Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Ao encerrar um período, o sistema irá alterar o seu status para encerrado e atualizar o seu saldo credor/Devedor.
Para manter a integridade de saldo dos períodos, sabendo que este é atualizado no momento do seu encerramento, o sistema irá fazer algumas consistências antes de Encerrar um período. São elas:
Na utilização do campo Usa Lotes no módulo: Opções | Parâmetros | Gerais/Tabelas | Escrituração - o sistema somente permitirá o encerramento de um período, se os todos os lotes referenciados a este estiverem com Status de Liberado.
O sistema somente permitirá o encerramento de um período, se os todos os períodos anteriores estiverem com Status de Encerrado.
O sistema somente permitirá a reabertura de um período se todos os períodos posteriores estiverem em aberto. 
Não será possível alterar o Status do Período na tela de Apuração específico, basta marcar o período do tributo que deseja encerra.  Para prosseguir, basta selecionar Sim para "Confirmar execução desse processo?".Consistência: O Período e Apuração anterior ao selecionado deve estar encerrado, inclusive de períodos anteriores ao Exercício do contexto atualcadastrado, o status será alterado somente quando abrir ou encerrar um Período através dos processos.
Ao encerrar o período de IRRF da Filial Matriz, todos os períodos deste tributo das outras filiais, com as mesmas datas inicial e final, serão também encerrados. Isto se o parâmetro "Filial" não estiver marcado através do menu Opções | Parâmetros | Gerais/ Tabelas / Apuração de Tributos - IRRF - Guias de Recolhimento 4/4 - Regras de geração DARF.
 
ObservaçãoO campo Fim Período somente poderá ser alterado se não existirem lançamentos em datas posteriores a "nova data", ou a data final do Lote (caso utilize lote no sistema) associado ao período for menor ou igual a nova data.
Para os tributos que são apurados através de eventos tributários ( PIS, COFINS, CSSL, IRPJ, OUTROS E RET) no encerramento é necessário verificar a existência de Vigência Eventos Tributários para a correta apuração.