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Portal Upload

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PLSA09U

Upload de Guia Beneficiário

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

PPLPROTPAG

Consulta Protocolo Autorização

PPLUPLOADG

Solicitação Autorização

Cadastros Iniciais:

Atualização do dicionario de dados

Requisito/Story/Issue

DSAUATE-2467

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

BKU

Sistema Operacional

Todos


Descrição

Este documento tem como objetivo especificar a criação do processo de Upload de Guias a partir do portal do beneficiário.


Definição da Regra de Negócio

Portal Upload

Será criada uma nova funcionalidade que irá permitir o upload de guias a partir do portal do beneficiário, o beneficiário poderá realizar o UPLOAD da guia no portal do beneficiário e receberá um número de protocolo para acompanhamento da solicitação. Após enviar a guia e receber o número do protocolo a operadora poderá visualizar em uma nova tela as guias que foram enviadas. Após visualizar o anexo, o usuário do sistema deverá realizar o lançamento da guia manualmente utilizando os atalhos existentes em tela, após finalizar o lançamento da guia o sistema irá vincular o número da guia digitada com a  solicitação do Beneficiário

O beneficiário a qualquer tempo poderá ir na rotina de consultar autorizações e pesquisar a solicitação utilizando o número de protocolo gerado na solicitação.



Especificação Funcional

Processo Definição de Upload de Guias - Beneficiário

Upload de Guias

No Portal do Beneficiário, acesse a nova rotina Solicitar Autorização, esta rotina irá solicitar o CRMNome do Profissional Solicitante e a guia para UPLOAD, após preencher as informações e clicar no botão Cofirmar o sistema irá exibir o número do protocolo da solicitação, esse protocolo deverá seguir o padrão da RN395 e será o mesmo utilizado posteriormente para geração da guia. 

Análise de Solicitações de Autorização

No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações → Atendimento → Análise de Solicitações de Autorização, o sistema irá abrir a nova tela exibindo todas as solicitações realizadas no portal, para cada solicitação será possível:

→ Visualizar o documento em anexo (Guia).

→ Atalho para chamar as telas de atendimento (SADTINTERNAÇÃO e ODONTO), após selecionar uma dessas opções o sistema irá abrir a tela correspondente já com o número do protocolo preenchido (Mesmo protocolo gerado para o Beneficiário), a guia deverá ser digitada manualmente e após confirmar o sistema irá vincular automaticamente o número de guia gerada com a solicitação realizada pelo beneficiário. Ao realizar a impressão o sistema irá imprimir a guia no padrão TISS conforme já é realizado hoje pelas rotinas de atendimento.

 Botão para negar a solicitação sem gerar a guia: Esse botão abrirá uma tela onde deverá ser informado o motivo da negação (Falta de Documento, Documento Ilegivel, etc..).

→ Interação: Será possível enviar uma interação para o Beneficiário afim de solicitar algum anexo que esteja faltando, esse processo seguirá o mesmo fluxo da interação já existente.


Consultar Autorização(Beneficiário)

No Portal do Beneficiário, acesse a rotina já existente de Consulta de Autorização, o sistema apresentara um novo campo para realizar a pesquisa pelo protocolo gerado no UPLOAD de Guias. Se a solicitação ainda não foi analisada pela operadora, o Status deverá ficar "Solicitação Recebida", caso já tenha sido analisada e gerada uma guia, o sitema deverá exibir o status da guia no remote. Caso a operadora já tenha analisado mas não tenha gerado guia, o sistema deverá exibir o texto do motivo preenchido ao analisar a solicitação. Nessa tela também será possível responder a interação enviada pela operadora.

Obs.: Só será possível realizar a solicitação/upload de guias SADT/ODONTO e INTERNAÇÃO.


Atualizações do Compatibilizador

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

  1. Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:



Pergunte

(X1_PERGUNT)

Nome

Grupo

(X1_GRUPO)

Ordem

(X1_ORDEM)

Tipo

(X1_TIPO)

Tamanho

(X1_TAMANHO)

2.    Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

B04

(X2_CHAVE)

Dente/Região

(X2_NOME)

C

(X2_MODO)

N

(X2_PYME)

3.  Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:

Chave

Ex.: AR

Descrição

Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras


4.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:


Campo

(X3_CAMPO)

Tipo

(X3_TIPO)

Tamanho

(X3_TAMANHO)

Decimal

(X3_DECIMAL)

Formato

(X3_PICTURE)

Título

(X3_TITULO)

Descrição

(X3_DESCRIC)

Nível

(X3_NÍVEL)

Usado

(X3_USADO) Informe Sim ou Não

Obrigatório

(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não

Browse

(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não

Opções

(X3_CBOX)

When

(X3_WHEN)

Relação

(X3_RELACAO)

Val. Sistema

(X3_VALID)

Help

Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa B05PLS:

Alias

(XB_ALIAS)

Tipo

(XB_TIPO)

Sequência

(XB_SEQ)

Coluna

(XB_COLUNA)

Descrição

(XB_DESCRI)

Contém

(XB_CONTEM)


6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

AA1

Ordem

6

Chave

AA1_FILIAL+AA1_CODVEN

Descrição

Cod. Vendedor

Proprietário

S

7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

(X6_VAR)

Tipo

(X6_TIPO)

Descrição

(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

Valor Padrão

(X6_CONTEUD)

8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

  • Tabela BD5 – Contas Médicas:
Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

Campo

Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

Sequência

Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

Campo Domínio

Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

Tipo

Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

Regra

Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

Posiciona?

Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

Chave

Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

Condição

Proprietário

Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)



Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 


CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função



Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab