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Os relatórios personalizados são gravados com extensão .PRT, diferenciando-se dos relatórios-padrão que recebem a extensão .##R.
Importante: Para utilizar os relatórios personalizáveis, o parâmetro MV_TREPORT (tipo numérico) deve ser alterado no módulo Configurador, conforme uma das opções que seguem:
É possível a impressão de arquivos ODF por meio da ferramenta TReport (R4), para Windows e Linux. Arquivo em PDF é possível imprimir ao utilizar a classe FWMSPrinter. |
Procedimentos
Para imprimir relatórios:
1. | Ao selecionar o relatório, é apresentada a tela abaixo: |
O Sistema apresenta na janela as possibilidades de configuração da impressão:
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A caixa de listagem apresentada deve ser utilizada conforme o meio de saída do relatório. Veja a seguir.
• | Arquivo |
O relatório será gravado em disco com o nome apresentado. Caso seja escolhida a opção Servidor ele é gravado no diretório determinado na senha do usuário, através do Configurador, sendo este sempre no servidor (padrão \SPOOL\).
Na escolha da opção Local é aberta uma janela para que seja escolhido o local onde o relatório será gravado na máquina local, do usuário logado.
Dica: O relatório gerado a partir desta opção pode ser impresso ou enviado por e-mail após ser apresentado na tela. |
• | Spool |
Direciona o relatório para impressão via configuração do Windows® das impressoras instaladas.
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Envia o relatório por e-mail (Internet). Para isto, devem ser configurados os seguintes parâmetros no módulo Configurador:
• | MV_RELACNT |
Define a conta de e-mail para identificar a proveniência dos relatórios.
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• | MV_RELPSW |
Define a senha da conta de e-mail para envio dos relatórios.
• | MV_RELSERV |
Define o servidor da conta de e-mail para o envio do relatório.
• | MV_EXCELEX |
Define o nome do executável do programa de planilha do Linux
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Quando selecionada esta opção, deve-se informar, no campo em destaque na figura abaixo, o e-mail para o qual o relatório deve ser remetido.
2. | Após preencher todos os dados necessários e clicar em Imprimir para enviar o relatório, o Sistema apresentará a janela de Nova Mensagem, com as seguintes informações: |
• | Assunto: |
Neste campo será apresentada a sugestão de assunto para o e-mail.
• | Descrição: |
Informa a descrição do relatório que será enviado.
• | Receber cópia do e-mail |
Selecione esta caixa para receber uma cópia do e-mail que será enviado.
Dica: É possível enviar o relatório gerado para mais de um usuário. Isto pode ser feito através do cadastramento de grupos de e-mail. Consulte o tópico Grupos de E-mails para mais detalhes. |
• | Planilha: |
Exporta o relatório para o Microsoft Excel® no formato XML
• | HTML: |
Gera o relatório no formato HTML. Além disso, os relatórios gerados podem ser ampliados ou reduzidos na visualização.
• | Servidor/Local: |
Para as impressões Arquivo, Spool, e HTML pode-se escolher entre imprimir no Servidor ou na Estação de trabalho (Local). No módulo Configurador pode ser definido se o usuário pode imprimir Servidor ou Local.
Papel
• | Tamanho do papel |
Selecione o tamanho do papel em que o relatório será impresso.
As especificações de tamanho do papel são as do padrão do mercado, conforme o formato escolhido, o Protheus irá ajustar a impressão.
• | Formato da impressão |
Selecione o formato de impressão, clicando nas opção Retrato ou Paisagem, fazendo assim que o relatório seja impresso na orientação vertical ou horizontal, respectivamente.
Configurações
• | Título |
Caso queira alterar a opção sugerida pelo Sistema, digite o cabeçalho do relatório.
• | Ordem |
Escolha a ordem em que as informações serão apresentadas no relatório, clicando em uma das chaves disponíveis.
• | Layout |
Permite selecionar o modelo de relatório para impressão, à medida que novos leiautes forem gravados para um relatório, seus nomes serão listados nessa caixa
• | Preview |
Faz a exibição do relatório gerado na tela, possibilitando, na seqüência, o seu envio para impressora ou a cancelamento da impressão.
• | Executar em segundo plano |
Essa opção permite que o relatório seja gerado e enviado para a fila de impressão, enquanto o usuário pode executar outras tarefas no Sistema.
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A configuração de parâmetros segue o mesmo procedimento que os relatórios padrão. Porém, alguns relatórios personalizados dos módulos de Recursos Humanos trazem uma nova funcionalidade, em que é possível imprimir intervalos não sequenciais de dados. Para mais informações, consulte o tópico Configurando Intervalo de Dados em Parâmetros.
• | Clique em Imprimir para iniciar a impressão ou em Personalizar para prosseguir com as configurações do relatório. Esta opção apresenta janelas para construção de uma nova aparência para o relatório. |
Gestão de Empresas
Disponibilizada uma nova funcionalidade nos relatórios (TREPORT) que permite a execução de filtros utilizando o conceito de Gestão de Empresas.
1. | Na janela de Opções do Relatório, clique em Gestão de Empresas. |
2. | São apresentadas as opções de filtro. |
3. | Marque os níveis da Gestão de Empresas que deverão ser filtrados e preencha os filtros De/Até conforme desejado. |
Dica: A apresentação dos níveis para filtro do relatório é variável e depende da configuração do layout do Grupo de Empresas, como no exemplo: EEEEUUUUFFFF. |
4. | Após a confirmação do filtro, clique em Imprimir. |
5. As informações serão apresentadas de acordo com o filtro selecionado e na última página impressa serão apresentados os totais para cada nível do Gestão de Empresas.
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Para a seção principal é possível definir:
Propriedades
• | Altura da linha |
A altura padrão para todas as linhas do relatório. É recomendável que essa configuração seja definida considerando o tamanho da fonte utilizada.
Para cada seção também é possível definir a altura das linhas. O Sistema aplica de forma diferenciada as alturas das linhas.
• | Espaçamento entre colunas |
Define o espaçamento em pontos (caracter) entre as colunas
• | Margem esquerda |
A margem esquerda em pontos (caracter) para todo o relatório. Também será possível definir a margem esquerda de cada seção, criando indentações na disposição dos dados.
• | Número inicial da página |
O número da página do relatório em que deve-se iniciar a impressão. Esse recurso é útil quando deseja-se reiniciar a impressão a partir de uma página do relatório.
• | Fonte |
A fonte e o tamanho de letra que será utilizada em todo relatório. São listadas todas as fontes disponíveis no ambiente operacional, porém, o tamanho da fonte está limitado a 16 pontos.
• | Negrito |
A fonte utilizada no relatório pode ser impressa mais grossa que o comum.
• | Sublinhado |
A fonte utilizada no relatório pode ser impressa sublinhada, marcada.
• | Imprimir |
Define a apresentação ou inibição dos dados de: cabeçalho do relatório, rodapé, páginas inicial de configuração dos parâmetros, informações ou observações adicionais, respeita a permissão da senha do usuário.
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Definem-se os dados dos itens da seção devem ser impressos. Caso a seção seja inibida, somente seus totais de valores serão apresentados, como em um relatório sintético.
• | Título da seção |
Define se será ou não impressa o título da seção.
• | Células em linha |
Definem-se as células (campos) serão apresentadas em formato colunas ou em linhas. Se marcada a opção Linhas, em Colunas (células em linha), é possível definir quantas células por linha devem ser impressas.
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Define se os cabeçalhos das células (nomes dos campos) devem ser exibidos.
• | No topo da página |
Configura a apresentação do cabeçalho acima de cada célula (topo da página).
• | Após as quebras |
Repete o cabeçalho sempre que houver quebra de página.
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Na lado direito da janela, são definidas as propriedades de cada célula:
• | Título |
É sugerido o título do campo, mas, pode ser alterado.
• | Tamanho |
Quantidade de posições reservadas para exibição dos dados da célula. É sugerido o tamanho do campo.
• | Máscara |
Formato para apresentação dos dados em sintaxe AdvPL. É sugerida a máscara padrão do campo.
• | Alinhamento e Alinhamento do Título |
Alinhamento dos dados das células e do título. Com o alinhamento automático, o Sistema analisa o tipo do campo e alinha à esquerda se caractere, memo, data ou lógico e à direita, se numérico, desde que esteja configurado no Dicionário de Dados (SX3).
• | Auto ajustar |
Da mesma forma que o ajuste da seção, é possível definir individualmente o ajuste automático da largura da célula.
• | Quebra linhas para texto longo |
Se o campo for do tipo caracter ou memo, será efetuada a quebra automática de linha para exibição de todo o texto.
• | Considerar o tamanho do cabeçalho |
Caso o tamanho do dado a ser impresso for menor que o cabeçalho, será considerado o tamanho do cabeçalho.
Se essa caixa não for habilitada, até mesmo o título da célula poderá ser cortado para que seja possível ajustar a visualização dos dados.
• | Cor e Borda |
Da mesma forma que a configuração da seção, pode-se especificar bordas, cor de fundo e fonte especificamente para uma célula.
• | Condicional |
Permite criar, editar excluir condições para impressão dos dados com cores diferenciadas.
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A tela a seguir é apresentada:
Acumulador
• | Tipo |
Define o tipo do acumulador que será criado: se totalizador, valor mínimo, valor máximo, média ou contador de ocorrências.
• | Agrupar por |
Os acumuladores são criados baseados em uma célula agrupadora, por exemplo: para criar um acumulador que totalize as comissões faturadas pela venda de cada cliente, é necessário os valores precisam ser agrupados por cliente.
Nesse caso, basta dar um duplo clique sobre o nome da célula Cliente, na relação de células à direita, para incluí-la no campo Agrupar por. É possível agrupar o acumulador por mais de uma célula.
• | Fórmula |
É o dado que será acumulado. Por exemplo: Comissão.
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Pode-se utilizar expressões em AdvPl®para composição do acumulador.
• | Imprimir no final do relatório |
Os acumuladores podem ser impressos separadamente ao final de relatório como uma estatística dos dados apresentados.
Gráfico
• | Tipo |
A partir do Acumulador pode-se criar diferentes tipos de gráficos (barra, linha, pizza etc). Os gráficos são gravados em arquivos .BMP, com o mesmo nome do arquivo do relatório.
Se existirem vários acumuladores com gráficos, os arquivos .BMP serão gravados em seqüência (matr1501.bmp, matr1502.bmp, etc) no diretório de spool. Se excluído o arquivo .BMP, o gráfico deixará de ser exibido.
• | Nome |
Define um nome para o gráfico.
• | Nome da série |
Define o nome para a série do gráfico.
• | Imprimir no final do relatório |
O gráfico será apresentado ao final do relatório.
Célula
• | Título |
Define um título para a célula.
• | Tamanho |
Define o tamanho da célula para a série do gráfico.
• | Máscara |
Define o formato do dado que será impresso.
• | Imprimir |
Um acumulador pode ser utilizado apenas para criação de gráfico, assim, se não houver interesse em apresentá-lo no relatório, basta desmarcar esta opção.
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