Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Neste tópico, serão abordados parâmetros específicos relacionados à integração com a Gestão de Estoques no auxílio à utilização dos Eventos Contábeis no sistema.
 

Buscar Filial/Departamento em:
 
Marque de onde o evento contábil irá buscar a Filial/Departamento para o preenchimento da contabilização assim como a prioridade da busca.
 
Ao marcar somente uma opção para busca, ela será automaticamente levada para a primeira posição da lista.
Se for selecionada mais de uma opção, deve-se informar também a prioridade da busca, ou seja, se não for encontrada a Filial/Departamento na primeira opção o sistema irá buscá-la na segunda opção e assim sucessivamente. Para mudar a ordem/prioridade, selecione a opção e em seguida utilize os botões de movimentação para cima ou para baixo.
 
Observação
 
: Quando a opção "Buscar Filial/Depto em" for igual a "Evento Contábil" e não utilizar prioridade, o campo "Filial" localizado na Pasta Dados Complementares dos itens de evento deverá ser preenchido.
 

Itens do Evento
: 
Os itens contábeis em Gestão de Estoques poderão ser contabilizados por Tabelas Default ou por Contas Contábeis bastando, para isto, informar a opção desejada no campo Origem da Conta.

 
Image AddedInformar Conta:
 

Selecionando Informar Conta, será disponibilizado um campo para que o usuário informe a conta contábil a ser utilizada para o item de evento em questão; se a crédito ou a débito.
 

Tabelas Default:
 
Selecionando a opção Tabelas Default, serão disponibilizados os campos:
 

  • Buscar default em: serão apresentadas as tabelas possíveis para o registro do default contábil da mesma

...

  • .
  • Obter default de: para que o usuário informe se o default será a crédito ou a débito.

 
Classificação da Conta: Este campo só aparecerá se a origem da conta for "Default". Se desejar, poderá informar neste campo a classificação da conta, cadastrada nos defaults contábeis das tabelas, desta forma, caso existam mais de uma conta no default indicada, o sistema só buscará para a contabilização a conta que tiver a classificação aqui informada.
 
Deve ser indicada a tabela de Cliente/Fornecedor ou Movimento/Centro de Custo de onde serão selecionadas as contas contábeis do plano de contas a débito ou a crédito.
 
O Cliente/Fornecedor ou Movimento precisam ter seus defaults contábeis informados para que seja possível a utilização das Tabelas Default nos itens contábeis.
 
Observação
: 
Cadastro de Cliente/Fornecedor: Lembramos que quando Cliente: temos a opção de defaults para Cliente; quando Fornecedor: temos a opção de defaults para Fornecedor; e, quando Ambos o default a ser buscado será de acordo com o tipo de emitente destinatário parametrizado no tipo de movimento.
 

Algumas combinações de parâmetros podem disponibilizar algumas opções específicas para utilização de defaults do sistema de Gestão de Estoques. Como é apresentado abaixo:
 
Aplicar: Esta opção tem como finalidade estabelecer em qual tabela default ou conta contábil os lançamentos contábeis serão obtidos. Abaixo serão apresentadas as opções quando o campo Aplicar incidir sobre alguma tabela e a origem da conta for obtida por alguma tabela default:

 
Aplicar Movimento:
 
Cliente/Fornecedor: Buscará o default contábil do Cliente/Fornecedor da movimentação.
 

Natureza de Operação: Buscará o default contábil da Natureza de Operação utilizada no movimento.
 

Tributo: Buscará o default contábil do(s) tributos(s) parametrizados(s) no movimento. Será apresentado o campo do Tributo, para que o mesmo seja identificado para que os defaults contábeis deste tributo, na movimentação, sejam carregados para a contabilização.
 

Filial: Buscará o default contábil da Filial da movimentação.
 

Centro de Custo/Departamento: Buscará o default contábil do cadastro para carregar a contabilização do movimento.
 

Tabelas de Faturamento/Classificação: Buscará o default contábil do cadastro da tabela selecionada para buscar os defaults parametrizados nas respectivas tabelas.
 

Filial Destino: Buscará o default contábil da Filial da movimentação. Usualmente, este processo será utilizado quando efetuado em movimentos de Transferência.

 
Representante: Buscará o default contábil do Representante informado no movimento.  

Transportadora: Buscará o default contábil da Transportadora informada na movimentação.  

Forma de Pagamento: Buscará o default contábil da Forma de Pagamento (Meio de Pagamento) selecionada no movimento.
 

Cliente/Fornecedor Origem/Destino: Buscará o default contábil do Cliente/Fornecedor informado no campo 'Cliente/Fornecedor Origem/Destino' da movimentação.

 
Local de Estoque: Buscará o default contábil do Local de Estoque informado no movimento.

 
 
Image AddedAplicar Item de Movimento:  

  • Produto: Buscará o default contábil cadastrado no Produto, carregando-o para a movimentação.

...

  • Produto/Bem: Buscará o default contábil do Bem, definido no bem associado à este Produto.

...

Natureza Orçamentária Financeira: Buscará o default contábil da Natureza Orçamentária Financeira, utilizada na movimentação, para carregar a contabilização.
 

Cliente/Fornecedor: Aplicará o default de Contas Contábeis de acordo com cada Classificação de Conta definida no Evento Contábil.
 
Exemplo
 
Quando , quando o Cliente possui contas diferentes para Fornecedor no Passivo (uma conta de Fornecedores de materiais aplicados diretamente em obras, e outra conta para Fornecedores de materiais diversos). Um mesmo fornecedor pode fornecer materiais que serão aplicados diretamente à obra e materiais diversos.

 
Para contabilizar de maneira correta, informa-se duas contas contábeis defaults no Cliente/Fornecedor (uma para cada situação) e, utilizando a Classificação de Contas, realizamos a contabilização para cada item, considerando se o Item é aplicação direta ou não.
 
Além desta definição, deverá ser parametrizada uma fórmula que buscará a condição para contabilização de cada item, afim de que a fórmula executada no Item do Evento contabilize corretamente o Item de Movimento e sua respectiva Conta Contábil.
 
Observação
: 
As tabelas do Item de Movimento que existem no Movimento possuem a mesma usabilidade, porém, buscando a informação que estiver registrada no Item de Movimento.
 

Aplicar Lançamento Financeiro: buscará o default contábil cadastrado nas seguintes tabelas: Cliente Fornecedor, Filial, Centro de Custo, Departamento e Tabelas de Faturamento.
 
Observação
: 
Lembrando que, ao aplicar a contabilização do Lançamento Financeiro, serão buscados valores e dados do lançamento financeiro gerado pela movimentação, dados estes que podem diferir dos dados do movimento.
 

Aplicar Pagamento:
 
Forma de Pagamento: Buscará o default contábil do Meio de Pagamento informado na movimentação.
 

Aplicar Rateio de Centro de Custo: Buscará o default cadastrado no rateio de Centro de Custo utilizado na movimentação. Nesta situação, será usado o rateio do Movimento se o default contábil aplicar no Movimento; e será usado o rateio do Item de Movimento se o default contábil aplicar no Item de Movimento.
 

Aplicar Departamento: Poderá buscar o default contábil cadastrado em Departamento e Filial.
 
Observação
: 
Algumas combinações de parametrizações do Evento Contábil foram retiradas, por não fazerem sentido no contexto da integração contábil. São elas:
 

  • Quando o Item de Evento aplica em Movimento (também em Item de Movimento, Pagamento, Rateio de Centro de Custo/Departamento ou Lançamento) e possui um Item Gerencial que buscava a conta em 'Default Contábil'. Esta opção não mais existirá no sistema pois não é possível obter default para contas gerenciais a partir de uma conta contábil fixa.

...

  • Quando o Item de Evento aplica em Rateio de Centro de Custo/Departamento do Movimento e possui um Item Gerencial que buscava a conta em 'Rateio C.Custo/Departamento Movimento'. Esta opção não mais existirá no sistema pois seu resultado é um produto cartesiano e, assim, faz com que os cálculos não retornem valores corretos para a contabilização.