Histórico da Página
...
- Definir um orçamento/venda relacionando os produtos a serem vendidos, quantidades e valores;
- Definir a forma de pagamento da venda (dinheiro, cheque, cartão de crédito, cartão de débito, financiamento, etc.), utilizando as regras definidas no cadastro de Condição de Pagamento ou de acordo da condição negociada no ato;
Observação:
|
Dica:
No Brasil é possível utilizar como forma de pagamento o cartão de crédito Credi-Shop® por meio da opção TEF Discado. As transações são realizadas pelo módulo, disponibilizado pela própria Credi-Shop®. Para obter mais informações acesse o site: http://www.credishop.com.br. |
- Finalizar a venda por meio de emissão do cupom ou nota fiscal.
Essa rotina permite trabalhar com o princípio de concomitância, ou seja, ao informar ou cancelar um item de produto, pode se imprimir o cupom fiscal ao mesmo tempo. Esse recurso é ativado a partir da configuração .T. no parâmetro MV_LJVACC, para que a venda seja concomitante.
Importante:
|
...
O Controle de Lojas permite, também, que uma venda seja realizada de forma separada em etapas (orçamento) ou em uma única operação, de acordo com a estrutura de cada loja.
...
A tela de atualização da rotina apresenta as opções:
Cálculo dos impostos variáveis
Para todos os países, exceto o Brasil, o cadastramento e a configuração da fórmula de cálculo dos impostos variáveis incidentes em cada país devem ser efetuados no TES (Cadastro de Tipo de Entrada e Saída). Os valores calculados são gravados nos campos L1_BASIMPn, L1_VALIMPn, L2_BASIMPn, L2_VALIMPn e L2_ALQIMPn, sendo n o índice do imposto variável.
...
A venda de Kit de produtos é feita pela Venda Assistida e Front lojaLoja e tem por objetivo agilizar o processo de venda, uma vez que permite a seleção de vários itens (que compõem um kit de produto).
Para tal utilize o Cadastro de Acessórios e configure o parâmetro MV_LOJKIT com .T. .
Ainda nesta rotina, gere ordens de serviço na finalização de um orçamento a partir da necessidade de entrega e montagem dos itens vendidos. Desta forma, pelo Field Service, o cliente pode agendar ordens de serviço para a entrega e montagem dos produtos. Essa funcionalidade depende diretamente da geração de Pedido pela Venda Assistida.
...
- Data de entrega: O parâmetro MV_LJDIAEN define a quantidade de dias default para entrega, somada à data de emissão da venda e resulta na sugestão da data de entrega, alimentando o campo Data Entrega.
- A necessidade da entrega do produto é identificada pelos campos Entrega e Data Entrega.
...
- Retira Posterior - Gera-se um orçamento na Filial atual ou em outra Filial do sistema, para que o Cliente efetue a retirada posterior deste produto. Esta opção só terá efeito se for efetuada a reserva do produto pela opção F11 – Efetuar Reserva.
- Retira – Imprime-se o Cupom Fiscal referente a este item, para que o Cliente retire a mercadoria após o término da venda. Se tiver feito a reserva deste produto em outra filial, o sistema inclui um Orçamento filho nesta filial para que o Cupom Fiscal seja emitido e a mercadoria entregue na filial de destino.
- Entrega – É gerado um pedido de venda na Filial atual ou em outra Filial do sistema, para que a Nota Fiscal de Saída referente a esta mercadoria seja emitida utilizando o Faturamento, e esta mercadoria seja entregue posteriormente ao Cliente. Esta opção só tem efeito se efetuada a reserva do produto utilizando a opção F11 – Efetuar Reserva.
- Data de montagem: O parâmetro MV_LJDIAMO define a quantidade de dias default para entrega, somada à data de emissão da venda e resulta na sugestão da data da montagem, alimentando o campo Data de Montagem. O campo Existe Montagem apresenta as opções SIM e NÃO.
A necessidade da montagem do produto é identificada pelo campo Data de Montagem.
...
Calcula-se a data de entrega e de montagem utilizando-se da data de gravação da venda, mais a quantidade de dias informados em seus respectivos parâmetros (no acréscimo de dias não é considerado o Domingo).
...
A quantidade de ordem de serviço criada segue o parâmetro MV_LJTPPED responsável por determinar a quebra que ocorrerá na criação de pedido, ou seja, por meio dele é determinada a inclusão de um pedido para cada contato informado no orçamento.
Observação: Ainda na ordem de serviço, o código da ocorrência apresenta conteúdo que deve ser gravado a partir dos seguintes parâmetros: MV_TECOCOA: Informe a ocorrência padrão utilizada na abertura automática da Ordem de Serviço para agendamento. MV_TECOCOM: Informe a ocorrência padrão utilizada na abertura automática da Ordem de Serviço para montagem. |
...
Venda Direta com emissão de TEF e impressão da transação na nota fiscal
Clientes que possuem o Faturamento com Venda Direta no menu, tem a emissão da nota fiscal após finalizar uma venda. Ao selecionar a opção de Cartão de Crédito ou Débito, deve efetuar a operação TEF conforme configurado no cadastro de Estação.
Na impossibilidade de incluir o uso de uma impressora para o comprovante de TEF, a impressão dos dados do comprovante de TEF deve ser feito na nota fiscal.
As rotinas envolvidas neste processo são: Resumo de Caixa, Wizard para abertura de caixa, Wizard para fechamento de caixa, Configuração de Senhas e Caixa.
...
Cenário de Vendas
O parâmetro MV_LJRETVL atende a regra de busca de preço considerando o menor ou maior valor de produto entre todas as tabelas de preços ativas, desconsiderando o parâmetro MV_TABPAD. Ele apresenta as seguintes opções de preenchimento:
- 1 = Retorna o menor preço de uma tabela de preço.
- 2 = Retorna o maior preço de uma tabela de preço.
- 3 = Retorna o preço da tabela configurada no parâmetro MV_TABPAD (Legado). Essa opção mantem a regra do legado em que é utilizada a tabela configurada no parâmetro MV_TABPAD para buscar o preço do produto, caso esteja ativa a implementação de Cenário de Vendas no parâmetro MV_LJCNVDA.
Se o parâmetro MV_LJRETVL não estiver configurado com a opção 3, o preço do produto é buscado nas Tabelas de Preços que estiverem ativas e o retorno é exibido conforme seu preenchimento, sendo: 1 (menor preço) ou 2 (maior preço).
Observações: Para o Cenário de Vendas é importante considerar as seguintes informações:
|
...
Venda Assistida e Venda Direta
A similaridade operacional entre a Venda Direta e a Venda Assistida resultou na unificação de alguns aspectos, como:
- Conceito de caixa (Abertura e Fechamento).
- Processo simplificado sem a necessidade de inclusão de pedido de vendas nem aprovações de crédito e estoque.
- Operação via TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) para vendas com cartões de crédito e débito.
Observação
|
...
O acesso à Venda Direta é realizado pelo Faturamento considerando seu licenciamento.
A utilização da interface de venda de forma off-line continua restrita à Venda Assistida em função do PAF-ECF (aplicável apenas ao varejo), bem como, o funcionamento da Venda Direta não interfere na Venda Assistida e vice-versa.
São garantidas as seguintes particularidades:
- A Venda Direta não imprime Cupom Fiscal.
- A Venda Assistida não imprime Nota Fiscal (exceto quando o usuário estiver com a liberação de AIDF).
- Os impostos específicos do Faturamento não alteram o valor de vendas realizadas na Venda Assistida.
- Os impostos específicos do Varejo não alterem o valor de vendas realizadas na Venda Direta.
- As rotinas especificas da Venda Direta são realizadas, apenas, quando forem acionadas pelo Faturamento.
A Exclusão de Nota Fiscal contempla o cancelamento tanto para a Venda Direta como para a Venda Assistida.
Alguns requisitos da Venda Assistida são contemplados na Venda Direta:
- Motivos de Não Venda (Venda Perdida).
- Multi negociação.
- Sugestão Venda.
- Vários Pré Atendimentos em única venda.
- Garantia Estendida.
- Venda Futura Sem Estoque.
- Redirecionamento Logístico.
- Relatório Redirecionamento Logístico.
- Ajustes nos Títulos a Receber.
- Nota de Credito com Data Validade.
- Promoção relâmpago.
- Desconto na próxima compra.
- Alteração da ordem de entrega.
- Filtro na consulta de estoque em outras filiais.
- Taxas diferenciadas em vendas com cartão de crédito.
- Promoções com cartões de crédito.
- Produtos equivalentes.
...
O CFD (Comprovante Fiscal Digital) pode ser emitido ao final de cada venda, por usuários não Caixa. Se o caixa for fiscal, o CFD será gerado em Nota Sobre Cupom.
O parâmetro MV_NUMITEN define a quantidade máxima de itens na nota, quando o número de itens por nota ultrapassar o conteúdo cadastrado neste parâmetro, será gerada mais de uma nota e, conseqüentemente, mais de um CFD.
Observação: Permite a geração de lançamentos contábeis on line. |
...
Veja Também
- Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (Brasil e Template Drogaria)
- Integração da TES Inteligente com Venda Assistida e Frente de Loja
- Estorno de Venda
- Regras de Desconto
- Múltiplas Transações TEF
- Cupons TEF
- Código SITEF
- Comissões Off-Line
- Integração SIGALOJA x SIGAOMS
...