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Entrada NF Cliente – Redespacho Intermediário

Linha de Produto:

Microsiga Protheus®

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGATMS - Gestão de Transportes

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Entrada Documentos de Clientes

TMSA050

Gerador do XML do CT-e

CTESEFAZ3

Impressão do DACTE

RTMSR31

Chamados Relacionados

#3493521

Requisito (ISSUE):

DLOGTMS02-3586

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

DTC
DV1

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Versões/Release:12.1.17

Descrição

Funcionalidade que permite usar a rotina TMSA050 "Entrada Documentos Clientes" informando apenas os dados do Expedidor, Recebedor e os documentos anteriores informados para atender

Descrição

Para as operações de Redespacho Intermediário foi disponibilizada uma segunda forma de inclusão chamada “Incluir Redesp.Inter” que está localizada na tela de “Entrada de Documentos do Cliente”.


Importante:

1. Substituir o registro dos campos: DTC_CLIEXP / DTC_LOJEXP / DTC_CLIREC / DTC_LOJREC,  pelo arquivo SX3 anexo na issue DLOGTMS02-3586 para habilitar a mudança de ordem desses campos, antes de fazer a substituição.

    Permitindo organizar os campos de Expedidor e Recebedor  de forma que facilite o preenchimento do cadastro de “Entrada de Documentos do Cliente (TMSA050)".

    O sugerido é que estejam posicionados logo após as informações do Destinatário;

2. Atualizar o X3_VALID do campo DV1_TIPNFC com pertence(“123456789”);

    Foi acrescentado a opção “9-Redespacho Intermediário”;

3. O campo X3_CBOX da tabela SX3 do campo DV1_TIPNFC tem que ficar limpo e o campo X3_F3 preenchido com o conteúdo “DLC”.

    Isso permitirá que ao pressionar a tecla F3 com o campo "Tipo NF" em foco no cadastro de “Regras de Tributação por Cliente (TMSA600)", seja aberta a tela de opções, consulta padrão contendo a lista de tipos de Notas Fiscais contemplando o item ‘9-Redespacho Intermediário”;

4. Cadastrar regra de tributação por cliente para o tipo de nota fiscal 9-Redespacho Intermediário;



Funcionalidades – Redespacho Intermediário

Será implementada nova opção no sub menu “Outras Ações” da rotina padrão de Doctos do Cliente para Transporte  que permitirá a inclusão de "Redesp.Inter", Redespacho Intermediário.

Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE BASE

 

  1. Na MPSDU , acesse:
  2. Arquivo - Abrir: Escolha o driver DBF ou Ctree, na pasta system selecione o arquivo SX3.
  3. Útil - Filtro: Filtre pela tabela DTC e localize os campos:
    DTC_CLIEXP
    DTC_LOJEXP
    DTC_CLIREC
    DTC_LOJREC 
  4. Exclua a linha dos campos
  5. Útil - Filtro: Filtre pela tabela DV1 e localize os campos:
    DV1_TIPNFC 
  6. Exclua a linha do campo
  7. Salve o arquivo de sx3.dbf que esta junto com o pacote disponibilizado na pasta system.
  8. Útil - Append From : Selecione o arquivo SX3.dbf  salvo na pasta system para substituir os campos apagados anteriormente, será carregado 5 campos.

O que foi implementado

Procedimento para Utilização

Exemplo: 1- Incluir Nota Fiscal de Redespacho Intermediário

Para as operações de Redespacho Intermediário foi disponibilizada uma segunda forma de inclusão chamada a opção “Incluir Redesp.Inter” que está localizada na tela de “Entrada de Documentos do Cliente” botão "Outras Ações".

Acessar a tela de Pela nova opção de inclusão adicionada a rotina TMSA050 “Doctos. do Cliente para Transporte” Rotina TMSA050.

Acessar o menu “Outras Ações” e selecionar a nova opção: “Incluir Redesp.Inter”.

o usuário será capaz de cadastrar as informações de Documentos do Cliente sem a necessidade de preencher os campos referentes ao Remetente, Destinatário e também não será necessário informar o número e série de documento, uma vez que essa informação não é obrigatória para a emissão de documentos de transporte de Redespacho Intermediário.

Os campos referentes ao Remetente e Destinatário da Nota Fiscal do Cliente não estarão disponíveis em tela, nesta nova implementação eles foram ocultados e são tratados pela rotina que preenche os campos DTC_CLIREM e DTC_LOJREM com os mesmos dados inseridos nos campos DTC_CLIEXP e DTC_LOJEXP, para os campos DTC_CLIDES e DTC_LOJDES é feito da mesma forma, serão preenchidos com os mesmos dados inseridos nos campos DTC_CLIREC e DTC_LOJREC. Esse procedimento é realizado via Validação de campo e é necessário para não afetar a integridade relacional dos campos.

Em se tratando dos itens da Nota Fiscal do Cliente, quando o usuário informar a chave do CT-e Anterior, os campos DTC_NUMNFC "Doc. Cliente" e DTC_SERNFC "Serie Dc.Cli" serão preenchidos com o número e série do CT-e contidos na chave informada no campo DTC_CTEANT "CTE Doc.Ant.".

Abaixo é relatado os campos disponibilizados para o cadastroAbaixo veremos o exemplo:

Será exibida a tela de Inclusão de Notas Fiscais do Cliente, nesta tela somente os campos pertinentes a operação de redespacho intermediário Redespacho Intermediário serão apresentados, sendo eles:

   ·                 No. Lote

   ·                 DT Entrada

   ·                 Expedidor e Loja Exp.

   ·                 Receb. E Loja Receb.

   ·                 Dev.Frete

   ·                 Serv.Transp.

   ·                 Tipo Transp.

   ·                 Cod.Reg.Ori. (via gatilho)

   ·                 Cod.Reg.Des.(via gatilho)

   ·                 Cod.Reg.Cal. (Via gatilho)

   ·                 Cod Negociac.


Na grade de “Itens da Nota Fiscal” para o tipo de inclusão “Redespacho Intermediário” deve-se informar os campos:

·        CTe Doc.Ant. (informar a chave do CT-e anterior de 44 dígitos)

·        Dt.Doc.Ant. ( Data de emissão do documento anterior “CT-e”)

·        Tp.Doc.Ant. Informar o tipo do documento anterior se é um: CTRC,ACT, Nota Fiscal, AWB ou Outros.

·        Doc. Cliente: Este campo será preenchido ao informar a chave do documento anterior pelo campo CT-e Doc.Ant.

·        Serie Dc.Cli: Este campo será preenchido ao informar a chave do documento anterior pelo campo CT-e Doc.Ant.

·        Cod.Produto: informe o código que represente o produto do documento anterior.

·        Embalagem: informar a embalagem do produto.

·        DT Emissao: Informe a mesma data de emissão do Documento Anterior “CT-e anterior”;

·        Qtd.Volumes;

·        Peso;

·        Valor “Valor da Mercadoria” o mesmo do documento anterior “CT-e”;

·        Cod.Fiscal: para fins de transmissão do CT-e para a SEFAZ;


Observação:

Os campos mencionados a baixo:

DTC_VALOR - Valor;

DTC_VOLUME - Qtd.Volumes;

DTC_PESO - Peso;

DTC_NUMNFC - Doc.Cliente;

DTC_SERNFC - Serie;

Dc.Cli - Documento do cliente;

DTC_CODPRO - Cod.Produto;

DTC_CODEMB - Embalagem.

Embora não obrigatórios para a SEFAZ quando o tipo de serviço no XML do CT-e  tag <tpServic> estiver preenchido com “3-Redespacho Intermediário” os campos serão obrigatórios na digitação da Nota Fiscal pela rotina TMSA050 “ Entrada Documentos Clientes”.

Pois o sistema utiliza-se destes campos para localizar as tabelas de frete para calculo e geração do Documento de Transportes.


Como cadastrar a Nota Fiscal do Cliente para Redespacho Intermediário


  1. Acessar rotina TMSA050 “Entrada de Documentos Cliente” pelo menu:

      AtualizaçõesàRecebimentoà”Entrada Documentos Cliente”;

2.    Em outras ações selecionar o item de menu “Incluir Redesp.Interm.”;

3.     Na tela que será apresentada repare que os campos “Recebedor”,”Loja Remet.”, “Destinatario” e “Loja Dest.” Não fazem parte do cadastro.

       Sendo necessário apenas digitar os campos “Expedidor”, “Loja Exp.”,”Recebedor” e “Loja Receb.”;

4.    O preenchimento do Tomador do Frete pelo campo “Dev.Frete” de ser preenchido conforme o emissor indicado no Documento Anterior “CT-e”,

       Por exemplo: ao informar o devedor do frete o emissor será quem emitiu o CT-e anterior, neste caso se trata do Expedidor, se tratando de uma devolução o Devedor do Frete deve apontar para o Recebedor.

5.    Informe o campo “Serv.Transp” aceitando os valores 1-Coleta;2-Transporte e 3-Entrega;

6.  Informe o campo “Tipo Transp.” Como sendo “1-Rodoviário”;

7.   Ao informar os campos acima, será apresentado a tela de Seleção de Serviços – Negociação do contrato do cliente pagador do Frete “Contratado”;

       Observação: Caso no contrato do cliente esteja configurado para que o serviço seja automático, pode ocorrer de o serviço não ser exibido para a seleção. Ideal é manter como digitado.

8.    Verifique se o campo “Cod Negociac” está preenchido.

9.    Na grade de Itens das Notas Fiscais informar:

9.1     A chave do CT-e referente ao documento anterior, fazendo isso observe se os campos “Doc.Cliente”,”Serie Dc.Cliente” serão preenchidos;

9.2     Informe o campo: “Cod.Produto”;

9.3     Informe o campo: “Embalagem”;

9.4    Informe o campo: “Dt Emissão” (Preencher com a mesma data de emissão do CT-e anterior);

9.5     Informe o campo: “Cod.Fiscal” como por exemplo: “5352” Intraestadual ou “6352” Interestadual;

9.6     Informe o campo: “Tp.Doc.Ant” como por exemplo: “0-CTRC”;

9.7     Informe o campo: “Dt.Doc.Ant” com a data de emissão do documento anterior “CT-e”;

9.8     Demais campos preencher conforme a necessidade da operação.

10.     Finalizando o cadastro clique no botão localizado no canto superior direito.


Cálculo do Frete


Poderá ser realizado acessando o menu:

          Atualizações - Recebimento - Cálculo do Frete,  ou pela rotina de browse de Entrada do Documento do Cliente:

          Outras Ações - Cálculo do Frete - Calcular;


Posicione no lote de “NF” ao qual deseja calcular; feito isso aguarde o cálculo e a transmissão do documento de frete para gerar o CT-e e validá-lo pela SEFAZ;


Atenção:

** Caso ocorra a rejeição 733 – CNPJ do documento anterior deve ser o mesmo no grupo em DocAnt, deve-se verificar se a chave dos CT-es informados na grade de itens da NF pertencem ao mesmo emissor.