Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Manutenção de Contratos - ContractView

Visão Geral do Programa

Este programa tem por objetivo a definição dos contratos dos clientes que possuem planos com a Operadora. Ele possui as informações sobre o produto (plano) que o cliente está interessado ou já adquiriu. São disponibilizadas informações de coberturas, segmentação, contratação, carências, entre outras.



Objetivo da tela:

Esta tela apresenta a lista de contratos já cadastrados.


Ao clicar em Adicionar, o sistema apresentará todos os produtos (modalidade, plano e tipo de plano) que estão disponíveis na Manutenção_Tipos_Planos_Saúde_PR0110C, para a seleção do produto adquirido pelo cliente. Pode-se utilizar o filtro caso necessário. Após a seleção do produto, clica-se em Continuar



Objetivo da tela:

Etapa 1: Definir a Estrutura do Produto.


Na etapa 2, deve-se informar o contratante (cliente) que será vinculado ao contrato. 

Para pesquisar um contratante, utilizam-se os campos número da inscrição ou nome do contratante. Caso os dois campos não sejam suficientes para localizar o contratante, pode-se utilizar a pesquisa avançada por meio do botão V. Após a seleção do contratante, clica-se em Continuar.




Objetivo da tela:

Etapa 2: Tela para informar o contratante.


Na etapa 3, caso o campo Motivo Recebimento estiver preenchido com a opção 00-Contrato na Manutenção_Tipos_Planos_Saúde_PR0110C, no momento da inclusão de uma nova proposta pode-se então escolher o contratante origem para o contrato.


Objetivo da tela:

Etapa 3: Tela para informar o contratante de origem.


Na etapa 4 devem-se informar os dados da proposta. O registro é caracterizado como proposta por estar na situação inicial do contrato (sem aprovação). Os parâmetros estão agrupados por dados comuns, que são: (os campos marcados com um asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório).

Serão exibidas sete abas para o preenchimento:

  1. Detalhes da proposta
    1. Detalhes.
    2. Último reajuste: Informa, caso existam dados, os reajustes anuais do contrato. Caso a proposta seja nova, estes campos devem trazer um único cadastro preenchido, informando o mês e ano de vigência o qual a proposta é criada, e no percentual de reajuste, o valor deve vir zerado. As informações dos reajustes, serão alimentadas nessa aba conforme irão ocorrendo os reajustes do contrato.
    3. Indicadores de validade: Informar os parâmetros de validade do cartão de identificação e do contrato.
  2. Coberturas
    1. Módulos de cobertura: São apresentados os módulos que foram parametrizados para a estrutura a qual a proposta faz parte.
    2. Coberturas especiais: Caso o contrato tenha cobertura especial. Para incluir um procedimento na cobertura especial deve-se escolher o módulo de cobertura e clicar no link + adicionar. Na confirmação, o procedimento é destacado com a indicação de acréscimo na cobertura ou restrição da cobertura padrão. Caso seja necessário excluir um procedimento da cobertura especial, utiliza-se o link - cancelar.
  3. Carências
    1. Visualizadas as carências dos módulos do contrato, conforme padrão estabelecido para o produto. Caso possua carência será sinalizado com uma seta verde no contrário, com um X vermelho. A quantidade de dias, por procedimento e insumo, é visualizada por tipo de carência: eletiva ou urgência.
    2. A quantidade de dias de carências pode ser alterada por meio do botão configurar. Por intermédio dele é possível bonificar ou penalizar um procedimento e insumo, determinando a quantidade por carência eletiva e/ou urgência. Selecionar o módulo e clicar no botão Configurar.
  4. Faturamento
    1. Informações Gerais.
    2. Tabela de faturamento: Parâmetros referentes aos valores de cobrança e pagamento.
    3. Clicando na opção Utiliza Regras Mensalidade Pré-Pagamento, o sistema deixa de utilizar a Tabela de Faturamento para calcular as mensalidades e passa a utilizar os valores cadastrados na regra a qual será selecionada no campo Regra Mensalidade. Ao desmarcar essa opção, o sistema volta a utilizar a Tabela de Faturamento para efetuar os valores das mensalidades de pré-pagamento.
    4. Percentuais: Parâmetros referentes a percentuais de descontos e acréscimo do contrato.
    5. Regras de Coparticipação: Utilizado para relacionar os agrupadores que contém as regras de coparticipação.
  5. ANS
    1. Disponibiliza parâmetros relacionados ao produto (plano) vinculado ao contrato. Deve ser preenchido com o código referente ao plano cadastrado na ANS.
    2. Procedimentos excluídos da cobertura: Poderá selecionar o procedimento padrão ANS que o contrato não possui cobertura. São exibidos os seguintes procedimentos: 9001 a 9015.
  6. Faixa etária especial
    1. Determina se o contrato possui faixa etária especial e quais os valores/quantidades das faixas.
    2. Nos casos de utilização de Regras de Mensalidade, esse campo não deve ficar habilitado em tela.
  7. Outras Informações
    1. Demais informações sobre o contrato.


Objetivo da tela:

Etapa 4: Tela inicial para informar os dados da proposta.


Após o preenchimento dos dados da proposta, ao confirmar ela é criada (situação em cadastramento) e disponível para inclusão de beneficiários.


Objetivo da tela:

Tela apresentada após a criação da proposta.


Caso necessário replicar uma proposta, ou seja, criar outro contrato com os mesmos parâmetros de um já existente (todos parâmetros), utiliza-se a tela principal de pesquisa de contratos. Selecione um contrato (origem) e clique em Ações Relacionadas e Copiar. O sistema solicita uma confirmação e automaticamente cria um contrato com os mesmos parâmetros do contrato origem.


Objetivo da tela:

Tela para replicar uma proposta.


Em Modificar proposta pode-se realizar alterações nos dados da proposta replicada, como por exemplo: alterar o contratante, alterar o contratante origem ou parâmetros dos contratantes, alterar parâmetros da proposta, consultar ou incluir/modificar beneficiários, consulta a evolução da proposta e enviar proposta para liberação.


Objetivo da tela:

Tela para modificar proposta.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Detalhar

Visualizar o conteúdo de um registro.

Adicionar

Incluir novo registro.

ModificarModificar um registro.
AbandonarCancelar a operação em execução.


Principais Campos e Parâmetros:



Detalhes da Proposta - Detalhes

Campo:

Descrição

Data da proposta

Data que o contratante adquiriu o plano. Pode-se utilizar o botão calendário para pesquisar uma data.

Tipo da proposta

Tipo de proposta disponível na Manutenção_Tipo_Proposta_VP0210I.

EmpresaCódigo da empresa que está relacionado à cidade do endereço principal do contratante, disponível na Associativa_Cidade_x_Empresa_x_Estabelecimento_ViewCityCompanyAssoc. Caso não exista essa associação, o campo virá como padrão da Parâmetros_do_Sistema_WEBCG01A_HPR1410P.
EstabelecimentoCódigo do estabelecimento que está relacionado à cidade do endereço principal do contratante, disponível na Associativa_Cidade_x_Empresa_x_Estabelecimento_ViewCityCompanyAssoc. Caso não exista essa associação, o campo virá como padrão da Parâmetros_do_Sistema_WEBCG01A_HPR1410P.
UnidadeSerá exibido automaticamente com a unidade parametrizada para no contratante
ConvênioCódigo de convênio parametrizado para a estrutura da proposta, disponível na Manutenção_Convênios_PR0210A.
VendedorCódigo do vendedor definido no cadastro Representante Financeiro.
Forma de pagamento

Código da forma de pagamento parametrizada para a estrutura da proposta, que está relacionada ao produto (modalidade/plano/tipo de plano), disponível em Manutenção_Forma_Pagamento_Tipos_Planos_PR0110T


Detalhes da Proposta - Último reajuste (Preenchido caso houver reajuste da proposta)

Campo:

Descrição

Mês do último reajuste

Mês dacompetência do último reajuste do contrato.

Ano do último reajuste

Ano da competência do último reajuste do contrato.

PercentualÚltimo percentual de reajuste.
Número do ofícioNúmero do ofício relacionado ao último reajuste.
Detalhes da Proposta - Indicadores de validade

Campo:

Descrição

Identificação

Escolher qual o tipo de identificação será emitido para os beneficiários do contrato: cartão ou carteira.

Definir validade do cartão ou carteira diferente da estrutura de produto

Indica se haverá uma validade do cartão diferente da informada na estrutura de produto (Manutenção_Tipos_Planos_Saúde_PR0110C).
Caso seja diferente, pode-se informar a quantidade e o tipo da quantidade (dia, mês ou ano) e a data base da validade do documento de identificação do beneficiário (Data Início Contrato ou Informada).

Definir validade do termo diferente da estrutura de produtoIndica se haverá uma validade do termo (contrato) diferente da informada na estrutura de produto (Manutenção_Tipos_Planos_Saúde_PR0110C). Caso seja diferente, deve-se informar a quantidade e o tipo da quantidade (dia, mês ou ano).
Número do ofícioNúmero do ofício relacionado ao último reajuste.



Coberturas - Módulos de cobertura

Campo:

Descrição

Módulos Obrigatórios

Não possibilita a alteração.

Módulos Opcionais

Podem ser incluídos e/ou excluídos no contrato. Caso o contrato necessite de algum módulo que está como opcional na estrutura do produto, deve-se marcar o módulo e analisar se este será obrigatório ou não no contrato.

Coberturas - Coberturas especiais

Campo:

Descrição

Data inicial

Data inicial de cobertura para o procedimento informado.

Tabela de preço

Código da tabela de preço para o procedimento. As tabelas são parametrizadas na Manutenção_Moedas_e_Carências_Coberturas_PR0210F.

Dias de validadeNúmero de dias de validade do procedimento (período para ser novamente realizado - reconsulta).



Carências

Campo:

Descrição

Dias de carência

Escolher entre bonificação ou penalização da carência.

Tabela de preço

Quantidade de dias de carência a ser bonificada ou penalizada.

Carência do ProcedimentoNível da carência entre: não aplicar carência, carência por módulo ou carência por procedimento.
Carência do insumoNível da carência entre: não aplicar carência, carência por módulo ou carência por insumo.
Qtd dias eletivaQuantidade de dias de carência para atendimentos eletivos.
Qtd dias urgênciaQuantidade de dias de carência para atendimento de urgência.



  

Faturamento - Informações Gerais

Campo:

Descrição

Início da validade

Informar como será a data de início da validade do contrato e de inclusão dos beneficiários. Se informado data parecer, a data de início será a data atual da inclusão do contrato. Se próximo mês, a data de inclusão do contrato e dos beneficiários deste contrato, será o dia primeiro (01) do próximo mês.

Participação

Informar se o contrato possui ou não participação (cobrança de participação).

VencimentoEscolher entre os tipos de vencimentos e dias de vencimentos cadastrados na Manutenção_Tipos_Vencimentos_HVP0210P e parametrizados na estrutura na Manutenção_Forma_Pagamento_Tipos_Planos_PR0110T.
% de uso indevidoPercentual que será acrescido sobre os movimentos caracterizados como de uso indevido (glosa de uso indevido).
Moedas por prestador x contratoInformar se o contrato possui parametrização de valorização de procedimentos e insumos por prestador.
Tabela de cobrança diferenciadaIndica se a tabela de moedas e carência para cobrança será diferente da tabela de moedas e carências para pagamento.
Taxa de intercâmbio COInformar se o contrato possui cobrança de taxa de intercâmbio para movimentos de custo operacional realizados no intercâmbio.
Dias de vencimentoExibido automaticamente, conforme o tipo de vencimento, o dia de vencimento do contrato, previamente parametrizado na estrutura do contrato na Manutenção_Forma_Pagamento_Tipos_Planos_PR0110T.
Permite informar data de exclusãoParâmetro utilizado no acesso externo (clientes) para indicar se no momento da solicitação de exclusão do beneficiário, haverá um campo para informar a data de exclusão. Com o parâmetro desabilitado, o sistema calculará a data de exclusão, conforme os parâmetros do beneficiário e do contrato.
Indicador p/ Data de Inclusão de BeneficiáriosParâmetro utilizado para regra de sugestão da data de inclusão, podendo ser dia de corte, dias úteis ou nenhum
Indicador p/ Data de Exclusão de BeneficiáriosParâmetro é utilizado para regra de sugestão de data de exclusão de beneficiário, podendo ser dia de corte, dia de corte mês anterior, data da solicitação ou nenhum.
Faturamento - Tabela de faturamento

Campo:

Descrição

Tabela de preços

Código da tabela de preço disponível na Manutenção_Tabela_Preços_Módulos_Pr0110l. Esta tabela será utilizada para formar o valor da mensalidade do contrato.

Tabela de quantidade de moedas

Código da tabela de quantidade de moedas e carência que será utilizada para formar os valores para pagamento. As tabelas estão disponíveis na Manutenção_Tabela_Quantidade_Moedas_PR0110J.

Faturamento - Percentuais

Campo:

Descrição

Taxa de inscrição

Tipo de taxa parametrizada para a estrutura, onde irá informar se haverá ou não cobrança e qual o valor, ocorrendo apenas uma vez, no mês de inclusão do beneficiário no contrato. Informar a validade e o valor do percentual.

Mensalidade

Tipo de percentual entre percentual de Desconto ou percentual de Acréscimo. Informar a validade e o valor do percentual.

Fator de desconto por quantidade de beneficiáriosCaso exista desconto na mensalidade conforme a quantidade de beneficiários, informar o código do fator de desconto que está disponível no Desconto_Quantidade_Beneficiários_FP0210P e que foi parametrizado para o contrato em questão.
Tipo de índiceTipo de índice que será aplicado para este contrato, entre os tipos disponíveis na Manutenção Tipos de Índices.
Nível de reajuste

Informar como será aplicado o reajuste neste contrato, entre as opções disponíveis:

  • 0-contrato: o reajuste será definido para o contrato, ou seja, para todos os beneficiários que estão na proposta. Esta opção é a padrão do sistema;
  • 1-grau de parentesco: esta opção determina que o reajuste seja aplicado conforme o grau de parentesco, assim, dependendo do grau haverá percentuais diferentes de reajustes;
  • 2-beneficiário: a aplicação do índice de reajuste será por beneficiário, ou seja, cada beneficiário poderá ter um percentual diferente de reajuste.
Faturamento - Regras de Coparticipação
Campo:Descrição
Agrupador

Código do agrupador que será utilizado no contrato para calcular a coparticipação, sendo que um agrupador pode possuir várias regras de coparticipação. Na Manutenção Regras de Faturamento são vinculadas as regras de coparticipação com os agrupadores.

DescriçãoDescrição do agrupador utilizado no contrato.
Início da Vigência Data de início da vigência do agrupador utilizado no contrato.
Fim da Vigência Data de fim da vigência do agrupador utilizado no contrato.


ANS - Informações Gerais

Campo:

Descrição

Indicador do registro do Plano

Se a opção selecionada for Proposta, indica que o registro do contrato é o informado no parâmetro Plano ANS do contrato. Se for Beneficiário, indica que o registro será definido em cada beneficiário.

Plano ANS

Se o registro é por Proposta, deve-se informar o código do plano dentre os disponíveis na Manutenção de planos ANS. Será exibido o código do registro do plano conforme o parâmetro Registro Plano da Manutenção_Tipos_Planos_Saúde_PR0110C.

Tipo de contrataçãoTipo de contratação do contrato entre: Individual/familiar, Coletivo por adesão com patrocínio, Coletivo por adesão sem patrocínio, Coletivo empresarial com patrocínio, Coletivo por adesão sem patrocínio ou Não informado.
Tipo de naturezaTipo de natureza do contrato, conforme o tipo de pessoa (cliente) relacionado ao contrato: física, empresarial, adesão e beneficente.
Validade do doc. de identificação fora do grau/faixa etária

Tipo de validade que será atribuída para o cartão/carteira do beneficiário na geração do documento. Se 01-Validade Termo de Adesão será considerada a validade para o documento conforme calculado pela parametrização no contrato e tipo de plano. Caso 02-Validade Grau/Faixa Etária e caso o beneficiário, no momento da geração do documento, esteja fora de grau e faixa etária, o documento assumirá a data do último dia do mês de aniversário do beneficiário.

Suspensão do reajuste de idade x tempo de permanência no planoBeneficiários que trocarem de faixa etária e que possuírem dez anos ou mais de plano, sua mensalidade não será reajustada na troca de faixa para 60/70 anos. Este parâmetro depende das regras parametrizadas na Manutenção_Parâmetros_Venda_Planos_Manutenção_Cadastros_VP0210O e Manutenção_Parâmetros_Faturamento_FP0310A.


Faixa etária especial

Campo:

Descrição

Deseja incluir faixa etária fora do padrão de plano de saúde

Determina se o contrato possui faixa etária especial. Caso possua, deve-se marcar qual a forma de utilização da faixa etária: padrão pela estrutura de produto, padrão do convênio ou não utiliza padrão. Ao selecionar uma forma, o sistema carrega automaticamente as faixas conforme a seleção (do produto ou do convênio). Para alterar os valores de uma faixa utiliza-se o botão Modificar. Caso seja necessário eliminar utiliza-se o botão Excluir.


Outras Informações

Campo:

Descrição

Rede de AtendimentoInformar a rede de atendimento relacionada ao tipo de plano. 
Obs.: Este campo apenas será considerado pelo sistema se o parâmetro "Utiliza Rede de Atendimento?" do programa "Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastros - VP0210O" estiver selecionado. 
Para mais informações referentes a esse processo, acessar Rede_de_Atendimento_HCG.ATTENDANCENETWORK.

Usuário responsável

Código de usuário do sistema (login) responsável pelo contrato. Os usuários disponíveis estão na Usuários Produto.

Auditor responsávelCódigo de usuário do sistema (login) responsável por auditar o contrato. Os usuários disponíveis estão na Usuários Produto e devem possuir o perfil (grupo de segurança) auditoria de cadastro.
Máscara para código de funcionáriosFormato do código do funcionário (interno da empresa ex.: 999). Se não informado, não será exibido o campo na Manutenção_Beneficiário_BeneficiaryView.
Nome Contratante no cartãoIndica para a carteira do beneficiário, no campo contratante, qual nome deve ser impresso. Podendo ser selecionado entre o Contratante ou Contratante Origem.
Solicita declaração de saúdeIndica se o sistema deve solicitar o preenchimento da declaração de saúde para os beneficiários do contrato. Caso ativo, este parâmetro inclui a mensagem apresentar avaliação médica, junto ao nome do beneficiário, logo após a inclusão. Vale destacar que esta mensagem é somente visual, ou seja, não fica gravada no nome do beneficiário.
Não abrir questionário sobre a exclusão de beneficiáriosIndica que o sistema não deve solicitar informações complementares sobre a exclusão do beneficiário, quando este estiver sendo excluído por demissão/exoneração sem justa causa/aposentadoria (RN 279).
Permite geração do termo de ciência?Indica se o termo de ciência será gerado independentemente do questionário, ao marcar esse campo, o termo de ciência será gerado automaticamente. Esse campo só ficará disponível caso o campo acima Não abrir questionário sobre a exclusão de beneficiários, esteja marcado.
ObservaçõesCampo livre para observações do contrato.



  • Pode-se realizar a manutenção da validade do documento de identificação para o contrato, selecionando um contrato a partir do código da modalidade e número da proposta. Caso os dois campos não sejam suficientes para localização do contrato, pode-se utilizar a pesquisa avançada por meio do botão V e preencher os campos:

Campo:

Descrição

Inscrição contratante ou contratante origem

Informar o número de inscrição do contratante ou contratante origem do contrato, disponível na Manutenção_Contratantes_ContractingPartyView.
Código do contratante ou contratante origemInformar o número do contratante ou número do contratante origem, disponível na Manutenção_Contratantes_ContractingPartyView.
Nome do contratante ou contratante origemInformar o nome do contratante ou nome do contratante origem do contrato, disponível na Manutenção_Contratantes_ContractingPartyView.
Pesquisar somente propostas em cadastramentoIndica que serão exibidos somente contratos que estão na situação em cadastramento.

Pesquisar somente termos de adesão

Indica que serão exibidos somente contratos que possuem termo de adesão.

Pesquisar somente simulações

Indica que serão exibidos somente contratos simulados.

Exibir termos excluídos

Indica que serão exibidos termos já excluídos.

Somente propostas em exceção de exclusão

Indica que serão exibidos contratos que possuem somente proposta não excluída.
TodosIndica que serão exibidos todos os contratos, independente de suas características.



  • Procedimento/Insumo: caso a carência do módulo de cobertura do contrato estiver definida por procedimento/insumo, utiliza-se esta aba para bonificar/penalizar a carência por procedimento e insumo. Clica-se no link Adicionar Cobertura.

Tipo

Escolher entre os tipos de insumos ou selecionar procedimento, para aplicar a atualização da carência por movimento.
Procedimento/insumoConforme o tipo selecionado, informa-se o código do procedimento (Manutenção Procedimentos AMB) ou código do insumo (Manutenção_Insumos_RC0110C).
Data de inícioInformar a data de início da carência para o movimento.
Data cancelamentoInformar (se existir) a data fim de carência.
Tipo de aplicaçãoEscolher qual o tipo de aplicação a ser realizada: bonificação ou penalização.
Número diasInformar o número de dias a ser bonificado ou penalizado.
RemoverEste link é utilizado para eliminar o registro da carência por movimento.



  • Na aba Outras Informações: Tela para preencher observações gerais do beneficiário.

Código do controle Operacional (CCO)

Se é um novo beneficiário, será exibido zero. Se o beneficiário já foi enviado para a ANS, será visualizado o código do controle operacional (utilizado no SIB).
Cliente PreferencialIndica se o beneficiário é formador de opinião.
ObservaçõesCampo para livre preenchimento.




  • Após a última aba Outras Informações, clique em Finalizar para concluir a inclusão. O beneficiário ficará na situação 01-digitado.


  • A partir deste momento, a proposta que se encontra na situação em cadastramento e que já recebeu os beneficiários da carga inicial, deve ser liberada para análise de crédito. Para isso, clica-se no botão voltar e botão Encaminhar proposta para liberação. A proposta será transferida para a situação Pendente análise de crédito até que o usuário responsável por esta análise libere o contrato. Caso deseje que o sistema envie a nova proposta direto para à "Auditoria Contratos", sem passar pela "Análise de Crédito", deve ser parametrizada para a estrutura por meio da Manutenção_Tipos_Planos_Saúde_PR0110C, onde na aba Dados adicionais, no campo Desconsidera análise de crédito deve ser preenchido com SIM. Caso ocorram inconsistências na atualização da proposta, o sistema disponibiliza em tela os erros (clicar na situação da proposta).




Conteúdos Relacionados: