Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Como Funciona a Conferência do Recebimento no WMS Com Controle de Estoque Via Exclusivo?

Produto:

SIGAWMS

Passo a passo:

A Conferência do Recebimento é uma rotina que foi desenvolvida com objetivo de possibilitar o agrupamento de itens de diversas notas fiscais de entrada num mesmo processo de conferência, não havendo mais a necessidade de conferir cada documento separadamente. Além disso, ela possui funcionalidades que permitem o recebimento e conferência de produtos, lotes ou quantidades a maior e/ou a menor do que as registradas nos documentos.

Montagem de Uma Conferência

O processo se inicia por meio da montagem de uma conferência, no qual várias Prenotas ou Documentos de Entrada podem ser agrupados num mesmo recebimento.

Ao acessar a rotina e clicar na opção Montagem, um grupo de perguntas será apresentado, permitindo filtrar as notas fiscais que ficarão listadas na tela de seleção. O filtro pode ser configurado de acordo com Número de Documento, Fornecedor, Loja e Data de Digitação.

Será necessário informar também o Tipo de Conferência que a ser executado: 1 – Por Prenota ou 2 – Por Documento de Entrada. Essa informação se faz necessária devido ao fato de o WMS tratar de forma diferente o processo de conferência desses dois tipos de documentos.

O próximo passo será selecionar os documentos que formarão um mesmo recebimento e confirmar a montagem. Assim, o processo de conferência estará apto a ser iniciado.

12.1.17 – Outubro/2017 – Melhorias de Peso, Volume e Cubagem

O sistema também solicitará que seja indicada a doca origem dos serviços WMS, quando os documentos possuírem itens que devem ser enviados a um armazém unitizado. Isto pode ocorrer quando o campo Endereço (D1_ENDER) não for preenchido ou quando ele for diferente entre os itens.

Informações
titleImportante!
Se existirem registros de Distribuição de Produtos em aberto para o documento, o mesmo não será listado na tela de seleção.

Processo de Conferência

É possível que o processo de conferência seja realizado tanto pelo Monitor da Conferência do Recebimento (WMSA320), acessado via desktop, como pela própria rotina Conferência do Recebimento (WMSV090), acessada via coletor de dados RF.

  • Conferência de Prenotas

Na conferência de Prenotas, o WMS permite que sejam informadas quantidades a menor ou a maior do que aquelas registradas nos documentos.

Nesta situação, ao encerrar o processo, o sistema se encarregará de alterar as Prenotas, realizando a quebra ou inclusão de novos itens de acordo com aquilo que foi conferido¹.

12.1.17 – Outubro/2017 – Melhorias de Peso, Volume e Cubagem

Quando o operador estiver realizando o processo de conferência de Prenotas dentro de um armazém unitizado, a montagem do unitizadores deverá ser realizada de forma simultânea à conferência. Para isso, o sistema solicitará o Tipo e o ID do Unitizador a ser montado antes das informações de produto, lote e quantidade.

  • Itens Com Controle de Rastro Sem Informação de Lote

Ainda que os itens das Prenotas possuam controle de rastro é possível que elas sejam recebidas no sistema sem a informação de lote desses produtos.

Mesmo nestes casos, o WMS exige que no momento da conferência seja informado o lote do item que está sendo conferido.

Exemplo:

Prenota


Itens da Conferência

Entende-se que a conferência foi finalizada sem divergência se a quantidade dos produtos sem lote dos documentos for igual à quantidade dos produtos conferidos com lote.

  • Conferência a Maior

No encerramento de conferência a maior será gerado um novo item na Prenota, vinculado a um armazém, endereço e serviço específico, os quais devem ser previamente parametrizados.

Esta funcionalidade permite que os produtos provenientes de excesso sejam endereçados em uma área reservada, mantendo-os separados para posterior devolução ou regularização.

  • Conferência a Menor

No encerramento de conferência a menor o sistema quebrará o item da Nota, mantendo um registro da quantidade conferida e um segundo registro correspondente à quantidade faltante.

Assim como no caso do excesso, este segundo item será gerado automaticamente vinculado a um armazém, endereço e serviço específico, os quais devem ser previamente parametrizados.

  • Reabertura da Conferência

Caso se opte por realizar a reabertura da conferência por necessidade de ajuste ou estorno, o sistema retornará ao estado inicial as Prenotas que porventura tenham sido alteradas devido a divergências encontradas no processo de conferência.

  • Classificação da Nota

O sistema permite que a classificação da Nota seja realizada a partir do momento em que a conferência é finalizada. Ao executar esta ação, a nota fiscal é integrada ao WMS e as ordens de serviço são geradas para possibilitar a armazenagem dos produtos.

Os itens conferidos sem divergência e os excessos terão suas ordens de serviço geradas normalmente, com origem SD1. Porém, para os itens faltantes não serão geradas ordens de serviço. Ao classificar a Nota, o sistema transferirá automaticamente o saldo virtual para o endereço de falta.

12.1.17 – Outubro/2017 – Melhorias de Peso, Volume e Cubagem

Da mesma forma que num processo sem montagem de unitizadores, quando existirem unitizadores montados durante a conferência, as ordens de serviço são geradas no momento da classificação da nota fiscal.

  • Conferência de Documentos de Entrada

A conferência dos Documentos de Entrada é muito semelhante à conferência de Prenotas.

A diferença está no tratamento das faltas e excessos, visto que este é um documento fiscal classificado, o que impede sua alteração.

12.1.17 – Outubro/2017 – Melhorias de Peso, Volume e Cubagem

Assim como na conferência de Prenotas, caso o produto esteja destinado a um armazém unitizado, a montagem de unitizadores deve ocorrer obrigatoriamente durante a conferência.

O sistema solicitará as informações necessárias para que isto ocorra.

Para os documentos classificados é possível também que sejam conferidos apenas os volumes (F1_VOLUME1) recebidos pelo fornecedor, independentemente dos produtos que estejam contidos em cada volume. Portanto, neste caso não há tratamento referente à conferência de quantidades divergentes. Porém, esta conferência de volumes não retira a obrigatoriedade de efetuar a conferência dos produtos num momento posterior para encerrar o processo.

  • Conferência a Maior

No encerramento de conferência a maior será gerado um documento de devolução para o produto com a quantidade excedente e, juntamente com isso, uma ordem de serviço de origem SD3 para execução das movimentações WMS.

Esta funcionalidade permite que os produtos provenientes de excesso sejam endereçados em uma área reservada, mantendo-os separados para posterior devolução ou regularização.

  • Conferência a Menor

No encerramento de conferência a menor será gerado um documento de requisição com origem no armazém padrão informado na nota fiscal de entrada e um outro documento de devolução para o armazém de falta.

Estas movimentações serão executadas automaticamente e ficarão registradas apenas no arquivo de movimentações internas do ERP (SD3), ou seja, sem passar pelo WMS, visto que o saldo não existe fisicamente nestes armazéns.

  • Reabertura da Conferência

Caso se opte por realizar a reabertura da conferência por necessidade de ajuste ou estorno, o sistema eliminará as ordens de serviço e estornará os movimentos de requisição e devolução que porventura tenham sido gerados devido a divergências encontradas no processo de conferência.

Observações:

¹ Desde que sejam parametrizados os armazéns, endereços e serviços para encaminhamento dos itens de falta e excesso, conforme FAQ: PWMS0039 - Qual é a parametrização necessária para utilização da rotina Conferência do Recebimento?