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Produto: | Microsiga Protheus® |
Módulo: | SIGAFAT - Faturamento |
Conceito
O controle de Poder DE/EM terceiro no sistema Protheus consiste na gestão automática de um Saldo Físico de Produto que se encontra temporariamente nas seguintes condições:
- Produto meu EM poder de TERCEIRO → Produto físico que me pertence mas ficará temporariamente em Poder de um Terceiro (Parceiro).
- Produto DE TERCEIRO em meu Poder → Produto físico que pertence ao Terceiro (Parceiro) mas ficará temporariamente em meu Poder.
A gestão automática permite um controle correto dos saldos de Estoque, de modo que a organização tenha disponível a informação de que determinado saldo precisa ser retornado. Essa gestão valida ainda diversos processos que movimentam o Estoque de modo a permitir ou não essa movimentação considerando a operação DE/EM terceiro garantindo assim a integridade do Saldo.
Alguns processos em que a gestão automática do Saldo DE/EM Terceiro se faz essencial são: conserto, beneficiamento, armazenamento, consignação, empréstimo, etc (os quais abordaremos em detalhes a seguir).
Considerações importantes:
- Cadastro de Cliente OU Fornecedor é uma Classificação específica do Protheus. Para o SEFAZ ambos são considerados como ENTIDADE. Alguns processos no Protheus requerem o cadastro de uma Entidade em ambos os cadastros (Cliente e Fornecedor).
Identifiquei uma possível inconsistência comparando Relatórios
É importante esclarecer que não comparamos relatórios diferentes esperando obter dados idênticos.Relatórios diferentes podem realmente não exibir exatamente os mesmos dados/valores/resultados, pois foram projetados com finalidades diferentes. Possuem "filtros"/ parâmetros diferentes, os quais delimitam os resultados a serem demonstrados, e os quais têm como base para montagem dados diferentes; etc.
Assim, para uma concepção, considere que um determinado relatório para estar de acordo, deve ser coerente (não com outro relatório, mas sim):
- Com os parâmetros definidos na impressão DESTE relatório;
- Com as Tabelas utilizadas por ESTE relatório de acordo com sua própria Proposta / projeção;
- Com os registros gravados nas Tabelas consultadas (alimentados pelas rotinas respectivas).
Caso identifique um dado questionável em relatório, recomendamos a seguinte análise:
- Certifique-se em qual dos relatórios analisados está demonstrando o resultado incorreto de acordo com tua percepção;
- Retire este relatório, dando atenção aos parâmetros, pois eles irão limitar e tratar os dados a serem exibidos;
- Acesse a rotina que gerou este dado para avaliar se o relatório está incoerente com o próprio registro na base (por exemplo, se é um relatório de Faturamento: acessar a rotina Doc. Saída, para verificar os dados gravados na NF);
- Se o relatório estiver de acordo com o registro, então não há problemas com o relatório, e a avaliação terá de ser feita sobre o registro/ a rotina para compreender o motivo de o registro ter sido gravado com tal dado questionado.
(Neste caso, é necessário identificar qual o processamento está sendo realizado no sistema, o qual está produzindo esses dados).
Questionamentos Gerais
- FAT0222_Perguntas de Relatórios tipo Range (De/Ate, Range)
Como gerar Relatórios por Filial (De Filial A / Até Filial C)?
A opção de relatório por Filial está disponível para Ambiente que utiliza o Conceito de Gestão de Empresas. Para o botão gestão de empresas ser exibido são necessários três requisitos:
- Utilizar um sigamat com gestão de empresas configurado. Entenda a Criação de Empresas e Filiais ; Veja aqui Como converter uma empresa/filial para o formato de Gestão de Empresas.
- O modo de compartilhamento da(s) tabela(s) consultada(s) pelo relatório deve(m) ser compartilhado(s);
- No fonte do relatório, na classe TRSection, deve ser informado o ALIAS do relatório.
FAT0226_Parâmetro_Descrição_nos_Relatórios_do_módulo_Faturamento
Como configurar o sistema para que os relatórios sejam emitidos em formato Personalizável?
Utilize parâmetro MV_TREPORT (Vale ressaltar que vários relatórios não utilizam mais o formato antigo não personalizável - descontinuada versão não personalizável).
A opção de "Personalizar" é limitada para alguns relatórios. Alguns relatórios não permitem realmente inserir / remover / modificar campos a serem exibidos pois foram desenvolvidos para estruturar os dados de acordo com o layout pré-definido. Caso seja imprescindível, avalie a alternativa de customização, conforme detalhes acima.
A configuração de "Ordem" disponibilizada na impressão dos relatórios não possui opções para todos os relatórios. Alguns relatórios não permitem redefinir a ordem em que os dados serão apresentados.Retorno Simbólico consiste na emissão de uma Nota para fins de ajuste dos controles internos
Operações Específicas
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