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Controla a impressão dos documentos fiscais, conferindo se as informações das  faturas, notas de venda, entre outros, estão de acordo com aquelas devidamente autorizadas e cadastradas na Tabela Controle de Formulários (SFP), contendo as particularidades da Legislação do Equador.

Nesta rotina são cadastrados os formulários autorizados pelo governo e seus respectivos identificadores, tais como a série, espécie e numeração para a data de emissão.

Quando um documento é lançado, o Sistema verifica automaticamente se há autorização para aquela emissão.

Também é preciso que a empresa utilize formulários pré-impressos por gráficas autorizadas pelo governo.

Esta operação pode envolver as seguintes rotinas:




Principais Campos e Controles

Conheça a seguir os principais campos desta rotina com sua respectiva descrição. No momento do cadastro, o Sistema realiza o tratamento a partir do preenchimento:

 

Dta. Validade

O lote autorizado traz uma data de validade, que limita a emissão do documento fiscal;

 

Série

Série do documento fiscal para o qual foi autorizada a impressão;

 

Espécie

Espécie do documento fiscal

 

Filial de Uso

Informação utilizada na composição da chave de pesquisa da tabela de Controle de Formulários. Serve para a definição da filial que utilizará o controle de formulários dentro do Sistema;

 

Num. Inicial

Número do formulário inicial para o qual foi autorizada a impressão, sendo que os 4 primeiros caracteres se referem ao ponto de venda e os 7 números restantes se referem ao número da nota fiscal.

 

Número Final:

Número do formulário final para o qual foi autorizada a impressão, sendo que os 4 primeiros caracteres se referem ao ponto de venda e os 7 números restantes se referem ao número da nota fiscal.

 

Num. Autoriz:

Número de autorização de impressão, remetido pelo Servicio de Rentas Internas SRI;

 

Ativo

Série Ativa. Selecione \"Sim\" ou \"Não\".

 

Razão Social

Razão social da gráfica.

 

RUC

RUC da gráfica.


Importante:

Caso haja a tentativa de emitir um documento que contenha uma série ou espécie não cadastrada no Controle de Formulários ou um data de emissão que esteja fora do limite cadastrado, o Sistema retorna uma mensagem de erro, pois não permitirá a utilização no documento fiscal.



Importante:

Para excluir uma range de formulários cadastrados na Tabela Controle de Formulários, o Sistema verifica se houve a emissão de algum documento sob a numeração que se deseja excluir. Em caso positivo, o Sistema não permite a exclusão do range.


Apenas os seguintes tipos de documentos possuem a verificação do Controle de Formulários:


Nota Fiscal



Nota de Crédito Cliente;



Nota de Débito Cliente;



Nota de Débito Interna;



Nota de Crédito Interna;



Guia de Remision;



Liquidação de Compras;



Nota de Venda.



Procedimentos

Para gerar uma fatura é preciso cadastrar um range de fólios. Para isso, siga as instruções:


1.Acesse o módulo Fiscal.



2.Clique em Atualizações/Cadastros/Controle de Formulários e na opção Incluir.



3.Cadastre um range de formulários, preenchendo os campos listados anteriormente.



4.Em seguida, acesse o módulo Faturamento e cadastre o produto clicando em Atualização de Produtos.



5.O próximo passo é cadastrar o Cliente. Localize a rotina do cadastro no submenu de Incluir.



6.Lance uma nota fiscal de saída manual, com produto e cliente cadastrados, indicando o TES, a série, a espécie e a numeração dentro do range cadastrado.



7.Confirme a inclusão.


 


Importante:

Caso ocorra alguma falha na geração da fatura, certifique-se de não ter ocorrido algum dos seguintes erros:


A série informada no documento não foi cadastrada no range;



A série informada do documento está cadastrada no range, porém com data superior à data limite informada no range;



O range de formulários está devidamente cadastrado, mas o campo Ativo foi preenchido com Não, por isso o formulário está inativo.



Verifique o código TES utilizado e suas configurações.



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