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Backoffice

Visão Geral do Programa

O Backoffice dtem como objetivo realizar as parametrizações e configurações de uso do TOTVS PDV, Self Checkout e PDV Móvel; ele possibilita realizar as configurações de banco de dados e acesso, configurações de usuários e servidores, configurações de produtos, programa de fidelidade, permite também monitorar vendas e lançamentos pendentes, visualizar o faturamento, emitir relatórios e realizar atualização da versão.

Observação: Sempre que for realizada uma nova configuração no Backoffice é necessário dar carga no checkout aberto para que todas as determinações sejam devidamente aplicadas.


Objetivo da tela:

realizar as parametrizações e configurações de uso do TOTVS PDV, Self Checkout e PDV Móvel


 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

No início da tela são apresentados ícones de acesso rápido para facilitar a navegação no produto.

 

Ação:

Descrição:

Home

Representado pelo ícone , retornará à página principal sempre que for selecionado.

 Sair

Representado pelo ícone , realizará logout do sistema retornando para a tela de login.

Voltar

Representado pelo ícone , irá retornar à página anteriormente acessada.



Principais Campos e Parâmetros:

Dentre as principais funções do Backoffice, podem ser listadas: 

Campo:

Descrição

Configurações.

A opção permite acessar as configurações onde são encontradas as sub categorias:

  1. Conexão com Backoffice: Permite informar os dados para conexão com banco de dados do ERP.

    1.1. Host: Permite informar o host do banco;
    1.2. Porta: Permite informar o número da porta desejada;
    1.3. Base de Dados: Permite informar a base de dados do baco;
    1.4. Usuário: Permite informar o usuário do banco de dados;
    1.5. Senha: Permite informar a senha de acesso ao banco de dados;
    1.6. Testar: Opção que permite testar a conexão com o banco de dados quando selecionada;
    1.7. Salvar: Grava as informações pré definidas na tela.

  2. Alterar Senha Usuário: Permite alterar o usuário e senha do administrador do Backoffice.


  3. Atualizar Banco de Dados: Ao ser selecionada permite realizar a atualização do banco de dados.

Cadastros

Permite realizar as parametrizações de cadastros onde são encontradas as sub categorias:


Parâmetros Empresa: Permitirá configurar os parâmetros para os produtos conforme necessidade.

1. Parâmetros Configuráveis: Permitirá configurar as informações do checkout, ambiente, ERP e flags de permissões.

1.1. CNAE Fiscal: Permite informar o código CNAE Fiscal necessário. O campo tem preenchimento obrigatório;

1.2. Consulta Sefaz URL: Permite informar o link da SEFAZ para consulta de DANFE e NFC-e. Preenchimento obrigatório;

   1.3. Ambiente: Permite informar se será executado ambiente de homologação ou produção;

   1.4. IP do Servidor ERP: Permite informar o IP do servidor do ERP utilizado. Preenchimento obrigatório;

1.5. Porta do Servidor ERP: Permite informar a porta de conexão com o servidor do ERP ERP utilizado. Preenchimento obrigatório;

1.6. Tipo ERP: Permite selecionar o tipo de ERP utilizado. Preenchimento obrigatório;

1.7. IP do Servidor DocFiscal: Permite informar o IP do servidor com Doc Fiscal. Campo com preenchimento obrigatório;

1.8. Porta do Servidor DocFiscal: Permite informar a porta de conexão com o servidor do Doc Fiscal. Preenchimento obrigatório;

1.9. Valor Fixo Suprimento (R$): Permite informar o valor fixo de suprimento desejado para o pdv;

1.10. Valor Venda Identificação Cliente (R$): Permite informar um valor mínimo para a venda com identificação de cliente;

1.11. Número Vias Impressão Suprimento: Permite informar o número de vias para impressão de suprimento;

1.12. Número Vias Impressão Sangria: Permite informar o número de vias para impressão de sangria;

1.13. Valor de Monitoria da Sangria: Permite informar um valor fixo de monitoria das sangrias retiradas;

1.14. Mensagem de Monitoria da Sangria: Permite informar mensagem de monitoria para sangrias retiradas;

1.15. Percentual Máximo Acréscimo (%): Permite informar o percentual máximo de acréscimo nas vendas registradas;

1.16. Percentual Máximo Acréscimo Rodapé (%): Permite informar o percentual máximo de acréscimo no rodapé;

1.17. Tipo da Coleta de Senha Cliente Fidelizado: Permite informar se a coleta de senha do cliente fidelizado ocorrerá por teclado ou PinPad;

1.18. Sangria Obrigatória: Flag que permite ser marcada conforme necessidade para determinar a sangria do PDV como obrigatória;

1.19. Assinatura SAT/AC: Permite informar uma assinatura conforme necessidade. Para SAT em produção é necessário criar um arquivo de assinatura contendo o CNPJ da software house e do contribuinte, assinado pelo certificado digital da software house A1 ou A3. A assinatura deve ser validada previamente no site da Sefaz http://www.fazenda.sp.gov.br;

1.20. Desconto Atacado: Flag que permite ser marcada conforme necessidade para que permita desconto em produtos de atacado;

1.21. Permite Desconto Incondicional: Flag que permite ser marcada conforme necessidade para permitir desconto incondicionalmente;

1.22. Dispensa Taxa Delivery: Flag que permite ser marcada conforme necessidade para dispensar a taxa de entrega;

1.23. Permitir Registrar Item na Tela de Consulta: Flag que permite ser marcada conforme necessidade para possibilitar o registro de um tem na tela de consulta do pdv;

1.24. Emitir QR Code à Esquerda: Flag que permite ser marcada conforme necessidade possibilitando emitir QR Code à esquerda no pdv;

1.25. Iniciar Venda com Gaveta Aberta: Flag que permite ser marcada conforme necessidade possibilitando iniciar uma venda com a gaveta do caixa aberta;

1.26. Permite Desconto Item: Flag que permite ser marcada conforme necessidade possibilitando aplicar desconto no item desejado;

1.27. Utiliza Consulta Produtos Vinculados: Flag que permite ser marcada conforme necessidade para consultar produtos vinculados;

1.28. Aceita Cheques Terceiros: Flag que permite ser marcada conforme necessidade para aceitar cheques de terceiros no caixa;

1.29. Permite Número Cartão Fidelidade: Flag que pode ser marcada conforme necessidade permitindo informar número do cartão fidelidade;

1.30. Emite DANFE NFC-e Resumido: Flag que permite ser marcada conforme necessidade para emitir DANFE NFC-e resumido;

1.31. Limitar Movimento Único Por Operador: Flag que permite ser marcada conforme necessidade para limitar o movimento único por operador;

1.32. Utiliza Oferta Programada: Flag que permite ser marcada conforme necessidade para utilizar uma oferta programada previamente no Motor de Ofertas;

1.33. Permite Digitar Peso: Flag que permite ser marcada conforme necessidade permitindo digitar o peso do produto desejado;

1.34. Permite Acréscimo Item: Flag que permite ser marcada conforme necessidade para permitir acréscimo no item desejado;

1.35. Utiliza Oferta Padrão: Flag que permite ser marcada conforme necessidade para utilizar a oferta padrão no pdv;

1.36. Permite Cancelar Item Por Código de Barras: Flag que permite ser marcada conforme necessidade para autorizar o cancelamento de um item via código de barras.


2. Parâmetros Self-Checkout: Permite determinar os parâmetros para o Self Checkout.

2.1.   Finalizadora Padrão Pagamento Débito: Permite selecionar a finalizadora para pagamentos em cartão de débito;

2.2.   Finalizadora Padrão Pagamento Crédito: Permite selecionar a finalizadora para pagamentos em cartão de crédito;

2.3.   Finalizadora Padrão Pagamento Alimentação: Permite selecionar a finalizadora para pagamentos em vale alimentação;

2.4.   Meio Pagamento Padrão Débito: Permite selecionar o meio de pagamento para cartões de débito;

2.5.   Meio Pagamento Padrão Crédito: Permite selecionar o meio de pagamento para cartões de débito;

2.6.   Meio Pagamento Padrão Alimentação: Permite selecionar o meio de pagamento para cartões de débito;


3. Parâmetros PDV Móvel: Permite determinar os parâmetros para o PDV Móvel.


3.1. Caixa Padrão Para Papa Fila: Permite escolher qual o caixa padrão para os pedidos vindos do Papa Filas;

3.2.   Plano de Pagamento Padrão: Permite escolher qual o plano de pagamento padrão para o pedido vindo do Papa Fila;

3.3.   Meio de Pagamento Padrão: Permite selecionar o meio de pagamento padrão para os pedidos vindos do Papa Fila, podendo ser TK - Ticket, CHPR - Chequinho, BK - Cobrança bancária, CHPV - Cheque pré datado c/ cont. vale, CAR - Cartão crédito, CARV - Cartão crédito, CONV – Convênio, 001 – Banco do Brasil – Com.Bancária, C – Duplicata em carteira, GIFT – GIFT, AT – Automação Cobrança 1, PFID – Pontos Fidelidade, CHP – Cheque Pré Datado, CHV – Cheques a vista, D – Dinheiro, TR – Troco, CRED – Crédito Cliente, CANC – Cancelamento, 341 – ITAU – Cob.Bancária, 237 – Bradesco – Cob.Bancária, CHV2 – Cheques a vista.


4. Parâmetros Fixos: Apresentará as informações importadas do ERP previamente cadastrado não sendo possível editar no Backoffice, isso só é possível dentro do próprio ERP.




Servidores: Permite configurar os servidores e será permitido escolher entre os campos Servidores de Transação e Servidores Fiscais.

1. Servidores de Transação: Mostra a lista de servidores de transação cadastrados, permitindo adicionar um novo servidor, editar existentes , habilitar/desabilitar, e excluir conforme necessidade.

2. Servidores Fiscais: Mostra a lista de servidores fiscais cadastrados, permitindo adicionar um novo servidor, editar existentes , habilitar/desabilitar, e excluir conforme necessidade.




Usuários: Permitirá realizar as edições nos usuários cadastrados e será possível escolher entre os campos Grupos de Usuário e Usuários.

1.Grupos de Usuário: A opção mostrará a lista de grupo de usuários cadastrados, permitirá editá-los, removê-los e habilitar/desabilitar conforme a necessidade.

2. Usuários: Mostra a listagem de usuários cadastrados permitindo editá-los. Os usuários exibidos vem do cadastro já realizado previamente no ERP.




PDV: Permitirá realizar as configurações de PDV e será possível escolher entre os campos Personalizar Checkouts, Perfis de Caixa, Caixas, Mapeamento de Teclas e Funções PDV.

  1. Personalizar Checkouts: Essa opção permitirá personalizar os diretórios, visual e áudio dos caixas conforme necessidade.
    1.1.   Personalização de diretórios: Será possível informar o local onde as impressões serão salvas e o local onde se encontra a logomarca. Informe os campos conforme necessidade e em seguida selecione a opção Salvar. Caso deseje restaurar ao padrão inicial selecione a opção Restaurar.

    1.2.   Personalização Visual: Será possível selecionar o tipo de visualização do caixa, a cor principal e a cor complementar. Informe os campos conforme necessidade e em seguida selecione a opção Salvar. Caso deseje restaurar ao padrão inicial selecione a opção Restaurar.


    1.3.   Personalização Sonora: Será possível selecionar se o som ficará ativo, o tipo do som e a duração. Informe os campos conforme necessidade e em seguida selecione a opção Salvar. Caso deseje restaurar ao padrão inicial selecione a opção Restaurar.



  2. Perfis de Caixa: Essa opção permitirá configurar, adicionar e/ou remover um perfil para checkout conforme a necessidade. Será possível informar o código e descrição para o caixa, configurar a impressora, permitir o controle da gaveta do caixa, informar qual PinPad será utilizado, informar qual balança será utilizada, selecionar a balança de conferência, selecionar o scanner, parametrizar o fabricante SAT, selecionar o servidor fiscal, informar qual semáforo será utilizado e qual será a biometria utilizada. Também será possível selecionar os caixas para uso e determinar o status como ativo ou inativo. 


    Caso precise editar um perfil já existente selecione a opção   e os mesmos campos utilizados para cadastrar poderão ser editados.




  3. Caixas: Essa opção permitirá editar vínculos com os caixas já existentes, eles são importados do ERP. No WinThor são criados na rotina 2044 – Cadastrar CheckOut.


    Para editar as informações de um caixa, selecione a opção   do caixa desejado. Será apresentada a tela abaixo, onde será possível editar o perfil do caixa, selecionar o mapeamento de teclas pré cadastrado, o próximo número NFC-e e o tipo de atendimento desse caixa podendo ser checkout, PDV Móvel ou Self Checkout.




  4. Mapeamento de Teclas: Essa opção permite alterar os comandos acionados pelo teclado, editar os perfis já existentes e adicionar novos perfis a serem configurados conforme necessidade.


    Caso precise editar um perfil de mapeamento já existente selecione a opção . Será apresentada a tela de cadastro para que sejam selecionadas as funções a serem associadas as teclas desejadas.

    Para adicionar um novo perfil de mapeamento, selecione a opção . Será apresentada a tela de cadastro para que sejam selecionadas as funções a serem associadas as teclas desejadas.




  5. Funções PDV: Essa opção permitirá habilitar e desabilitar as funções padrão do PDV conforme necessidade. 




Cliente Fidelidade: Permite realizar o cadastro de cliente no programa de fidelidade, sendo, o CPF, usuário e nome do cliente, campos de preenchimento obrigatório.



Terminais Busca Preço: Permite visualizar a lista de terminais Busca Preço ativos.




Produtos: Permite realizar as configurações referente aos produtos cadastrados. Será possível escolher entre os campos Produtos, Grupos e Agrupamentos.

  1. Produtos: Permite adicionar um novo produto ao cadastro, editar algum item existente ou excluir um item conforme necessidade. 

    Ao selecionar a opção Adicionar será permitido informar o código de barras ou descrição do produto para selecioná-lo dentre a lista apresentada, incluir o rótulo e anexar imagem ao produto.


    Para editar, é preciso selecionar a opção . Será permitido alterar o rotulo e/ou imagem do produto.

    Será possível remover um item selecionando a opção .


  2. Grupos: Permite editar, excluir e adicionar um novo cadastro de grupo conforme necessidade.


    A opção Adicionar permite incluir um novo grupo no cadastro, informar o tipo do grupo e a descrição e incluir uma imagem.


    Para editar um grupo previamente cadastrado selecione a opção . Será permitido alterar o tipo e descrição do grupo bem como a imagem.

    Será possível remover um item selecionando a opção .



  3. Agrupamentos: Será apresentada a listagem do agrupamento de produtos, eles poderão ser editados conforme necessidade.


    Para editar um agrupamento é necessário selecionar a opção . Será permitido incluir produtos no agrupamento conforme necessidade.


Serviços

Ao selecionar a opção Serviços será possível selecionar entre as opções: Envio Danfe, Manutenção, Inutilização Séries NFC-e, Movimentos ou Download Arquivos Distribuição.



Envio Danfe:

Permite realizar o envio de DANFE informando o número do cupom NFC-e, o caixa e o e-mail.

Para realizar o envio de DANFE selecione a opção , deverá ser informado o e-mail para direcionar o arquivo, em seguida, selecione a opção Enviar.



Manutenção

Permite adicionar e editar tarefas de manutenção para os checkouts conforme tela abaixo.

Será permitido informar o código, tipo de manutenção, a periodicidade, data e horário para a tarefa conforme necessidade

  • Backup do Banco Postgres:
  • Manutenção de VACCUMM FULL:
  • Manutenção de ANALYZE:
  • Manutenção de REINDEX:
  • Manutenção de CLUSTER:
  • Permitir a Carga Automática:
  • Reenvio de Lançamentos Backup:



Inutilização Séries NFC-e

Permite inutilizar séries NFC-e previamente emitidas conforme a necessidade. A opção  Inutiliza a nota.




Movimentos

Permite realizar o controle de movimento de operador e caixa selecionando as respectivas opções. 


  1. Movimentos de Operador: Permite consultar o movimento dos operadores cadastrados conforme necessidade, também será possível encerrar um movimento aberto selecionando a opção  e imprimir o resumo de um movimento específico selecionando a opção  .


  2. Movimentos de Caixa: Permite consultar o movimento dos caixas cadastrados conforme necessidade, também será possível encerrar um movimento aberto selecionando a opção  e imprimir o resumo de um movimento específico selecionando a opção  .




Download Arquivos Distribuição

Permite realizar o download dos arquivos de vendas que constam no servidor, esses arquivos são mantidos por 5 anos de acordo com a legislação vigente e caso seja necessário é possível baixa-los para o computador. Esses arquivos também podem ser utilizados para envio à contabilidade em caso de ser terceirizada para integração das informações e cumprimento das obrigatoriedades impostas. O download pode ser feito através da opção.

Monitoria

Permite escolher entre os campos Lançamentos Pendentes e Vendas.


Lançamentos Pendentes

Permite enviar faturamentos pendentes, salvar os registros pendentes no banco de dados e pesquisar e processar notas fiscais em contingência.

  1. Enviar Faturamento: Para enviar um faturamento escolha um dentre a lista e em seguida selecione a opção .



  2. Persistir no Banco de Dados: Permite convergir os lançamentos das vendas realizadas com os dados do servidor e mostra uma lista com as informações do resultado onde é possível identificar ID, nome, data de lançamento e mensagem de erro apresentada.

    Para visualizar o lançamento desejado selecione a opção .
    Para salvar o lançamento desejado selecione a opção .


  3. Notas Fiscais em Contingência: Listará as notas fiscais emitidas em contingência e permitirá processar todos esses arquivos. Há a opção de exibir notas rejeitadas por consumo indevido marcando a flag disponível, também é possível visualizar o XML selecionando a opção , enviar através da opção  e visualizar na Sefaz pela opção .





Vendas

Permite realizar o monitoramento detalhado das vendas em cada checkout.


Ao escolher um dos caixas disponíveis será possível visualizar em detalhe as informações de vendas, vendas em contingência, recargas, cancelamentos, sangrias e suprimentos realizados.

Faturamento

Permitirá visualizar o demonstrativo do faturamento. É preciso selecionar os filtros de visualização onde deverá ser informada a filial e período de busca para prosseguir.

As informações de faturamento poderão ser impressas após prosseguir com a pesquisa.

Relatórios

Permitirá a consulta e impressão dos relatórios desejados conforme necessidade. 

Após selecionar o relatório conforme necessidade será apresentado o detalhamento.

Atualização Versão

Permite visualizar a versão atual do Backoffice e possibilitará atualizar para uma versão mais recente caso tenha disponível.



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TOTVS PDV - DR.