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No Sistema Totvs Obras e Projetos, existe um processo de vinculação de mais de Produto de Suprimento/ Faturamento ao insumo através da abstração de família de Produtos, que pode ser acessado através do Menu Orçamento | Insumos | Cadastro (ou atalho F8) | Processos | Vincular Família de Produtos ao Insumo, com uma representação gráfica através de ícone, ou ainda na edição do Insumo, para executa-lo deve-se obrigatoriamente selecionar ao menos um Insumo.

Este Processo NÃO estará disponível caso a base em questão esteja integrada com Protheus pois as Tabelas de Classificações utilizadas no Produto não são integradas. 

São verificados as seguintes regras para execução em Insumos Locais/ Globais:

  • Em Projetos Globais, onde somente Insumos Globais são visualizados, o processo está disponível normalmente para execução.
  • Em Projetos Locais, o processo somente está disponível para Insumos Locais. Caso o usuário selecione um Insumo Global em um Projeto Local e tente executar o processo, apresentará uma mensagem de erro informando a validação.

Ao Executar o processo, a primeira tela apresentada (tela padrão de processos) é apresentado para o usuário informar opcionalmente a descrição do processo.

Após esta etapa, são exibidas as cinco Tabelas de Classificação de Produtos existentes no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, sendo que caso alguma das Tabelas não esteja sendo utilizada ou seja incompatível, a mesma é exibida de forma desabilitada.

As tabelas de classificação são configuradas a partir da tela de Parâmetros no Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento:

Após selecionar a Classificação será exibido ao usuário um componente de grid de visão com todas as famílias de produtos pertencentes à coligada corrente, conforme a tabela de classificação escolhida pelo usuário na tela anterior. O usuário deve escolher um ou mais registros. A confirmação da escolha é feita através do botão “Confirmar”. Esta implementação foi necessária porque o grid não persiste os valores escolhidos ao mudar de tela. Se o usuário não selecionar nenhum registro e clicar no botão “Confirmar”, uma mensagem de erro será exibida informando ao usuário que o mesmo deve selecionar pelo menos um registro do grid.


No próximo passo está disponível duas opções para definir como o processo irá disponibilizas a informação na tela de seleção de Produtos sendo estas:

  • Manter o vínculo atual de Produtos ao Insumo: nesta opção, os produtos atualmente vinculados ao insumo são exibidos na próxima tela e o usuário tem a opção de adicionar novos produtos, como por exemplo no caso de ter havido cadastro de novos produtos desde a última execução do processo (sincronização).
  • Excluir o vínculo atual de Produto ao Insumo: nesta opção, a próxima tela desconsidera qualquer vínculo atual de produtos ao insumo. Neste caso, portanto, o usuário além de selecionar produtos a serem associados, deve obrigatoriamente definir um dos produtos para ser o produto principal da associação.

Após a escolha da(s) família(s) de produto(s), a próxima tela exibirá ao usuário todos os produtos retornados pelo filtro no grid para que o mesmo defina quais produtos deseja associar ao insumo. Esta tela também possui o botão “Confirmar”. 

Esta tela possui inteligência para auxiliar o usuário na escolha dos produtos. Para isso são aplicadas as seguintes funcionalidades:

  • Ordenação, agrupamento, filtros e persistência das configurações do grid.
  • Botão para escolha de todos os produtos compatíveis.
  • Botão para escolha de todos os produtos compatíveis de uma mesma família.
  • Botão para selecionar apenas um registro como ativo, desmarcando, portanto, todos os demais.
  • Checkbox para definir se serão excluídas todas as associações já existentes no insumo selecionado.
  • Diferenciação de registros já vinculados a outros insumos através de mudanças nas cores das fontes.

Observação: Quando um registro possui vínculo com outro insumo, o texto é destacado em vermelho, e o usuário tem a opção de visualizar o insumo vinculado (Código + descrição) passando o mouse sobre o checkbox. Se o vínculo é com o próprio insumo do processo, a fonte é definida como azul-marinho, sendo que esta opção só é possível caso o usuário escolha a opção de manter o vínculo atual, na tela anterior. A imagem abaixo ilustra melhor a tela com os vínculos em destaque.

Se o usuário passar o mouse na coluna [Compatível?] dos registros, é exibido um hint (dica) informando as unidades-base tanto do insumo selecionado quanto do registro (produto) em questão, conforme a imagem abaixo:

Se o usuário passar o mouse na coluna [Vinculado?] dos registros e o mesmo estiver marcado, é exibido um hint (dica) informando a qual insumo o registro (produto) em questão está vinculado, conforme a imagem abaixo:

Botão para a seleção de todos os produtos compatíveis, destacado na imagem abaixo, permite que todos os produtos compatíveis para associação sejam marcados.

Botão para a seleção de todos os produtos compatíveis de uma mesma família, destacado na imagem abaixo, permite que todos os produtos compatíveis para associação, pertencentes à mesma família do registro atualmente selecionado, sejam marcados.

Botão para cancelar a seleção atual, este botão desmarca todos os registros selecionados. O botão pode ser visualizado na imagem abaixo.

Botão para definição do Produto principal, este botão marca o registro atual como principal, desmarcando todos os outros, pois apenas um registro pode ser definido como principal. 

Ao final do processo apresentará uma tela com o resumo das definições do usuário, com  a opção de executar o processo. Após a execução do processo, é exibida ao usuário uma tela informando do sucesso ou não na execução do processo, com o texto de log. O log contém todos os detalhes da execução do processo, informando data/hora de cada instrução e documentando as etapas executadas com sucesso ou não.