Histórico da Página
Aqui estão listadas as siglas e abreviaturas mais comumente utilizadas no help do TOTVS Gestão Fiscal com seu respectivo significado.
Processo Fiscal
ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
IPI: Imposto Sobre Produtos Industrializados
ISSQN: Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza
PIS: Programa de Integração Social
COFINS: Contribuição para a Seguridade Social
CSLL: Contribuição Sobre o Lucro Líquido
INSS: Instituto Nacional de Seguridade Social
IRRF: Imposto de Renda Retido na Fonte
CFOP: Código Fiscal de Operação. É o mesmo que Natureza Fiscal. Código que determina qual operação está sendo feita na Nota Fiscal. Ex.: Venda de produto, Transporte de carga.
Processos: São as ações que podem ser executadas nos registros de um determinado cadastro. Ex.: Copiar um Lançamento Fiscal, Enviar uma NF-e.
Default: Valores que podem ser gravados em nos parâmetros por exemplo para que os mesmos sejam sempre carregados quando determinadas operações forem executadas.
II: Imposto de Importação. Incidente somente nas operações de importação de mercadorias.
UF: Unidade da Federação
SPED: Sistema Público de Escrituração Digital
EFD: Escrituração Fiscal Digital
ECF: Escrituração Contábil Fiscal
Processo da NF-e/NFC-e/NFS-e
TSS: TOTVS Sped Service - Serviço que faz integração com o RM utilizado para a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas de Produto, Serviço, CT-e, MDF-e e MD-e.
NF-e: Sigla utilizada para designar uma Nota Fiscal Eletrônica. Aplicada às notas estaduais. Uma NF-e é emitida para acobertar a comercialização e circulação de mercadorias e em alguns casos, serviços.
SEFAZ: Secretaria de Fazenda. Existe uma em cada estado da Federação. Ela controla e regulamenta a atividade fiscal dos contribuintes e também os fiscaliza.
NFS-e: Nota Fiscal Eletrônica de Serviços. Emitida para acobertar a prestação de serviços no âmbito municipal.
DANFE: Documento de Acompanhamento da Nota Fiscal Eletrônica. É o documento que é emitido para acompanhar a mercadoria que foi comercializada através da NF-e. Ele substitui a antiga Nota Fiscal e todas as suas vias.
CC-e: Carta de Correção Eletrônica. Documento eletrônico que substituiu a antiga carta de correção que era emitida para corrigir erros na emissão das notas fiscais. Este documento tem atuação limitada e não pode corrigir valores e nem dados do emitente do destinatário.
XML: eXtensible Markup Language. Linguagem utilizada na comunicação de dados pela internet caracterizada pelas informações hierarquizadas e por demandar pouco espaço e ser de fácil manipulação.
URL: Uniform Resource Locator. É o que comumente chama-se de endereço de internet.
Layout: Trazendo para o mundo das rotinas fiscais é a forma de organizar e padronizar as informações para envio por exemplo para a Receita Federal.
TOTVS Colaboração: Serviço que faz integração com o RM utilizado na emissão e recebimento de Notas Fiscais Eletrônicas de Produto, Serviço, CT-e, MDF-e e MD-e.
RPS: Recibo Provisório de Prestação de Serviço. Documento eletrônico enviado para as prefeitura que será processado e transformado em uma NFS-e.
NFC-e: Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Aplicada somente dentro do estado do contribuinte emissor. Criado com o intuito de substituir a tradicional Nota Fiscal de venda ao consumidor.
TAF: TOTVS Automação Fiscal. Sistema da TOTVS que centraliza a geração das rotinas fiscais por integração dos dados dos sistemas legados. Esta integração pode ser feita através de arquivo texto, banco a banco ou web service.