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Antes de mandarmos gerar o lançamento financeiro da parcela é preciso parametrizar o sistema (Ambiente | Parâmetros | Educacional | Integração | Financeiro | Educacional) com as informações necessárias para a inclusão de lançamentos no sistema financeiro. Muitas das informações utilizadas nos parâmetros do sistema educacional já devem ter sido cadastradas e bem definidas dentro do próprio sistema financeiro, sendo apenas indicada nos parâmetros do sistema educacional a sua utilização.
A geração do lançamento financeiro da parcela, além de promover a integração com o sistema financeiro, pode simultaneamente, promover a integração com o sistema contábil. Ambas integrações devem ser previamente parametrizadas.
Fin - Geral 1/4
- Cobrar multa
Define qual será o comportamento do sistema em relação à multa quando uma parcela estiver vencida. Se será aplicada uma multa e se esta levará em conta as bolsas ou descontos para cálculo do valor.
- Juros ao dia
Também é possível definir o percentual de juros ao dia para parcelas vencidas e qual será o período de carência para início do cálculo dos juros.
- Permite regerar lançamentos
Marcando esse parâmetro será possível regerar os lançamentos financeiros 'Em Aberto', provenientes das parcelas dos contratos. Esse parâmetro é importante, por exemplo, para o caso de uma Bolsa ser concedida à um aluno após a geração das parcelas.
- Regerar Lançamentos Cancelados
Permite que os lançamentos financeiros 'Cancelados' possam ser regerados.
Observação: Para que os parâmetros anteriores 'Permite Regerar Lançamentos' e 'Regerar Lançamentos Cancelados' possam ser aplicados em lançamentos financeiros originados de parcelas que foram calculadas utilizando o resultado da divisão do total dos valores dos créditos das disciplinas matriculadas entre as parcelas do contrato, o parâmetro 'Permite Regerar Lançamentos utilizando a divisão de créditos entre as parcelas do contrato' precisa estar marcado.
- Utilizar faixa de crédito
Para que o cálculo do valor do lançamento seja feito conforme uma faixa de crédito este parâmetro deverá estar marcado. Após somar o número de créditos que o aluno está cursando, o sistema irá localizar a faixa de crédito, previamente cadastrada, à qual o aluno pertence. Se não houver a faixa, o sistema irá reportar um erro.
Caso a faixa seja encontrada, o valor deverá ser calculado da seguinte forma:
- Valor Fixo: se o Valor Fixo estiver informado na faixa de crédito, este será o valor do lançamento.
- Valor por Crédito: se o valor fixo não estiver informado, então o sistema irá multiplicar o número de créditos que o aluno está cursando pelo Valor por Crédito informado na faixa à qual o aluno pertence.
Observação:
Para que o valor possa ser calculado pelo número de créditos cursados, primeiramente a opção 'Conta créditos financeiros (cobrança por créditos)' localizado na situação de matrícula do aluno deve estar marcada. Em seguida, no contrato do aluno, para cada parcela cadastrada, a opção 'Valor calculado pelo número de créditos' também deve estar marcada. Se assim for, o sistema irá verificar o número de créditos que o aluno está cursando e efetuar o cálculo necessário para se encontrar o valor do lançamento. Este cálculo então poderá será feito a partir de: uma faixa de crédito ou então, a partir do número e valor do crédito financeiro das disciplinas da matriz curricular.
- Cancelar Remessa automaticamente ao regerar o lançamento financeiro quando o boleto estiver com status Remetido ou Registrado
Com este parâmetro marcado ao regerar um lançamento pelo TOTVS Educacional em que o status do boleto seja igual a 'Remetido' ou 'Registrado' o sistema automaticamente executará o cancelamento desta remessa, modificando o status de remessa do boleto para 'Pendente Remessa' e prosseguirá com a regeração do lançamento. Ressaltamos que, posteriormente, no módulo TOTVS Gestão Financeira, será necessário enviar para o banco uma nova remessa destes boletos.
Com este parâmetro desmarcado, não será permitida a regeração de tais lançamentos através do TOTVS Educacional pois os seus boletos possuem status de remessa igual à 'Remetido' ou 'Registrado'.
- Copiar mês/ano da data de vencimento para a data de competência
Com este parâmetro marcado, os lançamentos financeiros gerados terão data de competência igual ao mês/ano da data de vencimento da parcela. Com o parâmetro desmarcado, os lançamentos financeiros gerados terão a data de competência igual à data de competência da parcela.
- Gerar lançamentos de bolsa de crédito como Baixa Contábil
Com este parâmetro marcado, os lançamentos referentes à bolsa de crédito não serão contabilizados na inclusão, somente no momento da baixa, ou seja, o tipo contábil só lançamento será igual a "Baixa contábil".
- Dividir valores de créditos financeiros das disciplinas matriculadas entre as parcelas do contrato
Este parâmetro terá efeito para plano de pagamento que calcula o valor do contrato/parcelas em função do número de créditos informados nas disciplinas cursadas.
Se este parâmetro estiver marcado o valor total encontrado para o contrato será rateado entre as parcelas não geradas, subtraindo o valor das parcelas já geradas no mesmo contrato. Se estiver desmarcado, as parcelas terão o mesmo valor encontrado para o contrato.
- Usar valor do crédito financeiro da matriz curricular do aluno
Para que o sistema calcule o valor do lançamento tomado como base o valor do crédito financeiro da matriz curricular do aluno (matriz em que ele está matriculado), este parâmetro deve ser marcado. Caso esteja desmarcado, o valor do crédito será o valor de onde o aluno está cursando as disciplinas.
- Usar número de créditos financeiro da matriz curricular do aluno
Para que o sistema calcule o valor do lançamento tomando como base o número de créditos financeiro da matriz curricular do aluno este parâmetro deve ser marcado. Caso esteja desmarcado, o número do crédito será o valor de onde o aluno está cursando as disciplinas.
- Usar total de crédito financeiro da disciplina da matriz curricular do aluno em caso de equivalência múltipla
Para que o sistema calcule o valor do lançamento tomando como base o valor total de crédito financeiro da matriz curricular do aluno em caso de equivalência múltipla, este parâmetro deve ser marcado. Caso esteja desmarcado, o crédito será o valor de onde o aluno está cursando as disciplinas.
Observação: O sistema sempre irá considerar a disciplina com maior número e valor do crédito em caso de equivalência múltipla.
- Baixar automaticamente lançamentos com valor líquido igual a zero
Em alguns casos é possível que um lançamento seja gerado pelo educacional com valor zerado, como por desconto de bolsa ou alunos com crédito na instituição com desconto em mensalidade futura. Marcando o parâmetro, os lançamentos serão baixados automaticamente.
Fin - Geral 2/4
Nesta etapa é possível configurar vários campos pertinentes ao lançamento financeiro que será gerado pelo TOTVS Educacional no TOTVS Gestão Financeira.
- Histórico
Informe a máscara de histórico que será convertida e gravada no lançamento financeiro. Para compor o histórico, poderão ser utilizadas as máscaras abaixo. Esta informação não é obrigatóri
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- Moeda
Selecione a moeda a ser considerada na geração dos lançamentos financeiros.
- Tipo de documento
O tipo de documento é um cadastro feito dentro do sistema financeiro. O tipo de documento a ser utilizado pelo sistema educacional dever ser do tipo 'A Receber' ou 'A Receber e a Pagar'.
Informe se o tipo de documento será indicado no Tipo de documento por serviço (neste caso, cada Serviço utilizado deverá conter a informação do tipo de documento a ser utilizado no lançamento financeiro e neste caso, se algum Serviço ficar sem esta informação, ocorrerá erro na geração do lançamento financeiro) ou se será utilizado um Tipo de documento padrão (neste caso escolha um tipo de documento para que todos os lançamentos a serem gerados o utilizem).
- Utilizar conta caixa
A 'Conta Caixa' é um cadastro feito dentro do sistema financeiro e contém informações importantíssimas para a gestão financeira e integração bancária, tais como Banco, Agência, Conta Corrente, Convênio, Layout Bancário etc. e que são obrigatórios na geração de qualquer lançamento financeiro. As empresas podem relacionar-se com diversos bancos e de diversas maneiras, por isto temos que indicar ao sistema aonde encontrar os dados bancários no momento da geração dos lançamentos financeiros. Para uma maior flexibilização do sistema, a Conta Caixa a ser utilizada pode ser indicada dentro dos defaults de vários cadastros. Selecione o local desejado e certifique-se de que no local selecionado a Conta Caixa foi informada corretamente.
Se o local utilizado for a 'Conta caixa default', o campo 'Conta caixa padrão' será habilitado para que a conta seja informada e, desta forma, todos os lançamentos gerados a partir do TOTVS Educacional utilizarão os dados bancários informados nesta Conta Caixa.
Se o local utilizado for 'Default do responsável financeiro', certifique-se de que a conta caixa seja informada no cadastro de cada responsável financeiro.
Se o local utilizado for 'Default do serviço', certifique-se de que a conta caixa seja informada no cadastro de cada serviço do educacional.
Se o local utilizado for 'Default parametrizações por curso', certifique-se de que a conta caixa seja informada no cadastro de cada parametrização por curso. Quando se tratar de matrícula isolada, onde os contratos dos alunos não são relacionados à nenhuma parametrização por curso, a conta caixa a ser utilizada na geração dos lançamentos deverá ser indicada no campo 'Conta caixa padrão (Disciplinas Isoladas)'.
- Tipo contábil:
Esta opção determina qual o tipo contábil do lançamento.
Tipo contábil por serviço: quando esta opção estiver marcada o sistema vai considerar na geração de lançamento o tipo contábil cadastrado no serviço.
Se esta opção estiver desmarcada, o lançamento será gerado com o tipo contábil definido no parâmetro "Tipo contábil padrão".
Tipo contábil bolsa de crédito: determina qual o tipo contábil do lançamento da bolsa de crédito. Se este parâmetro não for preenchido o tipo contábil do lançamento da bolsa de crédito será o mesmo tipo contábil do lançamento do aluno. Para maiores informações veja o Documento técnico.
Observação:
Se o parâmetros "Gerar lançamentos de bolsa de crédito como Baixa Contábil" da etapa Fin - Geral ¼ estiver marcado o lançamento da bolsa de credito será gerado como "Baixa Contábil" independente do que for parametrizado na opção "Tipo contábil bolsa de crédito".
- Centro de custo
O Centro de Custo é uma informação que pode ser obrigatória ou não dentro dos lançamentos. Esta obrigatoriedade ou não é definida dentro dos parâmetros do sistema financeiro. A utilização do Centro de Custo no lançamento financeiro terá o seguindo o seguinte comportamento:
Se o Contrato do aluno possuir Centro de Custo, então o sistema irá utilizá-lo. O caso mais claro da utilização do centro de custo no contrato é de matrícula em disciplina isolada. Neste caso o aluno não tem uma matrícula no período letivo, consequentemente não possui uma turma específica nem uma matriz aplicada.
Caso o Centro de Custo do contrato não esteja valorado, então o sistema irá verificar o parâmetro para carregar o Centro de Custo para o lançamento, podendo ser:
· Por Matriz Aplicada:
O sistema buscará o Centro de Custo da matriz aplicada associada ao contrato. Se a informação for obrigatória, e se a matriz aplicada do contrato ou seu Centro de Custo, não tiverem sido valorados, o sistema irá gerar um erro.
· Por Turma:
O sistema irá verificar a turma associada à matrícula do aluno no período letivo e pegar o Centro de Custo associado à mesma. Se a informação for obrigatória, e se a turma da matrícula no período letivo ou seu Centro de Custo, não tiverem sido valorados, o sistema irá gerar um erro.
- Aplicação de Bolsa
Define onde o sistema irá buscar as informações sobre o comportamento das bolsas concedidas aos alunos, podendo ser:
· Contrato:
Se esta opção estiver marcada, dentro do Contrato do aluno deveremos informar o Tipo de Bolsa que determinará o comportamento para todas as bolsas que forem incluídas no contrato do aluo, podendo ser:
- Somar bolsas
Soma os percentuais e/ou valores das bolsas para uma determinada parcela.
- Aplicar bolsas em cascata
Será aplica as bolsas sobre a parcela sequencialmente, de acordo com uma ordem que poderá ser definida pelo usuário.
Ao selecionar este comportamento para o contrato, o sistema habilitará o campo "Ordem" no cadastro de "Concessão de bolsas" do contrato, permitindo informar qual será a ordem para aplicação em cascata das bolsas. Quando existirem bolsas com mesma "Ordem", o sistema aplicará primeiro a bolsa de menor código.
- Aplicar somente a maior bolsa
Será aplicada somente a bolsa que acarretará o maior desconto. Caso haja duas bolsas com o mesmo valor, a bolsa aplicada será a de menor código.
Para descobrir qual será a maior bolsa, o sistema calcula o valor de cada bolsa sobre o valor da parcela, sem subtrair o desconto, uma vez que este valor poderá sofrer alterações em outro sistema. No momento de aplicar a bolsa, entretanto, primeiro é aplicado o desconto e depois a bolsa.
· Classificação de Bolsa:
Se esta opção estiver marcada, os Tipos de Bolsas serão informados dentro do próprio cadastro de Bolsa, com isto teremos maior flexibilidade, permitindo que no mesmo contrato sejam concedidas bolsas de diferentes tipos.
- Somar bolsas de mesma ordem e tipo de aplicação em cascata
Quando este parâmetro estiver marcado e o tipo de aplicação para as bolsas for Cascata, as bolsas do tipo cascata que forem definidas com a mesma ordem de aplicação (tanto na 'classificação de bolsa' como no 'contrato') terão primeiramente suas porcentagens ou valores somados para depois serem aplicados sobre o valor base da parcela.
Se este parâmetro estiver desmarcado, as bolsas serão aplicadas uma a uma, sequencialmente, sobre as parcelas, conforme as ordens de aplicação. Quando existirem bolsas com mesma "Ordem", o sistema aplicará primeiro a bolsa de menor código.
- Considerar desconto por antecipação para Somar Bolsas
Este parâmetro apenas ficará habilitado se a opção definida anteriormente para Aplicação de bolsa for por 'Contrato'.
Quando este parâmetro estiver marcado o sistema irá subtrair o valor do Desconto por Antecipação do valor base no cálculo dos valores de bolsas quando o tipo da bolsa for Somar Bolsas.
- Considerar desconto por antecipação para Maior Bolsa
Este parâmetro apenas ficará habilitado se a opção definida anteriormente para Aplicação de bolsa for por 'Contrato'.
Quando este parâmetro estiver marcado o sistema irá subtrair o valor do Desconto por Antecipação do valor base no cálculo dos valores de bolsas quando o tipo da bolsa for Aplicar somente a maior bolsa.
- Contabilização
Data de Contabilização Pode ser definida a data de contabilização conforme os valores abaixo: - Padrão do RM Fluxus: Data padrão da contabilização de inclusão a receber conforme parâmetro do Totvs Gestão Financeira (Contas a Receber -> Manutenção de Lançamentos -> Contab. Inclusão Receber -> Data default de inclusão a receber) - Data de Emissão: Data da emissão do lançamento financeiro - Data de Vencimento: Data de vencimento do lançamento financeiro - Data de Competência: Data de competência informada na parcela do contrato do aluno, no formato 01/mês/ano
Observação:
Se o parâmetro "Copia mês/ano da data de vencimento para data de competência" da etapa Fin - Geral ¼ estiver marcado, a data de contabilização buscará a data de vencimento do lançamento financeiro.
Caso o parâmetro esteja desmarcado e não seja informada uma data de competência na parcela, o sistema emitirá uma mensagem ao usuário de que não conseguiu setar a data de contabilização do lançamento financeiro de acordo com a data de competência da parcela e não gerará o lançamento.
Evento para Inclusão de lançamento
Esse campo informará qual evento será definido na inclusão dos lançamentos financeiros.
Evento para Inclusão de Bolsa Crédito
Esse campo informará qual evento será definido na inclusão dos lançamentos financeiros de bolsa de crédito.
Para maiores informações veja o Documento técnico.
Fin - Geral 3/4
- Permite gerar lançamento sem nosso número
Cada banco tem um formato para o campo Nosso Número. Ele é definido dentro do Convênio da Conta Caixa, no sistema financeiro.
O 'Nosso Número' é uma informação necessária para a emissão dos boletos e geração de remessa de cobrança, porém os lançamentos enviados para remessa de débito automático podem ser gerados sem o preenchimento do nosso número.
Isto significa que dependendo do Convênio, o preenchimento do Nosso Número não se torna obrigatório, podendo ficar sem esta definição em seu layout.
Com este parâmetro marcado, o sistema permite gerar os lançamentos financeiros sem esta informação e sem que apresente erros.
Funcionará assim:
O sistema sempre tentará gerar os lançamentos com o Nosso Número preenchido, mas caso o layout do convênio não tenha esta informação e este parâmetro esteja marcado, o sistema permitirá a inclusão dos lançamentos sem esta informação, mas caso o layout do convênio não tenha a informação do nosso número e o parâmetro esteja desmarcado o sistema apresentará erro e não permitirá a inclusão dos lançamentos.
- Permite regerar lançamentos utilizando a divisão de crédito entre as parcelas do contrato
Quando o valor de cada parcela é encontrado através do resultado obtido pela divisão do total dos valores dos créditos financeiros das disciplinas matriculadas entre as parcelas do contrato, este parâmetro precisa estar marcado para que o sistema aplique os parâmetros 'Permite Regerar Lançamentos' e 'Regerar Lançamentos Cancelados' sobre os lançamentos financeiros referentes às tais parcelas, permitindo que os mesmos possam ser regerados.
Observação: Se este parâmetro estiver marcado, tanto dos lançamentos 'Em aberto' como os 'Cancelados', calculados por crédito, poderão ser regerados.
Se este parâmetro estiver desmarcado, somente os lançamentos 'Cancelados', calculados por crédito, poderão ser regerados.
- Refaz automaticamente conciliação extrato na inclusão/exclusão de bolsa retroativa
Se marcado, a data de contabilização da baixa após a inclusão de bolsa retroativa será sempre alterada para a data do sistema. Se desmarcado, a data de contabilização da baixa após a inclusão de bolsa retroativa não será alterada.
- Data de contabilização de baixa igual ao Padrão RM Fluxus, ao reconciliar extrato no processo de inclusão/exclusão de bolsa retroativa
Permite escolher qual data de contabilização de baixa será considerada quando o sistema estiver parametrizado para reconciliar extrato no processo de inclusão/exclusão de bolsa retroativa.
Ao incluir uma bolsa retroativa e utilizar a reconciliação de extrato, caso este parâmetro esteja marcado, a data de contabilização da baixa obedecerá à parametrização definida no TOTVS Gestão Financeira (RM Fluxus | Parâmetros | Contas a Receber | Contab. Baixa Receber). Caso este parâmetro esteja desmarcado, o processo continua como antes, onde a data de contabilização da baixa será igual à data atual do sistema.
- Data de cancelamento de extrato igual à data de baixa, ao reconciliar extrato no processo de inclusão/exclusão de bolsa retroativa
Caso esteja marcado, a data de cancelamento de extrato ficará igual à data da baixa. O default é estar desmarcado e neste caso irá gravar a data atual do sistema como data de cancelamento de extrato.
Este parâmetro somente ficará habilitado se estiver marcado o campo "Refaz automaticamente conciliação de extrato no processo de inclusão/exclusão de bolsa retroativa".
- Gerar boleto de contra apresentação
Com esta opção marcada, ao gerar o lançamento e automaticamente seu respectivo boleto bancário, o Código de Barras e o IPTE do boleto serão gerados no modo de contra apresentação, onde as posições referentes à data de vencimento serão preenchidas com zero.
- Não alterar a data de competência do lançamento, no processo de inclusão/exclusão de bolsa retroativa
Se marcado, não altera a 'competência' no lançamento financeiro nem a 'data de contabilização do lançamento de inclusão'. Se desmarcado, será alterada a competência e a data de contabilização de inclusão ao inserir bolsa retroativa para um lançamento baixado. A data de competência para lançamentos em aberto não é alterada na inclusão de bolsa retroativa.
, no processo de inclusão/exclusão de bolsa retroativa
Se marcado, não altera a 'competência' no lançamento financeiro nem a 'data de contabilização do lançamento de inclusão'. Se desmarcado, será alterada a competência e a data de contabilização de inclusão ao inserir bolsa retroativa para um lançamento baixado. A data de competência para lançamentos em aberto não é alterada na inclusão de bolsa retroativa.
- Cancelar Remessa automaticamente ao cancelar o lançamento financeiro quando o boleto estiver com status Remetido ou Registrado
Com este parâmetro marcado será permitido o cancelamento automático de Remessa durante o cancelamento de um lançamento financeiro realizado através do TOTVS Educacional, em que o status de remessa do boleto seja igual à 'Remetido' ou 'Registrado'. As remessas canceladas ficarão pendentes no módulo TOTVS Gestão Financeira, sendo necessário enviar para o banco a remessa de cancelamento dos boletos afetados.
Com este parâmetro desmarcado, não será permitido o cancelamento de tais lançamentos através do TOTVS Educacional pois os seus boletos possuem status de remessa igual à 'Remetido' ou 'Registrado'.
- Cancelar Remessa automaticamente ao regerar o - Cancelar Remessa automaticamente ao cancelar o lançamento financeiro quando o boleto estiver com status Remetido ou Registrado
Com este parâmetro marcado será permitido o cancelamento automático de Remessa durante o cancelamento de um lançamento financeiro realizado através do TOTVS Educacional, parâmetro marcado ao regerar um lançamento pelo TOTVS Educacional em que o status de remessa do boleto seja igual à a 'Remetido' ou ou 'Registrado' o sistema automaticamente executará o cancelamento desta remessa, modificando o status de remessa do boleto para '. As remessas canceladas ficarão pendentes no módulo Pendente Remessa' e prosseguirá com a regeração do lançamento. Ressaltamos que, posteriormente, no módulo TOTVS Gestão Financeira, sendo será necessário enviar para o banco a remessa de cancelamento dos boletos afetadosuma nova remessa destes boletos.
Com este parâmetro parâmetro desmarcado, não será permitido o cancelamento permitida a regeração de tais lançamentos através do TOTVS Educacional pois os seus boletos possuem status de remessa igual à à 'Remetido' ou ou 'Registrado'.
- Utilizar integração com o módulo Contratos
A marcação do parâmetro habilita o modulo de contratos.
Fin - Geral 4/4
-Vencimento em dia não útil
Através deste parâmetro é possível configurar como o sistema irá se comportar no processo de Criação de parcelas do plano de pagamento quando a data indicada para uma parcela cair em um dia não útil. O sistema poderá:
· Buscar dia útil anterior
· Manter data
· Buscar próximo dia útil
-Sábado é dia útil
Ao processar informações relacionadas à parcela ou ao lançamento financeiro o sábado será considerado um dia útil.
-Domingo é dia útil
Ao processar informações relacionadas à parcela ou ao lançamento financeiro o domingo será considerado um dia útil.
-Data de emissão do lançamento financeiro
Identifica se a data de emissão do lançamento financeiro será igual à 'Data do sistema' ou à 'Data do contrato'. Essa parametrização é aplicada para qualquer lançamento gerado através de uma parcela do plano de pagamento.
Importante: Caso a opção selecionada seja a 'Data do contrato', nos casos onde no contrato do aluno o campo "Data do Contrato" não esteja preenchido, não será possível a geração do lançamento.
-Utilizar em parcela extra
Informa se a parametrização realizada será aplicada para lançamentos gerados através de parcelas extras.
-Utilizar em parcela adicional
Informa se a parametrização realizada será aplicada para lançamentos gerados através de parcelas adicionais.
-Em dia não útil
Identifica como o sistema irá se comportar quando não for um dia útil.
· Buscar dia útil anterior
· Manter data
· Buscar próximo dia útil
Observação:
O sistema identificara os feriados através do calendário cadastrado e vinculado ao período letivo do contrato. Para demais lançamentos que não estão vinculados ao contrato (por exemplo, lançamentos a pagar) será considerado o calendário oficial parametrizado na integração financeira (Integração -> Financeiro -> Calendário Oficial).
-Mantém data de emissão ao regerar lançamento
Marcando esta opção, ao regerar o lançamento financeiro o sistema irá manter a mesma data de emissão gerada na inclusão, ou seja, não mudará a data de emissão.
Fin - Vlrs. Opcionais/Integração
Nessa etapa foram agrupados os parâmetros que utilizam valores opcionais e, a partir da versão 12.1.20, os valores de integração. Clique aqui para saber mais
A configuração destes parâmetros libera a utilização e o controle da Conta Corrente do aluno, que é atualizada com os valores eventualmente pagos a maior ou a menor. Por exemplo, caso seja aplicada uma bolsa retroativa em cima de parcela já paga, o sistema gerará um saldo credor na Conta Corrente do aluno.
Nessa etapa também estão disponíveis os parâmetros referente a utilização de bolsas.
Primeiramente verifique se nos parâmetros do TOTVS Gestão Financeira, menu Ambiente | Parâmetros | TOVS Gestão Financeira | Lançamentos | Valores Opcionais, possuem "Valores Opcionais" para a utilização dos valores pagos a Maior e a Menor.
Se necessário, crie campos para "Valores Opcionais" no sistema financeiro como no exemplo a seguir:
Apura Pgto a Maior com a Ação : Acrescentar
Apura Pgto a Menor com a Ação : Descontar
Diminui no líquido com a Ação : Descontar
Soma no líquido com a Ação : Acrescentar
Em seguida, no TOTVS Educacional, os "Valores Opcionais" , criados anteriormente no TOTVS Gestão Financeira, podem ser associados da seguinte forma:
Fin - Vlrs. Opcionais/Integração - 1/3
Nessa etapa são exibidos os parâmetros Financeiros.
Em Pagamento a maior (Vlr. opcional) : Informar o Valor opcional criado no TOTVS Gestão Financeira ( ex: Apura Pgto a Maior )
Em Pagamento a menor (Vlr. opcional) : Informar o Valor opcional criado no TOTVS Gestão Financeira ( ex: Apura Pgto a Menor )
Fin - Vlrs. Opcionais/Integração - 2/3
Nessa etapa são exibidos os parâmetros referentes a cobrança retroativa.
Em Valor opcional de desconto : Informar o Valor opcional criado no TOTVS Gestão Financeira ( ex: Diminui no líquido ).
Em Valor opcional de acréscimo : Informar o Valor Opcional criado no TOTVS Gestão Financeira ( ex: Soma no líquido ).
Os valores existentes na Conta corrente do aluno podem ser aproveitados de duas maneiras. Selecione a opção conforme desejar:
- Não efetuar operação
Marcando esta opção, os valores existentes na Conta Corrente não serão aproveitados automaticamente na geração da próxima parcela. Neste caso os valores serão aproveitados somente com a execução manual do processo 'Aproveitar valores em conta corrente' que irá gerar novos lançamentos financeiros a Pagar, originados pelos créditos, ou lançamentos a Receber, originados pelos débitos. O processo 'Aproveitar valores em conta corrente' pode ser acionado dentro do anexo de Conta Corrente existente no cadastro do Aluno ou através do menu Financeiro/Contábil | Assistentes.
- Efetuar operação com valor total na próxima mensalidade
Marcando esta opção, ao gerar a próxima parcela o sistema utilizará os valores da Conta Corrente acrescentando (caso exista débito) ou diminuindo (caso exista crédito) o valor do lançamento da próxima parcela gerada. O sistema sempre aproveitará o valor máximo possível na geração da parcela e, caso ainda fique um saldo na Conta Corrente, este valor será aproveitado na geração da próxima parcela e assim sucessivamente. Os valores de crédito aproveitados da Conta Corrente serão registrados no lançamento financeiro no campo opcional definido em 'Valor opcional de desconto'. Os valores de débito aproveitados da Conta Corrente serão registrados no lançamento financeiro no campo opcional definido em 'Valor opcional de acréscimo'.
- Valor mínimo
Preenchimento opcional, indica o valor mínimo ser descontado ou acrescentado nas próximas parcelas. Se indicado, o sistema somente aproveitará os valores da Conta Corrente se o montante for no mínimo o valor indicado.
Fin - Vlrs. Opcionais/Integração - 3/3
Nessa etapa são exibidos os parâmetros referentes a bolsas.
- Utilizar bolsas condicionais (USARESCALONAMENTO):
Este parâmetro indica se a empresa trabalha ou não com escalonamento de bolsas/bolsas condicionais.
O escalonamento pode ser definido como a perda progressiva de benefícios pela falta/atraso no pagamento. Assim, até a data de vencimento, o aluno terá todos os benefícios e após a data de vencimentos os benefícios serão gradativamente diminuídos. As perdas gradativas dos benefícios são calculadas a partir de Fórmulas.
Se este parâmetro estiver selecionado, o sistema habilitará o campo 'Bolsas condicionais'. As fórmulas criadas para calcular as perdas gradativas deverão estar vinculadas a este campo opcional diretamente no financeiro.
Os 'Valores opcionais para bolsas incondicionais/condicionais', à seguir, são utilizados para informar em quais valores opcionais do TOTVS Gestão Financeira serão gravados os valores das bolsas nos lançamentos financeiros originados no TOTVS Educacional. Estes campos deverão ser primeiramente configurados dentro do sistema financeiro e selecionados para utilização aqui no Educacional.
- Bolsas incondicionais (Vlr. opcional) (CAMPOOPCBOLSAVAV):
Este campo receberá os valores das bolsas, normais e de crédito, concedidas para os alunos. Os valores das bolsas gravados neste valor opcional serão válidos APÓS o vencimento do lançamento, não sendo possível "escalonar" estes valores. Estes valores poderão ser contabilizados na inclusão.
- Bolsas condicionais (Vlr. opcional) (CAMPOOPCBOLSA):
Este campo somente poderá ser utilizado se a opção anterior 'Utilizar bolsas condicionais' for selecionada. Os valores gravados neste valor opcional poderão ser "escalonados" e não deverão ser contabilizados na inclusão, somente na baixa, pois só neste momento temos como saber o seu valor real.
Deve-se ter especial atenção a estes campos relacionados à Bolsas, pois, uma vez realizada a Geração de Lançamentos Financeiros, não será mais permitida qualquer alteração nestes campos (inclusive habilitar/desabilitar a opção de escalonamento), portanto, os campos referentes à Bolsas devem ser parametrizados antes da geração de qualquer lançamento financeiro.
Apesar deste procedimento não ser obrigatório, é extremamente recomendável a sua utilização. Caso contrário todos os valores referentes às Bolsas de estudo, que por ventura o aluno venha a receber, serão lançados no campo "Desconto" do Lançamento Financeiro, não sendo possível distinguir dos demais descontos que possam ocorrer neste processo.
Observação: caso a opção 'Utilizar bolsas condicionais' não seja marcada, os valores de todas as bolsas serão enviados para o valor opcional selecionado em 'Bolsas incondicionais'.
- Manter fórmula default para valor opcional de bolsas condicionais
Mantem a fórmula utilizada no cálculo de bolsas condicionais associada ao valor opcional de bolsas condicionais na geração de lançamentos sendo que no momento da baixa a fórmula será processada para apresentar o valor da bolsa condicional. Com este parâmetro desmarcado, a geração de lançamentos calculará e atribuirá o valor das bolsas condicionais ao valor opcional parametrizado para bolsas condicionais do lançamento, desconsiderando a fórmula vinculada a esse campo.
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