Histórico da Página
Retorno Bancário - Débito Automático
A importação de arquivos de retorno de Débito Automático é um processo, que consiste em baixar automaticamente os Lançamentos Financeiros por meio de importação de arquivos disponibilizados pela rede Bancária. Neste processo, a baixa será realizada automaticamente desde que o arquivo de retorno possua os dados requeridos, assim como data de crédito, valor do crédito, motivo de ocorrência específica para baixas ou quitações, entre outras informações importantes.
Tipos de Retorno:
Febraban CNAB 150 posições:
Será utilizado na importação de retornos de Débito Automático de arquivos com 150 colunas.
Tratamento do Registo "B" padrão FEBRABAN CNAB 150.
No retorno do débito automático o sistema receberá o arquivo e caso encontre o registro "B" irá identificar o cliente/fornecedor, caso o registro não seja encontrado será retornado um log informando que o registro não foi encontrado.
Se o registro for encontrado ele verificará a posição 150 do registro, essa posição armazena o código do movimento (1 ou 2), sendo:
1-
- Exclusão do cadastro do débito automático.
O registro de dados bancários de "Débito Automático" deverá ser desativado. Esse registro deverá ser retirado do default de dados bancários para o cliente.
2-
- Cadastro do débito automático nos dados bancários do cliente.
O banco será preenchido com o banco do retorno e a agência e a conta corrente serão preenchidas com as informações retornadas nos campos Agência para Débito. Esse registro deverá ser definido como default de dados bancários para o cliente.
Febraban CNAB 240 posições:
Será utilizado na importação de retornos de Débito Automático de arquivos com 240 colunas.
Após a importação do retorno de Débito Automático: -
- A baixa do titulo será realizada automaticamente.
...
- Será gerado um item de baixa correspondente ao valor baixado. (Anexo /Baixas do Lançamento)
...
- O Saldo da conta caixa indicada será atualizado.
...
- A contabilização da baixa será realizada de acordo com o evento contábil indicado no retorno ou o evento associado à tabela default para a contabilidade.
...
- No Gestão Contábil, Manutenção de Lotes, deverá haver a contabilização no lote específico para o processo.
Parâmetros da Importação
Nesta tela do retorno de débito automático tem a opção para definirmos a ação ser adotada quando o valor pago for a menor ou a maior e esta definição pode ser fixada nos parâmetros de cobrança eletrônica (Opções |Parâmetros | 02.02 - Cobrança Eletrônica). Portanto, esta opção somente será aplicada se a diferença entre o valor líquido do Lançamento e o valor do crédito no arquivo de retorno for inferior ao valor estipulado para baixa parcial ou Adiantamento definidos pelos parâmetros.
Exemplo: Exemplo
Valor líquido do Lançamento = 600,00
Valores do crédito do arquivo de retorno = 500,00
Parametrização: • Diferença
Parametrização do sistema
- Diferença para geração da baixa parcial = 50,00
Nesse caso, ao importar o retorno será gerada uma baixa parcial de 500,00, indiferente se for informado "valor a menor = desconto", porque a diferença de 100,00 é superior ao valor indicado nos parâmetros.
Se o valor do crédito no arquivo de retorno fosse 560,00 a diferença equivalente a 40,00 seria reconhecida como "Desconto" ou outro valor que você determinasse no momento da importação do retorno. • Diferença
- Diferença para geração de Adiantamento = 150,00
Ao importar um arquivo de retorno cujo valor do credito for superior ao valor líquido do Lançamento, a ação será tomada conforme o valor informado nesse parâmetro.
Exemplo: Valor
Valor líquido do Lançamento = 600,00
Valores do crédito do arquivo de retorno = 800,00
O lançamento será totalmente quitado e será gerado um lançamento do tipo "Adiantamento" pelo valor de 200,00 baixado. Consequentemente será gerado um Lançamento tipo Crédito de Adiantamento no mesmo valor.
Se o valor da diferença for inferior a 150,00, o sistema irá reconhecer essa diferença no campo indicado no momento da importação do retorno.
Observação:
O sistema oferece outro recurso (parâmetros da integração Bancária) que é considerar os valores do arquivo de retorno sobrepondo dos Lançamentos.
Nesse caso, os acréscimos e descontos serão destacados no arquivo de retorno e serão reconhecidos em cada lançamento no momento da importação.
Exemplo:
Valor original = 100,00 00
Juros = 1,00
Valor liquido = 101,00
No arquivo de retorno os juros informados foram de 1,20. Após a importação do retorno, o valor dos juros do lançamento será reconhecido por 1,20.
Utilizar Conta/Caixa do Lançamento: A baixa será realizada utilizando a conta caixa do lançamento ao invés de usar a conta caixa informada no momento da importação do retorno.
DICADica
Ao importar o arquivo de retorno, o sistema identifica os lançamentos pelo IDBOLETO e produz a baixa total ou parcial de todos os Lançamentos de mesmo IDBOLETO.
Como identificar o IDBBOLETO no arquivo de retorno? Nas posições que identificam o lançamento para baixa deverá ter o numero UM logo após a Coligada, ou seja, CODIGO DA COLIGADA(com 3 dígitos) + UM + IDBOLETO
Exemplo 0011000000000000000006974, onde:
001 = Código da Coligada
1 = Caracteriza que é um IDBOLETO
000000000000000006974 = IDBOLETO
| Veja Também |
Procedimento para importar arquivos de retorno Débito Automático
Dados Bancários