Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Turma Disciplina

As turmas/disciplinas são as disciplinas de uma matriz curricular, que são vinculadas as turmas e então, disponibilizadas para que os alunos possam cursá-las. 

 
Para cadastrar as turmas/disciplinas de uma matriz aplicada é preciso que o curso, o período letivo, a turma e a matriz curricular tenham sido criados e parametrizados.
 
O cadastro da turma/disciplinas pode ser executado de três formas:
 
1.     Currículo e Oferta | Oferta | Turmas/disciplinas: Por este caminho durante o cadastro é necessário que o usuário associe o curso, a matriz aplicada e a turma à qual deseja associar a turma/disciplina.
2.     Currículo e Oferta | Oferta | Turma | Anexo: Turma/disciplina - A turma/disciplina pode ser cadastrada diretamente no anexo da turma. Desta forma, o sistema já ira associar as informações da turma, tais como: Período letivo, matriz aplicada, curso, dentre outros, à turma disciplina que está sendo cadastrada.
3.     Currículo e Oferta | Oferta | Turma | Processo: Cadastrar turmas/disciplinas: Este processo permite cadastrar de forma simples e rápida várias turmas/disciplinas associadas a uma turma, curso, período letivo e matriz aplicada.
Na tela de cadastro da turma/disciplina o usuário pode inserir prédio e sala.  Caso ocorra um choque de horários, prédio/sala entre Turma/disciplina distintas, o sistema irá exibir uma mensagem de confirmação para o usuário decidir se continua a gravação ou não.
 
O sistema possibilita reservar vagas para calouros limitando vagas para alunos de outro curso. Para que isso seja possível o usuário deve informar no cadastro da turma/disciplina o número de vagas para calouros e o número de vagas para alunos de outros cursos, ou seja, alunos de cursos diferentes do vinculado a turma/disciplina em questão.
 
No ato da matrícula do aluno em "Curso/Habilitação/Período Letivo "será verificado se o aluno é calouro, caso positivo, será analisado o número de vagas disponíveis através do campo número de vagas para calouros da Turma / Disciplina que se está matriculando, se não houver vagas o usuário será notificado sobre a impossibilidade de prosseguimento do processo. Isto também ocorrerá para matrícula de alunos de outros cursos, porém o campo da Turma/Disciplina analisado será o número de vagas para alunos de outros cursos. Lembrando sempre que o número de vagas para calouros tem caráter de RESERVA e o número de alunos de outros cursos tem caráter de LIMITE. É importante ressaltar que um aluno calouro é aquele matriculado apenas no primeiro período; possui uma única matricula no período letivo.
 
O sistema considera a cobrança por créditos em turmas livres. Na tela de cadastro de turma disciplina existem dois campos para preenchimento referente a cobrança por créditos: Número de créditos para cobrança e Valor do crédito. para permitir a cobrança de matrículas livres (Isoladas) em turmas livres (Isoladas), lembrando que estes campos apenas vão estar habilitados se a turma disciplina não possuir matriz aplicada
 
No cadastro da Turma/Disciplina, possuem dois campos: Data Inicial e Data Final, que determinam o Período de Aula da Turma/Disciplina.
 
O usuário tem a opção de definir também qual o tipo da Turma/disciplina:

  • P - Presencial;
  • D - Distância;
  • S - SemipresencialSemi-presencial.

No processo de Matrícula em turmas disciplinas através do Portal, o aluno irá visualizar o tipo da Turma/Disciplina através das siglas com cores diferenciadas para cada Tipo.
 
No Processo de Matrícula nas Turmas/disciplinas através do RM.Exe, o usuário da Secretaria Acadêmica, irá visualizar o Tipo das Turmas/disciplinas através do Tipo definido sem abreviações.
 
Na tela de cadastro de turma disciplina existe um parâmetro "Turma Disciplina Gerencial" que Possibilita aos usuários do sistema trabalhar com turma/disciplina gerencial, que é usada para agrupar outras turmas/disciplinas (gerenciadas) podendo ter diferentes disciplinas, filiais e contextos, porém com o mesmo modelo de etapa e avaliação.
 
 
É possível também através desse processo a criação de turmas e turmas/disciplinas em lote. Também foi implementada a geração de horários e a associação dos professores nestas novas turmas/disciplinas.
1.     Acesso à Funcionalidade: a funcionalidade está disponível através do TOTVS Educacional , no menu Atividades Acadêmicas | Assistentes | Cadastro de Turma e Turma/Disciplina;
2.     Após avançar pela tela de apresentação do processo, informe os campos período letivo, (matriz aplicada) curso, habilitação, matriz curricular e turno;
3.     Ao avançar no passo anterior, informe os dados para a criação das turmas.  A geração em lote pode acontecer de duas formas: "Criar uma turma para cada turma/disciplina" ou conforme o campo Geração em Lote, que permite criar "n" turmas, cada uma com o conjunto de turmas/disciplinas que será selecionada em um passo mais adiante;
4.     Avance e Informe dados da Turma/Disciplina;
5.     Em seguida, escolhas as disciplinas;
6.     Em seguida, o usuário pode associar à disciplinas escolhidas, o horário e professor;
7.     Em seguida, avance e execute o processo;
8.     Agora iremos testar a geração em lote criando uma turma para cada turma/disciplina, para tal, clique no checkbox "Criar uma turma para cada turma/disciplina", além de informar os dados pertinentes e comuns às turmas a serem criadas;
9.     Avance e repita o 4º passo;
10.  Escolha novamente as disciplinas, porém com uma diferença, iremos entrar com a quantidade de turmas a serem geradas por turma/disciplina;
11.  Repita o 6º passo, veja que as disciplinas estão repetidas conforme a quantidade informada. Pode-se fazer a associação dos horários e professores da mesma forma feita no passo 6;
12.  Em seguida, avance e execute o processo para finalizar.
 
Alguns parâmetros disponíveis na tela de cadastro de etapa são comuns para as etapas de notas e de faltas:

...

Este parâmetro quando marcado identifica a etapa como final. Não permite a criação de etapas posteriores.

    • Exibe no Portal

A instituição tem a opção de exibir ou não a etapa no portal para digitação de notas e faltas pelo professor.

    • Disponível para os alunos

Este parâmetro quando marcado libera a etapa para que os alunos possam acessar os dados no portal tanto de notas quanto de faltas.

    • Etapa encerrada

Este parâmetro identifica que a etapa foi finalizada. A partir do momento que este parâmetro está marcado, os professores não conseguem mais fazer nenhuma alteração nas etapas referente a notas, faltas, conteúdo...  
Observação: Foi incluído um parâmetro no perfil de usuário para permitir alterações no plano de aula quando a etapa estiver encerrada.

    • Permite digitação diretamente na etapa

Este parâmetro quando demarcado impede a digitação de notas e faltas bloqueando o campo

    • Etapa de notas:

A coluna "Nota" não permitirá digitação, bem como a coluna "Comentário", onde não será aberto pop-up para digitação.

    • Etapa de Faltas:

A coluna "Falta" não permitirá digitação, bem como a coluna "Nº Aulas". As informações do campo "Nº de aulas dadas" não serão replicadas para a coluna "Nº Aulas".
 
 

...