Histórico da Página
...
Produto | Fluxo | Tipo da Mensagem | Versão MSU | Formato |
---|---|---|---|---|
CiaShop | Recebe | Assíncrona | 1.000 | JSON |
Protheus | Envia | Assíncrona | 1.000 | JSON |
Pré-requisitos:
- Configuração do adapter ItemReserve. Para detalhes, acesse o link: Cadastro de Adapters / Cadastro De/Para Empresas.
Importante
Caso configure a Condição de Envio no adapter, a mensagem será enviada para Ciashop apenas quando o campo E-Commerce (ACU_ECFLAG) estiver configurado com a opção 1 - Ativo.
Inclusão de Categoria "Pai"
...
Registro do envio da mensagem no EAI Protheus e "Visualizar Mensagem Original"
Acessar o ambiente Configurador (SIGACFG) em Ambiente/Schedule/Schedule, opção EAI:
Mensagem única do CommercialFamily
Selecionar a mensagem desejada, clicar na Lupa e clique na opção Visualizar Mensagem Original.
Código da Função: CommercialFamily
UUID: 37c28227-ec96-a9f5-5c84-df61adcf91a9
Descrição da Mensagem: Categoria de Produtos
Tipo da Transação: Envio
Tipo da Mensagem: Business Message
Url Enviada: http://eaistaging.ciashop.com.br/protheus/tirateima
Evento: UpSert
Json:
...
Procedimento para Utilização
Inclusão:
Após a inclusão da Reserva no sistema CiaShop, acesse o Configurador (SIGACFG), Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).
O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema CiaShop.
Importante!
Todas as integrações que utilizam mensagem unica como meio de comunicação, será passível de consulta via rotina de monitoramento das mensagens, bem assim como o seu resultado de integração.
1 - No Configurador (SIGACFG) acesse Ambiente / Cadastros / Schedule.
2 - Clique na opção EAI.
3 - Localize o código da função =ITEMRESERVE.
4 - Clique na lupa e selecione a opção : Visualizar mensagem original.
Observe a apresentação do XML, com as informações da Reserva integrada.1 - Clique na lupa e selecione a opção : Visualizar mensagem de Resposta.
2 - Veja a resposta enviado ao CiaShop com o Código gerado no Protheus na tag DestinationInternalIdStatus das mensagens no EAI Protheus
Atualmente, existem 7 status disponíveis para uma mensagem na fila do EAI Protheus:
Aguardando execução - A mensagem está na fila do EAI e ainda não começou a execução (o seu envio ou o seu processamento pelo adapter);
Executando - A mensagem está sendo enviada para o sistema integrado ou a mensagem recebida está sendo processada;
Finalizada - A mensagem foi processada sem erros ou foi enviada sem erros;
Falhou - Houve um erro no envio da mensagem ou no seu recebimento;
Bloqueado - A mensagem foi bloqueada para execução pelo usuário;
Não entregue - A mensagem não foi enviada para o destino (ou ainda, ocorreu um erro por time-out e não foi possível definir se a mensagem foi recebida e processada);
Recusada - A mensagem foi recusada por conter divergências entre a mensagem e o seu XSD.
No Configurador ( SIGALOJA) acesse Atualizações/ Ponto de venda / Caixa.
Clique em Visualizar.Observe a inclusão do Operador de caixa integrado via mensagem unica.
Verifique nas consultas genéricas que as tabela dependentes foram cadastradas(SA6 e SX5(tabela 23)):
Veja um Exemplo de Xml:
Exemplo CASHIEROPERATOR.xml
Localize o campo Alias com conteúdo SLF.
Verifique através dos campos Valor Externo que é a chave da Bematech e Valor Interno que é a chave Protheus.
...
- Aguarando processamento: Indica a quantidade de processos específicos, por exemplo (Reserva) estão aguardando na fila para serem executados.
- Processando: Significa que após aguardar na fila o arquivo é envidado para ser processado.
- Processado: Significa que o arquivo foi processado com sucesso, como por exemplo, enviou uma reserva para o Protheus e o mesmo retorno uma mensagem de sucesso.
- Error: Significa que receberá o log de erro da integração especifica, tanto ao tentar enviar quanto AguardoCallback com retorno de erro.
- Reprocessar: Indica que a mensagem estava processando e teve algum tipo de erro ou uma possível instabilidade e a mensagem irá reprocessar novamente
OBS: link do DashBoard é fornecido pela CiaShop.
Visualizando a categoria no Manager
Obs: Realize o login infonando seu usuário e senha.
- No Manager clique em Categorias e Produtos/Gerenciar Categorias.
Visualizando a Categoria no Site do E-commerce
- Acesse o site do E-commerce e Procure na barra lateral esquerda a categoria cadastrada no Protheus.
Protheus – Recebimento da Response Message (Mensagens assíncronas)
Recebimento de respostas
- Sucesso: Indica que a mensagem foi processada com sucesso pela CiaShop e já esta no Manager do E-Commerce.
- Erro: Indica que a mensagem teve erro ao ser processada, e o motivo do erro esta descrito na mensagem de resposta da CiaShop.
Mensagem única do ComerciaFamily
Selecionar a mensagem desejada, clicar na Lupa e clique na opção Visualizar Mensagem Original:
Código da Função: CommercialFamily
Descrição da Mensagem: TotvsMessage CommercialFamily Response Message
Tipo da Trasação: Recebimento
Tipo da Mensagem: Response Message
UUID da Mensagem Original: 37c28227-ec96-a9f5-5c84-df61adcf91a9
Json Response Massage:
...