Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 

Normalmente, o TOTVS | Application Server configurado para ser utilizado como balanceamento de carga (Load Balance) também é configurado para funcionar como um LockServer. Porém, é possível subir um serviço, do TOTVS | Application Server, separado, para uso exclusivo como LockServer.

 

Exemplo

Considere um ambiente Linux com 3 máquinas/servidores:

  1. Máquina MASTER - IP 192.168.0.1
  2. Máquina SLAVE1 - IP 192.168.0.2
  3. Máquina SLAVE2 - IP 192.168.0.3

Sendo que, para cada máquina serão colocados os seguintes serviços:

  • MASTER - um serviço do TOTVS | Application Server para balanceamento de carga, um serviço para Web Services e outro para WorkFlow.
  • SLAVE1 e SLAVE2 - um serviço do TOTVS | Application Server em cada uma das máquinas para atenderem ao balanceamento de carga e o serviço de balanceamento de carga também será utilizado como LockServer.

Desta forma, será necessário proceder da seguinte forma:

Criar a configuração de LockServer Server, no serviço utilizado como balance, especificando o endereço IP da máquina e a mesma porta de conexão remota, configurada na seção [TCP] (Exemplo: 1234).
Exemplo
[LockServer]Enable=1Server=192.168.0.1Port=1234

 

Copie toda a seção [LockServer], para todos os demais arquivos de configuração do TOTVS | Application Server de todos os equipamentos e serviços envolvidos, sem a chave Enable=1, pois todos serão Client desse LockServer.
Exemplo
Portuguese

Pagetitle
Seção [LockServer]
Seção [LockServer]

A seção [LockServer], define pode definir um servidor de aplicação como servidor de locks e também pode ser utilizada para indicar que o sistema deve utilizar um servidor de locks.

Abrangência
ERP 10 e 11

Índice

 

Nota

Utilização

Em ambientes Linux, deve-se configurar um servidor de locks para gerenciamento dos arquivos e pastas utilizadas mesmo quando temos somente um servidor de aplicação sendo executado.

info

O uso de um servidor de locks é necessário para contornar uma limitação referente ao acesso e uso exclusivo de arquivos e pastas em ambiente Linux.

Nota

Estrutura

O servidor de locks deve ser um dos primeiros servidores de aplicação a ser inicializado e um dos últimos a ser finalizado.

Caso o serviço não esteja ativo, todos os outros serviços que realizarem uma requisição serão interrompidos com uma ocorrência de erro de conexão com o LockServer

Estrutura

Veja a seguir as

A seguir, veja a documentação das

chaves relacionadas à seção [LockServer]:

:

Page Tree

Chave

root

Descrição

@self

Enable

Indica se o TOTVS | Application Server será um servidor de Locks.

Messagelog

Esta chave permite apresentar/gravar as operações e mensagens, no arquivo de log do console TOTVS | Application Server, de comunicação com o LockServer enviados/recebidos pelo serviço do TOTVS | Application Server configurado atualmente.

PortDefine o número da porta de conexão remota, usada pelo TOTVS | Application Server, que funcionará como servidor de Locks.
ServerIndica o endereço IP do equipamento, onde está instalado o TOTVS | Application Server, que funcionará como servidor de Locks.
Informações

Normalmente o servidor de aplicação utilizado como Master para balanceamento de carga também é configurado como servidor de locks entretanto é possível iniciar uma nova instância exclusivamente como LockServer.

Exemplos

Instância única

Em ambientes onde somente um único servidor de aplicação atende todos os usuários (pequenos ambientes de produção ou ainda ambientes de desenvolvimento), somente é necessário configurar a seção [LockServer] como abaixo:

Sem Formato
[LockServer]
Enable=1
Server=127.0.0.1
Port=1234

(aviso) A chave Port corresponde à porta do servidor de aplicação que recebe as requisições.

Múltiplas instâncias/ambientes balanceados

Em ambientes balanceados e em ambientes que separamos um servidor de aplicação para algum serviço específico, é necessário configurar um LockServer e nos demais indicar o uso do LockServer configurado.

Configuração do LockServer:

Sem Formato
[General]
CanAcceptFSRemote=1

[LockServer]
Enable=1
Server=192.168.1.100
Port=1234

(aviso) Supondo que o IP do servidor de aplicação (que é o servidor de locks) seja 192.168.1.100

(aviso) A chave Port corresponde à porta do servidor de aplicação que recebe as requisições.

Configuração nos demais servidores:

Sem Formato
[General]
CanAcceptFSRemote=1
 
[LockServer]
Enable=0
Server=192.168.1.100
Port=1234

(aviso) A chave Port corresponde à porta que o servidor de locks que recebe as requisições.

Referências

Para mais informações, consulte:

[LockServer]Server=192.168.0.1Port=1234

 

Insira na seção [General], a chave CanAcceptFSRemote=1, apenas no serviço que será utilizado como LockServer (nesse exemplo, o mesmo serviço do balance).
Exemplo
[GENERAL]CanAcceptFSRemote=1

 

Importante

O serviço do TOTVS | Application Server, utilizado como LockServer, deve ser um dos primeiros a ser inicializado, pois se não estiver ativo quando os outros serviços do sistema realizarem requisições para o mesmo, as aplicações AdvPL ao serem executadas, abortarão com ocorrência de erro de conexão com o LockServer.

Consequentemente, este serviço deve ser um dos últimos a ser finalizado, pois durante o uso das aplicações AdvPl nesse ambiente, se o serviço usado como LockServer for parado e/ou derrubado, quando os outros serviços do sistema ainda estão executando operações, jobs e conexões de usuários, todas as aplicações que tinham uma conexão estabelecida com o LockServer vão abortar com ocorrência de erro de conexão com o LockServer.