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Atualizando os arquivos Client MeuRH


Foi baixado o arquivo: 18-03-06-ARQUIVOS_PORTAL_MEURH_12.1.17.ZIP

 

  • Após baixar os arquivos e descompactar, será obtida a seguinte estrutura de arquivos: 

 


  • Dentro desse arquivo compactado encontramos a pasta "PortalRHUnificado", contendo os WebFiles utilizados no app MeuRH, essa pasta pode ser descompactada e os arquivos remanejados para qualquer diretório dentro do seu ambiente Protheus, preferencial pode ser colocado dentro do ProtheusData na pasta "WEB".
  • O caminho criado será posteriormente utilizado dentro do seu appserver.ini.




Confirmando a associação do usuário do Portal Gestão do Capital Humano


  • Durante o processo de configuração do Portal Padrão do RH GCH (Gestão do Capital Humano) foi necessário realizar a associação de um usuário do portal ao cadastro do participante (tabela RD0), como demonstrado no campo da imagem abaixo. Todavia, é importante realizar um relacionamento complementar para a utilização do aplicativo móvel MeuRH.



  • No cadastro do "Usuário do portal" (SIGATCF/Atualizações/Configurações/Usuários/Genéricos) que foi associado ao cadastro do participante, na tela acima, existe um campo denominado "Usuário int.".

    Caso ainda não tenha sido feito nenhum relacionamento/preenchimento desse campo com o cadastro de usuário (responsável em realizar o login no smartclient), será necessário atualizar esse cadastro e criar esse relacionamento com um usuário.

    É fundamental a execução desse processo de relacionamento, pois o serviço REST utiliza esse usuário do Protheus para a geração do token de autenticação e permissão de acesso aos serviços publicados.

    Informações
    titleperfil de usuário

    É importantíssimo que esse usuário relacionado NÃO possua perfil de administrador, devendo ser um usuário comum de acesso ao smartclient. Isso é uma restrição de segurança das funções de framework para a geração dos tokens de acesso.

    Como sugestão, pode-se criar um usuário especifico para ser utilizado nessa funcionalidade!



  • Exemplo abaixo do cadastro de usuários do protheus (SIGATCF/Miscelanea/Usuários) utilizado no relacionado com o usuário do portal. .



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labelpasso 2


Configurando o serviço REST via APWebWizard


O APWebWizard é responsável por fazer as atualizações no seu arquivo "appserver.ini" de acordo com sua necessidade..
Para iniciarmos, conforme imagem abaixo, realize a chamada via smartclient para o seu ambiente selecionado:

Image Added


1) Inicialmente, caso ainda não possua um serviço HTTP, precisaremos criar, como no exemplo da imagem abaixo:

Informando uma pasta do servidor com o caminho para os serviços Web, a porta do HTTP e o ambiente a ser utilizado.
É importante selecionar também "Protocolo habilitado" para permitir ao servidor responder as requisições que chegarem!

Image Added





Após o primeiro passo deve-se realizar a configuração no "appserver.ini" realizando a definição dos serviços REST.
Os itens abaixo, devem ser incluídos/atualizados no seu arquivo atual do seu ambiente.


1) Deve ser criado algumas seções para a configuração do serviço REST:

  • Caso necessário esse bloco poderá ser criado com o auxilio da ferramenta ApWebWizard do time de framework para a criação de ambientes:Utilizando ApWebWizard
  • Uma dica interessante:
    • É possível utilizar um servidor Protheus (AppServer) com os serviços rest, sem a necessidade de configurar os outros jobs e webservices do padrão soap referente ao portal tradicional Gestão do Capital Humano. O aplicativo MeuRH utiliza somente serviços REST em sua utilização, sendo assim, permite a flexibilidade da criação de servidores separados, podendo reinicializar um sem prejudicar o outro!

[HTTPV11]
Enable=1
Sockets=HTTPREST

[HTTPREST]
Port=9103
URIs=HTTPENV1
SECURITY=1

[HTTPENV1]
URL=/restT1
PrepareIn=T1
Instances=2,5
ENVIRONMENT=MeuEnv12117
CORSEnable=1
AllowOrigin=*
Public=fwjwt/refresh_token,auth

[HTTPJOB]
MAIN=HTTP_START
ENVIRONMENT=MeuEnv12117

[ONSTART]
jobs=HTTPJOB
RefreshRate=120

A sessão "HTTPENV1" serve para configurar as questões de ambiente e a URL Rest para cada empresa. Deve ser criado uma sessão para cada empresa, por exemplo "HTTPENV2", "HTTPENV3", permitindo que possa ser configurado outras tags, como o "PrepareIn", responsável em configurar o environment sempre que o Rest receber uma requisição e necessitar criar uma thread para executar a solicitação.

É importante a criação da tag URL para que o aplicativo consiga chegar adequadamente ao servidor, pois ela será utilizada quando for realizado a geração do QrCode. Nesse caso foi formada por: "/rest"  concatenado com a empresa "T1".

As sessões criadas acima são padrões para a configuração do serviço REST, e podem ser localizadas nas informações colocadas no link do inicio da página.

Caso tenha configurado ambientes para várias empresas basta incluir as configurações na tag "URIs", exemplo: URIs=HTTPENV1,HTTPENV2


2) Em Seguida, criaremos a parte especifica para os serviços do aplicativo:

[127.0.0.1:8081/T1]
ENABLE=1
PATH=C:\TOTVS\Protheus\Protheus_Data\Web\PortalRHUnificado
ENVIRONMENT=MeuEnv12117
INSTANCENAME=MeuRHT1
DEFAULTPAGE=index.html

[RESTCONFIG]
restPort=9103
RefreshTokenTimeout=300
meurhLog=1

Nesse caso estamos criando uma sessão que será utilizada para o redirecionamento dos arquivos clientes do MeuRH e realizando a configuração do ambiente utilizado. Você poderá ter uma URL para cada empresa separada dentro da sua estrutura.

O endereço de exemplo "127.0.0.1" poderá ser um endereço para utilização apenas na sua rede local interna ou um endereço para acesso externo, assim permitindo que o aplicativo funcione quando os colaboradores de sua empresa estivem conectado fora da rede corporativa.

A Porta de exemplo "8081" corresponde a sua tag "Port" configurada na sessão "HTTP" que já deverá existir no seu "appserver.ini", a mesma utilizada para os portais atuais da Totvs, como o portal do RH Gestão do Capital Humano.

Na sessão "RESTCONFIG" são criadas tags utilizadas para o projeto MeuRH Protheus:

  • A tag "restPort" é obrigatória e deve ser preenchida com a mesma porta utilizada na sessão "HTTPREST" dentro da chave PORT, exemplo: "PORT=9103".
  • A tag "RefreshTokenTimeout" é responsável por definir o tempo em que um acesso/token de autenticação será válido, caso não seja informado essa tag, o seu valor default é 600 (correspondendo a 10 minutos).
  • A tag "meurhLog" controla a geração de mensagens no "console.log" sobre o processo de autenticação/login do aplicativo MeuRH, apoiando em possíveis manutenções e acompanhamentos do processo. Por padrão, as mensagens sempre estarão sendo demonstradas no console, mesmo que a tag não exista no arquivo de inicialização "appserver.ini". Caso deseje que as mensagens não sejam mais demonstradas no console, basta declarar a tag "meurhLog=0", dentro da sessão "[RESTCONFIG]", para seja desabilitado.




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labelpasso 3


Configurando o arquivo "properties.json"

Esse arquivo encontra-se no raiz da pasta de arquivos cliente do app MeuRH, o seu objetivo é permitir a configuração dos direcionamentos para o serviço REST. Segue abaixo como configurar as informações para um servidor Protheus:

As tags utilizadas dentro de arquivo são: "baseUrl" e "rootContext"

tag "baseUrl"

Essa tag deve ser configurada com o endereço do REST criado no seu ambiente.
exemplo: "http://127.0.0.1:9103/restT1" ,onde:

  • 127.0.0.1 = Endereço/ip do seu servidor protheus
  • 9103 = A porta do REST (restPort) configurada no seu appserver.ini na tag [RESTCONFIG]
  • restT1 = essa informação é localizada no seu appserver.ini no item URL, onde
    é configurada o environment relacionado ao serviço REST


Para realizar uma validação, pode-se abrir esse endereço no browser, onde deverá ser carregado a
api da Totvs referente aos serviços REST disponibilizado, caso não aconteça é necessário revisar as
configurações desse serviço no seu "appserver.ini"





tag "rootContext"

Essa tag deve ser configurada com o endereço informado no seu "appserver.ini" que contém as
configurações de localização dos arquivos client.

  • exemplo: "/MeuRH/" ,onde:
    MeuRH = É o complemento da URL principal, onde está configurado a localização,
    dentro do appserver.ini, por exemplo uma tag denominada: [127.0.0.1:8081/T1]
Informações
titleImportante

Atente-se na atualização desse arquivo "properties.json", atualizações realizadas incorretamente, podem ocasionar problemas no carregamento do aplicativo após o processo de autenticação do usuário.



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labelpasso 4


Acesso ao aplicativo MeuRH


Após as configurações do serviço e iniciar o seu servidor podemos realizar a verificação e login no aplicativo.

Para realizar o acesso pelo APP é necessário seguir os seguintes passos.

1 - Baixar o APP “Meu RH”

 


2 - Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, será apresentada a tela para leitura do QRCode que é gerado de acordo com as configurações do ambiente em sua empresa. Nesse link encontrará informações necessárias para o QrCode: Geração QRCode acesso MeuRH - Linha RM (12.1.17)

cuidado com o case sensitive (diferenciação entre letras minusculas e maiúsculas) no momento de definição da URL de acesso, pois caso existam erros no preenchimento podem ocorrer no aplicativo realizar o login. Como por exemplo, escrever erradamente "Restport" ou deixar de colocar o ponto de interrogação na URL.

também poderá ser utilizada e executada a página "qrcodegenerator.htm" que se encontra disponível na raiz do pacote cliente do aplicativo, no mesmo lugar do arquivo "properties.json".

No nosso exemplo acima, poderia colar o seguinte texto:
"MeuRH - MeuEnv12117|MeuRH empresa T1|http://127.0.0.1:8081/T1/?restPort=9103"

   



3 - Ao realizar o processo de login dentro do aplicativo MeuRH, é possível acompanhar as autenticações dentro do console do servidor, ou mesmo, em seu arquivo de log (exemplo: "console.log")

    • Essas mensagens poderão auxiliar caso esteja tendo problemas no processo de autenticação.
    • Caso as mensagens não estejam aparecendo no servidor, 3 situações necessitam serem revistas:
      • confirmar se o patch referente ao MeuRH, informado na inicio desse documento, encontra-se aplicado em seu RPO.
      • confirmar as informações utilizada para a geração do QRCode, caso não esteja aparecendo nenhuma informação no console do servidor, a sua requisição de login nem chegou ao server para validação, pois deverá estar apontando para um endereço errado.
      • caso esteja tentando realizar o login, fora da sua rede corporativa, é importante confirmar com o seu time de infraestrutura se o endereço configurado no QRCode está habilitado para receber conexões remotos da internet e não apenas configurado para acesso interno.







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