Histórico da Página
Turma Disciplina
As turmas/disciplinas são as disciplinas de uma matriz curricular, que são vinculadas as turmas e então, disponibilizadas para que os alunos possam cursá-las.
Para cadastrar as turmas/disciplinas de uma matriz aplicada é preciso que o curso, o período letivo, a turma e a matriz curricular tenham sido criados e parametrizados.
O cadastro da turma/disciplinas pode ser executado de três formas:
1. Currículo e Oferta | Oferta | Turmas/disciplinas: Por este caminho durante o cadastro é necessário que o usuário associe o curso, a matriz aplicada e a turma à qual deseja associar a turma/disciplina.
2. Currículo e Oferta | Oferta | Turma | Anexo: Turma/disciplina - A turma/disciplina pode ser cadastrada diretamente no anexo da turma. Desta forma, o sistema já ira associar as informações da turma, tais como: Período letivo, matriz aplicada, curso, dentre outros, à turma disciplina que está sendo cadastrada.
3. Currículo e Oferta | Oferta | Turma | Processo: Cadastrar turmas/disciplinas: Este processo permite cadastrar de forma simples e rápida várias turmas/disciplinas associadas a uma turma, curso, período letivo e matriz aplicada.
Na tela de cadastro da turma/disciplina o usuário pode inserir prédio e sala. Caso ocorra um choque de horários, prédio/sala entre Turma/disciplina distintas, o sistema irá exibir uma mensagem de confirmação para o usuário decidir se continua a gravação ou não.
O sistema possibilita reservar vagas para calouros limitando vagas para alunos de outro curso. Para que isso seja possível o usuário deve informar no cadastro da turma/disciplina o número de vagas para calouros e o número de vagas para alunos de outros cursos, ou seja, alunos de cursos diferentes do vinculado a turma/disciplina em questão.
No ato da matrícula do aluno em "Curso/Habilitação/Período Letivo "será verificado se o aluno é calouro, caso positivo, será analisado o número de vagas disponíveis através do campo número de vagas para calouros da Turma / Disciplina que se está matriculando, se não houver vagas o usuário será notificado sobre a impossibilidade de prosseguimento do processo. Isto também ocorrerá para matrícula de alunos de outros cursos, porém o campo da Turma/Disciplina analisado será o número de vagas para alunos de outros cursos. Lembrando sempre que o número de vagas para calouros tem caráter de RESERVA e o número de alunos de outros cursos tem caráter de LIMITE. É importante ressaltar que um aluno calouro é aquele matriculado apenas no primeiro período; possui uma única matricula no período letivo.
O sistema considera a cobrança por créditos em turmas livres. Na tela de cadastro de turma disciplina existem dois campos para preenchimento referente a cobrança por créditos: Número de créditos para cobrança e Valor do crédito. para permitir a cobrança de matrículas livres (Isoladas) em turmas livres (Isoladas), lembrando que estes campos apenas vão estar habilitados se a turma disciplina não possuir matriz aplicada
No cadastro da Turma/Disciplina, possuem dois campos: Data Inicial e Data Final, que determinam o Período de Aula da Turma/Disciplina.
O usuário tem a opção de definir também qual o tipo da Turma/disciplina:
- P - Presencial;
- D - Distância;
- S - SemipresencialSemi-presencial.
No processo de Matrícula em turmas disciplinas através do Portal, o aluno irá visualizar o tipo da Turma/Disciplina através das siglas com cores diferenciadas para cada Tipo.
No Processo de Matrícula nas Turmas/disciplinas através do RM.Exe, o usuário da Secretaria Acadêmica, irá visualizar o Tipo das Turmas/disciplinas através do Tipo definido sem abreviações.
Na tela de cadastro de turma disciplina existe um parâmetro "Turma Disciplina Gerencial" que Possibilita aos usuários do sistema trabalhar com turma/disciplina gerencial, que é usada para agrupar outras turmas/disciplinas (gerenciadas) podendo ter diferentes disciplinas, filiais e contextos, porém com o mesmo modelo de etapa e avaliação.
É possível também através desse processo a criação de turmas e turmas/disciplinas em lote. Também foi implementada a geração de horários e a associação dos professores nestas novas turmas/disciplinas.
1. Acesso à Funcionalidade: a funcionalidade está disponível através do TOTVS Educacional , no menu Atividades Acadêmicas | Assistentes | Cadastro de Turma e Turma/Disciplina;
2. Após avançar pela tela de apresentação do processo, informe os campos período letivo, (matriz aplicada) curso, habilitação, matriz curricular e turno;
3. Ao avançar no passo anterior, informe os dados para a criação das turmas. A geração em lote pode acontecer de duas formas: "Criar uma turma para cada turma/disciplina" ou conforme o campo Geração em Lote, que permite criar "n" turmas, cada uma com o conjunto de turmas/disciplinas que será selecionada em um passo mais adiante;
4. Avance e Informe dados da Turma/Disciplina;
5. Em seguida, escolhas as disciplinas;
6. Em seguida, o usuário pode associar à disciplinas escolhidas, o horário e professor;
7. Em seguida, avance e execute o processo;
8. Agora iremos testar a geração em lote criando uma turma para cada turma/disciplina, para tal, clique no checkbox "Criar uma turma para cada turma/disciplina", além de informar os dados pertinentes e comuns às turmas a serem criadas;
9. Avance e repita o 4º passo;
10. Escolha novamente as disciplinas, porém com uma diferença, iremos entrar com a quantidade de turmas a serem geradas por turma/disciplina;
11. Repita o 6º passo, veja que as disciplinas estão repetidas conforme a quantidade informada. Pode-se fazer a associação dos horários e professores da mesma forma feita no passo 6;
12. Em seguida, avance e execute o processo para finalizar.
Alguns parâmetros disponíveis na tela de cadastro de etapa são comuns para as etapas de notas e de faltas:
...
Este parâmetro quando marcado identifica a etapa como final. Não permite a criação de etapas posteriores.
- Exibe no Portal
A instituição tem a opção de exibir ou não a etapa no portal para digitação de notas e faltas pelo professor.
- Disponível para os alunos
Este parâmetro quando marcado libera a etapa para que os alunos possam acessar os dados no portal tanto de notas quanto de faltas.
- Etapa encerrada
Este parâmetro identifica que a etapa foi finalizada. A partir do momento que este parâmetro está marcado, os professores não conseguem mais fazer nenhuma alteração nas etapas referente a notas, faltas, conteúdo...
Observação: Foi incluído um parâmetro no perfil de usuário para permitir alterações no plano de aula quando a etapa estiver encerrada.
- Permite digitação diretamente na etapa
Este parâmetro quando demarcado impede a digitação de notas e faltas bloqueando o campo
- Etapa de notas:
A coluna "Nota" não permitirá digitação, bem como a coluna "Comentário", onde não será aberto pop-up para digitação.
- Etapa de Faltas:
A coluna "Falta" não permitirá digitação, bem como a coluna "Nº Aulas". As informações do campo "Nº de aulas dadas" não serão replicadas para a coluna "Nº Aulas".
...