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Informando as opções Derivado ou Receita, a aba Insumo Derivado é habilitada.
Unidade: Informe a unidade do insumo, campo obrigatório.
Caso a unidade do insumo seja alterada, e a nova unidade não possua uma unidade base compatível com a unidade da lista de preços, deve-se alterar a unidade da lista de preços para a unidade do insumo.
O insumo cuja unidade é percentual não poderá ter preço cadastrado, pois será calculado pelo percentual do grupo de uma composição por produção ou por custo unitário, de acordo com o que foi definido no cadastro do grupo de custo.
 
Quando o Insumo é definido com a unidade do tipo Percentual (%) será disponibilizado um combo box para definir o Fator de Eficiência na execução de alguns serviços que impactam diretamente no custo de um Projeto. Os Fatores são os seguintes:
 
·          FIC - Fator de Influência de Chuvas: Em face de sua natureza essencialmente linear, o conhecimento das condições climáticas regionais constitui fator fundamental para o planejamento de uma obra de infraestrutura de transportes. Por meio do tratamento da série histórica de centenas de estações pluviométricas do país, o SICRO propõe a utilização de um Fator de Influência de Chuvas, o FIC, a ser aplicado sobre o custo unitário de execução dos serviços que sofram influência das chuvas em sua produção. FIC incidirá sobre o custo unitário de execução de mão de obra e equipamentos, das composições de custos principais, dos serviços auxiliares e dos transportes. Importante destacar que as atividades relacionadas à usinagem de materiais não fazem jus à aplicação do FIC.
 

·          FIT - Fator de Interferência do Tráfego: Durante a execução de obras em rodovias novas ou existentes, o volume de tráfego local é fator real de redução de produção dos serviços, principalmente nas proximidades dos grandes centros. Por essa razão, o SICRO apresenta o conceito de Fator de Interferência de Tráfego, o FIT, a ser aplicado sobre o custo unitário de alguns serviços nas obras de melhoramentos, de adequação de capacidade, de restauração, de conservação e de transporte, em função do volume médio diário de tráfego. No SICRO, a aplicação do FIT incidirá sobre todos os serviços que estejam sujeitos efetivamente à interferência do tráfego, cabendo ao orçamentista sua classificação e definição em função do volume médio diário e da proximidade de centros urbanos. No caso da elaboração de projetos que envolvam segmentos com comportamento heterogêneo em termos de volume médio diário de tráfego, recomenda-se definir um fator de interferência de tráfego médio em função da ponderação dos fatores de interferência obtidos nas diferentes seções em relação à extensão total do trecho. O FIT incidirá sobre o custo unitário de execução de mão de obra, equipamentos e momento de transporte.

Ao cadastrar o insumo que tenha o fator de eficiência, é necessário que a unidade do mesmo seja "Percentual", pois o cálculo envolvendo o FIC e FIT deve considerar os insumos que pertencem aos grupos DNIT específicos, sendo assim algumas validações se fazem necessárias:

·          Insumos com FIC: 
o    O Grupo de Custo no qual o insumo está associado deve ter o Grupo DNIT definido como "Nenhum";
o    O Grupo de Custo no qual o insumo está associado deve ter os Grupos DNIT sobre o percentual, definidos como "Equipamento" e/ou "Mão de Obra".
o    Os Grupo de Custo no qual o insumo está associado deve ter os Grupos de Custo Unitário sobre o percentual, definidos como "Equipamento" e/ou "Mão de Obra".
 
·          Insumos com FIT: 
o    O Grupo de Custo no qual o insumo está associado deve ter o Grupo DNIT definido como "Nenhum";
o    O Grupo de Custo no qual o insumo está associado deve ter os Grupos DNIT sobre o percentual, definidos como "Equipamento" e/ou "Mão de Obra" e/ou "Momento de Transporte".
o    Os Grupo de Custo no qual o insumo está associado deve ter os Grupos de Custo Unitário sobre o percentual, definidos como "Equipamento" e/ou "Mão de Obra" e/ou "Momento de Transporte".

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