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Contas a receber


Fatura

  • Copiar ref. para fatura: Com este parâmetro marcado, o "Número do Documento" da Fatura incluída é preenchido com o número da referência da fatura no cadastro de fatura que é sequencial e nunca se repete.
    Acordo
    Detalhar valores do acordo (desconto, acréscimo, juros):
    - Lançamento origem: os valores do acordo (desconto, acréscimo, juros) serão gravados apenas no lançamento de origem.
    - Lançamento gerado: os valores do acordo (desconto, acréscimo, juros) serão gravados apenas no lançamento gerado por acordo.
    - Lançamento origem e gerado: os valores do acordo (desconto, acréscimo, juros) serão gravados em ambos os lançamentos.
    Observação: Ao alterar quaisquer um dos parâmetros acima, o novo comportamento será válido somente para os novos acordos. Os já existentes seguirão a regra definida ao criá-lo.
     
    Na visão de acordos, o campo DETALHELANORIGEMDESTINO irá armazenar o valor do parâmetro no momento de sua geração, são eles:
    -> Lançamento Origem
    -> Lançamento Gerado
    -> Lançamento Origem e Gerado
     
    Cobrança eletrônica
  • Usar número do documento no retorno de cobrança sem registro: Define o modo de pesquisa do lançamento no retorno de cobrança sem registro.
  • Valor default para diferença em retorno bancário: Define onde serão creditados os valores a maior e a menor no Retorno de Cobrança e Retorno de Pagamento.
  • Diferença para geração de baixa parcial.
  • Diferença para geração de adiantamento.
  • Código de adiantamento default.
  • Convênio default para registro online de boleto: Será utilizado no registro online dos portais somente convênios com o campo "Permite registro de boleto online" marcado, que serão apresentados para seleção.
    Integração bancária
  • Data opcional para remessa: Define qual data opcional o sistema deve gravar na data da remessa de cobrança ou pagamento, ao gerar uma remessa para o banco, essa data opcional será atualizada com a data do sistema.
  • Campo alfa opcional remessa: Define o código alfa do número da remessa bancária.
  • No retorno bancário utilizar os valores (juros, multa e desconto) do arquivo (layout), sobrepondo os do lançamento: Se o parâmetro estiver marcado, os valores de juros, desconto e multa, serão considerados somente do arquivo, senão serão considerados também os valores do lançamento.
  • Usa captura de DDA Global: Define se será utilizada a coligada global ao efetuar a captura dos títulos de cobrança DDA.
  • Permite agendamento das remessas bancárias: Define se será permitido o agendamento das remessas bancárias, cobrança, débito automático, pagamento e custódia de cheque.
  • Habilita LOG mais detalhado durante a baixa do retorno bancário: Com este parâmetro marcado define que o sistema faça um detalhamento técnico mais elaborado TECNICAMENTE no log do processo de baixa durante o retorno bancário. O LOG detalhado e mais voltado para que a equipe de desenvolvimento analise mais a fundo possíveis causas.
    Retorno bancário
  • Campo complementar das ocorrências do retorno bancário: Define o campo complementar dos lançamentos que irá receber os códigos das ocorrências informadas no retorno bancário de Cobrança Eletrônica ou de Pagamento Eletrônico.
    Desconto de duplicata
  • Deduzir tributos no processo de desconto de duplicata: Define que o valor do lançamento utilizado no desconto de duplicata deve ser deduzido os tributos (PIS, COFINS, CSLL).
    Tabelas opcionais
  • Usar tabelas opcionais: Define as características gerais das tabelas opcionais e sua obrigatoriedade nos lançamentos e extratos.
  • Visualizar tabela opcional que não permita lançamento: Os itens das tabelas opcionais que não permitam lançamentos serão listados na pesquisa.
    Centro de custo
  • Máscara do centro de custo: Define a máscara do centro de custo.
  • Exibir centro de custo que não permitem lançamentos: Exibe centros de custo que não permite lançamentos na lista de seleção.
  • Usa código reduzido: Permite utilizar um código reduzido para o centro de custo.
    Calendário oficial
  • Calendário oficial: Define o calendário que será utilizado no sistema. Estes calendários são cadastrados no menu Cadastros | Calendário. O calendário escolhido será utilizado nos lançamentos e nas fórmulas para cálculo de dias úteis.
  • Considerar sábado como dia útil: Define que o sábado será considerado como dia útil nos processos de manipulação de datas. Este parâmetro não será considerado nas aplicações financeiras pois, não há indexador para sábados.
    Opções gerais
  • N° de casas decimais: Define o número de casas decimais utilizadas nos processos financeiros.
    Cliente/fornecedor
  • Permite globais: Define se será utilizada a coligada global (coligada = 0) nos cadastros tipo de cliente/fornecedor e cliente/fornecedor.
  • Default cli/for global: Define que na inclusão de novo cliente/fornecedor, o campo global será marcado automaticamente.
  • Estado obrigatório: Define se o estado será de preenchimento obrigatório na inclusão de novo cliente/fornecedor.
  • Tipo de cliente/fornecedor obrigatório: Define se o tipo de cliente/fornecedor será de preenchimento obrigatório na inclusão de novo cliente/fornecedor.
  • Usar código sequencial (se máscara for numérica): Define se o código do cliente/fornecedor será sequencial numérica.
  • Permite nomes iguais para contatos para o mesmo cliente/fornecedor: Define se o sistema permitirá o cadastro de contatos com nomes iguais para o mesmo Cliente/Fornecedor.
  • Permite CPF/CNPJ de cli/for global repetido em coligadas distintas: Permite incluir cliente/fornecedor global com CPF/CNPJ já cadastrado em coligada diferente.
  • Usar Dados Bancários Global do Cliente/Fornecedor: Se marcado o sistema passar a usar somente dados bancários globais nos seus processos. Assim, para a coligada informada ao marcar esse parâmetro, serão copiados da mesma, todos os registros de dados bancários de Cli/For (tabela FDADOSPAGTO) e criados como globais. Em seguida o sistema atualiza os lançamentos financeiros para que passem a usar esses registros de dados bancários globais.
      • Máscara do código: Define a máscara do código do cliente/fornecedor.
           * #: Somente números.    * l: Somente letras.    * L: Somente letras (converte para maiúsculas).    * a: Letras e números.    * A: Letras e números (converte para maiúsculas).    * Q: Qualquer caractere, exceto os separadores.    * Separadores: Ponto, vírgula, traço, dois pontos, barra, espaço em branco e parênteses.
    • Pessoa física {*}                  * CPF obrigatório: CPF obrigatório na inclusão de cliente/fornecedor do tipo pessoa física.    * CPF único: Define que não será permitido incluir mais de um cliente/fornecedor com o mesmo CPF.    * Permite CPF repetido para produtor rural com insc. estadual diferente: Define que poderá incluir CPF repetido para produtor rural com insc. estadual diferente. O parâmetro só habilitará caso o parâmetro CPF único esteja marcado.
       
  • Pessoa jurídica                    * CNPJ obrigatório:  CNPJ obrigatório na inclusão de cliente/fornecedor do tipo pessoa jurídica quando o campo país for igual à Brasil.
       * CNPJ único: Define que não será permitido incluir mais de um cliente/fornecedor com o mesmo CNPJ.    * CNPJ com 8 primeiros dígitos únicos: Define que será possível incluir cliente/fornecedor com CNPJ que tenha os 8 primeiros dígitos únicos.
       * Permite informar CEI no CNPJ: Define que será possível inserir CEI no campo de CNPJ. 
                   
    Cli/For - Opcionais
  • Campos alfa e valores opcionais: Define os campos opcionais do cadastro de cliente/fornecedor.
    Recursos adicionais
  • Rateio centro de custo / natureza orçamentária
       * Usar rateio para: Define em que nível será feito o controle financeiro de despesas e recebimentos.    * Obrigatoriedade: Define o nível de obrigatoriedade dos rateios por centro de custo / natureza orçamentária.
  • Rateio departamento
       * Obrigatoriedade: Define o nível de obrigatoriedade dos rateios por departamento.
  • Bloqueio para baixa
          * Usar bloqueio: Define o nível de bloqueio dos lançamentos (sem, simples ou duplo). Um lançamento bloqueado não pode ser baixado, não permite a emissão de cheque nem remessa de cobrança/pagamento eletrônico.
       * Valor mínimo: Define o valor mínimo para que o lançamento fique bloqueado.
       * Bloquear o lançamento para alterações automaticamente ao desbloquear da baixa: Define que ao desbloquear um lançamento para baixa, o mesmo ficará bloqueado para alteração.
       * Desbloqueio duplo deve ser feito por usuários diferentes: Define que o bloqueio deverá ser feito por dois usuários diferentes.
    Datas opcionais
  • Define as datas opcionais a serem utilizadas nos lançamentos.
  • Consistir valores das datas opcionais na geração de acordo de lançamentos.
  • Não enviar as datas opcionais para os lançamentos gerados por acordo: Com a opção desmarcada será enviada as datas opcionais do primeiro lançamento para os lançamentos filho.
    Alfa opcionais
  • Define os campos alfa opcionais a serem utilizadas nos lançamentos.
  • Consistir valores dos campos alfa opcionais na geração de acordo de lançamentos.
  • Não enviar os campos alfa opcionais para os lançamentos gerados por acordo: Com a opção desmarcada será enviada os campos alfa opcionais do primeiro lançamento para os lançamentos filho.
    Valores opcionais
  • Define até 8 valores financeiros opcionais para o valor líquido dos lançamentos.
    Inclusão
  • Conta/Caixa obrigatório no lançamento: Define que a conta/caixa será obrigatória no lançamento.
  • Permite data de vencimento menor que data de emissão: Define que será possível incluir lançamento com data de vencimento menor que a data de emissão do mesmo.
  • Permite data de vencimento menor que data do sistema: Define que será possível incluir lançamento com data de vencimento menor que a data do sistema.
  • Filtra cli/for de acordo com a natureza do lançamento: Define que a seleção de cliente/fornecedor será definida pela natureza do lançamento. Lançamentos a receber, apenas clientes disponíveis. Lançamentos a receber, apenas fornecedores disponíveis.
  • Cálculo valor líquido na visão de lançamentos: Define como será apresentando o valor líquido na visão de lançamento, não calcular valor líquido automaticamente na visão, calcular valor líquido automaticamente na visão ou calcular valor líquido ao selecionar lançamento.
  • Máscara tipo de documento: Define a máscara do tipo de documento.    * #: Somente números.    * l: Somente letras.    * L: Somente letras (converte para maiúsculas).    * a: Letras e números.    * A: Letras e números (converte para maiúsculas).    * Q: Qualquer caractere, exceto os separadores.    * Separadores: Ponto, vírgula, traço, dois pontos, barra, espaço em branco e parênteses.
  • Permite lançamentos zerados: Define o tipo contábil de lançamento que permitirá incluir lançamento com valor zero.
  • Fórmulas/valores defaults                    * Valores: Define valores defaults para desconto, juros, multa e capitalização.    * Origem tabelas: Define a origem default de campos no lançamento.
  • Tamanho do número: Define o tamanho máximo do número do documento e segundo número.
  • Permite alteração fora do período de emissão: Define alteração de lançamento fora do período de emissão que é definido na etapa de "inclusão a receber".
    Inclusão a receber
  • Incluir lançamentos a receber bloqueados para baixa: Define que os lançamentos a receber serão incluídos bloqueados para baixa utilizando as parametrizações da etapa "recursos adicionais".
  • Permite alterar lançamentos a receber remetidos ao banco: Permite alteração em lançamentos a receber que foram previamente remetidos ao banco.
  • Preencher números do lançamento com zeros: Define que os números utilizados nos lançamentos serão preenchidos com zero. São números do lançamento: Número do documento, segundo número, número contábil de inclusão, número contábil de baixa.
  • Wiki Markup
    Consiste prazo mínimo de vencimento: Define que será consistido o número de dias entre data do sistema e data de vencimento na inclusão de lançamentos a receber. Número de dias permitidos: \[Data de vencimento (no mínimo) = Data sistema + número de dias\].

  • Período para emissão: Define período de emissão para lançamentos a receber.
  • Aceita vencimento a receber em finais de semana e feriados: Define como será o vencimento de lançamentos em finais de semana e feriados.
  • Aceita previsão de baixa a receber em finais de semana e feriados: Define como será a previsão de baixa a receber de lançamentos em finais de semana e feriados.
    Situação cliente
  • Controlar dias em atraso: Define que a inadimplência do cliente será controlada pelo financeiro.
       * N° dias em atraso: Define o número de dias padrão que serão considerados no controle de inadimplência do cliente. Este parâmetro só será aplicado quando o campo "n° de dias em atraso" estiver vazio.
       * Bloquear cliente em atraso: Define que o cliente será bloqueado quando inadimplente.
  • Limite de crédito 
      * Bloquear lançamento quando o limite de crédito do cliente for atingido: Define o bloqueio do lançamento quando o limite de crédito do cliente for atingido.
       * Desconsiderar lançamentos a receber no limite de crédito do cliente: Define que os lançamentos a receber serão desconsiderados no cálculo do limite de crédito.
    Situação cli/for
    Cadastro de cliente/fornecedor vencidos: Define se será controlada a atualização do cadastro de cliente/fornecedor e qual a ação sobre isso. Se apenas avisa, ou bloqueia a inclusão de lançamento para tal cliente/fornecedor.
    Liberar o bloqueio de cliente/fornecedor com a senha de supervisor (clientes em atraso, vencidos e limite de crédito): Define se será possível incluir lançamento para casos de bloqueio de cliente/fornecedor através de senha de supervisor.
    Cancelamento da inclusão
    Histórico default de cancelamento do lançamento: Define histórico default de cancelamento de lançamento.
    Integração contábil
    Natureza financeira
  • Utiliza natureza orçamentária/financeira: Define se usará natureza orçamentária/financeira nos lançamentos.
          * Permite globais                    * Máscara: Define como será a máscara da natureza:       + #: Somente números.       + l: Somente letras.       + L: Somente letras (converte para maiúsculas).       + a: Letras e números.       + A: Letras e números (converte para maiúsculas).       + Q: Qualquer caractere, exceto os separadores.       + Separadores: Ponto, vírgula, traço, dois pontos, barra, espaço em branco e parênteses.
    Geração IRRF - PJ
  • Reter IRRF - PJ na inclusão automaticamente: Define se irá reter IRRF - PJ na inclusão de lançamento a receber automaticamente.
  • Data base para retenção: Define data base para retenção (emissão, vencimento ou contab. inclusão). Data base substituta para data de contabilização de inclusão para geração.
  • Data base substituta para data de contabilização de inclusão para geração: Define data base substituta para data de contabilização de inclusão para geração (emissão, vencimento ou digitação). Só é habilitado caso a data base para geração seja Contab. inclusão).
  • Valor mínimo: Define valor mínimo para geração.
  • Arredonda valor do IRRF: Define se o valor de IRRF será arredondado.
    Valor líquido
  • Capitalizar o valor indexado: Define que o sistema irá indexar e depois capitalizar o valor do lançamento.
  • Ignorar valor do desconto em lançamentos vencidos: Define que o sistema irá ignorar desconto ao baixar lançamento vencido.
  • Conversão de moeda 
      * Data conversão: Define a data utilizada para conversão de moedas (sistema, baixa, vencimento, emissão e previsão de baixa).
       * Usar no cálculo do valor líquido: Define que a data de conversão de moedas será utilizada como data no cálculo do valor líquido do lançamento.
  • Juros                    * Calcula juros ao dia usando: Define como será calculado os juros.
         + Valor original: Define que o sistema irá calcular os valores incidentes no lançamento (juros, valores opcionais) com base no valor original.
         + Valor líquido parcial: Define que o sistema irá calcular os juros informados no lançamento com base no valor líquido. O cálculo é realizado desta forma: O sistema realiza os cálculos de todos os valores opcionais (juros e descontos) em seguida aplica este valor em cima do valor original do lançamento e em seguida é realizado o cálculo do juro que é informado no lançamento com base no valor líquido que foi calculado anteriormente.
       * Usar juros compostos: Define que o sistema irá calcular os juros "compostos" (cumulativos) na baixa de lançamentos. Para isso, valor dos juros ao dia do lançamento deve ser informado sobre taxa.
                       * Considerar os dias de carência no cálculo dos juros ao dia: Define que no cálculo de juros ao dia, os dias serão contados a partir do final da carência.
  • Multa
          * Calcula multa ao dia usando: Define como será calculada a multa ao dia.
          * Valor original: Define que o sistema irá aplicar a porcentagem informada no campo Multa ao Dia (%) sobre o Valor Original do lançamento.
          * Valor líquido parcial: Define que o sistema irá aplicar a porcentagem informada no campo Multa ao Dia (%) sobre o Valor Líquido Parcial do lançamento.
  • Aplicar multa em lançamentos: Define a natureza dos lançamentos que calcularão multa (receber, receber e todos).
  • Dias de atraso: Define a quantidade de dias em atraso para a carência da multa.
    Baixa 1/6
  • Gerar extrato compensado na baixa: Define que ao baixar um lançamento sem cheque no cadastro de lançamentos, o extrato deste lançamento será compensado automaticamente.
  • Permite data de baixa menor que data de emissão: Define que será permitido baixar lançamento com data de baixa menor que a data de emissão.
  • Permite alterar valores de baixa: Define que o sistema permitirá a alteração manual de valores na baixa.
  • Copiar tabelas opcionais para o extrato ao baixar: Define que as tabelas opcionais do lançamento serão copiadas para o extrato ao baixar.
  • Na baixa de vários lançamentos copiar tabelas opcionais se forem iguais: Define que na baixa de múltiplos lançamentos as tabelas opcionais serão copiadas para o extrato apenas se forem iguais. 
  • Permite alterar os valores do lançamento na baixa via a sessão de caixa: Define a permissão para alteração de valores do lançamento na baixa via sessão de caixa.
  • Permite baixar lançamentos a contabilizar: Define que o sistema permitirá baixar lançamentos do tipo a contabilizar.
  • Arredonda valor do tributo: Define que ao gerar lançamentos de tributos os valores dos lançamentos serão arredondados de acordo com a quantidade de casas decimais utilizadas.
  • Período para baixa: Define período permitido para baixa. 
      * Permite alteração de lançamento com data de baixa fora do período de baixa: Define que será permitido alterar lançamento com data de baixa fora do período de baixa. 
     
    Baixa 2/6
  • Vínculo de lançamento
     
       * Permite vínculo de lançamentos entre filiais: Define que será permitido vincular lançamentos de filiais diferentes;
       * Filtrar lançamentos sem possibilidade de vínculos no editar vínculos apresentados antes da baixa: Ao realizar a baixa, não será apresentada na tela de edição de vínculos, lançamentos que não possuem devolução, Crédito de adiantamento, Nota de credito do mesmo cliente/fornecedor.
       * Não permite Vínculo de lançamentos entre cliente/fornecedores diferentes: Define que NÃO será permitido o vínculo de lançamentos entre clientes/fornecedores diferentes.
     
  • Bloqueio de alteração 
                       * Bloquear o lançamento para alterações automaticamente ao baixar: Define que após a baixa de algum lançamento não será permitida nenhuma alteração ou operação neste.
  • Não interromper o processo de baixa, caso algum lançamento apresente inconsistência na baixa.
  • Controlar concorrência na baixa de lançamentos - o parâmetro habilitado tem o objetivo garantir que não que seja gerado itens de baixa duplicado quando mais de um usuário executa os processos abaixo simultaneamente:
    ·         Baixa Manual
    ·         Importação de Baixas
    ·         Retorno Cobrança
    ·         Retorno Débito automático
    ·         Retorno de Pagamento
    ·         Acordo
    ·         Emissão de Cheque
    ·         Recebimento via Cheque
    ·         Borderô
    ·         Desconto Duplicata
    ·         Integrações com:
    o    Incorporação
    o    Gestão de Estoque, Compras e Faturamento
    o    Educacional
     
    Baixa 3/6
  • Nota de crédito de adiantamento
       * Tipo de documento: Define o tipo de documento de nota de crédito de adiantamento. A classificação do tipo de documento deve ser "crédito de adiantamento".
       * Natureza orçamentária default de crédito de adiantamento a receber: Define a natureza orçamentária default a ser utilizada no lançamento a receber de crédito de adiantamento gerado pela baixa do lançamento a pagar de adiantamento.
       * Natureza orçamentária default de crédito de adiantamento a pagar: Define a natureza orçamentária default a ser utilizada no lançamento a pagar de crédito de adiantamento gerado pela baixa do lançamento a receber de adiantamento.
  • Desconto de duplicata
       * Meio de pagamento: Define o meio de pagamento de desconto de duplicata.
    Baixa 4/6
  • Modo de cálculo dos valores da baixa parcial  
       * Baixa calculada por prioridade: Define a ordem de prioridade dos valores na baixa. O primeiro valor a ser calculado é o das retenções, cuja base de cálculo é recalculada proporcionalmente em relação ao valor baixado. Os valores de INSS e IR são os próximos a serem calculados, que são sempre descontados na 1ª parcela, ou 1º pagamento. Na sequência são considerados os valores a descontar, na seguinte ordem: primeiramente o valor de SEST/SENAT, depois os valores de devoluções, os valores de notas de crédito, os adiantamentos, descontos e os valores opcionais a descontar. Depois os valores a acrescentar, na seguinte ordem: os juros, multa, capitalização, juros vendor e os valores opcionais a acrescentar. E por último o valor original baixado, que será calculado.
       * Baixa calculada por proporcionalização: Define a proporcionalização dos valores na baixa. O valor pago é distribuído proporcionalmente por cada valor do lançamento, inclusive os valores de Integração. 1º Considera o valor das retenções do item de baixa e considera o valor total de: IRRF, INSS, SEST/SENAT, Devoluções, Notas de Crédito e Adiantamentos. 2º Considera  os valores proporcionais de: Desconto, Vr. Opcionais a DESCONTAR, Valores de Integração à DESCONTAR. 3º Considera os valores a ACRESCENTAR proporcionalmente. 4º Considera o valor ORIGINAL proporcionalmente. 5º Ajusta a diferença de cálculo entre os valores Calculados e o efetivamente BAIXADO.
  • Baixa calculada por proporcionalização
       * Calcular os valores opcionais, multa, juros e desconto por prioridade: Define que estes valores serão descontados ou acrescentados 100% na baixa do lançamento.
    Baixa 5/6
  • Retorno bancário: Define os meios de pagamento de retorno de cobrança, pagamento e débito automático.
    Baixa 6/6
  • Fórmula validação de baixa: Define uma fórmula para ser executada na baixa dos lançamentos.
    Funcionamento:
    Para que o processo de baixa seja interrompido, o resultado da fórmula deve retornar a mensagem que será mostrada ao usuário como o motivo para a não permissão de baixa. Segue exemplo de fórmula:
    SE TABLANBAIXA('VALORDESCONTO','V') > (TABLAN('VALORORIGINAL','V') * 0.02)  ENTAO  'Valor desconto maior que o valor autorizado para desconto.' SENAO  1  FIMSE
    No exemplo acima, caso o valor de desconto ultrapasse o permitido, o sistema irá emitir a mensagem "Valor Desconto Maior que o Valor Autorizado para Desconto", e barrar a baixa.
    Obs: O resultado retornado pela fórmula para que o processo continue sem erros deve ser o valor 1 ou vazio "".
    Obs: A fórmula utilizada deve ser criada com bastante critério, pois no caso da baixa de vários lançamentos ao mesmo tempo, pode haver queda de performance, uma vez que a validação acima irá ser executada para cada item de baixa gerado.
    Obs: Todos os processos que executam o serviço de baixa irão executar essa validação.
  • Fórmula composição Valor Original Crédito Adiantamento: O parâmetro define a fórmula para obter o valor de composição para o valor de composição para o valor original do lançamento de crédito de adiantamento, originado pela baixa do lançamento de adiantamento originado no Totvs Gestão de Estoque Compras e Faturamento com incidência de IRRF-PJ e outras retenções diferentes das contribuições sociais (PIS, COFINS,CSLL). O contexto da fórmula será o lançamento de adiantamento.
    Baixa a receber
    Data default da baixa a receber: Define a data default de baixa a receber (sistema, vencimento, emissão, previsão de baixa e cheque).
    Histórico default da baixa a receber: Define o histórico default.
    Permite baixar Lançamentos a Receber enviados para o Banco: Define que os lançamentos enviados para o banco poderão ser baixados.
    Desvincular baixa da compensação do cheque para lançamentos a receber: Define que a baixa a receber e a compensação serão operações distintas. Porém o parâmetro de tela no cancelamento de baixa só estará disponível para lançamentos com cheque emitido/recebido.
    Não gerar outro boleto para lançamento após baixa parcial. Após a baixa parcial do lançamento, o sistema não vai gerar outro boleto, apenas alterar o status para baixado parcialmente.
    Informar base de cálculo dos tributos de lançamentos a receber: Permite ao usuário informar a base de cálculo que será utilizada no cálculo dos tributos do lançamento. Parâmetro utilizado no processo de baixa completa e 'Baixar Créditos/Devoluções Vinculados'. No processo de recebimento via cheque, é apresentado o campo 'Base de Cálculo dos Tributos' para que seja informada a base de cálculo que deve ser utilizada para geração de tributos em baixa parcial. Observações: Se este parâmetro estiver marcado e o usuário não informar a base de cálculo, ou inserir um valor maior do que o valor da nota, o sistema fará o cálculo já existente.
    Atualizar histórico de alteração de boleto: Se habilitado o sistema irá guardar as alterações dos boletos em anexos "Histórico de alteração dos boletos" e na tabela FBOLETOHISTORICO.
    Aceita baixa a receber em finais de semana e feriados: Define o comportamento do sistema para baixas em finais de semana e feriados (manter o mesmo dia, primeiro dia posterior e primeiro dia anterior).
     
    Cheque
  • Porta serial leitora: Define a porta serial leitora de cheque (COM1, COM2, COM3, COM4 e teclado).
  • Cheque pré-datado
       * Data default de vencimento: Define a data de vencimento default de cheque pré-datado (nula, sistema, vencimento, emissão e previsão de baixa).
  • Custódia cheque
       * Data default custódia: Define a data default de custódia de cheques (sistema, vencimento ou emissão).
  • Origem do nome da cidade: Define a origem do nome da cidade a utilizar no cheque (coligada ou filial).
  • Datas do cheque em finais de semana e feriado: Define a data do cheque em finais de semana e feriado (manter o mesmo dia, primeiro dia posterior ou primeiro dia anterior).
    Cheque a receber
  • Data default cheque a receber: Define a data default de pagamento com cheque (sistema, baixa, vencimento, emissão ou previsão de baixa).
  • Histórico default cheque a receber: Define o histórico default de cheque a receber.
  • Permite emissão de cheques com número já utilizado: Define se poderá repetir os números dos cheques.
  • Valor cheque a receber: Define os valores mínimos e máximos de cheque a receber.
    Impressora cheque
  • Define configurações básicas de impressão de cheque.
    Cancelamento da baixa
  • Permite cancelamento da baixa de lançamentos bloqueados para alteração: Define cancelamento de baixa de lançamentos bloqueados para alteração.
  • Permite cancelamento da baixa com data de cancelamento fora do período da baixa: Define cancelamento de baixa com data de cancelamento fora do período de baixa.
  • Permite cancelamento da baixa com data de baixa fora do período de baixa: Define cancelamento de baixa com data de baixa fora do período de baixa.
  • Histórico do cancelamento da baixa: Define histórico do cancelamento de baixa.
    Contab. baixa
  • Permite data de baixa anterior à contabilização de inclusão: Define permissão para data de baixa ser anterior à contabilização de inclusão.
  • Buscar número do documento no lançamento faturado: Define que o número documento da baixa será buscado no lançamento.
  • Não contabilizar baixa com valor zero: Define que baixas de valor zero não serão contabilizadas.
  • Usar o default do evento contábil de baixa contábil apenas nos lançamentos gerados pelo financeiro: Define que o evento contábil de baixa contábil será utilizado apenas para lançamentos gerados no Financeiro.
     - Carregar automaticamente contabilização antes de efetuar a baixa de lançamentos na tela de baixa: Define que a baixa só será concluída se a contabilização estiver válida no formulário de baixa.
  • Não contabilizar a baixa de vinculados: Define se os lançamentos de nota de crédito e/ou devolução não serão contabilizados ao serem baixados vinculados aos lançamentos financeiros.
  • Número contábil da baixa: Define o default do número contábil da baixa: (Número do cheque, número contábil da inclusão, número do documento, número do mov. RM Nucleus, segundo número ou referência.
    Contab. baixa receber
  • Data default de baixa a receber: Define a data default de baixa a receber (sistema, baixa, vencimento, emissão, previsão de baixa, cheque, inclusão, digitação ou comp. cheque).  
    Estorno contab. baixa
  • Data default de estorno de baixa: Define a data default de baixa a receber (sistema, digitação ou contab. baixa).
    Depósito - extrato caixa
  • Centro de custo obrigatório: Define a obrigatoriedade de centro de custo em extrato de caixa.
  • Compensar saque/depósito de transferência separadamente: Define que extratos de saques e depósitos gerados através de transferências bancárias serão compensados separadamente.
  • Gerar CPMF automaticamente: Define que ao incluir um extrato de caixa manual ou gerar extratos de caixa por outros módulos do sistema, o sistema irá calcular e gerar um extrato de caixa do tipo "Saque CPMF " automaticamente.
  • Número do documento                    * Tamanho: Define o tamanho do número do documento de extrato de caixa.    * Preencher com zeros a esquerda: Define o preenchimento com zeros a esquerda até completar o tamanho do número do documento.    * Copiar ref. Para o número do documento: Define que a referência será copiada para o número do documento nos extratos manuais (depósito manual, saque manual, saque CPMF e transferência).
  • Fechamento do extrato: Define a data que restringirá a inclusão de extrato. Isso inclui cheques e baixas.
  • Período inclusão do extrato: Define o período para inclusão de extrato.
  • Permitir data de emissão posterior à data de compensação no extrato: Define que será permitido incluir extrato com data de emissão posterior à data de compensação no extrato.
    Depósito - contab. extrato
  • Usar contabilização de mútuo: Define se utilizará os recursos de contabilização de mútuo.
  • Permite contabilizar com valor maior que o valor do extrato: Define se será permitido contabilizar com valor maior que o valor do extrato.
  • CPMF
       * Evento contábil: Define evento contábil para CPMF.
    Default contábil no extrato: Define o default contábil no extrato de caixa (não contábil, contábil, à contabilizar).
  • Data default do extrato
       * Contabilização: Define data default de contabilização do extrato (sistema, vencimento, emissão ou compensação).
       * Estorno: Define data default de estorno (sistema ou contab. extrato).
    Tributo
  • Inclusão de tributos defaults para lançamentos a receber.
    Configurações globais de cartão de crédito
  • Afiliação
       * Código de afiliação Visa: Define código de afiliação Visa.
       * Código de afiliação Master: Define código de afiliação Master.
  • Cielo
     * Chave acesso do lojista na Cielo: Define chave de acesso Cielo.
  • Informações de proxy
       * Usuário: Define usuário de proxy.    * Senha: Define senha de proxy.    * Domínio: Define domínio de proxy.
  • URL do Web service: Define URL do Web Service.
  • Usar SSL Web service: Usa SSL para chamada dos web services do servidor de integração com cartão de crédito.
    Configurações cartão de Crédito/Débito
    1. Bandeira 1/3:
  • Ativar Bandeira Visa: Parametriza se a bandeira Visa será utilizada para pagamentos com cartão de crédito.
      Conta caixa Visa: Campo para parametrizar a conta caixa da bandeira Visa.
  • Ativar Bandeira Visa: Parametriza se a bandeira Visa será utilizada para pagamentos com cartão de débito.
      Conta caixa Visa: Campo para parametrizar a conta caixa da bandeira Visa.
    2. Bandeira 2/3:
  • Ativar Bandeira Master: Parametriza se a bandeira Master será utilizada para pagamentos com cartão de crédito.
      Conta caixa Master: Define a conta caixa da bandeira Master.
  • Ativar Bandeira Master: Parametriza se a bandeira Master será utilizada para pagamentos com cartão de débito.
      Conta caixa Master: Define a conta caixa da bandeira Master.
    Obs.: A função Débito para a bandeira Master só esta disponível para o modelo CheckOut.
    3. Bandeira 3/3:
    Esta opção só está disponível para o modelo CheckOut na função crédito.
  • Conta caixa: Define a conta caixa para pagamento.
      Meio de pagamento: Define o meio de pagamento na baixa para a função crédito.
    4. Configurações por Filial
  • Configurações por filial: Define o modelo para pagamento de cartão de crédito/débito por filial. Para o pagamento chamar o modelo correto pelo portal do Educacional, o contexto da filial deve ser alterada.
    Autenticação do Caixa
  • Usa autenticação mecânica: Define que ao registrar ou estornar pagamento/recebimento pelo módulo de caixa, o sistema apresenta a opção para imprimir a autenticação mecânica.
  • Permite não imprimir autenticação: Define que ao registrar ou estornar pagamento/recebimento pelo módulo de caixa, será permitido não imprimir autenticação mecânica.
  • Permite reimprimir autenticação: Define que ao registrar ou estornar pagamento/recebimento pelo módulo de caixa, será permitido reimprimir autenticação mecânica.
  • Obrigatória a impressão de abertura do caixa: Define que ao abrir caixa será obrigatória a impressão de abertura.
  • Saída de impressão: Define a saída de autenticação de caixa (impressora windows ou porta LPT1).
    Configuração Layout
  • Define a configuração de layout de autenticação de caixa.
    Número autenticações
  • Define as características do número de autenticações do caixa.
    Relatórios do caixa
  • Usa RM Reports: Define que usará relatório do RM Reports no módulo de caixa.
  • Balanço da sessão de caixa
       * Relatório da sessão de caixa: Define relatório da sessão de caixa.
  • Usa recibo: Define relatórios de recibo do módulo de caixa (caixa, estorno e extrato).
    TEF
    TEF na sessão de Caixa - Define a utilização do TEF na sessão de caixa e a inclusão de dados para utilização, por coligada:
    Usa – Permite ao usuário definir na abertura da sessão de caixa se habilita ou não a opção do TEF.
    Não usa – Define que o usuário não usará o TEF na sessão de caixa e não permitirá na abertura da sessão habilitar a opção.
    Uso obrigatório – Define que o uso do TEF é obrigatório na sessão de caixa e não permitirá desmarcar a opção na abertura da sessão.
    TEF por filial
    – Define a utilização do TEF na sessão de caixa a inclusão de dados para utilização, por filial cadastrada.
  • As opções de uso do TEF são as mesmas do TEF por coligada, desde que parametrizada por filial também. (Usa, Não usa e Uso obrigatório)
    Reajuste
  • Reajusta os valores de integração dos lançamentos até a data de reajuste.
  • Permite ajustar lançamentos registrados ou remetidos ao banco na baixa manual e recebimento via cheque: Define reajuste em lançamentos registrados ou remetidos ao banco na baixa manual ou recebimento via cheque.
  • Baixa manual
       * Default da data de reajuste: Define a data default para reajuste (baixa ou vencimento da parcela).    * Permite o usuário alterar a data de reajuste: Define que será permitido alterar o reajuste em baixa manual.
     
     
     

    Veja Também



    Cartão de Crédito