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Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Os relatórios personalizados são gravados com extensão .PRT, diferenciando-se dos relatórios-padrão que recebem a extensão .##R.


Help_buttonImage Modified Importante:

Para utilizar os relatórios personalizáveis, o parâmetro MV_TREPORT (tipo numérico) deve ser alterado no módulo Configurador, conforme uma das opções que seguem:

1 = utiliza relatório padrão (R3);
2 = utiliza relatório personalizável (R4);
3 = pergunta qual relatório será utilizado: padrão - R3 ou personalizável - R4.


É possível a impressão de arquivos ODF por meio da ferramenta TReport (R4), para Windows e Linux. Arquivo em PDF é possível imprimir ao utilizar a classe FWMSPrinter.

Procedimentos

Para imprimir relatórios:

1.Ao selecionar o relatório, é apresentada a tela abaixo:


O Sistema apresenta na janela as possibilidades de configuração da impressão:

...

A caixa de listagem apresentada deve ser utilizada conforme o meio de saída do relatório. Veja a seguir.

Arquivo


O relatório será gravado em disco com o nome apresentado. Caso seja escolhida a opção Servidor ele é gravado no diretório determinado na senha do usuário, através do Configurador, sendo este sempre no servidor (padrão \SPOOL\).

Na escolha da opção Local é aberta uma janela para que seja escolhido o local onde o relatório será gravado na máquina local, do usuário logado.

Help_buttonImage Modified Dica:

O relatório gerado a partir desta opção pode ser impresso ou enviado por e-mail após ser apresentado na tela.

Spool

Direciona o relatório para impressão via configuração do Windows® das impressoras instaladas.

E-mail


Envia o relatório por e-mail (Internet). Para isto, devem ser configurados os seguintes parâmetros no módulo Configurador:

MV_RELACNT


Define a conta de e-mail para identificar a proveniência dos relatórios.

...

[email protected]

MV_RELPSW


Define a senha da conta de e-mail para envio dos relatórios.

MV_RELSERV


Define o servidor da conta de e-mail para o envio do relatório.

MV_EXCELEX


   Define o nome do executável do programa de planilha do Linux                                

...

Quando selecionada esta opção, deve-se informar, no campo em destaque na figura abaixo, o e-mail para o qual o relatório deve ser remetido.

padrao_de_operacao_069

 

2.Após preencher todos os dados necessários e clicar em Imprimir para enviar o relatório, o Sistema apresentará a janela de Nova Mensagem, com as seguintes informações:


padrao_de_operacao_070

Assunto:


Neste campo será apresentada a sugestão de assunto para o e-mail.

Descrição:


Informa a descrição do relatório que será enviado.

Receber cópia do e-mail


Selecione esta caixa para receber uma cópia do e-mail que será enviado.

Help_buttonImage Modified Dica:

É possível enviar o relatório gerado para mais de um usuário. Isto pode ser feito através do cadastramento de grupos de e-mail. Consulte o tópico Grupos de E-mails para mais detalhes.

 

Planilha:


Exporta o relatório para o Microsoft Excel® no formato XML

HTML:


Gera o relatório no formato HTML. Além disso, os relatórios gerados podem ser ampliados ou reduzidos na visualização.

Servidor/Local:


Para as impressões ArquivoSpool, e HTML pode-se escolher entre imprimir no Servidor ou na Estação de trabalho (Local). No módulo Configurador pode ser definido se o usuário pode imprimir Servidor ou Local.

Papel

Tamanho do papel


Selecione o tamanho do papel em que o relatório será impresso.

As especificações de tamanho do papel são as do padrão do mercado, conforme o formato escolhido, o Protheus irá ajustar a impressão.

Formato da impressão


Selecione o formato de impressão, clicando nas opção Retrato ou Paisagem, fazendo assim que o relatório seja impresso na orientação vertical ou horizontal, respectivamente.

Configurações

Título


Caso queira alterar a opção sugerida pelo Sistema, digite o cabeçalho do relatório.

Ordem


Escolha a ordem em que as informações serão apresentadas no relatório, clicando em uma das chaves disponíveis.

Layout


Permite selecionar o modelo de relatório para impressão, à medida que novos leiautes forem gravados para um relatório, seus nomes serão listados nessa caixa

Preview


Faz a exibição do relatório gerado na tela, possibilitando, na seqüência, o seu envio para impressora ou a cancelamento da impressão.

Executar em segundo plano


Essa opção permite que o relatório seja gerado e enviado para a fila de impressão, enquanto o usuário pode executar outras tarefas no Sistema.

...

A configuração de parâmetros segue o mesmo procedimento que os relatórios padrão. Porém, alguns relatórios personalizados dos módulos de Recursos Humanos trazem uma nova funcionalidade, em que é possível imprimir intervalos não sequenciais de dados. Para mais informações, consulte o tópico Configurando Intervalo de Dados em Parâmetros.

Clique em Imprimir para iniciar a impressão ou em Personalizar para prosseguir com as configurações do relatório. Esta opção apresenta janelas para construção de uma nova aparência para o relatório.


Gestão de Empresas

Disponibilizada uma nova funcionalidade nos relatórios (TREPORT) que permite a execução de filtros utilizando o conceito de Gestão de Empresas.

1.Na janela de Opções do Relatório, clique em Gestão de Empresas.


padrao_de_operacao_100

2.São apresentadas as opções de filtro.


padrao_de_operacao_101

3.Marque os níveis da Gestão de Empresas que deverão ser filtrados e preencha os filtros De/Até conforme desejado.

Help_buttonImage Modified Dica:

A apresentação dos níveis para filtro do relatório é variável e depende da configuração do layout do Grupo de Empresas, como no exemplo: EEEEUUUUFFFF.

padrao_de_operacao_102

4.Após a confirmação do filtro, clique em Imprimir.


padrao_de_operacao_103

5. As informações serão apresentadas de acordo com o filtro selecionado e na última página impressa serão apresentados os totais para cada nível do Gestão de Empresas.

...

Para a seção principal é possível definir:

Propriedades

Altura da linha


A altura padrão para todas as linhas do relatório. É recomendável que essa configuração seja definida considerando o tamanho da fonte utilizada.

Para cada seção também é possível definir a altura das linhas. O Sistema aplica de forma diferenciada as alturas das linhas.

Espaçamento entre colunas


Define o espaçamento em pontos (caracter) entre as colunas

Margem esquerda


A margem esquerda em pontos (caracter) para todo o relatório. Também será possível definir a margem esquerda de cada seção, criando indentações na disposição dos dados.

Número inicial da página


O número da página do relatório em que deve-se iniciar a impressão. Esse recurso é útil quando deseja-se reiniciar  a impressão a partir de uma página do relatório.

Fonte


A fonte e o tamanho de letra que será utilizada em todo relatório. São listadas todas as fontes disponíveis no ambiente operacional, porém, o tamanho da fonte está limitado a 16 pontos.

Negrito


A fonte utilizada no relatório pode ser impressa mais grossa que o comum.

Sublinhado


A fonte utilizada no relatório pode ser impressa sublinhada, marcada.

Imprimir


Define a apresentação ou inibição dos dados de: cabeçalho do relatório, rodapé, páginas inicial de configuração dos parâmetros, informações ou observações adicionais, respeita a permissão da senha do usuário.

...

Definem-se os dados dos itens da seção devem ser impressos. Caso a seção seja inibida, somente seus totais de valores serão apresentados, como em um relatório sintético.

Título da seção


Define se será ou não impressa o título da seção.

Células em linha


Definem-se as células (campos) serão apresentadas em formato colunas ou em linhas. Se marcada a opção Linhas, em Colunas (células em linha), é possível definir quantas células por linha devem ser impressas.

...

Define se os cabeçalhos das células (nomes dos campos) devem ser exibidos.

No topo da página


Configura a apresentação do cabeçalho acima de cada célula (topo da página).

Após as quebras


Repete o cabeçalho sempre que houver quebra de página.

...

Na lado direito da janela, são definidas as propriedades de cada célula:

Título


É sugerido o título do campo, mas, pode ser alterado.

Tamanho


Quantidade de posições reservadas para exibição dos dados da célula. É sugerido o tamanho do campo.

Máscara


Formato para apresentação dos dados em sintaxe AdvPL. É sugerida a máscara padrão do campo.

Alinhamento e Alinhamento do Título


Alinhamento dos dados das células e do título. Com o alinhamento automático, o Sistema analisa o tipo do campo e alinha à esquerda se caractere, memo, data ou lógico e à direita, se numérico, desde que esteja configurado no Dicionário de Dados (SX3).

Auto ajustar


Da mesma forma que o ajuste da seção, é possível definir individualmente o ajuste automático da largura da célula.

Quebra linhas para texto longo


Se o campo for do tipo caracter ou memo, será efetuada a quebra automática de linha para exibição de todo o texto.

Considerar o tamanho do cabeçalho


Caso o tamanho do dado a ser impresso for menor que o cabeçalho, será considerado o tamanho do cabeçalho.

Se essa caixa não for habilitada, até mesmo o título da célula poderá ser cortado para que seja possível ajustar a visualização dos dados.

Cor e Borda


Da mesma forma que a configuração da seção, pode-se especificar bordas, cor de fundo e fonte especificamente para uma célula.

Condicional


Permite criar, editar excluir condições para impressão dos dados com cores diferenciadas.

...

A tela a seguir é apresentada:

padrao_de_operacao_083

Acumulador

Tipo


Define o tipo do acumulador que será criado: se totalizador, valor mínimo, valor máximo, média ou contador de ocorrências.

Agrupar por


Os acumuladores são criados baseados em uma célula agrupadora, por exemplo: para criar um acumulador que totalize as comissões faturadas pela venda de cada cliente, é necessário os valores precisam ser agrupados por cliente.

Nesse caso, basta dar um duplo clique sobre o nome da célula Cliente, na relação de células à direita, para incluí-la no campo Agrupar por. É possível agrupar o acumulador por mais de uma célula.

Fórmula


É o dado que será acumulado. Por exemplo: Comissão.

...

Pode-se utilizar expressões em AdvPl®para composição do acumulador.

Imprimir no final do relatório


Os acumuladores podem ser impressos separadamente ao final de relatório como uma estatística dos dados apresentados.

Gráfico

Tipo


A partir do Acumulador pode-se criar diferentes tipos de gráficos (barra, linha, pizza etc). Os gráficos são gravados em arquivos .BMP, com o mesmo nome do arquivo do relatório.

Se existirem vários acumuladores com gráficos, os arquivos .BMP serão gravados em seqüência (matr1501.bmp, matr1502.bmp, etc) no diretório de spool. Se excluído o arquivo .BMP, o gráfico deixará de ser exibido.

Nome


Define um nome para o gráfico.

Nome da série


Define o nome para a série do gráfico.

Imprimir no final do relatório


O gráfico será apresentado ao final do relatório.

Célula

Título


Define um título para a célula.

Tamanho


Define o tamanho da célula para a série do gráfico.

Máscara


Define o formato do dado que será impresso.

Imprimir


Um acumulador pode ser utilizado apenas para criação de gráfico, assim, se não houver interesse em apresentá-lo no relatório, basta desmarcar esta opção.

...