Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Incluir Página
Contas a Receber (FINA040 - SIGAFIN)
Contas a Receber (FINA040 - SIGAFIN)


Exibir filhos

A rotina de Contas a Receber controla todos os documentos, também chamados por títulos, que geram receita para a empresa. Estes títulos podem ser Duplicatas, Cheques, Notas Promissórias, Adiantamentos, entre outros.

A inclusão de um título na carteira a receber pode ser automática, caso o Faturamento esteja integrado ao Financeiro, ou manual, incluindo-se os títulos individualmente, via digitação. Desta forma, o sistema pode efetuar o tratamento de comissões, desde que no Cadastro de Vendedores os campos estejam previamente definidos.

O sistema armazena informações referentes aos títulos a receber e suas naturezas, e com base nestas informações são gerados os impostos devidos.

Na implantação de um título é gerada a atualização dos saldos dos Clientes, do Fluxo de Caixa, o cálculo das comissões a serem pagas pela emissão (no caso de Contas a Receber) e a contabilização, através dos parâmetros e do cadastro de lançamentos padronizados.

Os títulos a receber podem ser gerados de duas formas:

Influência dos parâmetros:

Para utilizar o recurso que permite preencher as datas de emissão, vencimento e vencimento real de um abatimento, com a database do Sistema, ao invés de considerar as datas do título principal,  configure o parâmetro MV_RECDTAB.

Para controlar se fatura a ser gerada deve ou não compor, em seu valor, os juros do título original quando estiver vencida, configure o parâmetro MV_JURFAT.

Com a integração do Easy Export Control, para que seja calculada a variação monetária nas substituições dos títulos provisórios para os títulos efetivos e as baixas é necessário que esteja configurado em S, para que no processo de exportação não seja convertido para a moeda 1.

Define se deve considerar no valor de pagamento, o valor bruto da baixa parcial, ou o valor líquido considerando os impostos. Pode ser preenchido com:

1 – Valor Bruto mantém o padrão em que o valor informado no momento da baixa será o recebido.

2 – Valor Líquido define a dedução dos impostos do valor informado.

Habilita o tratamento dos impostos: PIS, COFINS, CSLL e IRRF com cálculo dos impostos na baixa, com o conteúdo do parâmetro MV_BR10925 em 1, e provisionamento de ISS e INSS na inclusão de títulos a receber. Pode ser preenchido com:

1 – Ativa o tratamento de impostos no RA

2 – O processo permanece o mesmo.

Para visualizar o rastreamento dos título, acesse a rotina Consulta Rastreamento Financeiro

Se configurada a rotina Schedule e o Adapter EAI, é possível a integração do TIN (TOTVS Incorporações) e Protheus para o envio e o recebimento de arquivos XML, de acordo com o XSD homologado pela Totvs®.

Outras Ações

  • Histórico do Título: É possível visualizar na tela de log todas as movimentações ou alterações realizadas num determinado título.

Mensagem Única

As rotinas de integração de Contas a Pagar e Contas a Receber contemplam o conceito de InternalId do título e da Natureza Financeira, via mensagem única.

...

Image RemovedObservação:

InternalId: permite trafegar em um só campo a composição da chave das entidades de cada produto.

Integrações com RM:

  • RM Classis Net

Para detalhes técnicos sobre os Procedimentos de Implementação e Utilização, Sincronização de Tabelas entre as Bases e Parametrização para Geração, consulte o Manual de Integração Protheus x Classis, no portal do TDN.

Veja também, as informações sobre Gestão Educacional.

  • RM - Nucleus

Para mais informações, consulte o item Integração Protheus X RM do Controle de Lojas e Front Loja.

Veja também

Outros relatórios do Contas a Receber:

...