Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Neste caso o arredondamento ocorre na geração da requisição de material conforme a unidade de medida de compra do Produto conforme as regras descritas abaixo.
1º - A quantidade será arredondada considerando o total acumulado ( quantidade dos os itens de mesmo produto e data de entrega ) na unidade de medida de compra.
         Exemplo: Veja que a fração é permitida na unidade do planejamento do insumo KG, e como o somatório dos itens da uma quantidade total sem fração não temos arredondamento.
 

TAREFA

PRODUTO

QUANTIDADE INSUMO
( PLANEJAMENTO )

QUANTIDADE PRODUTO

UNIDADE DO PRODUTO (UNIDADE COMPRA)

DATA ENTREGA

TOTAL QUANTIDADE

001.04.03.07.01 – CHAPISCO C/ ARGAMASSA DE CIMENTO

CIMENTO PORTLAND

24,5

0,5

KG

01/02

TOTAL 1 SACO 50 KG

001.04.03.07.02 - REBOCO C/ ARGAMASSA DE CIMENTO

CIMENTO PORTLAND

25,5

0,5

KG

01/02

 


001.04.03.07.02 - REBOCO C/ ARGAMASSA DE CIMENTO

CIMENTO PORTLAND

25

0,5

KG

01/03

Neste caso temos o arredondamento para 1 Saco de Cimento, ou seja mais 25 KG no Pedido.

2º - O arredondamento é incluído no item de tarefa, que possuir maior saldo de quantidade, para evitar superar a necessidade do projeto. 3º - Será permitido superar a necessidade do projeto, caso seja necessário arredondamento do item para a compra. 4º - Caso um pedido de algumas tarefas, tenha solicitado uma quantidade superior pelo arredondamento, ao solicitar um novo pedido para outras tarefas, esta quantidade será abatida de forma a evitar que seja superado a quantidade total planejada para o projeto. 5º - O sistema realizara este cálculo tanto no processo de geração do pedido, quanto em alterações que afetem tal calculo ou processos como a alteração do histograma resumo ou alterações em grupo. 6º - Caso uma alteração permita que seja possível realizar a compra da quantidade solicitada sem arredondamento, o arredondamento poderá ser desfeito.              Exemplo:

TAREFA

PRODUTO

QUANTIDADE INSUMO
( PLANEJAMENTO )

QUANTIDADE PRODUTO

UNIDADE DO PRODUTO (UNIDADE COMPRA)

DATA ENTREGA

TOTAL QUANTIDADE

001.04.03.07.01 – CHAPISCO C/ ARGAMASSA DE CIMENTO

CIMENTO PORTLAND

24,5

0,5

KG

01/02

Neste caso temos o arredondamento para 1 Saco de Cimento, ou seja mais 25 KG no Pedido.

001.04.03.07.02 - REBOCO C/ ARGAMASSA DE CIMENTO

CIMENTO PORTLAND

25

0,5

KG

01/03

Neste caso temos o arredondamento para 1 Saco de Cimento, ou seja mais 25 KG no Pedido.

AO ALTERAR PARA A DATA DO SEGUNDO ITEM, DE FORMA QUE OS DOIS ITENS SEJAM AGRUPADOS NA GERAÇÃO DO PEDIDO DE COMPRA, NÃO SE FAZ MAIS NECESSARIO ARREDONDAMENTO E O MESMO É REMOVIDO.

TAREFA

PRODUTO

QUANTIDADE INSUMO
( PLANEJAMENTO )

QUANTIDADE PRODUTO

UNIDADE DO PRODUTO (UNIDADE COMPRA)

DATA ENTREGA

TOTAL QUANTIDADE

001.04.03.07.01 – CHAPISCO C/ ARGAMASSA DE CIMENTO

CIMENTO PORTLAND

24,5

0,5

KG

01/02

Não temos arredondamento pois o total do item para a data é 1 saco de 50 KG, o arredondamento de 25 KG para cada item é removido.

001.04.03.07.02 - REBOCO C/ ARGAMASSA DE CIMENTO

CIMENTO PORTLAND

25

0,5

KG

01/02


 
 
Utilizado em Composição por Produção: Informe se este insumo poderá ser utilizado também em composição por produção e escolha o grupo DNIT a que pertence este insumo.
Observação: Se o grupo DNIT escolhido for Equipamento, aparecerá a pasta Custo Horário.
Se a integração com o Suprimentos/Faturamento estiver ativa, aparecerá a pasta Produtos do Suprimentos/Faturamento .
Campo % Improdutividade: O campo Improdutividade é uma propriedade do insumo. O valor lançado neste campo será em percentual e será aplicado à quantidade do insumo quando este for utilizado em uma composição ou diretamente a uma tarefa. Na curva ABC de insumos o campo % Improdutividade será considerado. Será mostrado pelo campo Valor total. A Curva ABC de insumos foi ajustada para exibir o valor do campo % Improdutivo; Qtde.Total = QTDEIMPRODUTIVA + QUANTIDADE Valor Total = VALORIMPRODUTIVO + VALOR
Pasta Descrição Completa
Esta pasta possui um único campo texto destinado ao cadastramento de uma descrição detalhada do insumo. Este campo não possui limitações.
Observação: Para imprimir esse campo através do gerador de relatórios, defina o número de linhas que deseja imprimir. Para isso, clique sobre o campo com o botão direito do mouse, selecione a opção "Máximo de linhas" e informe o número de linhas desejadas.
Pasta Campos Livres
Poderão aparecer ou não 5 campos livres alfanuméricos e 5 campos livres de valor, dependendo do parâmetro (menu Opções | Parâmetros | RM Solum | Projetos | Pasta Campos Livres | Subpasta Insumos). Informe o conteúdo dos campos livres ativos. São desativados da janela de edição, automaticamente, os campos livres que não têm descrição (nome). Para desativá-los da visão, deve-se utilizar o ícone "Configurar Colunas".
 
Pasta Custo Horário
 
Esta pasta aparecerá apenas se o campo "Utilizado em Composição por Produção" na pasta Identificação estiver marcado e o grupo DNIT escolhido for o de Equipamento ou de Mão-de-obra. Ela se divide em duas subpastas:
-Planilha:
Selecione o nome da planilha eletrônica que irá calcular o valor produtivo e o valor improdutivo do equipamento ou o valor unitário da mão-de-obra.
-Célula para Valor Produtivo: Informe o endereço de célula da planilha, que após o cálculo, irá trazer o valor produtivo do insumo. Esta célula também é utilizada para retornar o valor unitário do insumo de mão-de-obra.
-Célula para Valor Improdutivo: Informe o endereço de célula da planilha, que após o cálculo, irá trazer o valor improdutivo do insumo.
-Aparecerão até 20 campos livres. As descrições destes campos são definidas no parâmetro (Menu Opções | Parâmetros | RM Solum | Projetos | Custo Horário). Informe o valor destes campos livres.
 
Exemplo: J25, onde J é a coluna e deve estar em maiúsculo e 25 é a linha na planilha selecionada.
 
Com estes 3 campos acima informados (obrigatoriamente), será possível fazer o cálculo do custo horário, clicando no botão "Calcular". Ao clicar no botão será mostrado na visão o Valor Calculado do insumo, com seu valor produtivo e improdutivo. Para o custo horário de mão-de-obra são solicitados apenas os campos "Nome" da planilha e "Célula para valor produtivo".
Para incluir e ativar estes preços no insumo, após o cálculo, marque a caixa de opção "Inserir como preço ativo" e clique no botão "Salvar Preço". Todo preço calculado inserido terá sua descrição nomeada como "calculado". Se já existir um preço com a descrição "Calculado" ao clicar no botão "Inserir Preço do Insumo", o preço do insumo será substituído ao invés de inserir um novo.
Portanto, recomendamos que ao após a criação de um preço "Calculado" o mesmo tenha a sua descrição modificada.
Observação: Este cálculo pode ser feito também através da opção Calcular Custo Horário (Menu Opções), onde poderão ser calculados os valores produtivos e improdutivos de mais de um insumo (equipamento) de uma vez.
 
Exemplo: Passos para Cálculo e Impressão do Custo Horário de Equipamentos:
Inclusão das variáveis globais e das variáveis do insumo através do parâmetro (Menu Opções | Parâmetros | RM Solum | Projetos | Custo Horário).
Criação da planilha com estas variáveis e fórmulas para o cálculo dos valores produtivo e improdutivo do equipamento.
Indicação da planilha e das células dos valores produtivo e improdutivo do equipamento (Janela de Edição do Insumo).
Cálculo dos valores produtivo e improdutivo na Janela de Edição de Insumo (pasta custo horário) ou pela opção "Calcular Custo Horário" (Menu Opções).
Impressão das planilhas pela própria janela da planilha ou pela opção "Composição de Custo Horário" (Menu Relatórios).
 
Exemplo: Passos para Cálculo e Impressão do Custo Horário de Mão-de-obra:
Inclusão das variáveis globais e das variáveis do insumo através do parâmetro (Menu Opções | Parâmetros | RM Solum | Projetos | Custo Horário).
Criação da planilha com estas variáveis e fórmulas para o cálculo dos valores produtivo e improdutivo do equipamento.
Indicação da planilha e da célula do valor unitário da mão-de-obra (Janela de Edição do Insumo).
Cálculo do valor produtivo na Janela de Edição de Insumo (pasta custo horário) ou pela opção "Calcular Custo Horário" (Menu Opções).
Impressão das planilhas pela própria janela da planilha ou pela opção "Composição de Custo Horário" (Menu Relatórios).
Atenção: Para o funcionamento correto da planilha eletrônica utilizada pelo RM Solum, base do Custo Horário, o Windows deve estar configurado para trabalhar com as configurações regionais do Brasil. Para alterar essas configurações vá ao menu Iniciar | Painel de Controle | Configurações Regionais e mude para "Português (Brasileiro)". Se o seu Windows estiver na língua inglesa vá ao menu Start | Settings | Control Panel | Regional Settings Properties e mude para "Portuguese (Brazilian)".
 
Pasta Produtos de Suprimentos/Faturamento
Esta pasta aparecerá apenas se o campo "Integrado com o RM Nucleus" no menu Opções | Parâmetros | RM Solum | Projetos, na pasta Integrações estiver marcado.
Somente produtos de último nível: Marque essa opção para definir a visualização somente dos produtos de último nível, nos campos de seleção Código, Nome Fantasia e Descrição. Caso a mesma fique desmarcada todos os produtos ficam visíveis.
Código: Informe o código do produto do RM Nucleus correspondente a este insumo.
Nome Fantasia: Informe o nome fantasia do produto do RM Nucleus correspondente a este insumo.
Descrição: Informe a descrição do produto do RM Nucleus correspondente a este insumo.
Unidade: Será preenchida automaticamente com a unidade do produto selecionado através do código ou da descrição do produto.
Observação: Um insumo só pode ser relacionado a um produto do RM Nucleus, depois que for gravado.
 
Principal: O número 1 indica que o produto é principal, ou seja, será o produto enviado para o RM Nucleus. Somente um produto pode ser definido como principal. Os demais produtos recebem o número 0 (zero).
Num. do Fabricante: Número do produto no fabricante.
Produto Inativo: Indica se o produto está ativo ou não no RM Nucleus.
 
Pasta Insumos Associados
Determinados insumos sempre são acompanhados por outros, ou seja, sempre que ele for inserido como recurso de uma composição os outros insumos terão que ser inseridos. Insira nessa pasta os insumos que acompanham o insumo que está em edição. Dessa forma, ao inserir um insumo como recurso de uma composição, os insumos existentes na pasta Insumos Associados também serão inseridos como recursos da composição.
Exemplo: Suponha que, sempre que o insumo Motoscraper for inserido numa composição, será necessário inserir também os insumos Operador e Ajudante. Para facilitar o cadastramento das composições, no cadastro do insumo Motoscraper, nessa pasta, deve-se inserir os insumos Operador e Ajudante. Quando o insumo Motoscraper for inserido numa composição, serão inseridos, automaticamente, o Operador e o Ajudante, com quantidade igual a um.
 
Pasta Funções
Código: Selecione o código da função a ser associada ao insumo em edição.
Nome da Função: Selecione a descrição da função correspondente ao insumo editado.
Somente insumos que são do grupo DNIT B no grupo de custo é que podem ter uma função associada, ou seja, somente insumos do grupo de mão-de-obra. Esse campo não poderá ser modificado, se houver uma apropriação para o insumo corrente.
Observação:Campo visível somente se houver integração com o RM Labore. Se a função está inativa, ela não fica disponível para seleção. Se a função foi desativada e estava vinculada a algum insumo, ao abrir a pasta "Funções" a mesma será desvinculada automaticamente.
 
Pasta Bens
Código: Selecione o código do grupo de bem a ser associado ao insumo em edição.
Descrição: Selecione a descrição do grupo de bem correspondente ao insumo editado.
 
Observação: Somente insumos que estão em grupos de custo unitário que pertencem ao grupo DNIT A (Equipamentos) ou F (Transporte) podem ter grupos de Bens associados.
Campo visível somente se houver integração com o RM Bonum. O grupo de bem não poderá ser modificado, se houver uma apropriação para o insumo corrente.
 
Pasta Integrações
 
Integração EMOP Código: Código do insumo na EMOP – Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro. Esse código será verificado na importação de recursos das composições, insumos e preços, permitindo que o código do RM Solum seja alterado.
Integração FGV Código: Código do insumo na FGV – Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Esse código será verificado na importação de recursos das composições, insumos e de preços, permitindo que o código do RM Solum seja alterado.
 
Pasta Campos Complementares
São visualizados os campos complementares cadastrados no menu Cadastros | Campos Complementares. Nessa janela os dados devem ser informados. Caso tenha sido definida uma validação do campo complementar com base numa tabela dinâmica, o mesmo será validado nesse momento. Os campos complementares podem ser do tipo Data, Inteiro, Real ou Alfanumérico.

Image Modified

Informações Complementares


...

Preço do Insumo
 
Insumos para contratação
 
Excluir insumos não utilizados
 
Fórmulas para se calcular o valor dos insumos.
 
Equalização de Insumos.
 
Insumo Derivado – Aba Insumo DerivadoInsumo Derivado - Aba Insumo Derivado
 
Insumo Receita com Derivação - Aba Insumo Derivado
 
Código Automático de Insumo
 
 

Image Modified

Como Fazer


...

Especializar Insumo
 
Importar Preços de Suprimentos/Faturamento
 
Alteração Geral de Insumos