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Configuração de Clientes e Representantes - mpd.html.portalconfigpdp

Visão Geral do Programa

Essa rotina é responsável por todas as configurações do portal relacionadas aos clientes e representantes que irão utilizar o portal de pedidos de venda.

A tela principal desse cadastro contém os registros de configurações, onde cada registro pode ser associado a um cliente, grupo de cliente ou representante.

O portal para um usuário específico poderá utilizar as configurações de um ou mais registros dependendo se o usuário for um representante ou cliente, conforme a tabela abaixo:

Cliente

Grupo de Cliente

Representante

Tipo de Configuração

Registro de Configuração

Peso

Informado

Não informado

Não informado

Não informado

Válido para o cliente informado

3

Não informado

Informado

Não informado

Não informado

Válido para os clientes do grupo de cliente informado

2

Não informado

Não informado

Informado

Não informado

Válido para o representante informado

3

Não informado

Não informado

Não informado

Todos os Clientes

Válido para todos os clientes

1

Não informado

Não informado

Não informado

Todos os Representantes

Válido para todos os representantes

1

Cada registro de configuração têm as configurações especificas associadas:

  • Campos das telas do portal.
  • Condições de pagamento permitidas.
  • Tabelas de preço permitidas (somente representante).
  • Itens permitidos.
  • Mensagens.
  • Modelos de Pedidos.
  • Usuários relacionados (somente para clientes e representantes).
  • Notificações específicas.

Quando são utilizados mais de um registro de configuração válido para o usuário, e existem configurações conflitantes, as configurações mais específicas tem peso maior que as genéricas.

Configuração de Clientes e Representantes - mpd.html.portalconfigpdp

Objetivo da tela:

Listar e manter o cadastro dos registros de configuração para clientes e representantes do portal de pedidos de venda.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Detalhar/Adicionar/Editar/Excluir

Permite ao usuário executar as operações de cadastro nos registros de configurações para clientes e representantes do portal.

Campos do Portal de VendasCadastro de campos disponíveis no portal que permite selecionar os campos que estarão visíveis no portal.
Registros do Portal de VendasCadastro de registros disponíveis no portal que permite selecionar os registros de itens, condições de pagamentos e tabelas de preços disponíveis no portal.
Mensagens do Portal de Vendas


Cadastro de mensagens para as telas do portal.
Modelo do Portal de VendasCadastro de modelos de pedido para o registro de configuração.
Usuários Relacionados do Portal de Vendas

Apenas para Clientes e representante, mantém o cadastro dos usuários relacionados.

Configuração de Notificações do Portal de Vendas

Configurações de notificação de eventos do pedido de venda específicas para o registro de configuração.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Código Cliente

Código do Cliente que identifica para qual cliente as configurações deste registro são aplicáveis.

Código Grupo Cliente

Código do Grupo de Clientes que identifica que as configurações deste registro são aplicáveis para os clientes relacionados a este grupo de clientes.

Código Representante

Código do Representante que identifica para qual representante as configurações deste registro são aplicáveis

Itens do Cliente/Grupo de Cliente para o Representante

Identifica que as configurações de itens para o cliente e grupo de cliente são consideradas quando o representante implantar um pedido no portal para clientes/grupos de clientes que possuem registro de configurações.

Nota
titleNota:

Somente habilitado para configurações para representante ou genéricas (sem cliente/grupo/representante).

Tipo de Configuração

Identifica que o registro de configuração se aplica a Clientes ou Representantes.

Nota
titleNota:

Somente habilitado para configurações genéricas (sem cliente/grupo/representante).

Permite Alterar o Preço do Item na Pesquisa de ItensIdentifica que o representante poderá fazer a alteração do preço do item no momento da pesquisa do mesmo, antes de incluí-lo no pedido.

Condição de Pagamento por Cliente para Representante de Vendas

Identifica que as configurações de condição de pagamento para o cliente são consideradas quando o representante implantar um pedido no portal para clientes que possuem registro de configurações.

Itens por Cliente para Representante de Vendas e Cliente Pedido

Identifica que as configurações de itens para o cliente são consideradas quando o representante implantar um pedido no portal, ou pedido no ERP, para clientes que possuem registro de configurações.

Campos do Portal de Vendas

Objetivo da tela:

Selecionar os campos que estarão disponíveis nas telas do portal quando este registro de configuração for aplicado.

A ordem cujos campos forem selecionados define a ordem que os campos irão aparecer nos grupos de informação das telas.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Salvar

Grava os campos selecionados da tela selecionada para este registro de configurações.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Lista de Telas

Indica que tela serão selecionados os campos, cada tela tem um conjunto de campos diferenciados e a configuração para cliente e representante também tem um conjunto de campos diferente para cada tela.

As telas para o registro de cliente são:

  • Menu do Portal de Vendas
  • Cabeçalho do Pedido.
  • Edição Cabeçalho do Pedido.
  • Itens do Pedido.
  • Edição de Item do Pedido.
  • Pesquisa de Itens.
  • Carteira de Pedidos.
  • Detalhes do Pedido.
  • Itens do Detalhe do Pedido.

As telas para o registro de representante são:

  • Menu do Portal de Vendas
  • Cabeçalho do Pedido.
  • Edição Cabeçalho do Pedido.
  • Itens do Pedido.
  • Edição de Item do Pedido.
  • Pesquisa de Itens.
  • Carteira de Pedidos.
  • Detalhes do Pedido.
  • Itens do Detalhe do Pedido.
  • Carteira de Clientes.
  • Detalhe de Clientes.
  • Metas de Vendas.
  • Comissões de Vendas.
  • Títulos dos Clientes.

Campo

Nome do campo disponível para a tela selecionada.

Copiar RegistroEfetua a cópia dos campos de um determinado cliente ou representante, onde o usuário pode escolher o que será copiado.
Cancelar/SalvarPermite ao usuário executar as operações nas configurações dos campos do portal, cancelando a operação ou salvando as alterações.

Registros do Portal de Vendas

Objetivo da tela:

Selecionar os itens, condições de pagamento e tabelas de preço (somente representante) que estarão disponíveis no portal quando este registro de configuração for aplicado.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Adicionar/Editar/ExcluirPermite ao usuário executar as operações de cadastro de registros disponíveis associados ao registro de configuração.

Copiar Registro

Quando acionado, apresenta a tela de cópia de configurações, onde será informado o código do registro de configurações origem e quais registros devem ser copiados.


Principais Campos e Parâmetros:

  • Inclusão Simples de Itens:

Campo:

Descrição:

Item

Código do item que pode ser ou foi selecionado para esse registro de configuração.

Referência

Código da referência que pode ser ou foi selecionado para esse registro de configuração.

Data de Validade do Item

Data de início e fim da validade do item no portal.

  • Inclusão Avançada de Itens:

Ação:

Descrição:

Inclusão

Inclui os itens marcados no cadastro de registros do portal.

Dica
titleDica:

O procedimento para incluir itens é o seguinte:

  • Marcar a opção inclusão.
  • Preencher os campos de filtro e acionar o botão Aplicar Filtro.
  • Selecionar os itens que deseja incluir na tabela de itens.
    • Informar os campos Data Valid Item, para informar o período que os itens que serão incluídos estarão disponíveis para uso no portal de pedidos.
    • Acionar o botão Incluir Itens Selecionados.

Exclusão

Exclui os itens marcados do cadastro de registros do portal.

Dica
titleDica:

O procedimento para excluir itens é o seguinte:

  • Marcar a opção exclusão.
  • Preencher os campos de filtro e acionar o botão Aplicar Filtro
  • Selecionar os itens que deseja excluir da tabela de itens.
    • Acionar o botão Excluir Itens Selecionados.


  • Filtro:

Campo:

Descrição

Tabela de preço

Indica a tabela de preço onde os itens serão pesquisados (inclusão)

Item: até:

Informe a faixa de código de item que serão pesquisados

Referência: até:

Informe a faixa de código de referência que serão pesquisados

Família: até:

Informa a faixa de código de família do item que serão pesquisados

Família Comercial: até:

Informa a faixa de código de família comercial do item que serão pesquisados

Data Valid Item

Informa a faixa de datas que o item será valido para uso no portal (inclusão)

Aplicar Filtro

Irá carregar os itens conforme os parâmetros informados acima


  • Inclusão Simples de Condições de Pagamentos:

Campo:

Descrição

Condição de Pagamento

Código da condição de pagamento que pode ser ou foi selecionada para esse registro de configuração.


  • Inclusão Avançada de Condições de Pagamentos:

Ação:

Descrição:

Inclusão

Inclui as condições de pagamento marcadas no cadastro de registros do portal.

Dica
titleDica:

O procedimento para incluir as condições de pagamentos é o seguinte:

  • Marcar a opção inclusão.
  • Acionar o botão Aplicar Filtro.
  • Pesquisa rápida pela condição de pagamento disponível.
  • Selecionar as condições de pagamentos que deseja incluir.
  • Acionar o botão Incluir Cond. Pagamentos Selecionados.

Exclusão

Exclui as condições de pagamento marcadas do cadastro de registros do portal.

Dica
titleDica:

O procedimento para excluir as condições de pagamentos é o seguinte:

  • Marcar a opção exclusão.
  • Acionar o botão Aplicar Filtro.
  • Pesquisa rápida pela condição de pagamento disponível.
  • Selecionar as condições de pagamentos que deseja excluir da tabela.
  • Acionar o botão Excluir Cond. Pagamentos Selecionados.


  • Inclusão Simples de Tabelas de Preços (somente para representante):

Campo:

Descrição

Tab Preços

Identificador da tabela de preço que pode ser ou foi selecionara para esse registro de configuração.


  • Inclusão Avançada de Tabelas de Preços (somente para representante):

Ação:

Descrição:

Inclusão

Inclui as tabelas de preços marcadas no cadastro de registros do portal.

Dica
titleDica:

O procedimento para incluir as tabelas de preços é o seguinte:

  • Marcar a opção inclusão.
  • Acionar o botão Aplicar Filtro.
  • Pesquisa rápida pela tabela de preço disponível.
  • Selecionar as tabelas de preços que deseja incluir.
  • Acionar o botão Incluir Tb. Preços Selecionados.

Exclusão

Exclui as tabelas de preços marcadas do cadastro de registros do portal.

Dica
titleDica:

O procedimento para excluir as tabelas de preços é o seguinte:

  • Marcar a opção exclusão.
  • Acionar o botão Aplicar Filtro.
  • Pesquisa rápida pela tabela de preço disponível.
  • Selecionar as tabelas de preços que deseja excluir da tabela.
  • Acionar o botão Excluir Cond. Pagamentos Selecionados.

Mensagens do Portal de Vendas

Objetivo da tela:

Permitir mensagens nas telas do portal e na impressão de pedidos do portal quando o registro de configuração for aplicável.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Detalhar/Adicionar/Editar/Excluir

Permite ao usuário executar as operações de cadastro de registros disponíveis associados ao registro de configuração.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Observação

Descrição de mensagem que será apresentada em uma tela do portal de pedidos.

Tela de Cadastro do Portal de Pedido de Vendas

Indica que esta mensagem será apresentada na tela de resumo do cadastro do pedido de venda.

Tela de Consulta do Portal de Pedidos de Venda

Indica que esta mensagem será apresentada na tela de detalhes do pedido de venda.

Tela de Impressão do Portal de Pedidos de Venda

Indica que esta mensagem será apresentada na impressão do pedido de venda pelo portal.

Modelos do Portal de Vendas

Objetivo da tela:

Utilizar modelos de pedido pré-configurados para facilitar a inclusão de pedidos de venda pelo portal.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Detalhar/Adicionar/Editar/Excluir

Permite ao usuário executar as operações de cadastro de modelos de pedido associados ao registro de configuração.

Valor do Modelo

Abre a tela de cadastro onde são manipulados os valores para os campos do pedido para este modelo.

Copiar ModeloQuando acionado, apresenta a tela de cópia de modelos, onde será informado o código do registro de configurações origem e qual o modelo deve ser copiado.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Nome Modelo

Nome identificando o modelo de pedido.

Descrição

Descrição do modelo.

Ativo

Indica se o modelo está ativo e disponível para uso no portal de pedidos de venda.

Valor do Modelo do Portal de Vendas

Objetivo da tela:

Definir os valores para os campos do pedido de venda ao utilizar o modelo relacionado para inclusão do pedido.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Detalhar/Adicionar/Editar/Excluir

Permite ao usuário executar as operações de cadastro de modelos de pedido associados ao registro de configuração.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Sequência Item

Deve ser 0 para campos do pedido, ou uma sequência de item (de 10 em 10) para um campo do item do pedido.

Código do Campo

Campo que recebera o valor do modelo.

Valor

Valor do modelo que será colocado no pedido/item do pedido quando o pedido for incluído pelo portal de pedidos.

Usuários Relacionados

Objetivo da tela:

Gerenciar os usuários associados para o registro de configuração de Clientes e Representantes.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Detalhar/Adicionar/Editar/Excluir

Permite ao usuário executar as operações de cadastro de usuário associado ao cliente/representante.

Bloquear Usuário/Desbloquear Usuário

Executa a operação para desbloquear ou bloquear um usuário, de acordo com a sua situação.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Usuário

Código do usuário do ERP.

Nome Usuário

Nome do usuário ERP.

E-mail

E-mail do usuário.

Dt Validade

Data de início e fim da validade do usuário.

SenhaSenha do usuário do ERP.
Confirmação de SenhaConfirmação da senha do usuário do ERP.

Usuário bloqueado

Identifica que o usuário foi bloqueado no portal por errar a senha um número maior que o configurado nos parâmetros do portal.

Exibir Imagens de ProdutosIdentifica se o usuário verá as imagens dos produtos no portal.

Configuração de Notificações do Portal de Vendas

Objetivo da tela:

Configurar por registro de configuração, configurações diferenciadas de envios de e-mails de notificação.

 

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

E-mails Adicionais

Campo para incluir e-mails adicionais para enviar o e-mail de notificação de um pedido no qual essa configuração é aplicável.

Configuração de quais Eventos Notifica

Define para esse registro de configuração, que eventos serão enviados e-mails de notificação, para explicação dos eventos veja a documentação da tela “Configuração de E-mail do Portal”.

Informações das Notificações

Configura para cada evento de notificação, o assunto do e-mail de notificação.

   

Nota
titleNota:

Quando um pedido é incluído no portal usando um modelo que possui valores de modelo, a inclusão executa as regras de negócio padrão para definir os campos do pedido, após são aplicados os campos do modelo selecionado para o cabeçalho do pedido (sequencia item = 0).

Após a seleção do modelo e a tela de inclusão de pedido abrir, se houver valores do modelo para itens (sequencia item maior que 0).

Se os valores de modelo para uma sequência possuir os campos: Item, Qtdade UM Fatur (Referência e Unidade de medida faturamento), esse item será incluído automaticamente na inclusão do pedido.

Se os valores de modelo para uma sequência possuir os campos: Item (Referência e Unidade de medida faturamento), será aberta uma tela solicitando a quantidade para inclusão do item no pedido.