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ENTRADA DOCUMENTOS DE CLIENTES - REDESPACHO INTERMEDIARIO
Linha de Produto: | Microsiga Protheus® | ||||||||
Segmento: | Supply Chain - Logística | ||||||||
Módulo: | SIGATMS - Gestão de Transportes | ||||||||
Rotina: |
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Chamados Relacionados | #3493521 | ||||||||
Requisito (ISSUE): | DLOGTMS02-3586 | ||||||||
País(es): | Todos | ||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos | ||||||||
Tabelas Utilizadas: | DTC | ||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Todos | ||||||||
Versões/Release: | 12.1.17 |
Descrição
Funcionalidade que permite usar a rotina "Entrada de Documentos de Clientes" ( TMSA050 ) informando apenas os dados do Expedidor, Recebedor e os documentos anteriores, visando atender as operações de Redespacho Intermediário.
IMPORTANTE
É necessário atualizar o dicionário para ajustar os campos relacionados ao Expedidor e Recebedor.
Link explicando como atualizar o dicionário : Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR
Para Atualizar os campos via pacote de dicionário:
Aplicar os pacotes de dicionários para atualizar os campos DTC_CLIEXP,DTC_LOJEXP,DTC_CLIREC e DTC_LOJREC (opcional) caso não aplicado a ordem dos campos permanecerão bloqueados para alteração.
Aplicar o pacote de dicionário para atualizar o campo DV1_TIPNFC que habilita o uso da consulta padrão para este campo na tela de Regra de Tributação por Cliente.
Para atualizar os campos manualmente:
1. Substituir o registro dos campos: DTC_CLIEXP / DTC_LOJEXP / DTC_CLIREC / DTC_LOJREC, pelo arquivo SX3 anexo na issue DLOGTMS02-3586 para habilitar a mudança de ordem desses campos, antes de fazer a substituição.
Permitindo organizar os campos de Expedidor e Recebedor de forma que facilite o preenchimento do cadastro de “Entrada de Documentos do Cliente (TMSA050)".
O sugerido é que estejam posicionados logo após as informações do Destinatário;
2. Atualizar o X3_VALID do campo DV1_TIPNFC com pertence(“123456789”);
Foi acrescentado a opção “9-Redespacho Intermediário”;
3. O campo X3_CBOX da tabela SX3 do campo DV1_TIPNFC tem que ficar limpo e o campo X3_F3 preenchido com o conteúdo “DLC”.
Isso permitirá que ao pressionar a tecla F3 (Consulta-Padrão) com o campo "Tipo NF" em foco no cadastro de “Regras de Tributação por Cliente (TMSA600)", seja aberta a tela de consulta padrão contendo a lista de tipos de Notas Fiscais já contemplando o item ‘9-Redespacho Intermediário”;
4. Cadastrar regra de tributação por cliente para o tipo de nota fiscal 9-Redespacho Intermediário;
Atenção: O campo DV1_TIPNFC, deve ter o X3_CBOX limpo para que a consulta padrão seja habilitada ao pressionar F3 com o campo em foco.
Funcionalidades – Redespacho Intermediário
Será implementada nova opção no sub menu “Outras Ações” da rotina padrão de Doctos do Cliente para Transporte que permitirá a inclusão de "Redesp.Inter", Redespacho Intermediário.
Procedimento para Configuração Manual
CONFIGURAÇÃO DE AMBIENTE:
- Na MPSDU , acesse:
- Arquivo - Abrir: Escolha o driver DBF ou Ctree, na pasta system selecione o arquivo SX3.
- Útil - Filtro: Filtre pela tabela DTC e localize os campos:
DTC_CLIEXP
DTC_LOJEXP
DTC_CLIREC
DTC_LOJREC - Exclua a linha dos campos
- Útil - Filtro: Filtre pela tabela DV1 e localize os campos:
DV1_TIPNFC - Exclua a linha do campo
- Salve na pasta SYSTEM o arquivo de sx3.dbf que esta junto com o pacote disponibilizado.
- Útil - Append From : Selecione o arquivo SX3.dbf salvo na pasta SYSTEM para substituir os campos apagados anteriormente.
O que foi implementado
Inclusão da Nota Fiscal de Redespacho Intermediário
Para as operações de Redespacho Intermediário foi disponibilizada a opção “Incluir Redesp.Inter” que está localizada na tela de “Entrada de Documentos do Cliente” botão "Outras Ações".
Ao usar a opção de "Incluir Redesp.Inter" a rotina TMSA050 “Doctos. do Cliente para Transporte” os campos referentes ao Remetente e Destinatário passam para a condição de não é obrigatórios para a emissão de documentos de transporte de Redespacho Intermediário.
Os campos referentes ao Remetente e Destinatário da Nota Fiscal do Cliente não estarão disponíveis em tela, ficando ocultos e serão tratados pela rotina que preenche os campos DTC_CLIREM e DTC_LOJREM com os mesmos dados inseridos nos campos DTC_CLIEXP e DTC_LOJEXP, para os campos DTC_CLIDES e DTC_LOJDES é feito da mesma forma, serão preenchidos com os mesmos dados inseridos nos campos DTC_CLIREC e DTC_LOJREC. Esse procedimento é realizado via Validação de campo e é necessário para não afetar a integridade relacional dos campos.
Em se tratando dos itens da Nota Fiscal do Cliente, quando o usuário informar a chave do CT-e Anterior, os campos DTC_NUMNFC "Doc. Cliente" e DTC_SERNFC "Serie Dc.Cli" serão preenchidos com o número e série do CT-e contidos na chave informada no campo DTC_CTEANT "CTE Doc.Ant.".
Abaixo é relatado os campos disponibilizados para o cadastro:
Será exibida a tela de Inclusão de Notas Fiscais do Cliente, nesta tela somente os campos pertinentes a operação de Redespacho Intermediário serão apresentados, sendo eles:
Campo | Tipo | Tamanho | Decimal | Formato | Título | Descrição | Nível | Usado | Obrigatório | Browse |
DTC_LOTNFC | C | 6 | 0 | No. Lote | Nº Lote | 1 | S | S | S | |
DTC_DATENT | C | 8 | 0 | DT Entrada | Data de Entrada | 1 | S | S | S | |
DTC_CLIEXP | C | 6 | 0 | Expedidor | Código do Expedidor | 1 | S | N | S | |
DTC_LOJEXP | C | 2 | 0 | Loja Exp. | Loja do Expedidor | 1 | S | N | S | |
DTC_CLIREC | C | 6 | 0 | Recebedor | Código do Recebedor | 1 | S | N | S | |
DTC_DEVFRE | C | 1 | 0 | Dev.Frete | Devedor do Frete | 1 | S | S | S | |
DTC_SERTMS | C | 1 | 0 | Serv.Transp | Serviço de Transporte | 1 | S | S | S | |
DTC_TIPTRA | C | 1 | 0 | Tipo Transp. | Tipo de Transporte | 1 | S | S | S | |
DTC_CDRORI | C | 6 | 0 | Cod.Reg.Ori | Código Região Origem | 1 | S | S | S | |
DTC_CDRDES | C | 6 | 0 | Cod.Reg.Des. | Código Região Destino | 1 | S | S | S | |
DTC_CDRCAL | C | 6 | 0 | Cod.Reg.Cal. | Cód.Região Calculo | 1 | S | S | S | |
DTC_CODNEG | C | 2 | 0 | Cod Negociac | Código da Negociação | 1 | S | S | S |
Na grade de “Itens da Nota Fiscal” para o tipo de inclusão “Redespacho Intermediário” deve-se informar os campos:
Campo | Tipo | Tamanho | Decimal | Formato | Título | Descrição | Nível | Usado | Obrigatório | Browse |
DTC_CTEANT | C | 44 | 0 | CTe Doc. Ant | Nº Lote | 1 | S | N | S | |
DTC_DPCEMI | C | 8 | 0 | Dt.Doc.Ant | Data de emissão do documento anterior "CT-e" | 1 | S | N | S | |
DTC_DPCTIP | C | 1 | 0 | Tp.Doc.Ant | Informar o tipo do documento anterior se é um: CTRC,ACT, Nota Fiscal, AWB ou Outros. | 1 | S | N | N | |
DTC_NUMNFC | C | 9 | 0 | Doc. Cliente | Este campo será preenchido ao informar a chave do documento anterior pelo campo CT-e Doc.Ant. | |||||
DTC_SERNFC | C | 3 | 0 | Serie Dc.Cli | Este campo será preenchido ao informar a chave do documento anterior pelo campo CT-e Doc.Ant. | |||||
DTC_CODPRO | C | 15 | 0 | Cod.Produto | Informe o código que represente o produto do documento anterior | |||||
DTC_CODEMB | C | 3 | 0 | Embalagem | informar a embalagem do produto. | |||||
DTC_EMINFC | C | 8 | 0 | DT Emissao | Informe a mesma data de emissão do Documento Anterior “CT-e anterior”. | |||||
DTC_QTDVOL | N | 14 | 2 | Qtd.Volumes | Quantidade de Volumes da Nota Fiscal ou Documento Anterior. | |||||
DTC_PESO | N | 14 | 2 | Peso | Peso da mercadoria | |||||
DTC_VALOR | N | 14 | 2 | Valor | Valor da mercadoria. | |||||
DTC_CF | N | 14 | Cod.Fiscal | para fins de transmissão do CT-e para a SEFAZ. |
Observação:
Embora não obrigatórios para a SEFAZ quando o tipo de serviço no XML do CT-e, tag <tpServic> estiver preenchido com “3-Redespacho Intermediário”, os campos informados logo abaixo continuam obrigatórios na digitação da Nota Fiscal pela rotina TMSA050 “ Entrada Documentos Clientes” respeitando as validações padrão, já que o sistema utiliza estes campos para localizar as tabelas de frete para calculo e geração do Documento de Transportes.
Campo | Titulo |
---|---|
DTC_VALOR | Valor |
DTC_VOLUME | Qtd.Volumes |
DTC_PESO | Peso |
DTC_NUMNFC | Doc.Cliente |
DTC_SERNFC | Série |
DTC_CODPRO | Cod.Produto |
DTC_CODEMB | Embalagem |
Como cadastrar a Nota Fiscal do Cliente para Redespacho Intermediário
Acessar a rotina “Entrada de Documentos Cliente” (TMSA050) pelo menu:
-Atualizações\Recebimento\”Entrada Documentos Cliente”;
Uma vez na tela de browser, clicar no botão "Outras ações" e acessar “Incluir Redesp.Interm.”;
Na tela que será apresentada, note que os campos “Recebedor”,”Loja Remet.”, “Destinatario” e “Loja Dest.”Não estarão acessíveis, sendo necessário apenas digitar os campos “Expedidor”, “Loja Exp.”,”Recebedor” e “Loja Receb.”;
Deve-se preencher os campos “Dev.Frete”, "Serv. Transp", "Tipo Transp.". Ao informar os campos acima, será apresentada a tela de Seleção de Serviços – Negociação do contrato do cliente pagador do Frete “Contratado”;
Verifique se o campo “Cod Negociac” está preenchido. Caso não esteja, será necessário preenchê-lo.
Na grade de Itens das Notas Fiscais informar:
A chave do CT-e referente ao documento anterior, fazendo isso observe que os campos “Doc.Cliente”,”Serie Dc.Cliente” serão preenchidos;
Informe o campo: “Cod.Produto”;
Informe o campo: “Embalagem”;
Informe o campo: “Dt Emissão”;
Informe o campo: “Cod.Fiscal”;
Informe o campo: “Tp.Doc.Ant” e “Dt.Doc.Ant”;
Demais campos preencher conforme a necessidade da operação.
Finalizando o cadastro, clique no botão localizado no canto superior direito "SALVAR".
Atenção:
** Caso ocorra a rejeição 733 – CNPJ do documento anterior deve ser o mesmo no grupo em DocAnt, deve-se verificar se a chave dos CT-es informados na grade de itens da NF pertencem ao mesmo emissor.