Configurando serviço REST
Após o primeiro passo deve-se realizar a configuração no "appserver.ini" realizando a definição dos serviços REST. Os itens abaixo, devem ser incluídos/atualizados no seu arquivo atual do seu ambiente.
1) Deve ser criado algumas seções para a configuração do serviço REST: - Caso necessário esse bloco poderá ser criado com o auxilio da ferramenta ApWebWizard do time de framework para a criação de ambientes:Utilizando ApWebWizard
- Uma dica interessante:
- É possível utilizar um servidor Protheus (AppServer) com os serviços rest, sem a necessidade de configurar os outros jobs e webservices no padrão soap do portal tradicional. A aplicativo MeuRH utiliza somente serviços REST em sua utilização, sendo assim, permite a flexibilidade da criação de servidores separados, podendo reinicializar um sem prejudicar o outro!
[HTTPV11] Enable=1 Sockets=HTTPREST [HTTPREST] Port=9103 URIs=HTTPENV1 SECURITY=1 [HTTPENV1] URL=/restT1 PrepareIn=T1 Instances=2,5 ENVIRONMENT=MeuEnv12117 CORSEnable=1 AllowOrigin=* Public=fwjwt/refresh_token,auth [HTTPJOB] MAIN=HTTP_START ENVIRONMENT=MeuEnv12117 [ONSTART] jobs=HTTPJOB RefreshRate=120 |
---|
A sessão "HTTPENV1" serve para configurar as questões de ambiente e a URL Rest para cada empresa. Deve ser criado uma sessão para cada empresa, por exemplo "HTTPENV2", "HTTPENV3", permitindo que possa ser configurado outras tags, como o "PrepareIn", responsável em configurar o environment sempre que o Rest receber uma requisição e necessitar criar uma thread para executar a solicitação. É importante a criação da tag URL para que o aplicativo consiga chegar adequadamente ao servidor, pois ela será utilizada quando for realizado a geração do QrCode. Nesse caso foi formada por: "/rest" concatenado com a empresa "T1". As sessões criadas acima são padrões para a configuração do serviço REST, e podem ser localizadas nas informações colocadas no link do inicio da página. Caso tenha configurado ambientes para várias empresas basta incluir as configurações na tag "URIs", exemplo: URIs=HTTPENV1,HTTPENV2
2) Em Seguida, criaremos a parte especifica para os serviços do aplicativo: [127.0.0.1:8081/T1] ENABLE=1 PATH=C:\TOTVS\Protheus\Protheus_Data\Web\PortalRHUnificado ENVIRONMENT=MeuEnv12117 INSTANCENAME=MeuRHT1 DEFAULTPAGE=index.html [RESTCONFIG] restPort=9103 RefreshTokenTimeout=300 meurhLog=0
|
---|
Nesse caso estamos criando uma sessão que será utilizada para o redirecionamento dos arquvios clientes do MeuRH e realizando a configuração do ambiente utilizado. Você poderá ter uma URL para cada empresa separada dentro da sua estrutura.
O endereço de exemplo "127.0.0.1" poderá ser um endereço para utilização apenas na sua rede local interna ou um endereço para acesso externo, assim permitindo que o aplicativo funcione quando os colaboradores de sua empresa estivem conectado fora da rede corporativa. A Porta de exemplo "8081" corresponde a sua tag "Port" configurada na sessão "HTTP" que já deverá existir no seu "appserver.ini", a mesma utilizada para os portais atuais da Totvs, como o portal do RH Gestão do Capital Humano. Na sessão "RESTCONFIG" são criadas tags utilizadas para o projeto MeuRH Protheus: - A tag "restPort" é obrigatória e deve ser preenchida com a mesma porta utilizada na sessão "HTTPREST" dentro da chave PORT, exemplo: "PORT=9103".
- A tag "RefreshTokenTimeout" é responsável por definir o tempo em que um acesso/token de autenticação será válido, caso não seja informado essa tag, o seu valor default é 600 (correspondendo a 10 minutos)
- a tag "meurhLog" controla a geração de mensagens no "console.log" sobre o processo de autenticação/login do aplicativo MeuRH, apoiando em possíveis manutenções e acompanhamentos. Por padrão, as mensagens sempre estarão sendo demonstradas no console, mesmo que a tag não exista no arquivo de inicialização "appserver.ini".
- caso deseje que as mensagens não sejam mais demonstradas no console, basta declarar a tag "meurhLog=0" para seja desabilitado.
|