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O tamanho máximo do histórico, após a conversão da máscara, é de 255 posições.

Observação:
A letra 'X' das variáveis serve para indicar qual bolsa será utilizada.
Vamos supor que no contrato do aluno existem 2 bolsas associadas. Para que as duas bolsas sejam referenciadas no histórico, inclua a variável duas vezes e substitua o 'X' pelo número de ordem da bolsa.

 
Exemplo:
Bolsas associadas: 'FIES' e 'Aproveitamento'
Para que no lançamento financeiro seja impresso o nome das duas bolsas e seus valores, inclua no campo uma variável para cada bolsa e indique o número correspondente: \[BOL.D1\] = \[BOL.V1\] - \[BOL.D2\] = \[BOL.V2\]

 
- Moeda
Selecione a moeda a ser considerada na geração dos lançamentos financeiros.
 
- Tipo de documento
O tipo de documento é um cadastro feito dentro do sistema financeiro. O tipo de documento a ser utilizado pelo sistema educacional dever ser do tipo 'A Receber' ou 'A Receber e a Pagar'.
Informe se o tipo de documento será indicado no Tipo de documento por serviço (neste caso, cada Serviço utilizado deverá conter a informação do tipo de documento a ser utilizado no lançamento financeiro e neste caso, se algum Serviço ficar sem esta informação, ocorrerá erro na geração do lançamento financeiro) ou se será utilizado um Tipo de documento padrão (neste caso escolha um tipo de documento para que todos os lançamentos a serem gerados o utilizem).
 
- Utilizar conta caixa
A 'Conta Caixa' é um cadastro feito dentro do sistema financeiro e contém informações importantíssimas para a gestão financeira e integração bancária, tais como Banco, Agência, Conta Corrente, Convênio, Layout Bancário etc. e que são obrigatórios na geração de qualquer lançamento financeiro. As empresas podem relacionar-se com diversos bancos e de diversas maneiras, por isto temos que indicar ao sistema aonde encontrar os dados bancários no momento da geração dos lançamentos financeiros. Para uma maior flexibilização do sistema, a Conta Caixa a ser utilizada pode ser indicada dentro dos defaults de vários cadastros. Selecione o local desejado e certifique-se de que no local selecionado a Conta Caixa foi informada corretamente.
Se o local utilizado for a 'Conta caixa default', o campo 'Conta caixa padrão' será habilitado para que a conta seja informada e, desta forma, todos os lançamentos gerados a partir do TOTVS Educacional utilizarão os dados bancários informados nesta Conta Caixa.
Se o local utilizado for 'Default do responsável financeiro', certifique-se de que a conta caixa seja informada no cadastro de cada responsável financeiro.
Se o local utilizado for 'Default do serviço', certifique-se de que a conta caixa seja informada no cadastro de cada serviço do educacional.
Se o local utilizado for 'Default parametrizações por curso', certifique-se de que a conta caixa seja informada no cadastro de cada parametrização por curso.
Quando se tratar de matrícula isolada, onde os contratos dos alunos não são relacionados à nenhuma parametrização por curso, a conta caixa a ser utilizada na geração dos lançamentos deverá ser indicada no campo 'Conta caixa padrão (Disciplinas Isoladas)'.

 
- Tipo contábil:
Esta opção determina qual o tipo contábil do lançamento.
Tipo contábil por serviço: quando esta opção estiver marcada o sistema vai considerar na geração de lançamento o tipo contábil cadastrado no serviço.
Se esta opção estiver desmarcada, o lançamento será gerado com o tipo contábil definido no parâmetro "Tipo contábil padrão".
Tipo contábil bolsa de crédito: determina qual o tipo contábil do lançamento da bolsa de crédito. Se este parâmetro não for preenchido o tipo contábil do lançamento da bolsa de crédito será o mesmo tipo contábil do lançamento do aluno. Para maiores informações veja o Documento técnico.
 
Observação:
Se o parâmetros "Gerar lançamentos de bolsa de crédito como Baixa Contábil" da etapa Fin - Geral ¼ estiver marcado o lançamento da bolsa de credito será gerado como "Baixa Contábil" independente do que for parametrizado na opção "Tipo contábil bolsa de crédito".
 
- Centro de custo
O Centro de Custo é uma informação que pode ser obrigatória ou não dentro dos lançamentos. Esta obrigatoriedade ou não é definida dentro dos parâmetros do sistema financeiro. A utilização do Centro de Custo no lançamento financeiro terá o seguindo o seguinte comportamento:
Se o Contrato do aluno possuir Centro de Custo, então o sistema irá utilizá-lo. O caso mais claro da utilização do centro de custo no contrato é de matrícula em disciplina isolada. Neste caso o aluno não tem uma matrícula no período letivo, consequentemente não possui uma turma específica nem uma matriz aplicada.
Caso o Centro de Custo do contrato não esteja valorado, então o sistema irá verificar o parâmetro para carregar o Centro de Custo para o lançamento, podendo ser:
·          Por Matriz Aplicada:
O sistema buscará o Centro de Custo da matriz aplicada associada ao contrato. Se a informação for obrigatória, e se a matriz aplicada do contrato ou seu Centro de Custo, não tiverem sido valorados, o sistema irá gerar um erro.
·          Por Turma:
O sistema irá verificar a turma associada à matrícula do aluno no período letivo e pegar o Centro de Custo associado à mesma. Se a informação for obrigatória, e se a turma da matrícula no período letivo ou seu Centro de Custo, não tiverem sido valorados, o sistema irá gerar um erro.
 
- Aplicação de Bolsa
Define onde o sistema irá buscar as informações sobre o comportamento das bolsas concedidas aos alunos, podendo ser:
·                     Contrato:
Se esta opção estiver marcada, dentro do Contrato do aluno deveremos informar o Tipo de Bolsa que determinará o comportamento para todas as bolsas que forem incluídas no contrato do aluo, podendo ser:
- Somar bolsas
Soma os percentuais e/ou valores das bolsas para uma determinada parcela.
- Aplicar bolsas em cascata
Será aplica as bolsas sobre a parcela sequencialmente, de acordo com uma ordem que poderá ser definida pelo usuário.
Ao selecionar este comportamento para o contrato, o sistema habilitará o campo "Ordem" no cadastro de "Concessão de bolsas" do contrato, permitindo informar qual será a ordem para aplicação em cascata das bolsas. Quando existirem bolsas com mesma "Ordem", o sistema aplicará primeiro a bolsa de menor código.
- Aplicar somente a maior bolsa
Será aplicada somente a bolsa que acarretará o maior desconto. Caso haja duas bolsas com o mesmo valor, a bolsa aplicada será a de menor código.
Para descobrir qual será a maior bolsa, o sistema calcula o valor de cada bolsa sobre o valor da parcela, sem subtrair o desconto, uma vez que este valor poderá sofrer alterações em outro sistema. No momento de aplicar a bolsa, entretanto, primeiro é aplicado o desconto e depois a bolsa.
         

      ·          Classificação de Bolsa:
Se esta opção estiver marcada, os Tipos de Bolsas serão informados dentro do próprio cadastro de Bolsa, com isto teremos maior flexibilidade, permitindo que no mesmo contrato sejam concedidas bolsas de diferentes tipos.
 
- Somar bolsas de mesma ordem e tipo de aplicação em cascata 
Quando este parâmetro estiver marcado e o tipo de aplicação para as bolsas for Cascata, as bolsas do tipo cascata que forem definidas com a mesma ordem de aplicação (tanto na 'classificação de bolsa' como no 'contrato') terão primeiramente suas porcentagens ou valores somados para depois serem aplicados sobre o valor base da parcela.
Se este parâmetro estiver desmarcado, as bolsas serão aplicadas uma a uma, sequencialmente, sobre as parcelas, conforme as ordens de aplicação. Quando existirem bolsas com mesma "Ordem", o sistema aplicará primeiro a bolsa de menor código.
 
- Considerar desconto por antecipação para Somar Bolsas
Este parâmetro apenas ficará habilitado se a opção definida anteriormente para Aplicação de bolsa for por 'Contrato'.
Quando este parâmetro estiver marcado o sistema irá subtrair o valor do Desconto por Antecipação do valor base no cálculo dos valores de bolsas quando o tipo da bolsa for Somar Bolsas.
 
- Considerar desconto por antecipação para Maior Bolsa
Este parâmetro apenas ficará habilitado se a opção definida anteriormente para Aplicação de bolsa for por 'Contrato'.
Quando este parâmetro estiver marcado o sistema irá subtrair o valor do Desconto por Antecipação do valor base no cálculo dos valores de bolsas quando o tipo da bolsa for Aplicar somente a maior bolsa.
 
- Contabilização
Data de Contabilização Pode ser definida a data de contabilização conforme os valores abaixo:       
- Padrão do RM Fluxus: Data padrão da contabilização de inclusão a receber conforme parâmetro do Totvs Gestão Financeira (Contas a Receber -> Manutenção de Lançamentos -> Contab. Inclusão Receber -> Data default de inclusão a receber)     
     
- Data de Emissão: Data da emissão do lançamento financeiro      
- Data de Vencimento: Data de vencimento do lançamento financeiro
     
- Data de Competência: Data de competência informada na parcela do contrato do aluno, no formato 01/mês/ano

 

Observação:
Se o parâmetro "Copia mês/ano da data de vencimento para data de competência" da etapa Fin - Geral ¼ estiver marcado, a data de contabilização buscará a data de vencimento do lançamento financeiro.
Caso o parâmetro esteja desmarcado e não seja informada uma data de competência na parcela, o sistema emitirá uma mensagem ao usuário de que não conseguiu setar a data de contabilização do lançamento financeiro de acordo com a data de competência da parcela e não gerará o lançamento.
 
Evento para Inclusão de lançamento
Esse campo informará qual evento será definido na inclusão dos lançamentos financeiros.
 
Evento para Inclusão de Bolsa Crédito
Esse campo informará qual evento será definido na inclusão dos lançamentos financeiros de bolsa de crédito.
 Para maiores informações veja o Documento técnico.
 
 
Fin - Geral 3/4
 
- Permite gerar lançamento sem nosso número
Cada banco tem um formato para o campo Nosso Número. Ele é definido dentro do Convênio da Conta Caixa, no sistema financeiro.
O 'Nosso Número' é uma informação necessária para a emissão dos boletos e geração de remessa de cobrança, porém os lançamentos enviados para remessa de débito automático podem ser gerados sem o preenchimento do nosso número.
Isto significa que dependendo do Convênio, o preenchimento do Nosso Número não se torna obrigatório, podendo ficar sem esta definição em seu layout.
Com este parâmetro marcado, o sistema permite gerar os lançamentos financeiros sem esta informação e sem que apresente erros.
Funcionará assim:
O sistema sempre tentará gerar os lançamentos com o Nosso Número preenchido, mas caso o layout do convênio não tenha esta informação e este parâmetro esteja marcado, o sistema permitirá a inclusão dos lançamentos sem esta informação, mas caso o layout do convênio não tenha a informação do nosso número e o parâmetro esteja desmarcado o sistema apresentará erro e não permitirá a inclusão dos lançamentos.
 
- Permite regerar lançamentos utilizando a divisão de crédito entre as parcelas do contrato
Quando o valor de cada parcela é encontrado através do resultado obtido pela divisão do total dos valores dos créditos financeiros das disciplinas matriculadas entre as parcelas do contrato, este parâmetro precisa estar marcado para que o sistema aplique os parâmetros 'Permite Regerar Lançamentos' e 'Regerar Lançamentos Cancelados' sobre os lançamentos financeiros referentes às tais parcelas, permitindo que os mesmos possam ser regerados.
Observação: Se este parâmetro estiver marcado, tanto dos lançamentos 'Em aberto' como os 'Cancelados', calculados por crédito, poderão ser regerados.
Se este parâmetro estiver desmarcado, somente os lançamentos 'Cancelados', calculados por crédito, poderão ser regerados.
 
- Refaz automaticamente conciliação extrato na inclusão/exclusão de bolsa retroativa
Se marcado, a data de contabilização da baixa após a inclusão de bolsa retroativa será sempre alterada para a data do sistema. Se desmarcado, a data de contabilização da baixa após a inclusão de bolsa retroativa não será alterada.
 
- Data de contabilização de baixa igual ao Padrão RM Fluxus, ao reconciliar extrato no processo de inclusão/exclusão de bolsa retroativa
Permite escolher qual data de contabilização de baixa será considerada quando o sistema estiver parametrizado para reconciliar extrato no processo de inclusão/exclusão de bolsa retroativa.
Ao incluir uma bolsa retroativa e utilizar a reconciliação de extrato, caso este parâmetro esteja marcado, a data de contabilização da baixa obedecerá à parametrização definida no TOTVS Gestão Financeira (RM Fluxus | Parâmetros | Contas a Receber | Contab. Baixa Receber). Caso este parâmetro esteja desmarcado, o processo continua como antes, onde a data de contabilização da baixa será igual à data atual do sistema.
 
- Data de cancelamento de extrato igual à data de baixa, ao reconciliar extrato no processo de inclusão/exclusão de bolsa retroativa
Caso esteja marcado, a data de cancelamento de extrato ficará igual à data da baixa. O default é estar desmarcado e neste caso irá gravar a data atual do sistema como data de cancelamento de extrato.
Este parâmetro somente ficará habilitado se estiver marcado o campo "Refaz automaticamente conciliação de extrato no processo de inclusão/exclusão de bolsa retroativa".
 
 
- Gerar boleto de contra apresentação
Com esta opção marcada, ao gerar o lançamento e automaticamente seu respectivo boleto bancário, o Código de Barras e o IPTE do boleto serão gerados no modo de contra apresentação, onde as posições referentes à data de vencimento serão preenchidas com zero.
 
- Não alterar a data de competência do lançamento, no processo de inclusão/exclusão de bolsa retroativa
Se marcado, não altera a 'competência' no lançamento financeiro nem a 'data de contabilização do lançamento de inclusão'. Se desmarcado, será alterada a competência e a data de contabilização de inclusão ao inserir bolsa retroativa para um lançamento baixado. A data de competência para lançamentos em aberto não é alterada na inclusão de bolsa retroativa.
 
- Cancelar Remessa automaticamente ao cancelar o lançamento financeiro quando o boleto estiver com status Remetido ou Registrado
Com este parâmetro marcado será permitido o cancelamento automático de Remessa durante o cancelamento de um lançamento financeiro realizado através do TOTVS Educacional, em que o status de remessa do boleto seja igual à 'Remetido' ou 'Registrado'. As remessas canceladas ficarão pendentes no módulo TOTVS Gestão Financeira, sendo necessário enviar para o banco a remessa de cancelamento dos boletos afetados.

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