução se a integração ainda não estiver ativa, isto é, nunca foi realizada uma carga de beneficiários do SIGAPLS para a Central de Obrigações.
Estas etapas devem ser executadas durante a implantação do SIP pela Central de Obrigações, de preferência apenas uma vez para o trimestre. Nos trimestres posteriores a Central de Obrigações deverá receber as informações via integração, conforme o tópico "Parametrização" abaixo.
Informações | ||
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As rotinas mencionadas nas etapas abaixo, não deverão ficar disponíveis para o usuário final da Central de Obrigações. Todas as operações para o usuário estão descritas nos tópicos "Como Funciona" de cada obrigação. |
Beneficiários
Acesse o menu Central de Obrigações / Beneficiários (PLSMVCBENE);MV_PLSTIPO
Selecione a opção Imp. Beneficiários;
Clique no botão Param. O sistema apresenta a janela de parâmetros para preenchimento;
- Selecione a operadora;
- Informe a data limite para importação de beneficiários bloqueados;
- Selecione se deseja ou não importar beneficiário de repasse;
- Selecione o tipo de importação com Carga Inicial;
- Confirme a janela de parâmetros;
- Confirme a janela de processamento.
...
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Configurando
Passos para Implantação
- Configurar parâmetros
- Cadastrar obrigação
- Importar beneficiários
- Validar beneficiários
- Importar produtos
- Validar produtos
- Importar expostos
- Importar despesas
- Validar despesas
- Sintetizar despesas
- Sintetizar beneficiários
- Gerar arquivo de envio
Os processos de validação e sintetização podem ser realizados manualmente ou via Schedule. Ambas as formas são descritas abaixo.
Parâmetros
Para que a integração entre o PLS e a Central funcione corretamente, é necessário configurar alguns parâmetros no configurador.
Parâmetro: | MV_PLSEXCO |
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Descrição: | Ativa a integração de envio de dados para a Central de Obrigações de todas as legislações |
Tipo: | Lógico |
Valores: | .T. - Habilitado .F. - Desabilitado |
Parâmetro: | MV_PLSTIPO |
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Descrição: | Ativa a integração de envio de dados para a Central de Obrigações apenas para o SIP |
Tipo: | Caracter |
Valores: | 1 - SIP 2 - SIB |
Parâmetro: | MV_LLDPIGN |
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Descrição: | Lista de locais de digitação a ignorar na integração PLS x SIP Central separado por vírgula |
Tipo: | Caracter |
Valores: | 0001,0002 |
Observação | O default do parâmetro é vazio, acima apenas exemplo de preenchimento. |
Parâmetro: | MV_QTANSIP |
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Descrição: | Quantidade de anos para olhar no histórico para fazer integração do SIGAPLS com a Central de Obrigações para despesas |
Tipo: | Numérico |
Valores: | 0 |
Observação | O default do parâmetro é 0 (zero). |
Parâmetro: | MV_DTCOSIP |
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Descrição: | Data de corte para não olhar o histórico no formato aaaammdd |
Tipo: | Caracter |
Valores: | 20180101 |
Observação | O default do parâmetro é vazio, acima apenas exemplo de preenchimento. |
Informações | ||
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Caso a operadora não esteja trabalhando com o SIB - Sistema de Informações de Beneficiários, será necessário a atualização dos beneficiários via carga manual |
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Acesse o menu Central de Obrigações / Produtos/Plano (PLSMVCPRO);
Selecione a opção Imp. Pro./Pla.;
Clique no botão Ok;
Será iniciado a carga de produtos, aguarde;
Ao término do processamento, estará concluída a carga de produtos/plano.
Informações | ||
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Caso a operadora não esteja trabalhando com o SIB - Sistema de Informações de Beneficiários, será necessário a atualização dos produtos via carga manual. |
Expostos
Esta etapa é necessária, pois é a etapa responsável por trazer para cada compromisso do SIP a matrícula do beneficiário, o item do SIP que ele está coberto e quantidade de dias coberto neste item dentro do trimestre.
Baseado nestas informações a Central de Obrigações irá efetuar o cálculo de quantidade de beneficiários expostos para enviado para o SIP.
Colocar no menu a opção Implanta SIP (PLSCARDESP);
Acessar a opção Implanta SIP;
Clique no botão Param. O sistema apresenta a janela de parâmetros;
- Informe a data de referência. É a data do último dia do trimestre que deseja importar as informações. Ex.: 31/03 para o 1º trimestre;
- Selecione a data da despesa a ser considerada;
- Selecione a operadora;
- Selecione o tipo de processamento 1-Benef. Exposto;
- Selecione se deseja trazer as despesas de beneficiários de repasse;
- Confirme a janela de parâmetros;
- Confirme a janela de processamento;
O sistema irá iniciar diversos jobs para a importação dos beneficiários expostos. A execução poderá ser acompanhada pelo Monitor do Protheus.
Despesas
Esta etapa deve ser executada somente se for necessário enviar dados de despesas referentes ao SIP para a Central de Obrigações de um trimestre a ser informado e que esteja em curso.
Ex.: será enviado o 1º trimestre do ano (Janeiro à Março) e o SIP está sendo habilitado dentro do 1º trimestre. Caso o envio do SIP pela Central será realizado somente após o 2º trimestre, basta ativar os parâmetros de integração do SIGAPLS com a Central de Obrigações.
Colocar no menu a opção Implanta SIP (PLSCARDESP);
Acessar a opção Implanta SIP;
Clique no botão Param. O sistema apresenta a janela de parâmetros;
- Informe a data de referência. É a data do último dia do trimestre que deseja importar as informações. Ex.: 31/03 para o 1º trimestre;
- Selecione a data da despesa a ser considerada;
- Selecione a operadora;
- Selecione o tipo de processamento 1-Despesa, 2-Auto custo e 3-Reembolso;
- Selecione se deseja trazer as despesas de beneficiários de repasse;
- Informe a lista de locais de atendimento a ignorar ( opcional );
- Confirme a janela de parâmetros;
- Confirme a janela de processamento;
O sistema irá iniciar diversos jobs para a importação das despesas. A execução poderá ser acompanhada pelo Monitor do Protheus.
Ao término da importação das despesas, se faz necessário configurar e executar a validação conforme instruções disponíveis aqui.
Natureza de Saúde
Durante o processamento dos beneficiários expostos o PLS fará a leitura do cadastro de Natureza de Saúde (PLSA610).
Neste cadastro devem ser informados todos os itens dos SIP de acordo com a IN 21 com suas respectivas configurações de idade, sexo e nível.
Estas informações são pré requisitos para que o sistema consiga contar corretamente a quantidade de beneficiários expostos em cada item.
Tabela Padrão
É necessário também, que os procedimentos pertencentes a tabela de de-para TISS x TUSS encontrados no site a ANS sejam classificados na tabela padrão do PLS.
É necessário que pelo menos um item do SIP seja encontrado como classificador dos procedimentos da tabela padrão, já os procedimentos de partos devem ser obrigatoriamente classificados.
Parametrização
Para que a integração entre o PLS e a Central funcione corretamente, é necessário configurar alguns parâmetros no configurador.
...
Descrição:
...
.T. - Habilitado
.F. - Desabilitado
...
Descrição:
...
1 - SIP
2 - SIB
...
Descrição:
...
0001,0002
...
Para que o SIP esteja corretamente configurado, a integração deve estar ativa e o parâmetro MV_PLSTIPO deve conter o valor 1. Os parâmetros MV_QTANSIP e MV_DTCOSIP trabalham juntos. Exemplo de uso: O SIP foi implantado na Central de Obrigações a partir de 01/01/2017 para envio do primeiro trimestre de 2017 e no parâmetro MV_QTANSIP foi definido o valor 1 para olhar um ano para trás. A integração irá olhar por exemplo se tem algum despesa lançada e ainda não foi integrada a partir de 01/01/2016. Todavia, se até o quarto trimestre de 2016 o SIP era incorporado sem a integração com a Central, define-se a data de corte como01/01/2017. Portanto a integração das despesas do SIP com a Central de Obrigações só irá olhar o histórico de despesas não incorporadas no período de um ano de histórico dentro do período de um ano de trimestre enviados pela Central de Obrigações. |
Cadastro da Obrigação
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Importando Dados
Antes de qualquer uso da Central com relação ao SIP, ela deve ser carregada com algumas informações extremamente importantes, para que ela funcione corretamente.
As etapas Beneficiários e Produtos, só será necessária sua execução se a integração ainda não estiver ativa, isto é, nunca foi realizada uma carga de beneficiários do SIGAPLS para a Central de Obrigações.
Estas etapas devem ser executadas durante a implantação do SIP pela Central de Obrigações, de preferência apenas uma vez para o trimestre. Nos trimestres posteriores a Central de Obrigações deverá receber as informações via integração, conforme o tópico "Parametrização" abaixo.
Informações | ||
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As rotinas mencionadas nas etapas abaixo, não deverão ficar disponíveis para o usuário final da Central de Obrigações. Todas as operações para o usuário estão descritas nos tópicos "Como Funciona" de cada obrigação. |
Importação de Produtos
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Validação Manual de Produtos
Incluir Página Validação de Produtos e Planos Validação de Produtos e Planos
Importação de Beneficiários
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Validação Manual de Beneficiários
Para considerar os produtos importados como válidos o sistema irá submeter cada registro ao processo de validação verificando se atendem aos critérios mínimos.
Abaixo na tabela temos as possíveis críticas com a solução para cada critério de validação:
Código | Critica | Solução |
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B001 | Data de nascimento do beneficiário não informada | Informe a data de nascimento do beneficiário |
B002 | Data de inclusão / adesão do beneficiário não informada | Informe a data de inclusão / adesão do beneficiário |
B003 | UF do beneficiário não informada | Informe uma UF válida para o beneficiário (NC, AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP ou TO) |
B004 | UF informada e inválida | Informe uma UF válida para o beneficiário (NC, AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP ou TO) |
B005 | Produto do beneficiário não informado | Informe um produto para o beneficiário |
B006 | Produto do beneficiário informado é inválido | Atualize o cadastro do Produtos / Planos |
A alteração do beneficiário deverá ser feito no cadastro origem. Não será possível manipular informações do beneficiário pela Central de Obrigações.
- Acesse o menu Miscelânea / Central de Obrigações / SIP / Beneficiários (PLSMVCBENE)
- Clique na opção Val. beneficiários
- O sistema apresenta a janela de Validações - SIP
- Clique no botão Param.
- O sistema apresenta a janela de perguntas Validações - SIP
- Responda as perguntas:
- "Qual a data de referência ?" não possui efeito nesta validação
- "Considere a data de ?" não possui efeito nesta validação
- "Qual a operadora padrão ?" selecione a operadora a qual pertence os beneficiários
- "Tipo de processamento" marque apenas a opção Beneficiários
- Clique no botão Ok na janela de perguntas
- Clique no botão Ok na janela de Validações - SIP
- Neste momento o sistema irá lançar um ou mais JOBs chamados PLSIPVLBN para validar os beneficiários
- A quantidade de JOBs pode variar de acordo com a quantidade de beneficiários encontrados
- Ao término do processamento, não ocorrendo nenhuma crítica os beneficiários estarão com Status Valido (B3K_STATUS igual a 2).
Importação de Expostos
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Importação de Despesas
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Configurando Schedule de Serviços
Para que a Central processe de fato os dados recebidos através do software de gestão de plano e saúde e dessa forma execute suas validações e inteligência, é necessário que os serviços responsáveis por esses processos estejam habilitados.
Obs.: Para saber como configurar o schedule consulte a documentação referente a este processo. (Veja Aqui)
Informações | ||
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A configuração desses serviços é vital para que o SIP na Central de Obrigações funcione corretamente. Caso não seja feito essa configuração o SIP não irá funcionar. |
Schedule de Validação de Dados do SIP
Nome do Schedule: | PLSVALSIP |
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Finalidade: | Faz as validações, totalização e sintetização das despesas reconhecidas pelo SIP. |
Recorrência: | Sugestão Rodar a cada 30 minutos |
Logs de processamento gerado na pasta PROTHEUS_DATA/LOGPLS | job_valida_sip.log |
Pelo Configurador (SIGACFG) cesse o menu Ambiente / Schedule / Schedule
Para mais informações sobre Schedule Protheus, acesso o artigo no TDN clicando aqui.
- Clique em Agendamentos > Cadastro
- Em Detalhes clique em Incluir
- Preencha as informações conforme imagem
- Pelo botão ( ) informe a recorrência de execução da validação.
- Clique em Parâmetros
No campo "Tipo de processamento" devemos informar o tipo de validação que iremos agendar. Podemos criar um agendamento para cada validação separadamente ou criar um único agendamento com todas as validações.
Schedule de Importação de Expostos
Nome do Schedule: | PLSJOBEXP |
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Finalidade: | Realiza o processamento dos beneficiários expostos para o SIP |
Recorrência: | Sugestão Rodar a cada 15 dias |
Logs de processamento gerado na pasta PROTHEUS_DATA/LOGPLS | job_expostos_sip.log |
Pelo Configurador (SIGACFG) cesse o menu Ambiente / Schedule / Schedule
Para mais informações sobre Schedule Protheus, acesso o artigo no TDN clicando aqui.
- Clique em Agendamentos > Cadastro
- Em Detalhes clique em Incluir
- Preencha as informações conforme imagem
- Pelo botão ( ) informe a recorrência de execução da validação.
Schedule de Sintetização de Despesas
Nome do Schedule: | PLSSNTDESP |
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Finalidade: | Realiza o processamento de sintetização das despesas do SIP. Gera a tabela sintética (B3M) que é a base para a geração do XML de envio. |
Recorrência: | Sugestão Rodar a cada 15 dias |
Logs de processamento gerado na pasta PROTHEUS_DATA/LOGPLS | job_sintetiza_despesa_sip.log |
Pelo Configurador (SIGACFG) cesse o menu Ambiente / Schedule / Schedule
Para mais informações sobre Schedule Protheus, acesso o artigo no TDN clicando aqui.
- Clique em Agendamentos > Cadastro
- Em Detalhes clique em Incluir
- Preencha as informações conforme imagem
- Pelo botão ( ) informe a recorrência de execução da validação.
- Clique em Parâmetros
Schedule de Sintetização de Beneficiários
Nome do Schedule: | PLSSNTBENE |
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Finalidade: | Realiza o processamento de sintetização dos beneficiários do SIP. Gera os totais de expostos na tabela sintética (B3M) que é a base para a geração do XML de envio. |
Recorrência: | Sugestão Rodar a cada 15 dias |
Pelo Configurador (SIGACFG) cesse o menu Ambiente / Schedule / Schedule
Para mais informações sobre Schedule Protheus, acesso o artigo no TDN clicando aqui.
- Clique em Agendamentos > Cadastro
- Em Detalhes clique em Incluir
- Preencha as informações conforme imagem
- Pelo botão ( ) informe a recorrência de execução da validação.
- Clique em Parâmetros
Gerar arquivo XML SIP
Antes de iniciar o processo de geração do XML é necessário colocar no servidor os arquivos XSD do SIP para que seja feita a validação de integridade do arquivo gerado.
Dentro do ProtheusData crie a pasta "SIP" e dentro salve os todos os arquivos baixados do site http://www.ans.gov.br/padroes/sip/schemas/ da ANS.
Para gerar o arquivo:
- Na tela inicial do Painel de Obrigações, clique sobre o Compromisso;
- Clique no calendário com o botão direito sobre o compromisso;
- No menu suspenso clique em Gerar XML;
- Informe onde o arquivo será salvo e clique em salvar.
Sinalizar o Envio do XML para a ANS
Quando o compromisso passar por todas as validações e estiver com o status igual a "Pronto para envio" podemos realizar o envio do XML para a ANS e manualmente informar isso para a Central de Obrigações. Para isso:
- Selecione o compromisso e clique em Ações Relacionadas > Mudar Status Comprom informando o novo status 4=Em processamento ANS.
O compromisso passará para o status "Em processamento na ANS" e aguardará para ser finalizado ou criticado pela ANS
Sinalizar o Retorno de críticas ao arquivo pela ANS
Se houver alguma crítica ao arquivo feita pela ANS precisamos manualmente informar isso para a Central de Obrigações. Para isso:
- Selecione o compromisso e clique em Ações Relacionadas > Mudar Status Comprom informando o novo status 2=Criticado.
O compromisso passará para o status "Criticado ANS" e poderá ter seus dados revalidados para gerar um novo arquivo XML.
Marcar o compromisso como Finalizado
Se a ANS acatar o arquivo precisamos manualmente informar isso para a Central de Obrigações. Para isso:
- Selecione o compromisso e clique em Ações Relacionadas > Mudar Status Comprom informando o novo status 6=Finalizado.
O compromisso passará para o status "Finalizado".
Ajuste de Críticas
A Central permite para o SIP, que algumas críticas sejam corrigidas dentro da própria Central, devido ao operacional muitas vezes não ser flexível de efetuar essas correções, foi disponibilizado as correções abaixo.
Lembrando que toda correção deve ser feita no software de gestão de plano de saúde, para que em outros compromissos, as críticas não aconteçam novamente, as opções abaixo são um paleativo.
E037 - Despesas sem Grupo e Regime de Internação
Na janela Eventos x Despesas acesse a opção Ações relacionadas / Ajustes / Ajusta Grp. e Reg.
O sistema apresenta um browse de marcação de todas as despesas que possuem a crítica E037 - Evento x Despesa classificado como internação mas não possui interanção/grupo/regime.
Marque os registros que deseja informar Grupo e Regime de internação, informe o grupo e regime deseja e clique em confirmar.
Todas as despesas marcadas receberam o grupo e regime informado e serão marcados para serem validadas novamente.
Despesa p/ Demais Desp.
Na janela Eventos x Despesas acesse a opção Ações relacionadas / Ajustes / Critica p/ Demais Desp.
O sistema apresenta um browse de marcação de algumas despesas que possuem a críticas, exceto a critica E037.
Marque os registros que deseja classificar como H - Demais despesas médico-hospitalares.
Todas a despesas marcadas serão classificadas como H e serão marcadas para serem validadas novamente.
Relatórios
A Central dispõem de alguns relatórios para o SIP, são eles:
Relatório Analítico
O SIP na Central de Obrigações de Saúde disponibiliza um relatório analítico das despesas a serem enviadas para o SIP.
No Painel de Obrigação selecione uma Obrigação do tipo SIP
No browse de Compromisso selecione o compromisso que possui as despesas
Na opção Obrigações selecione SIP / Relatório Analítico, o sistema irá iniciar o processamento
Ao término do processamento o sistema solicita uma diretório para salvar o arquivo no formato .csv.
Serão gerados dois arquivos, um com classificação de "A" até "D6" e I até "I11" e outro arquivo com classificação de "E" até "H"
Relatório Sintético
O SIP na Central de Obrigações de Saúde disponibiliza um relatório sintético das despesas a serem enviadas para o SIP.
No Painel de Obrigação selecione uma Obrigação do tipo SIP
No browse de Compromisso selecione o compromisso que possui as despesas
Na opção Obrigações selecione SIP / Relatório Sintético, o sistema irá iniciar o processamento
Ao término do processamento o sistema solicita uma diretório para salvar o arquivo no formato .csv.
Pontos de integração SIGAPLS x Central de Obrigações
...
Descrição:
...
0
...
Descrição:
...
20180101
...
Informações | ||
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Para que o SIP esteja corretamente configurado, a integração deve estar ativa e o parâmetro MV_PLSTIPO deve conter o valor 1. Os parâmetros MV_QTANSIP e MV_DTCOSIP trabalham juntos. Exemplo de uso: O SIP foi implantado na Central de Obrigações a partir de 01/01/2017 para envio do primeiro trimestre de 2017 e no parâmetro MV_QTANSIP foi definido o valor 1 para olhar um ano para trás. A integração irá olhar por exemplo se tem algum despesa lançada e ainda não foi integrada a partir de 01/01/2016. Todavia, se até o quarto trimestre de 2016 o SIP era incorporado sem a integração com a Central, define-se a data de corte como01/01/2017. Portanto a integração das despesas do SIP com a Central de Obrigações só irá olhar o histórico de despesas não incorporadas no período de um ano de histórico dentro do período de um ano de trimestre enviados pela Central de Obrigações. |
...
A utilização do PLS com a Central de Obrigações é de forma transparente para o usuário, pois conforme o dia a dia operacional vai acontecendo, os dados necessários ao SIP vão sendo enviados automaticamente para a Central.
...
Os eventos e despesas gerados pelas demais guias (consulta, serviço, internação e honorário) serão integradas as despesas do SIP na Central de Obrigações no momento em que for gerado o Lote de Pagamento destas guias. Ao concluir a geração de um Lote de Pagamento no SIGAPLS um job será iniciado e irá lançar as despesas médicas vinculadas a este pagamento na Central de Obrigações.
Regras de Envio de Informação
do SIP na Central de Obrigações no momento em que for gerado o Lote de Pagamento destas guias. Ao concluir a geração de um Lote de Pagamento no SIGAPLS um job será iniciado e irá lançar as despesas médicas vinculadas a este pagamento na Central de Obrigações.
Regras de Envio de Informação
Neste tópico, será descrito resumidamente as condições consideradas pela integração para tratar os dados a serem migrados do SIGAPLS para a Central de Obrigações referente aos itens previstos pelo SIP.
Natureza de Saúde
Durante o processamento dos beneficiários expostos o PLS fará a leitura do cadastro de Natureza de Saúde (PLSA610).
Neste cadastro devem ser informados todos os itens dos SIP de acordo com a IN 21 com suas respectivas configurações de idade, sexo e nível.
Estas informações são pré requisitos para que o sistema consiga contar corretamente a quantidade de beneficiários expostos em cada item.
Tabela Padrão
É necessário também, que os procedimentos pertencentes a tabela de de-para TISS x TUSS encontrados no site a ANS sejam classificados na tabela padrão do PLS.
É necessário que pelo menos um item do SIP seja encontrado como classificador dos procedimentos da tabela padrão, já os procedimentos de partos devem ser obrigatoriamente classificadosNeste tópico, será descrito resumidamente as condições consideradas pela integração para tratar os dados a serem migrados do SIGAPLS para a Central de Obrigações referente aos itens previstos pelo SIP.
A. Consultas Médicas
São considerados como despesa de consulta procedimentos oriundos de guias consulta e serviço. Os eventos deverão estar parametrizados na Tabela Padrão (PLSA940) como eventos de consultas do tipo Ambulatorial ou Pronto Socorro.
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