1. Suspensão da nota fiscal de venda no processo de devolução de produto de conserto 1.1 No TRAFM060, foi realizada uma venda do produto 99 gerando uma transação de saída. Esta transação foi encerrada e atendida gerando fatura e nota fiscal conforme as imagens abaixo:
Imagem 1 - TRAFM060 - transação de venda do produto 99
Imagem 2 - nota fiscal e fatura geradas pela transação de venda da imagem 1
1.2 No TRAFM060, foi feita uma devolução de venda pelo cliente para conserto do produto usando o código de operação de devolução de conserto cadastrado no parâmetro DS_LST_OPER_TRA_CONSERTO, conforme imagens abaixo:
Imagem 3 - código de operação de devolução de conserto cadastrado no parâmetro DS_LST_OPER_TRA_CONSERTO
Imagem 4 - TRAFM060 - transação de devolução do produto vendido na imagem 1
Imagem 5 - TRAFP062 - ao entrar o produto na transação de devolução será aberto o TRAFP062 para que seja referenciada a nota de venda correspondente à devolução que está sendo feita (indicada na imagem 2) A transação de devolução deve ser encerrada e atendida para que o produto/nf venda fique suspenso. Após este processo, o produto devolvido da transação de devolução acima fica com o produto/nf venda suspenso, de forma que não possa ser feita outra devolução para o mesmo produto/nf. No TRAFM060, ao fazer em seguida uma nova devolução de conserto referenciando no TRAFP062 a mesma nf/produto da primeira devolução (imagem 5), deve ser dada uma mensagem de erro conforme imagem abaixo:
Imagem 6 - mensagem de erro dada no TRAFM060 ao tentar fazer a devolução de um produto/nf venda que já está devolvido e suspenso
1.2 Suspensão da nota de compra do fornecedor no envio de produto para conserto ao fornecedor (no processo de conserto) No TRAFP095, processo de conserto, após a devolução no TRAFM060 com o código de operação de conserto (imagem 3), foi gerado um conserto com o mesmo código da operação. Neste conserto, quando o usuário realiza a atividade de encaminhar o produto ao fornecedor, será solicitada uma nf de compra para ser referenciada na devolução, conforme imagens abaixo:
Imagem 7 - TRAFP095 - encaminhar produto ao fornecedor para conserto
Imagem 8 - TRAFP062 - referenciando a nota fiscal de compra do fornecedor Neste processo, o usuário deve encerrar e atender a transação de saída para o fornecedor. Após este processo no TRAFP095, o produto/nf compra ficam suspensos. Se uma nova devolução do mesmo produto/nf compra for feita ao fornecedor pelos componentes FISFP083 ou TRAFP056 o processo será bloqueado, conforme imagens abaixo:
Imagem 9 - FISFP083 - fazendo uma devolução da mesma nota fiscal de compra que está suspensa pelo processo de conserto. Verificar que para esta nota existem 3 peças do produto já devolvidas e um saldo de 247 peças. Uma das peças devolvidas corresponde à peça em conserto deste exemplo.
Imagem 10 - FISFP083 - mensagem de erro ao fazer a devolução da nota de compra que está suspensa. Só é possível fazer a devolução de da quantidade ainda não devolvida (saldo)
1.3 Liberação da suspensão da nota de compra do fornecedor no retorno de produto do fornecedor (no processo de conserto) Ao tratar o retorno do produto do fornecedor no TRAFP095, a suspensão da nota de compra/produto é liberada automaticamente, permitindo então um novo envio do produto ao fornecedor pelo FISFP083, conforme imagens abaixo:
Imagem 11 - TRAFP095 - tratamento do retorno do produto do fornecedor que vai liberar automaticamente a suspensão da nota de compra
Imagem 12 - FISFP083 - fazendo uma nova devolução ao fornecedor da mesma nota de compra que estava suspensa e foi liberada pelo processo de conserto no retorno do fornecedor. Verificar que a quantidade devolvida passou a ser 2 após o retorno do fornecedor (1 a menos da demonstrada na imagem 9 quando o produto/nf compra ainda estava suspenso).
Imagem 13 - FISFP083 - devolução do produto/nf de compra realizado com sucesso
1.4 Liberação da suspensão da nota de venda no retorno de produto ao cliente (no processo de conserto) No processo de conserto, quando for realizado o retorno do produto ao cliente, a nota de venda ficará automaticamente liberada da suspensão que foi feita no início do processo (pelo TRAFM060 na imagem 4). Assim, será possível uma nova devolução do produto por parte do cliente, conforme imagens abaixo:
Imagem 14 - TRAFP095 - realizando o retorno do produto ao cliente e liberando a suspensão da nota de venda Após a transação de saída gerada pelo processo da imagem 14 ter sido encerrada e atendida, a nota fiscal de venda ficou liberada da suspensão que havia sido feita na devolução do cliente demonstrada nas imagens 4 e 5. Assim, uma nova devolução pode ser feita pelo cliente como demonstrado nas imagens abaixo:
Imagem 15 - TRAFM060 - devolução do mesmo produto/nf venda que foi liberado no processo da imagem 14
Imagem 16 - TRAFP062 - chamado pelo TRAFM060 acima (imagem 15) para referenciar a nf de venda vinculada à devolução
Image RemovedImage Added Imagem 17 - TRAFM060 - retorno do TRAFP062 com o produto 99 da nf venda 18539 já liberados para efetuar a devolução
|