Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

O cadastro de curso difere de acordo com o contexto selecionado. Verifique abaixo as regras de acordo com o nível de ensino.
 
Contexto Ensino Superior
 
Identificação
Código INEP Código da Instituição de Ensino no Censo Escolar (INEP). Configuração do RA É possível configurar uma máscara para o RA (Registro Acadêmico) do aluno. Todo aluno matriculado nesse curso terá o RA definido de acordo com a máscara informada. Obs.: Esta configuração pode ser definida nos parâmetros do sistema. Obs.: A parametrização da máscara do RA do aluno pode ser definida pelo Nível de Ensino ou pelo Curso.
Modalidade É a modalidade do curso ofertado pela Instituição. Por exemplo: Graduação
 
Capes A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Para maiores informações consulte o site da Capes.
 
Presencial/Distância
Se o curso é ministrado na modalidade Presencial ou a Distância
 
Escola
Algumas instituições de ensino possuem esse conceito, como exemplo: O curso de Artes Plásticas faz parte da Escola de Artes
 
Área
Qual área o curso se enquadra. Por Exemplo: Biológica - Exatas
 
Máscara da turma
O TOTVS Educacional possibilita que a instituição crie uma máscara para as turmas de cada curso. Por Exemplo: Todas as turmas de Direito terão o prefixo "DIR" + um sequencial - Desta forma a instituição consegue manter um padrão.  
A configuração da máscara a ser aplicada é bastante flexível atendendo a necessidade das Instituições de Ensino de acordo com a sua regra de negócio.
 
No quadro abaixo é demonstrado as possibilidades de personalização.
 

CÓDIGO

DESCRIÇÃO

&

Esse caractere representará o período letivo. Para definir na máscara o período letivo 2011/1, por exemplo deverá ser escrito &&&&&& um símbolo para cada caractere.

#

Sequencial simples, se o usuário quiser que haja um sequencial para as turmas, basta colocar este símbolo a quantidade de vezes que desejar.

Letras e números

Poderá ser usado qualquer letra e/ou número na montagem da máscara, exemplo: Imagine que as turmas serão montadas com o nome "TURMA"+ sequencial então:  a máscara será  TURMA ### simplesmente.

[ ]

Todos os códigos listados abaixo, são letras e sinais, para que o sistema entenda-os como  códigos, eles devem estar entre colchetes "[" e "]". Cada grupo deste será entendido como SESSÃO.

c

A letra 'c' minúscula, representa o código do curso. Suponha que o código do curso  seja 167. Para defini-lo na máscara, deverá ficar assim [ccc].

C

A letra 'C' MAIÚSCULA, representa o nome do curso, lembrando que cada letra representa um caractere do nome. Para parametrizar uma descrição DIR (DIREITO) deverá ficar assim [CCC].

h

Código da Habilitação. O funcionamento é o mesmo do código do curso

H

Nome da habilitação. O funcionamento é idêntico ao nome do curso.

m

Código da Matriz Curricular

M

Nome da Matriz Curricular

t

Código do Turno

T

Nome do Turno

p

Código do Período da Disciplina

Observação:

As letras utilizadas no quadro acima, se utilizadas fora dos colchetes serão apenas letras comuns, portanto se o usuário precisar utiliza-las como letras, basta não colocar os colchetes que indicam inicio e término de sessão.

Exemplo:
Curso: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Habilitação: PROGRAMAÇÃO
Período Letivo: 2011/1
Turno: Manhã

Máscara = [CCC][HHHH]-&&&&&&-[p]-###-[T]

CÓDIGO

DESCRIÇÃO

RESULTADO

[CCC]

3 primeiros caracteres do nome do curso

SIS

[HHHH]

4 primeiros caracteres da habilitação

PROG

-

Hífen

-

&&&&&&

6 primeiros caracteres do período letivo

2011/1

[p]

Caractere do período da disciplina

Período da Disciplina

-

Hífen

-

###

Sequência normal, começando com

001

-

Hífen

-

[T]

Primeiro caractere do nome do turno

M

 
Portanto a máscara da primeira turma seria: SISPROG-2011/1-1-001-M.
 
Suponha que o usuário queira somente informar a nomenclatura SISPROG, ao invés do Nome do Curso + Habilitação, seria necessário somente escrever SISPROG (sem os colchetes) para que a máscara fosse parametrizada com a escrita da nomenclatura.
 
Obs.: Para que seja utilizado as máscaras parametrizadas, o campo TURMA no cadastro de Turma e/ou Turma/Disciplina precisa estar com o valor ZERO ao se fazer o cadastro.
 
Exemplificando essa regra:

  1. Se o campo Turma estiver com valor diferente de ZERO, o sistema utiliza o que foi cadastrado;
  2. Se o campo Turma estiver com valor igual a ZERO, o sistema procura no cadastro do curso em questão e monta o código da turma de acordo com a máscara parametrizada.
  3. Se não houver máscara parametrizada, o sistema informa que a máscara não foi cadastrada.


Informações Complementares

Habilitações (Ensino Superior)

Séries (Ensino Básico)

Exportar dados do Curso, Turma e Turma/Disciplina para arquivo XML


Veja Também

Boletim Técnico - Máscara da turma