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ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Configuração
    1. Criar Oauth Provider
    2. Criar Oauth App
    3. Dataset Parâmeros
  4. Assinatura de Contratos 
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

No processo de Solicitação de Contratos (Workflow - Fluig), após a etapa "Gera Minuta Final", é possível mover o Workflow para a etapa "Encaminhar para Assinatura", onde será possível autenticar digitalmente o contrato produto da solicitação. A autenticação da assinatura digital será garantida pela parceira Soluti, que fornecerá uma chave eletrônica (token) via aplicativo para que o usuário realize a assinatura.

Esta funcionalidade elimina a necessidade de ter uma versão em papel do documento que necessita ser assinado, otimizando o processo de aprovação de contratos. 

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

03. Configuração

a. Criar Oauth Provider - Painel de Controle / aba WCM / Oauth Provider

AçãoDescrição
Acesse o Oauth Provider

No Fluig, acesse o Painel de Controle, vá até a aba WCM / Oauth Provider


Adicione um Oauth Provider

Preencha os campos obrigatórios, considerando:

  • O campo oAuth Provider deve ser preenchido como "WCM";
  • Os campos Acess Token URL, Request Token URL, User Authorization URL, deverão ser preenchidos com as URLs padrões da aPI Fluig, sendo elas:
    • Acess Token URL: http://<computername>/portal/api/rest/oauth/access_token

    • Request Token URL: http://<computername>/portal/api/rest/oauth/request_token

    • User Authorization URL: http://<computername>/portal/api/rest/oauth/authorize


b. Criar Oauth App - Painel de Controle / aba WCM / Oauth App

AçãoDescrição
Acesse o Oauth App

No Fluig, acesse o Painel de Controle, vá até a aba WCM / Oauth App


Adicione um Oauth App

Preencha os campos obrigatórios, considerando:

  • O campo oAuthProvider deve ser preenchido com o oAuthProvider criado anterioriormente (item a).

Gerar Token Usuário

Após adicionar o Oauth Application, selecione o mesmo e clique em Usuário Aplicativo, em seguida clique no botão Gerar Token para que o usuário seja criado.


Permissionamento


c. Premissionamento de Usuário

Ao gerar um usuário Aplicativo, automaticamente será criado um usuário Fluig correspondente, usuário este que irá executar as assinaturas digitais dentro do processo de Solicitação de Contratos, porém, para que esta ação seja possível, é necessário permitir que este tenha acesso aos documentos a serem autenticados. Para tanto, é necessário incluí-lo aos devidos Grupos, conforme configuração do cliente

.

.


AçãoDescrição
Criar Grupo

Acesse o Painel de Controle, na aba Gerais, clique em Grupos. Adicione um novo grupo.

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Vincular Usuário ao Grupo

Acesse o Painel de Controle, na aba Gerais, clique em Usuários. Localize o Usuário Aplicativo e edite-o. Inclua o Grupo criado anteriormente e salve.

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Vincular o Grupo à Pasta de Documentos

Acesse a pasta onde serão armazenadas as minutas de contrato, acesse as propriedades da mesma e vincule o grupo criado anteriormente, com o Nível de Segurança Total (T).

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dc. Dataset Parâmetros  

AçãoDescrição
Atualizar dsParamsSIGAJURI

Atualize o dataset dsParamsSIGAJURI com as informações do ambiente do cliente, considerando:

A coluna sOathAppPublic deve ser preenchida com o conteúdo do campo Consumer Key do Oauth App criado anteriormente;

A coluna sOathAppPrivatedeve ser preenchida com o conteúdo do campo Consumer Secret do Oauth App criado anteriormente;

A coluna OathTokenPublic deve ser preenchida com o conteúdo do campo Access Token gerado para o usuário do Oauth App criado anteriormente;

A coluna OathTokenPrivatedeve ser preenchida com o conteúdo do campo Token Secret gerado para o usuário do Oauth App criado anteriormente;

A coluna sFluigHostName deve ser preenchida com o endereço IP do cliente.

Card documentos
InformacaoUse esse box para destacar informações relevantes e/ou de destaque.
TituloIMPORTANTE!


04. Assinatura de Contratos

(Fluig) Solicitação de Contratos - Encaminhar para Assinatura 

AçãoDescrição
Encaminhar para Assinatura

Após a etapa Gerar Minuta Final, ao enviar o formulário, selecione a etapa Encaminhar para Assinatura como próxima atividade.

Será apresentado no inicio do formulário o grupo de campos Assinatura Digital. No campo Documento, selecione um documento em formato PDF a ser autenticado. Os usuários selecionados no campo Assinadores serão adicionados e separados por ";" no campo disposto logo abaixo.

Nota: Somente documentos em formato PFD serão listados para seleção.

Após preencher os campos da Assinatura Digital, envie o formulário.

Valida AssinaturaSelecione a etapa Valida Assinatura como próxima atividade. A etapa Valida Assinatura é uma etapa automática, ela é responsável por: para quem a solicitação de assinatura deve ser direcionada (conforme a lista de assinadores definida na etapa anterior)
Assinar Contrato

Os assinadores receberão a solicitação de contratos na etapa Assinar Contrato, de acordo com a ordem de inclusão dos usuários na lista de assinadores realizada na etapa Encaminhar para assinatura.

Para que o assinador possa assinar digitalmente o contrato, ele deve possuir a assinatura Certillion ID e através do aplicativo obter o Token a ser informado para realizar a autenticação.


Card documentos
InformacaoUse esse box para destacar informações relevantes e/ou de destaque.
TituloIMPORTANTE!


05. TABELAS UTILIZADAS